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Questões de Concursos Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1

Resolva questões de Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q210855 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na análise de erro em sistemas de medição, o erro de medição pode

ser considerado como composto de três parcelas aditivas:

E = Es + Ea + Eg

em que E = erro de medição, Es = erro sistemático, Ea = erro

aleatório e Eg = erro grosseiro. Considerando essas informações,

julgue os itens a seguir.

O erro de medida causado por um ponteiro que esteja distorcido da sua forma correta em um dispositivo mostrador é um erro sistemático, pois sempre se repetirá enquanto o ponteiro estiver dessa forma. A estimativa desse erro é denominada tendência do instrumento.

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24Q209513 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao processo de transmissão e recepção de sinais

analógicos modulados em AM e FM, julgue os itens que se seguem.

Considere um sinal composto de dois tons senoidais, com frequências iguais a 5 kHz e 10 kHz, ambos com amplitude unitária. Suponha, ainda, que esses sinais sejam modulados em fase (PM), e que a fase varie de acordo com o parâmetro kp = 10 rad/V. Segundo a regra de Carson, a largura de banda aproximada desse sinal será de, no máximo, 320 kHz.

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25Q211286 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que uma aplicação com circuitos microprocessados

utilize memórias para armazenar digitalmente dados e que esses

dados devam ser apagados após sua utilização, em virtude de não

ser admitida a sua reutilização em outros procedimentos. A partir

dessas informações, julgue os itens subsecutivos.

Caso a alimentação a memórias do tipo RAM (random access memory) seja desligada, os dados armazenados nessas memórias serão perdidos.

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26Q211040 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos ciclos termodinâmicos, às máquinas térmicas de

fluxo e volumétricas e às máquinas de combustão interna, julgue os

itens de 71 a 75

O output de potência específica (potência extraível por unidade de vazão) de uma turbina a gás, fundamental no dimensionamento, no caso de ciclo Brayton ideal, depende unicamente da razão de compressão, assim como a eficiência.

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27Q211256 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os escoamentos compressíveis, julgue os próximos

itens.

Para um gás escoando através de um orifício, a velocidade do som neste gás será a velocidade máxima possível do escoamento através do orifício, para qualquer diferença de pressão entre os lados interno e externo do recipiente.

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28Q209839 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às características dos radares de pulso, julgue os

itens 84 a 90

Caso se queira dobrar o alcance de determinado radar, deve-se aumentar a sua potência em pelo menos 12 dB, mantendo-se os demais parâmetros de ajuste do radar constantes.

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29Q209875 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos ciclos termodinâmicos, às máquinas térmicas de

fluxo e volumétricas e às máquinas de combustão interna, julgue os

itens de 71 a 75

Nas expressões da eficiência (rendimento termodinâmico) dos ciclos de Otto e de Brayton ideais, a razão de compressão para o ciclo de Otto é expressa por uma razão entre volumes, ao passo que para o ciclo Brayton é expressa por uma razão entre pressões. Por exemplo, o rendimento termodinâmico dos dois ciclos pode ser escrito como uma função, unicamente, da razão das pressões ou das temperaturas antes e após a compressão.

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30Q211050 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às características dos radares de pulso, julgue os

itens 84 a 90

Objetos distantes com reflexão forte podem causar ambiguidade na determinação da distância, devido à repetição periódica dos pulsos transmitidos. Um objeto a 450 km de distância, por exemplo, pode ser erroneamente detectado a 150 km de distância, caso o radar tenha uma frequência de repetição de pulsos de 500 Hz.

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31Q208526 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos ciclos termodinâmicos, às máquinas térmicas de

fluxo e volumétricas e às máquinas de combustão interna, julgue os

itens de 71 a 75

Os motores de combustão interna alternativos com ignição por compressão são, em geral, mais eficientes do que os motores com ignição por centelha, uma vez que funcionam com valores de razão de compressão maiores. Entretanto, para o mesmo valor de razão de compressão, a eficiência (rendimento termodinâmico) do ciclo Diesel ideal é sempre menor que a eficiência do ciclo Otto ideal.

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34Q208870 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao processo de transmissão e recepção de sinais

analógicos modulados em AM e FM, julgue os itens que se seguem.

É possível gerar sinal modulado em fase (PM) passando-se o sinal mensagem por um integrador e modulando sua saída em frequência (FM).

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37Q206133 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às características dos radares de pulso, julgue os

itens 84 a 90

Frequências mais baixas são preferíveis a frequências mais altas, pois estas apresentam uma resolução angular pior e sofrem maior atenuação devido a fenômenos atmosféricos.

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40Q209773 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um disco rígido gira com uma velocidade angular decrescente em

torno de um eixo fixo. O ponto A está localizado na borda do disco

e o ponto B está situado na metade da distância entre a borda e o

eixo de rotação. Considerando essa situação hipotética, é correto

afirmar que

ambos os pontos possuem a mesma aceleração tangencial.

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