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Questões de Concursos Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2

Resolva questões de Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q209975 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

À medida que, em uma aeronave, a reação é acelerada a certa fração de mach, a sua estabilidade direcional sofre oscilações em várias transições, de uma velocidade a outra, embora o mach trimmer seja programado para eliminar tais oscilações.

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62Q208077 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.

No caso de falha de funcionamento de algum instrumento, equipamento ou sistema de uma aeronave, compete ao piloto em comando determinar se é seguro iniciar o voo ou continuá-lo a partir de qualquer parada intermediária, após consultar a Master Minimum Equipament List (MMEL), emitida pelo fabricante da aeronave. Caso não exista essa lista, o piloto deverá, então, solicitar à ANAC a emissão de uma lista de equipamentos mínimos (MEL) para a operação da aeronave.

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64Q208614 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.

Considerando-se o exemplo abaixo, extraído do ROTAER, é

correto afirmar que o número 78 presente na inscrição

(4000X45 CONC 78/R/A/W/T L14A,15, 19A, 20A(2))

corresponde ao PCN da pista 10-28 do Aeroporto Antônio

Carlos Jobim.

RIO DE JANEIRO / Galeão ? Antônio Carlos Jobim, RJ SBGL

22 48 36S/043 15 02W

INTL PUB/MIL 13NE UTC?3 VFR IFR L21, 23, 26

INFRAERO 9 (28)

10 ? L5, L9(1),11A, 12A ? (4000 x 45 CONC 78/R/A/W/T

L14A,15,19A,20A (2)) ?

? L4,L9(2.95) (1),11A, 12A ? 28

15 ? L4,9(3),12A ? (3180 x 47 ASPH 73/F/B/X/T COMP

L14A,15) ? L9(3),12A ? 33

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65Q207613 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em um helicóptero com tendência a se inclinar para fora das curvas durante um procedimento de táxi, a aplicação do pedal requer aplicação proporcional do cíclico a fim de evitar que a fuselagem role para fora, exigindo que sejam coordenados o comando lateral de cíclico e a aplicação do pedal para curvas, especialmente quando o vento estiver de través. Com base nessa situação hipotética, julgue o item abaixo.

Em caso de suspeita de início do rolamento para fora da curva, será uma ação preventiva reduzir, simultaneamente, o pedal de dentro e aplicar mais cíclico lateral do lado de dentro da curva.

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66Q208280 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos fenômenos meteorológicos e da climatologia do espaço aéreo, julgue os itens que se seguem.

As precipitações classificam-se, quanto ao seu caráter, em contínuas (nuvens estratificadas, duração mínima de uma hora), intermitentes (nuvens cumuliformes, intensidade variável) e pancadas (intensidade moderada ou forte, curta duração).

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67Q210071 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

Dado o aprimoramento da engenharia aeronáutica, as aeronaves modernas utilizam regimes de cruzeiro com velocidades acima do mach de divergência de arrasto (drag divergence mach number), o que resulta em elevada economia de combustível.

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68Q208804 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do voo em condições de gelo e dos métodos e sistemas de proteção contra a formação de gelo, julgue os próximos itens.

Os aquecedores de tubos de pitot e de tomadas estáticas são ligados somente à barra principal de energia das aeronaves, tendo em vista que, em casos de falha elétrica parcial, esse sistema será mantido inoperante para evitar sobrecarga à barra de emergência da aeronave.

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69Q209882 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do voo em condições de gelo e dos métodos e sistemas de proteção contra a formação de gelo, julgue os próximos itens.

O acúmulo de gelo nas diversas superfícies de uma aeronave afeta o seu desempenho, devido ao aumento da resistência ao avanço, do peso e do arrasto do avião, com redução da sustentação, da potência do motor e da eficiência da hélice, o que reduz consideravelmente a eficiência aerodinâmica do avião.

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