Questões de Concursos Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4

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21Q209778 | Economia, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, acerca do equilíbrio do consumidor, dos

efeitos preço, renda e substituição, da elasticidade da demanda ou

procura, dos fatores de produção e da elasticidade da oferta.

Caso a renda nominal dos consumidores seja constante, a elevação do preço do ingresso de um jogo do campeonato brasileiro de futebol acarretará uma tendência de queda da demanda por esse bem. Para continuar consumindo a mesma quantidade de ingressos para os jogos desse campeonato, os consumidores teriam de abrir mão do consumo de outros bens.

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22Q208244 | Matemática, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que W seja o espaço vetorial real dos polinômios de

grau no máximo três e com coeficientes reais com as operações

usuais de adição de polinômios e produto de polinômios por

números reais, julgue os itens a seguir.

Os vetores 4 + 2x ? x2 e 2 + x + x2 são linearmente dependentes.

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23Q211075 | Economia, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na região Sul do país, em decorrência de mau tempo durante os

meses de inverno, é comum o fechamento de aeroportos. Com

base nessa informação e de acordo com a teoria de

probabilidades, julgue os itens de 78 a 82.

Considere que, em um aeroporto, a temperatura média ? em graus Célsius ? diária seja expressa por T = 10 + X x Y, em que X é uma variável com distribuição normal de média 15 ºC e desvio padrão 3 ºC, se as condições meteorológicas do aeroporto forem favoráveis, ou com distribuição normal de média 5 ºC e desvio padrão 1 ºC, se as condições meteorológicas forem adversas, e Y é uma variável indicadora de condições meteorológicas adversas do aeroporto. Se, em 1/5 do tempo, o aeroporto está sob condições meteorológicas adversas, então o desvio padrão da temperatura média no referido aeroporto será superior a 2 ºC.

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24Q205962 | Economia, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na região Sul do país, em decorrência de mau tempo durante os

meses de inverno, é comum o fechamento de aeroportos. Com

base nessa informação e de acordo com a teoria de

probabilidades, julgue os itens de 78 a 82.

Considere que a probabilidade de um aeroporto ficar fechado por condições meteorológicas adversas seja 1/3, enquanto a probabilidade desse aeroporto ficar sem combustível em um dia de tempo bom seja 1/10 e em um dia de tempo ruim que implique o seu fechamento seja 2/5. Nesse caso, é correto afirmar que essas informações são insuficientes para se calcular a probabilidade de que determinado dia tenha sido de mau tempo, dado que, no referido dia, o aeroporto ficou sem combustível.

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25Q209034 | Economia, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à economia do setor público, julgue os itens a

seguir

De acordo com o princípio da equidade, referente à avaliação do sistema tributário, o governo deve tributar mais quem tem renda mais alta.

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26Q206491 | Economia, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na região Sul do país, em decorrência de mau tempo durante os

meses de inverno, é comum o fechamento de aeroportos. Com

base nessa informação e de acordo com a teoria de

probabilidades, julgue os itens de 78 a 82.

Supondo que a probabilidade de não haver vaga no estacionamento de um aeroporto dependa do fato de ter ocorrido mau tempo na cercania desse aeroporto, é correto afirmar que a probabilidade de não haver vaga no estacionamento desse aeroporto, caso tenha ocorrido mau tempo na sua cercania, é igual a 1 menos a probabilidade de ter vaga no estacionamento do referido aeroporto, caso não tenha ocorrido mau tempo em sua cercania.

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27Q209052 | Economia, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos a regulação, agências

reguladoras, falhas de mercado e defesa da concorrência.

A Constituição Federal de 1988 estabelece a livre concorrência e a defesa do consumidor como princípios da atividade econômica. A partir da edição do Código de Defesa do Consumidor, observam-se políticas interventivas para que a ordem econômica beneficie o consumidor

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30Q210595 | Economia, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na região Sul do país, em decorrência de mau tempo durante os

meses de inverno, é comum o fechamento de aeroportos. Com

base nessa informação e de acordo com a teoria de

probabilidades, julgue os itens de 78 a 82.

Considere que o número de voos atrasados por mês em um aeroporto da região Sul seja explicado pela regressão Y = 15 + 5X + ?, ? - N(0, ?2), em que Y é o número de voos atrasados no mês, X é o número de horas que o aeroporto permaneceu fechado por mau tempo no referido mês e ? é uma variável aleatória com distribuição normal de média zero e variância desconhecida ?2. Nesse caso, é correto afirmar que o desvio padrão de X será proporcional a 1/5 do desvio padrão de Y.

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31Q206503 | Economia, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos índices de Laspeyres e de Paasche, julgue os

itens subsequentes.

Considere que ?PF, ?PL e ?PP sejam, respectivamente, os índices de preços de Fischer, de Laspeyres e de Paasche. Sabendo que ?PF é igual à média geométrica entre ?PL e ?PP e que para determinado tipo de suprimento ?PL = (0,111...)?PP, então ?PF (0,333...)?PL.

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32Q211368 | Economia, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da estrutura de mercado, julgue os itens que se seguem.

A vantagem competitiva, conceito originado em oposição ao conceito de vantagem comparativa, pode ser definida como uma vantagem de determinada empresa em relação aos seus concorrentes. A vantagem competitiva é avaliada pelo desempenho econômico sistematicamente superior ao dos demais competidores.

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33Q211370 | Economia, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, acerca do equilíbrio do consumidor, dos

efeitos preço, renda e substituição, da elasticidade da demanda ou

procura, dos fatores de produção e da elasticidade da oferta.

O preço de equilíbrio ocorre se demanda e oferta são iguais, de forma que cada comprador disposto a pagar o preço encontre um vendedor disposto a vender ao mesmo preço.

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34Q208565 | Economia, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da estrutura de mercado, julgue os itens que se seguem.

Para Poter, os fatores de competitividade são os seguintes: rivalidade entre empresas concorrentes, poder dos fornecedores, poder dos clientes e ameaça a entrada de novos concorrentes.

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35Q209077 | Economia, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos a regulação, agências

reguladoras, falhas de mercado e defesa da concorrência.

O risco moral, relacionado à presença de informação assimétrica, engloba o denominado problema agente-principal, que ocorre no caso em que o agente, devendo agir no interesse do principal, é incentivado a agir de forma contrária ao que espera o principal. Isso ocorre porque o agente tem mais informações sobre suas ações do que o principal e, também, porque o principal não pode monitorar perfeitamente o agente.

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36Q207803 | Economia, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à teoria de probabilidades, julgue os itens que se

seguem.

Considere que X seja uma variável aleatória com média ? e variância ?2 desconhecidas e que uma amostra aleatória, grande o suficiente e com observações independentes e identicamente distribuídas, dessa variável tenha sido obtida. Nessa situação, a probabilidade do desvio de cada observação amostral em relação à média populacional (?) não exceder 3? será inferior a 80 %.

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37Q210620 | Matemática, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para produzir o tecido utilizado na cobertura dos bancos de

passageiros de aviões, determinada companhia utiliza dois tipos

diferentes de fibras, denominadas fibra I e fibra II. Considere que

a função C(x, y) = 24x2 +20y2 ? 32 xy ? 40x ? 56y + 250 represente

o custo de produção, em reais, de um metro desse tecido, em função

da utilização de x metros da fibra I e y metros da fibra II. Com base

nessas informações, julgue os itens subsequentes.

Se, para a produção de um metro desse tecido, forem utilizados 5 metros da fibra I e 4 metros da fibra II, o custo de produção será superior a R$ 120,00

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38Q210379 | Matemática, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para produzir o tecido utilizado na cobertura dos bancos de

passageiros de aviões, determinada companhia utiliza dois tipos

diferentes de fibras, denominadas fibra I e fibra II. Considere que

a função C(x, y) = 24x2 +20y2 ? 32 xy ? 40x ? 56y + 250 represente

o custo de produção, em reais, de um metro desse tecido, em função

da utilização de x metros da fibra I e y metros da fibra II. Com base

nessas informações, julgue os itens subsequentes.

O custo de produção do tecido é mínimo quando são utilizados 53/14 metros da fibra I e 31/7 metros da fibra II.

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39Q206798 | Economia, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos a regulação, agências

reguladoras, falhas de mercado e defesa da concorrência.

Existindo a denominada externalidade, o custo de oportunidade social de um bem difere do custo de oportunidade privado. As externalidades referem-se, portanto, ao impacto de uma decisão sobre pessoas que não participam dessa decisão.

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40Q209871 | Probabilidade e Estatística, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne à teoria de inferência estatística, julgue os itens

subsecutivos.

Considere que, ao observar o tempo de taxiamento dos aviões até a cabeceira da pista de um grande aeroporto, um especialista tenha observado que esse tempo seguia uma distribuição normal com intervalo de 95 % de confiança para a média, dado por [5, 25] minutos. Nessa situação, o tempo de taxiamento mais comum para tal cabeceira será de 15 minutos.

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