Questões de Concursos Especialista em Regulação de Saúde Suplementar

Resolva questões de Especialista em Regulação de Saúde Suplementar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q449653 | Direito do Consumidor, Relação Jurídica de Consumo, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Acerca de direito do consumidor, julgue os itens subsequentes.

O fornecedor equiparado, antes denominado terceiro, figura como intermediário na relação de consumo, com posição de auxílio ao lado do fornecedor de produtos ou prestador de serviços. Um exemplo é o caso das empresas que mantêm e administram bancos de dados de consumidores.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q457328 | Direito Empresarial e Comercial, Falências e Concordatas, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

O deferimento do processamento da recuperação judicial suspenderá, por até 180 dias, o curso das

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q449672 | Direito do Consumidor, Oferta Publicitária, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Acerca de direito do consumidor, julgue os itens subsequentes.

Ao vincular o produto, o serviço e o contrato ao meio de proposta e à publicidade, a lei consumerista demonstra que a conduta proba deve estar presente na fase pré-contratual do negócio de consumo, de acordo com os princípios da boa-fé objetiva e da transparência.

  1. ✂️
  2. ✂️

64Q809073 | Legislação Federal, Lei 9961 2000, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

Três meses após deixar cargo de diretoria, Sr. "W", ex-dirigente da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, representou interesse próprio relacionado a contrato particular de assistência à saúde suplementar, na condição de contratante. De acordo com a Lei nº 9.961/00, o Sr. "W"

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q364609 | Enfermagem, Saúde Pública, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

Em uma cidade, os meses de janeiro a março caracterizam-se pelas chuvas intensas e constantes, com transbordamento de córregos e rios. Neste período, verifica-se aumento da incidência de uma determinada doença, transmitida principalmente pela urina dos ratos. A doença em questão é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q807635 | Legislação Federal, Lei 10850 2004, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

A ANS tem por finalidade institucional promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento de ações de saúde no Brasil. Dessa forma, compete à ANS

autorizar reajustes e revisões das contraprestações pecuniárias dos planos privados de assistência à saúde, ouvido o Ministério da Fazenda.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q806434 | Legislação Federal, Lei 9961 2000, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, Agência Nacional de Saúde Suplementar, CESPE CEBRASPE

Com a criação da ANS em 1999, todos os procedimentos de normatização, fiscalização e controle das operadoras de planos privados de assistência à saúde passaram a ser de competência dessa agência. Acerca da organização da assistência em saúde no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

A estrutura de relacionamento do mercado de planos de saúde inclui, além da agência reguladora, os beneficiários, as operadoras, os profissionais de saúde e as clínicas ou instituições de referência, tais como: hospitais, clínicas radiológicas, laboratórios clínicos, laboratórios de histopatologia etc.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q541821 | Probabilidade e Estatística, Mediana, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

Num período de onze meses, uma empresa vendeu as seguintes quantidades de seu produto: 8, 4, 6, 14, 20, 16, 10, 23, 10, 16, 16. A moda e a mediana foram, respectivamente, iguais a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q416781 | Direito Civil, Responsabilidade Civil, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

A respeito dos vícios do serviço, considere:

I. O serviço não é considerado defeituoso pela adoção de novas técnicas.

II. A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais é objetiva e independe da verificação da culpa.

III. Se o consumidor exigir a reexecução dos serviços, poderá esta ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q450799 | Direito do Consumidor, Publicidade, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Acerca de direito do consumidor, julgue os itens subsequentes.

Considere que um anúncio induza o consumidor a pensar que determinada câmera seja capaz de gravar vídeos com áudio, quando, em realidade, esse produto não possui essa função. Nessa situação, é correto afirmar que há dolo negativo com atuação omissiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q819791 | Legislação Federal, Lei 9656 1998, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, Agência Nacional de Saúde Suplementar, CESPE CEBRASPE

Tendo como referência o marco regulatório em vigor no país, julgue os itens a seguir.

Após entrar em vigor a nova legislação regulatória, o número de novos registros tem-se mantido estável a cada ano desde 1998.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q817351 | Legislação Federal, Lei 10850 2004, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Relativamente a processos de inspeção e de fiscalização pertinentes à ANS, julgue os itens a seguir.

O profissional que inspeciona uma operadora deve confrontar a capacidade de atendimento desta com os serviços odontológicos a serem prestados.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q417922 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

Ocorre a dação em pagamento quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q817874 | Legislação Federal, Lei 9656 1998, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

A respeito da Lei n.º 9.656/1998, que regulamenta a saúde suplementar, julgue o seguinte item.

Ao estabelecer disposições para todas as empresas privadas que operam planos de assistência à saúde, essa lei deixou de fora da regulamentação e, portanto, da ação da ANS, uma importante quantidade de planos operados por institutos públicos e destinados basicamente a servidores em diversos estados e municípios do país.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q408173 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, Agência Nacional de Saúde Suplementar, CESPE CEBRASPE

No que se refere a ato administrativo, julgue os itens seguintes.

Considere que determinado cidadão tenha requerido administrativamente licença para exercer sua profissão, que é regulamentada em lei. Tendo sido comprovado o cumprimento de todos os requisitos legais, a licença foi-lhe concedida. Nessa situação, é correto afirmar que esse ato administrativo de concessão é considerado vinculado e irrevogável, por razões de conveniência e oportunidade da administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q748358 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, Agência Nacional de Saúde Suplementar, CESPE CEBRASPE

Com relação ao estudo da teoria da regulação econômica, julgue os itens subsequentes.

Pelo princípio da não exclusão, o custo marginal de prover um bem público para um consumidor adicional é zero para qualquer nível de produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q811024 | Legislação Federal, Lei 9961 2000, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Com a criação da ANS em 1999, todos os procedimentos de normatização, fiscalização e controle das operadoras de planos privados de assistência à saúde passaram a ser de competência dessa agência. Acerca da organização da assistência em saúde no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

Para os efeitos da lei, seguros de saúde e planos de saúde são considerados equivalentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q813888 | Legislação Federal, Lei 10850 2004, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a classe com renda superior a nove salários mínimos é a que mais consome serviços odontológicos, porém apenas 5% da população situa-se nesta faixa de renda. As operadoras de planos odontológicos viabilizam o acesso dos consumidores aos serviços odontológicos, considerando que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q739188 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, Agência Nacional de Saúde Suplementar, CESPE CEBRASPE

Com relação às práticas anticompetitivas de mercado e às políticas de defesa da concorrência, julgue os itens subsequentes.

O controle dos atos de concentração horizontais está focado nas fusões, aquisições ou joint ventures entre empresas que se relacionam.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q748585 | Economia, Mercado Financeiro, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Com relação a finanças empresariais, julgue os itens subseqüentes.

A relação entre acionistas e administradores pode ser vista como uma relação principal-agente, em que os acionistas (principais) contratam administradores (agentes) para administrar suas empresas, uma vez que as metas administrativas podem diferir das metas dos acionistas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.