Início

Questões de Concursos Especialista em Regulação de Saúde Suplementar

Resolva questões de Especialista em Regulação de Saúde Suplementar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q748358 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, Agência Nacional de Saúde Suplementar, CESPE CEBRASPE

Com relação ao estudo da teoria da regulação econômica, julgue os itens subsequentes.

Pelo princípio da não exclusão, o custo marginal de prover um bem público para um consumidor adicional é zero para qualquer nível de produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q651957 | Códigos de Ética, Código de Ética do Dentista, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Um dos aspectos importantes em perícias e auditorias odontológicas é a ética profissional. Com relação a esse assunto, à luz do código de ética odontológica, julgue os itens que se seguem.

Considera-se auditor o profissional que desenvolve atividades de auditoria em empresa pública ou privada que presta serviços odontológicos e que necessita de auditoria odontológica permanente para a verificação da execução e da qualidade técnico-científica dos trabalhos realizados por seus credenciados.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q408173 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, Agência Nacional de Saúde Suplementar, CESPE CEBRASPE

No que se refere a ato administrativo, julgue os itens seguintes.

Considere que determinado cidadão tenha requerido administrativamente licença para exercer sua profissão, que é regulamentada em lei. Tendo sido comprovado o cumprimento de todos os requisitos legais, a licença foi-lhe concedida. Nessa situação, é correto afirmar que esse ato administrativo de concessão é considerado vinculado e irrevogável, por razões de conveniência e oportunidade da administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q449787 | Direito do Consumidor, Publicidade, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

Com relação à publicidade de produtos, a Lei nº 8.078/90 determina que o fornecedor mantenha, obrigatoriamente, em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q738241 | Economia, MICROECONOMIA, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

A respeito das abordagens das escolas de Harvard e Chicago, no que concerne à defesa da concorrência, julgue o item seguinte.

A principal diferença entre as escolas de Harvard e Chicago está relacionada aos objetivos da política antitruste e aos efeitos que incidem sobre o bem-estar econômico. Enquanto a escola de Harvard defende uma interpretação ampla dos objetivos da intervenção, a escola de Chicago sustenta a eficiência alocativa como único objetivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q368739 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

O enfermeiro participante do Sistema Único de Saúde (SUS) deve implementar, na sua prática de gestão, as diretrizes desse modelo assistencial, que visa, prioritaramente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q450707 | Direito do Consumidor, Responsabilidade por vício do Produto e do Serviço, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

José foi contratado por João para reparar o aparelho medidor de pressão arterial de seu uso pessoal, fabricado pela empresa "Pressão Exata Ltda.", que ainda continua em plena atividade no mercado. Segundo a Lei nº 8.078/90, a obrigação de José ao reparar o aparelho é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q364841 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

Ao estabelecer diferenças entre os estilos de liderança, os estudos de White e Lippitt destacam como característica do líder democrático:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q442134 | Direito Constitucional, Assistência Social, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

Considere as seguintes assertivas a respeito da assistência à saúde pela iniciativa privada:

I. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio.

II. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

III. Em regra, é vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País.

IV. As entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos não possuem qualquer tipo de preferência na participação complementar do sistema único de saúde.

De acordo com a Constituição Federal brasileira, está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q740442 | Economia, Mercado Financeiro, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Com relação a finanças empresariais, julgue os itens subseqüentes.

No modelo de formação de preços para bens de capital — capital asset pricing model (CAPM)—, que utiliza a variância como uma medida de risco do investimento, a taxa de retorno esperada é tanto maior quanto maior for a constante beta que mensura o risco não-diversificável do ativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q367496 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

No contexto de que a saúde é um direito do cidadão, o conceito de saúde tende a ser percebido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q816624 | Legislação Federal, Lei 9656 1998, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

Marcela, 45 anos de idade, segurada da operadora de plano privado de saúde "BETA", possui diabetes, já teve três infartos e um derrame cerebral. Insatisfeita com os serviços da operadora "BETA", pretende mudar para a operadora "DELTA". De acordo com a Lei no 9.656/98, com relação às doenças e às lesões preexistentes de Marcela, a operadora "DELTA"

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q747254 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos à teoria econômica e ao modelo do principal-agente.

Um ponto importante da teoria da captura consiste na hipótese de que as regulamentações econômicas existem com o objetivo de favorecer um grupo específico.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q363784 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

O serviço de enfermagem, entendido como uma organização, representa um grupo de pessoas que realizam atividades variadas e de grande complexidade, com o propósito de prestação da assistência de enfermagem. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

O grau de descentralização de uma organização independe das tendências políticas e econômicas do país ou de seu tamanho. É definido pela filosofia da cúpula administrativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q361757 | Enfermagem, Doenças, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Os principais aspectos envolvidos no curso evolutivo de uma doença podem ser descritos com base em um referencial chamado, por convenção, de história natural da doença, que pode ser subdividida em fases. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.

A fase inicial ou de suscetibilidade da história natural da doença vai do início do processo patológico até o aparecimento de sinais e sintomas da doença; assim, embora ainda não haja sintomatologia, o organismo já apresenta alterações patológicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q363900 | Enfermagem, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

Na organização de uma Unidade Saúde da Família (PSF), é necessário observar as diretrizes operacionais do Ministério da Saúde, dentre elas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q364458 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

A coordenação calculou que seriam necessários 100 (cem) profissionais de enfermagem em uma instituição de saúde prestadora de assistência mínima e intermediária. Ao utilizar as recomendações da Resolução COFEN 293/2004, o número de enfermeiros deverá ser de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.