Questões de Concursos: Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q745257 | Economia, Produção, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um fundamento sólido à análise dos grandes agregados econômicos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

O fato de a isoquanta tangenciar a linha de isocusto mais baixa possível é consistente com a hipótese de minimização de custos.

22 Q484734 | Geografia, Cartografia, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

As informações primárias geradas pelos sensores remotos possuem distorções originadas pela própria tecnologia empregada, por fatores meteorológicos ou pelo relevo. Ao usuário, é fundamental conhecer e reconhecer tais distorções, no sentido de adquirir produtos (imagens de satélite) com menor grau de distorção, bem como avaliar o grau de comprometimento que essas distorções podem provocar no seu produto final planejado. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

A carta-imagem é um produto cartográfico sintético, de fácil visualização, composto exclusivamente por informações vetoriais derivadas de imagens de satélite devidamente processadas para a eliminação das distorções e o ajuste de cores.

23 Q787620 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

A respeito de subestações de energia elétrica e de linhas de transmissão, julgue os itens que se seguem.

A blindagem de subestações de energia elétrica feita por cabos para-raios e hastes de proteção evita o desligamento do barramento por incidência direta e indireta de raios.

24 Q483098 | Geografia, Geoprocessamento, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) operam com dados em diferentes formatos, representando vantagens, desvantagens e distintas possibilidades. Considerando os formatos de dados, julgue os itens seguintes.

O formato ESRI Shapefile compreende os arquivos “.shp”, “.shx” e “.dbf”. Este último não é necessário caso se deseje acessar exclusivamente o banco de dados (tabela) relacionado às informações sobre os objetos (linhas, pontos e polígonos) contidos no arquivo “.shp”.

25 Q746105 | Economia, Custo de Produção, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à teoria da firma, julgue os próximos itens.

Considere que, ao se examinar a possibilidade de maximização do lucro de uma empresa no curto prazo, tenha sido constatado que, na faixa de volume de produção em que estava operando, o custo marginal com o aumento da produção era inferior ao custo médio. Nessa situação, é correto afirmar que o custo médio estava caindo.

26 Q745279 | Economia, Demanda, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Com base na teoria do consumidor, julgue os itens que se seguem.

As preferências dos consumidores são representadas por curvas de indiferença, em que cada uma contém as possíveis combinações de bens e serviços que satisfazem a essas necessidades. Graficamente, as curvas de indiferença são positivamente inclinadas, o que significa dizer que as combinações representadas mais à direita, contendo as mesmas quantidades de bens e serviços, proporcionam mais satisfação aos consumidores.

27 Q428213 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Com base no Sistema Tributário Nacional, julgue os itens a seguir.

A base de cálculo do imposto incidente sobre operações de crédito, câmbio e seguro, e sobre operações relativas a títulos e valores mobiliários, quanto às operações de crédito, é o montante da obrigação, compreendendo o principal e os juros.

28 Q786962 | Engenharia Elétrica, Transmissão, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Com relação à rede básica de energia elétrica, julgue os itens seguintes.

As linhas de transmissão com tensão superior a 230 kV e os transformadores com tensão primária superior a 230 kV e tensões secundária e terciária inferiores a 230 kV, bem como as respectivas conexões e demais equipamentos ligados ao terciário, integram a rede básica de energia elétrica do SIN.

29 Q484127 | Geografia, Geoprocessamento, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Algumas operações realizadas nos SIG são orientadas à modelagem de processos complexos. Contudo, outras são mais básicas e utilizadas com maior frequência. Considerando essas operações, julgue os itens de 115 a 118.

Uma composição colorida falsa-cor é obtida quando as bandas espectrais do visível (vermelho, verde e azul) de um sensor remoto são combinadas para gerar uma representação dos alvos em cores diferentes das naturais. Assim, uma combinação falsa-cor não pode ser gerada com base em bandas espectrais situadas na faixa do infravermelho.

30 Q484187 | Geografia, Cartografia, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

As informações primárias geradas pelos sensores remotos possuem distorções originadas pela própria tecnologia empregada, por fatores meteorológicos ou pelo relevo. Ao usuário, é fundamental conhecer e reconhecer tais distorções, no sentido de adquirir produtos (imagens de satélite) com menor grau de distorção, bem como avaliar o grau de comprometimento que essas distorções podem provocar no seu produto final planejado. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

Considerando um relevo plano e fatores atmosféricos que não impliquem em distorções, o efeito de distorção geométrica dos sensores orbitais faz que a área imageada no nadir tenha menor distorção que as demais áreas da imagem.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.