Início

Questões de Concursos Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário

Resolva questões de Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q393898 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Considere que a ANTAQ tenha editado resolução que exija, como requisito para obtenção de autorização para o afretamento de embarcações estrangeiras, a prévia consulta sobre a disponibilidade de embarcações nacionais que possam fazer a navegação de cabotagem. Acerca dessa situação hipotética e dos atos administrativos a ela relacionados, julgue os itens que se seguem.

As resoluções editadas pelas agências reguladoras com vistas a regular o serviço público concedido, quando dotadas de características de abstração e generalidade, como no caso apresentado, não poderão ser impugnadas diretamente por meio de mandado de segurança, mesmo que haja direito líquido e certo.

  1. ✂️
  2. ✂️

142Q790614 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

O metacentro transversal é o centro de curvatura do lugar geométrico dos centros de carena para pequenos ângulos de banda. Assim, a altura metacêntrica é a distância vertical entre o centro de carena e o metacentro transversal.

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q790665 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas oceânicas.

Vários fenômenos são responsáveis pela vibração de condutores flexíveis que ligam plataformas ao leito do oceano. A vibração, por submeter o conduto à fadiga, abrevia sua vida útil.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.