Início

Questões de Concursos Especialista em Regulação de Transporte I

Resolva questões de Especialista em Regulação de Transporte I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q538773 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

O dente Gerber é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q648051 | Informática, Gerência de memória, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

No gerenciamento de memória, o mecanismo de paginação utiliza algoritmos de substituição de páginas, que são políticas definidas para escolher qual página da memória será removida para dar lugar a uma página que foi solicitada e que precisa ser carregada. Dentre estes encontra-se o algoritmo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q448061 | Direito Constitucional, Interpretação da Constituição, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

A hermenêutica das normas constitucionais permite que se extraia o sentido das mesmas, havendo diversos métodos para aplicação das técnicas de interpretação. Há, além disso, princípios específicos que se destinam a auxiliar na interpretação das normas constitucionais, dos quais é exemplo o Princípio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q445167 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

No que concerne aos remédios constitucionais e sua aplicabilidade em relação às concessionárias de serviços públicos, considere as seguintes assertivas:

I. Os atos de gestão da diretoria das concessionárias de serviço público, tais como contratações entre a empresa e terceiros e contratações de pessoal, podem ser objeto de mandado de segurança quando houver violação a direito líquido e certo.

II. As concessionárias de serviços públicos podem ser sujeito passivo de habeas data, para fornecimento de informações pertinentes ao impetrante, afetas à prestação do serviço e constantes de banco de dados referentes ao serviço público.

III. As concessionárias de serviço público não podem ser sujeitos passivos de mandado de segurança coletivo, tendo em vista que, em se tratando de pessoa jurídica de direito privado não integrante da Administração indireta, a análise de violação a direito líquido e certo deve ser individualizada, para não recair sobre atos de administração privada.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q422366 | Direito Civil, Sociedade, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

De acordo com o disposto no Código Civil Brasileiro, considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. O mesmo diploma legal estabelece, contudo, alguns requisitos, bem como vedações ou limitações ao exercício da atividade empresária e, nesse sentido,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q743296 | Economia, Contabilidade Social, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

O custo médio ponderado de capital de uma empresa é igual a 17%. Considere:

- Capital de terceiros = $ 600.000,00

- Capital próprio = $ 400.000,00

- Taxa de juros para capital de terceiros, antes dos impostos = 25%

- Impostos = 40%

Com isso, a taxa de retorno do capital próprio é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q747492 | Economia, Contabilidade Social, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

A respeito da Renda Líquida dos Fatores Externos - RLFE é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q746806 | Economia, Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – 2007-2010) organizava suas medidas em cinco grandes blocos. NÃO compõem os blocos de medidas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q746683 | Economia, Demanda, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

O aluguel médio de imóveis situados no centro de uma grande cidade caiu sensivelmente em certo período, causando significativo impacto para a renda dos proprietários e trazendo preocupação para o orçamento da Prefeitura. Esta, buscando analisar a situação, empreendeu estudo específico. Considerando tudo o mais constante, a possível razão para essa queda do preço médio dos aluguéis foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q746681 | Economia, Estruturas de Mercado, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

O modelo de Bertrand
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q745870 | Economia, Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

No tocante às contribuições do comércio internacional para o desenvolvimento econômico das nações, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q531067 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

À amostra de um solo que possuía um teor de umidade de 25% adicionou-se água de tal forma que o teor de umidade passou para 30%. O acréscimo de peso da amostra sobre a massa inicial, em porcentagem, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q647549 | Informática, CMMI e MPS BR, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

O nível de maturidade G do MPS.BR é composto pelos processos Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos. É um resultado esperado dos processos no nível G:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q744471 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Dentre as chamadas reformas estruturais de nossa economia, adotadas ao longo dos anos 1990, elenca-se:

I. Abertura econômica, a partir da redução de tarifas de importação e redução de barreiras não-tarifárias.

II. Proposição do Programa Nacional de Desestatização.

III. Renegociação da dívida externa.

IV. Estabilização de preços a partir do Plano Real.

Está correto o que se apresenta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q560853 | Informática, Word, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

No Microsoft Word 2016, em português, instalado a partir do pacote Office 365 e em condições ideais,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q422467 | Direito Civil, Pessoas, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Suponha que determinada sociedade empresária cujo objeto social seja a execução de obras de infraestrutura rodoviária, possua sede na capital do Estado, onde funciona a respectiva diretoria, e exerça atividades em diferentes municípios do interior, cada qual com estabelecimento próprio. De acordo com o Código Civil Brasileiro, considera-se domicílio da referida pessoa jurídica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q445559 | Direito Constitucional, Competência Privativa da União, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Nos termos da Constituição Federal, a competência para legislar sobre trânsito e transporte é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q743614 | Economia, Outros temas de economia, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Ao considerar os recursos ambientais e naturais, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q553015 | Informática, Calc, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

No LibreOffice Calc 5.2.0.4, em português, um Especialista em Tecnologia da Informação deseja compartilhar uma planilha de forma que vários usuários possam ter acesso de escrita simultaneamente. Após criar a nova planilha, o Especialista poderá ativar o seu compartilhamento a partir de um clique na opção Compartilhar documento do menu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q747306 | Economia, Custo de Produção, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Em um mercado caracterizado por concorrência monopolística, o empresário, para maximizar seu lucro, deve produzir uma quantidade tal que a receita marginal seja igual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.