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Questões de Concursos Especialista em Regulação de Transporte I

Resolva questões de Especialista em Regulação de Transporte I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q742591 | Economia, O Setor Externo, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Considere as duas afirmações sobre os estudos de Heckscher-Ohlin no tocante ao comércio exterior, ligadas pelo conectivo explicativo “porque”.

A teoria de Heckscher-Ohlin é conhecida como “teoria da dotação de fatores”

PORQUE

Destaca a diferença em termos de abundância relativa de fatores, existente entre nações, como representando a causa determinante para a vantagem comparativa e para o comércio internacional.

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82Q647418 | Informática, TCP IP, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Os protocolos utilizados para prover os serviços da internet são naturalmente mapeados no modelo TCP/IP, mas podem ser mapeados também no modelo OSI. Assim, os protocolos: ARP, IPSec, SSH e FTP são mapeados no modelo OSI, respectivamente, nas camadas
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83Q405798 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Considere:

I. Agentes administrativos executando serviços de fiscalização em atividades de comércio.

II. Atuação na área do ilícito puramente administrativo (preventiva ou repressivamente).

III. Inspeções e perícias em determinados locais e documentos, destinados a investigar a prática de crime.

IV. Rege-se pelo Direito Administrativo e incide, dentre outros, sobre as atividades dos indivíduos.

No que concerne às características e exemplos da polícia administrativa, que não se confunde com a polícia judiciária, está correto o que consta APENAS em

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84Q409389 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

O Estado de São Paulo realizou um importante programa de concessões rodoviárias a partir dos anos de 1990, transferindo à iniciativa privada a manutenção e exploração de diversas rodovias, em relação às quais a receita auferida com a cobrança de pedágios e outras de caráter acessório, mostraram-se suficientes para a sustentabilidade do modelo. Manteve sob sua responsabilidade outras rodovias, arcando com os custos correspondentes à manutenção e às obras necessárias, eis que a receita passível de ser auferida pela exploração das mesmas não seria suficiente para conferir tal sustentabilidade. No atual momento nacional, de constrição orçamentária e financeira, suponha que o Estado cogite desonerar-se ao menos de parte de tais despesas, o que, à luz do ordenamento jurídico pátrio, poderia ser feito mediante a celebração de
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85Q444766 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

O Poder Judiciário detém, como atribuição(ões):
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86Q647003 | Informática, Protocolo, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Considere, por hipótese, que a ARTESP optou pela utilização do RAID 5 como solução computacional para combinar alguns discos rígidos (HDs) para formar uma única unidade lógica de armazenamento de dados. Neste cenário, um Especialista em Tecnologia da Informação afirma, corretamente, que
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87Q449414 | Direito Constitucional, Princípios Gerais da Atividade Econômica, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

O direito de propriedade é garantido pela Constituição Federal, de forma que para a construção de uma rodovia, determinado Estado da Federação
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88Q648117 | Informática, Protocolo, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

TLS é um protocolo de segurança desenvolvido para oferecer suporte ao transporte confiável de pacotes através, por exemplo, do TCP. Vale-se de dois protocolos, descritos abaixo.

I. Responsável por estabelecer a conexão e negociar os parâmetros da comunicação segura que serão usados como: métodos de compressão, tamanho do hash, algoritmos de criptografia (DES, RC4 etc.) e de integridade (MD5, SHA etc.).

II. Responsável pela aplicação dos parâmetros de segurança negociados. Faz a fragmentação, compactação, criptografia e aplica função de integridade antes do envio das mensagens vindas das camadas superiores.

Os protocolos I e II são, respectivamente,

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89Q537451 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Em projetos de estruturas de madeira de construções correntes, uma viga simplesmente apoiada de madeira laminada colada, com 6 m de vão, sujeita às cargas permanentes e variáveis em combinações de longa duração, o deslocamento vertical máximo efetivo permitido é, em milímetros,
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90Q739028 | Economia, Contabilidade Social, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Considere as seguintes conceituações sobre métodos de avaliação de orçamento de capital:

I. O Valor Presente Líquido traz a valor presente os fluxos de caixa futuros do projeto, deduzindo o valor presente do custo do investimento.

II. A Taxa Interna de Retorno Modificada é a taxa de desconto que considera os valores futuros das entradas de caixa compostas à taxa de juros livre de risco.

III. A aplicação do Payback Descontado considera os fluxos de caixa descontados pelo custo de capital do projeto.

Está correto o que se afirma em

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91Q745512 | Economia, Elasticidade, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

A Curva de Laffer nos alerta para uma relação entre
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92Q742911 | Economia, Contabilidade Social, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

A relação entre a variação percentual do lucro, antes dos juros e impostos, e a variação percentual nas vendas evidencia
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93Q420651 | Direito Civil, Pessoas, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Considere que Carlos, piloto de aeronaves, tenha sido considerado pródigo, nos termos da legislação civil pátria em vigor. Tal declaração significa que Carlos
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94Q447083 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

A República Federativa Brasileira tem como fundamento ou característica, dentre outras,
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95Q539054 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Nos projetos de pavimentação, para identificação das diversas camadas de solo, pela inspeção expedita no campo, são feitas sondagens no eixo e nos bordos da estrada, devendo estas, de preferência, serem executadas a X m do eixo. O espaçamento máximo, entre dois furos de sondagem no sentido longitudinal, é de Y m a Z m, tanto em corte como em aterro, devendo reduzirse, no caso de grande variação de tipos de solos. Os valores de X, Y e Z, são, respectivamente, em metros,
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96Q745059 | Economia, Contabilidade Social, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

No contexto das atividades financeiras públicas,
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97Q649131 | Informática, Protocolo, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Um Storage Area Network - SAN consiste de três componentes básicos: servidores, infraestrutura de redes e dispositivos de armazenamento. Estes componentes englobam elementos que suportam a comunicação segura, como
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98Q449243 | Direito Constitucional, Diversos, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Dentre as competências do Poder Legislativo insere-se a
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99Q528671 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Para o cálculo e dimensionamento das estruturas de concreto submetidas à flexão, os esforços nas armaduras podem ser considerados concentrados no centro de gravidade correspondente, se a distância deste centro de gravidade ao centro da armadura mais afastada, medida normalmente à linha neutra, não atingir, em relação à altura da peça, o percentual de
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100Q745545 | Economia, Inflação, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Considere a adoção das seguintes medidas econômicas, no período pós Plano Real, de meados para o final dos anos 1990.

I. Quebra do domínio público sobre setores econômicos antes considerados estratégicos.

II. Adoção do sistema de metas para a inflação.

III. Tentativa de ajuste fiscal com elevação de impostos.

IV. Tentativa de ajuste fiscal com reformas na Previdência Social.

Está correto o que se afirma em

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