Questões de Concursos Especialista em Regulacao

Resolva questões de Especialista em Regulacao comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

501Q409422 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação à administração pública e seus princípios fundamentais, julgue os próximos itens. O princípio da publicidade está relacionado à exigência de ampla divulgação dos atos administrativos e de transparência da administração pública, condições asseguradas, sem exceção, ao cidadão.
  1. ✂️
  2. ✂️

502Q352853 | Contabilidade Geral, Analise das Demonstrações Contábeis Análise de Balanço, Especialista em Regulação, ANEEL, ESAF

A taxa de retorno do investimento (método contábil), pode ser desmembrada em dois indicadores, para facilitar a análise e a ação do administrador. Assinale a opção que contém tais indicadores.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q809049 | Legislação Federal, Lei 9427 1996, Especialista em Regulação, Agência Nacional de Energia Elétrica, ESAF

Acerca das concessões de transmissão e de distribuição de energia elétrica, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q745082 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Especialista em Regulacao, ANTT, CESPE CEBRASPE

A respeito das mudanças e da evolução da economia brasileira, julgue os itens de 86 a 90.

A configuração do sistema tributário que emergiu da Constituição Federal de 1988 priorizou a descentralização e o fortalecimento da autonomia dos estados e municípios e a atenuação dos desequilíbrios regionais, do que resultaram a ampliação da competência tributária daqueles entes e o aumento das partilhas e transferências constitucionais dos impostos.

  1. ✂️
  2. ✂️

505Q342666 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Especialista em Regulação, AGEPAR, FAUEL, 2018

Considere as seguintes afirmações: se um candidato ao concurso estuda muito, ele pode passar no concurso. Se o candidato não estuda, ele também pode ser aprovado no concurso. Se o candidato não possui o diploma de ensino superior, ele não será aprovado no concurso. Sabendo disso, assinale a alternativa que possui uma conclusão lógica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

506Q535962 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Especialista em Regulacao, Agência Nacional de Transportes Terrestres, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos de logística, julgue os itens subsequentes.

A logística integrada para uma dada operação é definida a partir da identificação do ambiente competitivo e da determinação dos custos e valores da cadeia logística, mediante detalhamento para a adequada definição das ações de otimização.

  1. ✂️
  2. ✂️

507Q208059 | Direito Administrativo, Especialista em Regulação, ANVISA, CETRO

São bens da União elencados na Constituição Federal de 1988:

I– a faixa de até 50km de largura ao longo das fronteiras terrestres, designada como faixa de fronteira, que é considerada fundamental para defesa do território nacional.
II– os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva, entendida como a faixa que se estende até 500km a partir das linhas de base que servem para medir a largura do mar territorial.
III– as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.
IV– as terras devolutas indispensáveis à defesa das vias federais de comunicação e à preservação ambiental.
V– as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré–históricos, ainda que visitados e explorados por particulares.

É correto o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q449750 | Direito do Consumidor, Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço, Especialista em Regulacao, ANTT, CESPE CEBRASPE

A respeito da responsabilidade pelo fato e pelo vício dos produtos ou dos serviços, julgue os itens subsequentes.

Conforme entendimento do STJ, o provedor de conteúdo de Internet não responderá objetivamente por conteúdo inserido pelo usuário em sítio eletrônico, haja vista não se tratar de risco inerente à sua atividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

509Q329982 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE

- No caso de fiscalização do transporte de produtos perigosos, o agente de fiscalização deverá verificar e exigir, entre outros, o porte do Documento Fiscal do Produto Transportado, legível, emitido pelo expedidor, contendo, entre outras informações, o número e o nome apropriado para embarque, indicado por letras maiúsculas na Relação de Produtos Perigosos, acompanhado, quando for o caso, das seguintes informações:

1- indicação entre parênteses do nome técnico do produto, quando se tratar de designações genéricas;

2- qualificativo "SOLUÇÃO" ou "MISTURA", quando for o caso;

3- qualificativo "SÓLIDO" ou "LÍQUIDO", quando se tratar de uma substância que possa ser transportada em estado sólido ou líquido;

4- nome precedido da palavra "AMOSTRA", quando se tratar de amostras de peróxidos orgânicos ou de substâncias auto-reagentes;

5- nome precedido da palavra "RESÍDUO", quando se tratar de resíduos, exceto para produtos da Classe 7.

Assinale a alternativa que apresenta o conjunto correto de informações exigíveis pela Fiscalização:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q594952 | Química, Especialista em Regulação, ANP, CESGRANRIO

Com relação às substâncias orgânicas presentes no petróleo, analise as afirmativas a seguir.

I - Os combustíveis são submetidos a um processo de isomerização para diminuir a concentração de alcanos ramificados.

II - A isomerização requer o uso de catalisadores, comumente, cloreto ou brometo de alumínio.

III - O craqueamento térmico é usado na obtenção de gasolina a partir de frações hidrocarbônicas de pontos de ebulição mais elevados.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q524811 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Especialista em Regulação, ANTT, NCE

A avaliação dos controles internos de uma entidade é utilizada pelo auditor para estabelecer:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q208958 | Engenharia Mecânica, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios da ciência dos materiais, julgue o item subsequente.

A microestrutura dos materiais cerâmicos, geralmente formada por óxidos, nitretos, carbonetos e silicatos, faz que esses materiais deformem muito pouco antes da fratura, razão pela qual os materiais cerâmicos apresentam elevada tenacidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

514Q341598 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Especialista em Regulação, ANEEL, ESAF

Se X é y ou A é z, M não é r e S não é p. Dessa premissa pode-se corretamente concluir que,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q748409 | Economia, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à teoria microeconômica, julgue os itens que se seguem. A prática de monopólio na produção de um bem resulta na equivalência entre o preço final desse bem e o custo marginal de sua fabricação.
  1. ✂️
  2. ✂️

516Q741266 | Economia, Produção, Especialista em Regulacao, ANTT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de microeconomia.

Os rendimentos de escala estão associados ao aumento na escala de produção da firma e ao fato de que, à medida que a empresa ampliar sua escala de produção, o seu custo médio de curto prazo também aumentará.

  1. ✂️
  2. ✂️

517Q208534 | Português, Especialista em Regulação, ANVISA, CETRO

Texto associado.

Leia o texto abaixo, para responder às questões de 6 a 10.

Todos os que já se concentraram sobre o tema constatam, sem maiores dificuldades, que não se trata de coisa fácil definir o que é saúde.
Saúde faz parte daquele conjunto de termos paradoxais que, de um lado, são usados na fala de todos os dias e, de outro, são de muito difícil definição ou identificação como entidades concretamente existentes.
Uma das maiores dificuldades para se definir saúde consiste em que, não sendo, em si, uma coisa ou fato, só passa a sê–lo através ou a partir da doença ou mal–estar, estes sim, como já assinalava Schopenhauer, coisas ou fatos incontestes.
Com efeito, qual, em português, o nome ou expressão linguística positiva para o "fato" saudável que se pode identificar como "ausência de dor de barriga"? Nenhum, e isso pela simples razão de que, ao contrário da linguisticamente "positiva" "dor de barriga", ato real e perfeitamente atestável, a ausência desta não existe como entidade nomeável positivamente fora da comparação com a dor de barriga. E isso por quê? Porque a ausência de dor de barriga (ou de cabeça, ou nas costas, ou qualquer outra), em si, faz parte daqueles estados considerados "normais" e, portanto, "não merecedores" de um nome específico.
Isso é um indicador de que a saúde é algo transitório, que se pode e que se costuma com frequência "perder", ao contrário da doença, entidade original e mais permanente: com efeito, pode–se perguntar por que, entre nós brasileiros, pode–se dizer "Eu perdi minha saúde", mas não se pode dizer "Eu perdi minha doença".

Lefévre, Fernando. Mitologia Sanitária: Saúde, Doença, Mídia e Linguagem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

De acordo com a norma–padrão da Língua Portuguesa e levando em consideração as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos, assinale a alternativa que apresenta a melhor reescritura para o trecho que sucede os dois–pontos, no último parágrafo, sendo preservado o sentido que assume no texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q817079 | Legislação Federal, Lei 8630 1993, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Considerando a Lei n.º 8.630, conhecida como Lei dos Portos, que dispõe sobre o regime jurídico de exploração dos portos organizados e das instalações portuárias, julgue os itens a seguir.

O Conselho de Autoridade Portuária é o órgão responsável pela administração de cada porto organizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

519Q822231 | Legislação Federal, Lei 6938 1981, Especialista em Regulacao, Agência Nacional de Transportes Terrestres, CESPE CEBRASPE

Acerca de educação ambiental, Política Nacional do Meio Ambiente, protocolo de Quioto e convenção de Estocolmo, julgue os seguintes itens.

O órgão gestor possui, entre outras competências, a de avaliar e intermediar programas e projetos na área de educação ambiental, incluindo a supervisão da recepção e do emprego de recursos públicos e privados aplicados em atividades dessa área.

  1. ✂️
  2. ✂️

520Q209634 | Português, Especialista em Regulação, ANVISA, CETRO

Texto associado.

Leia o texto abaixo, para responder às questões de 6 a 10.

Todos os que já se concentraram sobre o tema constatam, sem maiores dificuldades, que não se trata de coisa fácil definir o que é saúde.
Saúde faz parte daquele conjunto de termos paradoxais que, de um lado, são usados na fala de todos os dias e, de outro, são de muito difícil definição ou identificação como entidades concretamente existentes.
Uma das maiores dificuldades para se definir saúde consiste em que, não sendo, em si, uma coisa ou fato, só passa a sê–lo através ou a partir da doença ou mal–estar, estes sim, como já assinalava Schopenhauer, coisas ou fatos incontestes.
Com efeito, qual, em português, o nome ou expressão linguística positiva para o "fato" saudável que se pode identificar como "ausência de dor de barriga"? Nenhum, e isso pela simples razão de que, ao contrário da linguisticamente "positiva" "dor de barriga", ato real e perfeitamente atestável, a ausência desta não existe como entidade nomeável positivamente fora da comparação com a dor de barriga. E isso por quê? Porque a ausência de dor de barriga (ou de cabeça, ou nas costas, ou qualquer outra), em si, faz parte daqueles estados considerados "normais" e, portanto, "não merecedores" de um nome específico.
Isso é um indicador de que a saúde é algo transitório, que se pode e que se costuma com frequência "perder", ao contrário da doença, entidade original e mais permanente: com efeito, pode–se perguntar por que, entre nós brasileiros, pode–se dizer "Eu perdi minha saúde", mas não se pode dizer "Eu perdi minha doença".

Lefévre, Fernando. Mitologia Sanitária: Saúde, Doença, Mídia e Linguagem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

De acordo com a norma–padrão da Língua Portuguesa e levando em consideração o quarto parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.