Início

Questões de Concursos Especialista em Regulacao de Servicos Publicos

Resolva questões de Especialista em Regulacao de Servicos Publicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q624433 | Informática, OSI, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Considerando o modelo OSI da ISO, julgue os próximos itens.

A camada física define aspectos relacionados às características funcionais, mecânicas e elétricas do meio de transmissão e da interface com o meio. A camada de enlace organiza os dados transferidos pela rede em quadros, identifica erros e controla os fluxos dos dados.

  1. ✂️
  2. ✂️

122Q781940 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações ópticas, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 57 a 61, acerca das comunicações via fibra óptica.

Considere a transmissão de dados por uma fibra óptica multimodo com produto da largura de faixa pela distância de 2.000 MHzkm. Considere, ainda, que a transmissão seja feita usando o código de linha NRZ em um único comprimento de onda. Embasado nessas informações, é correto afirmar que a velocidade de transmissão máxima teórica suportada por essa fibra é de 8 Gbps, se o comprimento da fibra for de 500 m, e de 4 Gbps, se esse comprimento for de 1 km.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q782202 | Engenharia de Telecomunicações, Redes Sem Fio, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação a projeto e operação de redes sem fio, julgue os itens subsequentes. Durante a operação de uma rede sem fio, uma possível estratégia de mitigação de interferências é o uso de algoritmos de gestão de recurso de rádio (RRM – radio resource management).
  1. ✂️
  2. ✂️

124Q747469 | Economia, O Setor Externo, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

O entendimento dos agregados econômicos internacionais é de importância crescente às economias domésticas. Para isso, entre outros pontos, são necessários conhecimentos sobre comércio internacional, taxa de câmbio, sistema financeiro nacional e balanço de pagamentos, bem como de seus reflexos sobre as economias locais. Em relação a esses tópicos, julgue os itens que se seguem.

Para os economistas da escola clássica, as vantagens comparativas relativas entre os países são o substrato teórico da especialização econômica, potencializada com o comércio internacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

125Q788942 | Engenharia Elétrica, Modulação Analógica, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação às técnicas de modulação analógica e digital, julgue os itens subseqüentes.

A técnica denominada trellis-coded modulation (TCM) pode ser aplicada tanto em sistema M-PSK quanto em sistema M-QAM, em que M = 2k e k é o número de bits por símbolo transmitido. A potência média do sinal modulado M-PSK e M-QAM não é necessariamente alterada com o uso da codificação em treliça. Apesar de aumentar a redundância de codificação do sinal modulado ao ser incrementado o número de símbolos do sistema de modulação, a largura de banda do sinal modulado com ou sem a referida codificação é a mesma. A codificação em treliça acarreta, sem aumento da largura de banda do sinal modulado nem de sua potência média, melhora na probabilidade de erro de bits, considerando-se um canal AWGN (additive white gaussian noise).

  1. ✂️
  2. ✂️

126Q782224 | Engenharia de Telecomunicações, Multiplexação e múltiplo acesso, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, acerca da classificação dos sistemas de comunicação e das técnicas de multiplexação e múltiplo acesso.

O multiplex TDM de primeira ordem da hierarquia PDH, denominado E1, multiplexa 32 canais de 64 kbps. Originalmente, 30 desses canais eram empregados para transportar voz amostrada à taxa de 8 kHz e codificada em 8 bits por amostra; um canal era usado para sincronismo e outro canal, para sinalização. O fluxo de bits E1 é, atualmente, estruturado em quadros com 32 janelas (ou slots) de tempo, sendo que a duração de uma janela é de 8 bits por 64 kbps, ou seja, de 1/8 ms, e a duração de um quadro é igual a 32 vezes esse valor.

  1. ✂️
  2. ✂️

127Q739515 | Economia, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Em uma economia cuja taxa de retorno do ativo livre de risco é de 4% a.a., uma ação tem risco sistemático igual ao dobro do risco de mercado. Com base nessas informações e nas teorias de apreçamento, julgue os itens subsecutivos. O modelo de formação de preços por arbitragem (APT) baseia-se na hipótese de que há a possibilidade de ganhos por arbitragem sem risco, ou seja, dois bens idênticos podem ser vendidos a preços diferentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

128Q442835 | Direito Constitucional, Princípios Gerais da Atividade Econômica, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Em requerimento de convocação endereçado ao presidente de uma comissão especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei n.º 5.476, de 2001, que trata de tarifas de telefonia fixa, o autor apresentou a seguinte justificativa: “Presente ao Seminário sobre Assinatura Básica de Telefonia Fixa, promovido pela Comissão de Defesa do Consumidor, em 2/6/2005, o coordenador do Fórum Nacional dos PROCON disse que as tarifas básicas são muito ‘generosas’ e praticamente anulam os riscos da atividade. Segundo ele, o modelo de privatização produziu para os empresários um modelo de lucro certo. Esses contratos podem ser considerados nulos nos casos em que firam o Código de Defesa do Consumidor, afirmou.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Considerando-se corretas as afirmações contidas no texto sobre o valor das tarifas básicas, pode-se concluir que o serviço de telefonia fixa não pode ser considerado um serviço público adequado, nos termos da lei que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

129Q466677 | Direito Tributário, Conceito de tributo, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Acerca de competência tributária, conceito e classificação dos tributos, bem como de tributos em espécie, julgue os itens a seguir. Os tributos indiretos são aqueles cuja configuração jurídica permite a transferência de seu encargo financeiro para pessoa diferente daquela definida em lei como sujeito passivo. Por sua vez, tributos diretos não permitem tal transferência, já que a pessoa definida em lei como sujeito passivo é a mesma que sofre o impacto financeiro.
  1. ✂️
  2. ✂️

130Q786181 | Engenharia Elétrica, Modulação Analógica, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação às técnicas de modulação analógica e digital, julgue os itens subseqüentes.

Quando uma portadora é modulada em freqüência (FM) por um sinal de voz, quanto maior for a razão de desvio em freqüência do sinal modulado, maior será a banda ocupada pelo sinal FM. Se as técnicas de pré-ênfase e de-ênfase forem empregadas na referida modulação FM, a largura de banda ocupada pelo sinal modulado poderá ser reduzida até à metade daquela, melhorando-se, ainda, o desempenho do sinal em face do ruído na saída do demodulador.

  1. ✂️
  2. ✂️

132Q781995 | Engenharia de Telecomunicações, Redes Sem Fio, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) prestado no regime público.

Backhaul é a infraestrutura de rede de suporte do STFC para conexão em banda larga, interligando as redes de acesso ao backbone da operadora.

  1. ✂️
  2. ✂️

133Q465601 | Direito Tributário, Vigência da legislação tributária, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação tributária, sua vigência e aplicação, julgue os itens que se seguem. Suponha que determinada taxa seja instituída por lei no início do segundo semestre do ano sem data específica de sua vigência. Nesse caso, a vigência da referida lei se dará apenas a partir do primeiro dia do exercício seguinte ao de sua publicação.
  1. ✂️
  2. ✂️

134Q787752 | Engenharia Elétrica, Modulação Analógica, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos sistemas de rádio comercial, julgue o item seguinte.

Considere-se que uma rádio comercial em amplitude modulada (AM) opere com potência máxima de 10 kW e que a potência de transmissão permitida para uma emissora em freqüência modulada (FM) seja de 50 kW. Nessa situação, devido à maior potência de operação, a antena transmissora da rádio FM deverá ter comprimento físico maior que o da antena da rádio AM.

  1. ✂️
  2. ✂️

135Q784448 | Engenharia Elétrica, Telefonia Celular, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Sinais M-FSK, em que M = 2k e k é o número de bits por símbolo transmitido, podem ser demodulados de forma nãocoerente, utilizando-se, entre outros componentes, detectores de envoltória. Entretanto, em um canal AWGN, a probabilidade de erro de bit, para uma determinada razão entre a energia média de bit do sinal e a densidade espectral do ruído do sistema M-FSK, é pior, no caso de demodulação não-coerente, que no caso da detecção coerente.

Apesar de as redes de telefonia móvel embasadas na tecnologia de múltiplo acesso por divisão de código (CDMA) terem, em princípio, maior eficiência espectral em erlangs · km!2 que as redes embasadas na tecnologia GSM (global system for mobile communications), esta última tecnologia vem permitindo a obtenção de taxas de transmissão superiores às daquela tecnologia, principalmente se a comparação for realizada com a tecnologia EDGE (enhanced data rates for GSM evolution), que atinge, atualmente, taxas da ordem de 1,5 Mbps, bem superior aos 144 kbps obtidos com a tecnologia CDMA.

  1. ✂️
  2. ✂️

136Q748446 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Considerando os conceitos essenciais da ciência econômica, julgue os itens a seguir.

Se o governo impuser um tributo sobre as comunicações telefônicas, as empresas que atuam nesse setor repassarão a integralidade desse imposto para os consumidores.

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q746442 | Economia, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Em relação à violação das hipóteses do modelo clássico de regressão pelo método de mínimos quadrados ordinários, julgue os itens subsecutivos. A presença de multicolinearidade pode provocar alteração no sinal esperado nas estimativas dos coeficientes do modelo.
  1. ✂️
  2. ✂️

138Q630919 | Informática, Arquitetura de Computadores, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Acerca da arquitetura e da organização dos computadores, julgue os seguintes itens.

Em um disco, os dados são armazenados em trilhas que podem ser divididas em setores. Os setores que forem logicamente adjacentes, são fisicamente adjacentes no disco. Um cluster é a menor unidade de espaço alocável a um arquivo. Um cluster tem de ser composto por setores fisicamente contíguos. Uma tabela de alocação de arquivos identifica os clusters dos arquivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

139Q744699 | Economia, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito aos impactos, princípios e efeitos da regulação, julgue os próximos itens. Com base em uma reunião entre economistas e advogados da Universidade de Chicago, teóricos formularam o que ficou conhecido como o modelo estrutura-conduta-desempenho ou modelo de Chicago, que influencia até hoje a aplicação da legislação antitruste como abordagem da política de defesa da concorrência.
  1. ✂️
  2. ✂️

140Q617796 | Informática, Tipos de redes, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Acerca das características de redes PAN, LAN, MAN e WAN, julgue os seguintes itens. Um dos grandes desafios na operação de redes WAN (wide area network) é a garantia da manutenção dos requisitos de qualidade de serviço para aplicações que necessitam de taxa de transmissão garantida e baixa latência, como transmissão de vídeo de alta definição em tempo real.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.