Início Questões de Concursos Especialista na Educação Resolva questões de Especialista na Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Especialista na Educação Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q803339 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Anita tinha 78 anos quando teve um AVE isquêmico no hemisfério esquerdo. Após a alta hospitalar, as condutas mais adequadas a serem tomadas são: ✂️ a) Imediata introdução de comunicação alternativa, visto que AVE isquêmico no hemisfério esquerdo provoca mutismo em pacientes com idade avançada e capacitação da família para o uso de pranchas de comunicação. ✂️ b) Solicitação de atendimento de terapia ocupacional porque AVE no hemisfério esquerdo provoca problemas motores dos membros superiores, dificultando a realização das atividades cotidianas e introdução imediata de comunicação alternativa. ✂️ c) Recomendação de repouso absoluto pelo período de dois meses que é o tempo médio de recuperação espontânea e acolhimento e esclarecimento à família sobre as sequelas. ✂️ d) Acolhimento da família para esclarecimento das possíveis sequelas, como desorganização da linguagem e dificuldades motoras, seguido de encaminhamento para avaliação e reabilitação fonoaudiológica e fisioterápica. ✂️ e) Tratamento medicamentoso, pois AVE isquêmico, ao contrário do hemorrágico, não deixa sequelas, sendo necessário fundamentalmente o uso de remédios para a circulação sanguínea e encaminhamento para um nutricionista para uma alimentação balanceada que evite variações de pressão arterial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q801426 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Uma criança apresenta torcicolo congênito e foi submetida à fisioterapia pós-operatória. Os procedimentos de educação do paciente e do cuidador, manutenção de amplitude passiva de movimento, maximização da força funcional dos músculos cervicais, desenvolvimento de conscientização/controle de alinhamento na linha média, desenvolvimento de reações ativas de endireitamento da cabeça e de consciência proprioceptiva, cuidados com os halos cervicais, são procedimentos da fisioterapia pós operatória, que acontecem entre ✂️ a) o primeiro e o segundo dias. ✂️ b) o terceiro dia e a oitava semana. ✂️ c) a oitava e a vigésima quarta semana. ✂️ d) a vigésima quarta e a vigésima oitava semana. ✂️ e) a vigésima oitava e a trigésima segunda semana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q796747 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018O fisioterapeuta ao atender uma criança com síndrome de Down deverá evitar posturas e movimentos exagerados de flexão, extensão e rotação da coluna cervical, essa orientação também deve ser seguida em qualquer atividade lúdica. A razão dessa precaução é a ✂️ a) estabilidade da articulação atlantoaxial. ✂️ b) instabilidade entre as articulações de C5 e C6. ✂️ c) instabilidade da articulação atlantoaxial. ✂️ d) estabilidade entre as articulações de C5 e C6. ✂️ e) instabilidade entre as articulações de C3 e C4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q803634 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Sobre a relação do fonoaudiólogo com a escola, é correto afirmar: ✂️ a) A discussão de práticas que favoreçam a aquisição da oralidade e da escrita junto à equipe escolar incluem ações avaliativas e terapêuticas grupais e individuais, quando necessárias. ✂️ b) Participar do planejamento, desenvolvimento e execução de programas integrados ao plano pedagógico do professor é uma das ações deste profissional. ✂️ c) Cabe ao profissional capacitar o professor para o reconhecimento de sintomas de transtornos que prejudicam a aprendizagem e para o correto manejo com estes sintomas em sala de aula. ✂️ d) Assumir as ações do Atendimento Educacional Especializado junto às crianças com deficiências é papel deste profissional. ✂️ e) Cabe ao profissional participar do planejamento pedagógico e atender alunos com queixas de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q801791 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Problemas relacionados à aprendizagem da escrita ainda são os mais frequentes no ambiente escolar. Cabe ao fonoaudiólogo que trabalha na Educação as seguintes ações, EXCETO: ✂️ a) Orientar professores a adotarem uma postura de diálogo em sala de aula com seus estudantes, de modo a estarem abertos à escuta da lógica da construção de suas escritas, antes de identificá-los como portadores de distúrbio de aprendizagem. ✂️ b) Discutir com os profissionais da escola, sobretudo professores das séries iniciais, sobre o processo de aquisição da escrita para que eles possam compreender a lógica dos erros cometidos pelos educandos durante esse processo. ✂️ c) Criar, junto aos professores dos anos iniciais, diferentes estratégias de apropriação do código gráfico pelas crianças, de modo que elas possam se aproximar de diferentes lógicas dessa apropriação. ✂️ d) Orientar pais de crianças em anos iniciais de escolarização a proporcionarem aos filhos diversos e significativos eventos letrados de modo que eles possam se aproximar da leitura e da escrita com prazer e sentido. ✂️ e) Orientar pais e professores sobre os erros mais frequentes e indicativos de dislexia, nos anos iniciais de escolarização, a fim de se prevenir o surgimento da doença. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q447366 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Considere que o órgão responsável pelo controle interno da Administração municipal tenha identificado ilegalidades praticadas em determinada Secretaria, consistente no superfaturamento de contratos firmados para manutenção de equipamentos de informática. Considerando as disposições constitucionais aplicáveis, o responsável pelo controle interno ✂️ a) deverá comunicar a ocorrência ao Tribunal de Contas, sob pena de responsabilidade solidária, sem prejuízo da adoção das medidas necessárias no âmbito do controle interno. ✂️ b) somente poderá adotar medidas preventivas para as próximas contratações, cabendo o controle de legalidade a posteriori exclusivamente ao Tribunal de Contas, na condição de órgão responsável pelo controle externo. ✂️ c) poderá determinar a sustação do contrato, mediante prévia solicitação à Câmara Municipal, com comunicação simultânea ao Tribunal de Contas. ✂️ d) possui a prerrogativa de determinar a sustação do contrato, afastando, em tal hipótese, o controle externo a cargo do Tribunal de Contas. ✂️ e) não possui qualquer ação sobre tal circunstância, eis que sua atuação se limita a controle de aspectos contábeis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q796491 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Uma criança caiu de um brinquedo no parquinho da escola e apresentou fratura supracondileana de úmero. Após a retirada do gesso, apresentava grande rigidez articular na flexo-extensão de cotovelo. Os recursos de eletroterapia que podem ser utilizados para diminuir a rigidez articular são: ✂️ a) bolsas de água quente, laserterapia de baixa intensidade e infravermelho. ✂️ b) laserterapia de baixa intensidade, parafina e infravermelho. ✂️ c) ondas curtas, ultrassom e infravermelho. ✂️ d) ultrassom, infravermelho e bolsa de água quente. ✂️ e) bolsas de água quente, infravermelho e parafina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q446806 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Os direitos fundamentais são os direitos do ser humano, reconhecidos e positivados na esfera jurídica de determinado país, como o Brasil, enquanto os direitos internacionais se referem ao ser humano como tal, independentemente de sua vinculação com uma determinada ordem institucional, sendo válidos para todos os homens em todos os tempos. Essa concepção se refere, respectivamente, aos direitos previstos na ✂️ a) Declaração dos Direitos do Homem e da Mulher e na Declaração de Igualdade e Inclusão Social. ✂️ b) Constituição dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal do Brasil. ✂️ c) Declaração Nacional de Inclusão Social e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ d) Declaração dos Direitos do Cidadão e no Estatuto da Criança e do Adolescente. ✂️ e) Constituição Federal do Brasil e na Declaração Universal de Direitos Humanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q803943 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Segundo Zorzi, é característica de atraso simples de linguagem: ✂️ a) dificuldades tanto na compreensão quanto na elaboração da linguagem. ✂️ b) não estabelecimento de simbolismo na comunicação não verbal. ✂️ c) dificuldade da criança em representar conhecimentos e experiências por meio da oralidade, brincadeiras e gestos. ✂️ d) linguagem menos evoluída que outras condutas simbólicas como brincadeira simbólica e a imitação diferida, sem comprometimento auditivo. ✂️ e) manutenção da linguagem menos evoluída ainda que o ambiente familiar seja favorável e acolhedor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q802995 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018A Disartria é um distúrbio de ✂️ a) leitura, de origem neurobiológica, que traz problemas de soletração dos sons da língua e dificulta a aprendizagem da leitura e da escrita. ✂️ b) fala, causado por lesão no Sistema Nervoso Central e traz alterações na emissão oral devido a uma falha na programação do gesto motor dos músculos da fala. ✂️ c) leitura, de origem neurobiológica que traz problemas na codificação e decodificação da escrita. ✂️ d) fala, causado por lesão no Sistema Nervoso Central ou Periférico que traz alterações na emissão oral devido a uma paralisia, fraqueza ou falta de coordenação dos músculos da fala. ✂️ e) fala, causado por lesão do Sistema Nervoso Central e acarreta problemas de soletração e leitura lenta devido a uma falha neuronal na área responsável pelos processos fonológicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q803759 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Pesquisas epidemiológicas sobre disfonias infantis apresentam índices muito variados de prevalência registrados na literatura, entre 4 a 30% (Tavares, Brasolotto, Santana, Padovan, Martins – Estudo epidemiológico de disfonias em crianças de 4 a 12 anos, 2011). Dentre os motivos que justificam tal variação, é correto afirmar: ✂️ a) Os pais, orientados sobretudo por médicos, não encaminham seus filhos para exames videolaringoscópicos que são decisivos para o estabelecimento do diagnóstico. ✂️ b) Ainda prevalece desconhecimento sobre a disfonia infantil. Características vocais da criança ou são supervalorizadas e tomadas como anormais ou são negligenciadas, retardando o diagnóstico. ✂️ c) O diagnóstico de disfonia infantil é de exclusão e a maioria das crianças que abusam da voz possui indicativo de diagnóstico de TDAH. ✂️ d) A emissão vocal de crianças tem peculiaridades que não podem ser enquadradas como patológicas e, nesse sentido, não podemos falar em disfonia infantil. ✂️ e) Lesões laríngeas que caracterizam a disfonia não são visualizadas em laringes infantis devido a sua imaturidade neuromuscular, invalidando o diagnóstico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q803185 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Sobre a perda auditiva sensório-neural: ✂️ a) em função da possibilidade de perda de pistas auditivas, pode trazer consequências para o desenvolvimento oral, relacionadas ao grau da perda. ✂️ b) quando severa à profunda é necessária a utilização de aparelho de amplificação sonora individual para que possa ter audição binaural. ✂️ c) é irreversível, já que as alterações apresentadas na orelha externa e média, ainda que tratáveis, trazem prejuízos permanentes para a função auditiva. ✂️ d) é determinada quando há atenuação da energia sonora no caminho que passa pelas orelhas externa, média e interna. ✂️ e) afeta a orelha média bem como o nervo auditivo, trazendo prejuízos por afetar estruturas do sistema nervoso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q799855 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018A cronologia exata entre os movimentos da mão (preensão) e o objeto é essencial para o manuseio eficiente, e isso depende do controle visual. A faixa etária em que os componentes não visuais, ou seja, cinestésicos do controle do manuseio de objetos estão amplamente desenvolvidos, é ✂️ a) 5 a 6 anos. ✂️ b) 2 a 3 anos. ✂️ c) 3 a 4 anos. ✂️ d) 4 a 5 anos. ✂️ e) 1 a 2 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q802635 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Carlos é um menino de 8 anos que não fala nem apresenta escrita funcional desenvolvida. No processo de avaliação, o fonoaudiólogo identificou capacidade comunicativa por outros canais de comunicação como gestos, sons, expressões faciais e também significativa capacidade de observar e distinguir figuras. Com esses dados, o correto é o fonoaudiólogo fazer o seguinte encaminhamento: ✂️ a) Indicar o uso de AASI porque as características de sua comunicação são típicas de deficiência Auditiva que necessita de correção. ✂️ b) Persistir no trabalho exclusivo com a comunicação oral pois pelas capacidades apresentadas, Carlos está prestes a falar. ✂️ c) Sugerir um trabalho intensivo conjunto fonoaudiológico e psicopedagógico para tornar a escrita funcional pois este é o meio mais apropriado de comunicação. ✂️ d) Sugerir a introdução apenas da comunicação alternativa com auxílio externo para que não haja interferência de vocalizações ou expressões corporais que retardem ou prejudiquem o uso correto das pranchas de comunicação. ✂️ e) Sugerir a introdução de comunicação alternativa sem e com auxílio externo, visto que Carlos demonstrou capacidade de se comunicar por expressões faciais e corporais, além de usar cartões ou pranchas com um número mais variado de elementos do repertório comunicativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q738967 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018A União, em matéria de educação, tem responsabilidades partilhadas com Estados e Municípios. Além de organizar e manter o sistema federal de ensino, deve atuar na função redistributiva e supletiva. A função redistributiva está baseada no princípio da ✂️ a) equidade ✂️ b) acessibilidade. ✂️ c) legalidade. ✂️ d) simetria. ✂️ e) isonomia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q802620 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Emília Ferreiro, em seu estudo sobre a Psicogênese da escrita, descreveu alguns níveis pelos quais a criança passa até fazer uso efetivo da escrita. Na escola, este estudo é muito utilizado sobretudo em avaliações oficiais dos estudantes que buscam saber quantas crianças estão alfabéticas no decorrer do período de alfabetização. O termo “alfabética”, neste contexto, refere- se ✂️ a) à hipótese alfabética, termo cunhado por Ferreiro para se referir ao nível em que as crianças passam a escrever com a consciência de que a palavra é formada por sílabas que contém consoantes e vogais. ✂️ b) ao fato de a criança já estar plenamente alfabetizada com as capacidades de codificação e decodificação íntegras e dentro da ortografia do português. ✂️ c) à hipótese alfabética de Ferreiro que se refere ao nível em que a criança se preocupa com o aspecto qualitativo de suas produções e passa a eleger a consoante para marcar cada sílaba da palavra. ✂️ d) ao fato de a criança saber que podemos representar sons da fala por letras do alfabeto. ✂️ e) à hipótese alfabética de Ferreiro que se refere ao momento em que a criança tem consciência de que a palavra deve ter mais de três letras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q800719 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018O programa fisioterapêutico para crianças com distrofia muscular de Duchenne na idade de 6 a 8 anos preconiza: ✂️ a) monitorar as habilidades funcionais e de desenvolvimento; ensinar a família exercícios para os músculos tríceps sural e tensor da fáscia lata; posicionamento e programa de exercícios, tais como natação; monitorar a força muscular e amplitude de movimento. ✂️ b) manter o programa em posição ortostática pelo maior tempo possível; controlar a obesidade e as contraturas; usar cadeira de rodas monitorizada para locomoção independente; recomendar o uso de cadeira higiênica; trabalhar com o professor e outros profissionais da equipe da escola para melhorar a postura em sala de aula. ✂️ c) adequar e prescrever órtese joelho-tornozelo; prescrever e ensinar o uso de andador com rodas ou órtese para marcha recíproca; desenvolver programa para integrar a marcha às atividades na escola; recomendar exercícios respiratórios, uso de cadeira de rodas manual para longas distâncias com orientação quanto ao posicionamento; sugerir posicionamento para monitorar a escoliose e contraturas musculares. ✂️ d) adaptar equipamentos para auxiliar nas atividades de vida diária, incluindo pratos e talheres; desenvolver horários e métodos regulares para alivio de pressões e monitoramento da pele; adaptar dispositivos de assistência ventilatórias à cadeira de rodas manual ou monitorizada; ensinar a família a técnica de tosse assistida. ✂️ e) monitorar a força muscular e a amplitude de movimento (ADM); orientar a família e a equipe escolar sobre como modificar as atividades para não levar à fadiga; desenvolver programa para a postura de pé e a marcha; ensinar exercícios respiratórios, orientar o professor de educação física quanto aos exercícios para ADM; prescrever órteses noturnas para os tornozelos e monitorar o alinhamento da coluna vertebral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q800204 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Uma lesão muscular que provoca um dano maior ao músculo, com evidente perda de função (habilidade para contrair), onde é possível palpar-se um pequeno defeito muscular, ou gap, no sítio da lesão, e ocorre a formação de um discreto hematoma local, com eventual ecmose dentro de dois a três dias, é classificada como de grau ✂️ a) V. ✂️ b) II. ✂️ c) I. ✂️ d) IV. ✂️ e) III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q803701 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018No acompanhamento de estudantes com paralisia cerebral, o fonoaudiólogo deve considerar como importante para sua inclusão no contexto escolar: ✂️ a) A orientação aos pais de crianças com paralisia cerebral para que a entrada na instituição educacional se dê somente depois do trabalho terapêutico que lhe proporcione autonomia no uso da oralidade e escrita. ✂️ b) A imediata introdução do uso de pranchas de aprendizagem, já que a criança com paralisia cerebral tem sérias dificuldades de comunicação. ✂️ c) O encaminhamento do estudante para o Atendimento Educacional Especializado já que toda pessoa com paralisia cerebral tem dificuldades cognitivas significativas que precisam ser trabalhadas. ✂️ d) O espaço físico que a criança irá frequentar, o qual deve ser adaptado para o acesso à cadeira de rodas. Também o material como lápis e papel devem ser adaptados para o manuseio seguro do estudante. ✂️ e) A busca junto aos pais da criança com paralisia cerebral de escolas especializadas no atendimento de crianças com deficiência que tenham atendimento terapêutico integrado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q796746 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Foi solicitado á uma criança que se submetesse ao teste de Thomas para avaliação de encurtamento muscular. Esse teste avalia o encurtamento dos músculos ✂️ a) extensores de joelho. ✂️ b) flexores plantares. ✂️ c) flexores de quadril. ✂️ d) abdutores de ombro. ✂️ e) extensores de quadril. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q803339 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Anita tinha 78 anos quando teve um AVE isquêmico no hemisfério esquerdo. Após a alta hospitalar, as condutas mais adequadas a serem tomadas são: ✂️ a) Imediata introdução de comunicação alternativa, visto que AVE isquêmico no hemisfério esquerdo provoca mutismo em pacientes com idade avançada e capacitação da família para o uso de pranchas de comunicação. ✂️ b) Solicitação de atendimento de terapia ocupacional porque AVE no hemisfério esquerdo provoca problemas motores dos membros superiores, dificultando a realização das atividades cotidianas e introdução imediata de comunicação alternativa. ✂️ c) Recomendação de repouso absoluto pelo período de dois meses que é o tempo médio de recuperação espontânea e acolhimento e esclarecimento à família sobre as sequelas. ✂️ d) Acolhimento da família para esclarecimento das possíveis sequelas, como desorganização da linguagem e dificuldades motoras, seguido de encaminhamento para avaliação e reabilitação fonoaudiológica e fisioterápica. ✂️ e) Tratamento medicamentoso, pois AVE isquêmico, ao contrário do hemorrágico, não deixa sequelas, sendo necessário fundamentalmente o uso de remédios para a circulação sanguínea e encaminhamento para um nutricionista para uma alimentação balanceada que evite variações de pressão arterial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q801426 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Uma criança apresenta torcicolo congênito e foi submetida à fisioterapia pós-operatória. Os procedimentos de educação do paciente e do cuidador, manutenção de amplitude passiva de movimento, maximização da força funcional dos músculos cervicais, desenvolvimento de conscientização/controle de alinhamento na linha média, desenvolvimento de reações ativas de endireitamento da cabeça e de consciência proprioceptiva, cuidados com os halos cervicais, são procedimentos da fisioterapia pós operatória, que acontecem entre ✂️ a) o primeiro e o segundo dias. ✂️ b) o terceiro dia e a oitava semana. ✂️ c) a oitava e a vigésima quarta semana. ✂️ d) a vigésima quarta e a vigésima oitava semana. ✂️ e) a vigésima oitava e a trigésima segunda semana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q796747 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018O fisioterapeuta ao atender uma criança com síndrome de Down deverá evitar posturas e movimentos exagerados de flexão, extensão e rotação da coluna cervical, essa orientação também deve ser seguida em qualquer atividade lúdica. A razão dessa precaução é a ✂️ a) estabilidade da articulação atlantoaxial. ✂️ b) instabilidade entre as articulações de C5 e C6. ✂️ c) instabilidade da articulação atlantoaxial. ✂️ d) estabilidade entre as articulações de C5 e C6. ✂️ e) instabilidade entre as articulações de C3 e C4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q803634 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Sobre a relação do fonoaudiólogo com a escola, é correto afirmar: ✂️ a) A discussão de práticas que favoreçam a aquisição da oralidade e da escrita junto à equipe escolar incluem ações avaliativas e terapêuticas grupais e individuais, quando necessárias. ✂️ b) Participar do planejamento, desenvolvimento e execução de programas integrados ao plano pedagógico do professor é uma das ações deste profissional. ✂️ c) Cabe ao profissional capacitar o professor para o reconhecimento de sintomas de transtornos que prejudicam a aprendizagem e para o correto manejo com estes sintomas em sala de aula. ✂️ d) Assumir as ações do Atendimento Educacional Especializado junto às crianças com deficiências é papel deste profissional. ✂️ e) Cabe ao profissional participar do planejamento pedagógico e atender alunos com queixas de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q801791 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Problemas relacionados à aprendizagem da escrita ainda são os mais frequentes no ambiente escolar. Cabe ao fonoaudiólogo que trabalha na Educação as seguintes ações, EXCETO: ✂️ a) Orientar professores a adotarem uma postura de diálogo em sala de aula com seus estudantes, de modo a estarem abertos à escuta da lógica da construção de suas escritas, antes de identificá-los como portadores de distúrbio de aprendizagem. ✂️ b) Discutir com os profissionais da escola, sobretudo professores das séries iniciais, sobre o processo de aquisição da escrita para que eles possam compreender a lógica dos erros cometidos pelos educandos durante esse processo. ✂️ c) Criar, junto aos professores dos anos iniciais, diferentes estratégias de apropriação do código gráfico pelas crianças, de modo que elas possam se aproximar de diferentes lógicas dessa apropriação. ✂️ d) Orientar pais de crianças em anos iniciais de escolarização a proporcionarem aos filhos diversos e significativos eventos letrados de modo que eles possam se aproximar da leitura e da escrita com prazer e sentido. ✂️ e) Orientar pais e professores sobre os erros mais frequentes e indicativos de dislexia, nos anos iniciais de escolarização, a fim de se prevenir o surgimento da doença. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q447366 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Considere que o órgão responsável pelo controle interno da Administração municipal tenha identificado ilegalidades praticadas em determinada Secretaria, consistente no superfaturamento de contratos firmados para manutenção de equipamentos de informática. Considerando as disposições constitucionais aplicáveis, o responsável pelo controle interno ✂️ a) deverá comunicar a ocorrência ao Tribunal de Contas, sob pena de responsabilidade solidária, sem prejuízo da adoção das medidas necessárias no âmbito do controle interno. ✂️ b) somente poderá adotar medidas preventivas para as próximas contratações, cabendo o controle de legalidade a posteriori exclusivamente ao Tribunal de Contas, na condição de órgão responsável pelo controle externo. ✂️ c) poderá determinar a sustação do contrato, mediante prévia solicitação à Câmara Municipal, com comunicação simultânea ao Tribunal de Contas. ✂️ d) possui a prerrogativa de determinar a sustação do contrato, afastando, em tal hipótese, o controle externo a cargo do Tribunal de Contas. ✂️ e) não possui qualquer ação sobre tal circunstância, eis que sua atuação se limita a controle de aspectos contábeis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q796491 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Uma criança caiu de um brinquedo no parquinho da escola e apresentou fratura supracondileana de úmero. Após a retirada do gesso, apresentava grande rigidez articular na flexo-extensão de cotovelo. Os recursos de eletroterapia que podem ser utilizados para diminuir a rigidez articular são: ✂️ a) bolsas de água quente, laserterapia de baixa intensidade e infravermelho. ✂️ b) laserterapia de baixa intensidade, parafina e infravermelho. ✂️ c) ondas curtas, ultrassom e infravermelho. ✂️ d) ultrassom, infravermelho e bolsa de água quente. ✂️ e) bolsas de água quente, infravermelho e parafina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q446806 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Os direitos fundamentais são os direitos do ser humano, reconhecidos e positivados na esfera jurídica de determinado país, como o Brasil, enquanto os direitos internacionais se referem ao ser humano como tal, independentemente de sua vinculação com uma determinada ordem institucional, sendo válidos para todos os homens em todos os tempos. Essa concepção se refere, respectivamente, aos direitos previstos na ✂️ a) Declaração dos Direitos do Homem e da Mulher e na Declaração de Igualdade e Inclusão Social. ✂️ b) Constituição dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal do Brasil. ✂️ c) Declaração Nacional de Inclusão Social e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ d) Declaração dos Direitos do Cidadão e no Estatuto da Criança e do Adolescente. ✂️ e) Constituição Federal do Brasil e na Declaração Universal de Direitos Humanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q803943 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Segundo Zorzi, é característica de atraso simples de linguagem: ✂️ a) dificuldades tanto na compreensão quanto na elaboração da linguagem. ✂️ b) não estabelecimento de simbolismo na comunicação não verbal. ✂️ c) dificuldade da criança em representar conhecimentos e experiências por meio da oralidade, brincadeiras e gestos. ✂️ d) linguagem menos evoluída que outras condutas simbólicas como brincadeira simbólica e a imitação diferida, sem comprometimento auditivo. ✂️ e) manutenção da linguagem menos evoluída ainda que o ambiente familiar seja favorável e acolhedor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q802995 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018A Disartria é um distúrbio de ✂️ a) leitura, de origem neurobiológica, que traz problemas de soletração dos sons da língua e dificulta a aprendizagem da leitura e da escrita. ✂️ b) fala, causado por lesão no Sistema Nervoso Central e traz alterações na emissão oral devido a uma falha na programação do gesto motor dos músculos da fala. ✂️ c) leitura, de origem neurobiológica que traz problemas na codificação e decodificação da escrita. ✂️ d) fala, causado por lesão no Sistema Nervoso Central ou Periférico que traz alterações na emissão oral devido a uma paralisia, fraqueza ou falta de coordenação dos músculos da fala. ✂️ e) fala, causado por lesão do Sistema Nervoso Central e acarreta problemas de soletração e leitura lenta devido a uma falha neuronal na área responsável pelos processos fonológicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q803759 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Pesquisas epidemiológicas sobre disfonias infantis apresentam índices muito variados de prevalência registrados na literatura, entre 4 a 30% (Tavares, Brasolotto, Santana, Padovan, Martins – Estudo epidemiológico de disfonias em crianças de 4 a 12 anos, 2011). Dentre os motivos que justificam tal variação, é correto afirmar: ✂️ a) Os pais, orientados sobretudo por médicos, não encaminham seus filhos para exames videolaringoscópicos que são decisivos para o estabelecimento do diagnóstico. ✂️ b) Ainda prevalece desconhecimento sobre a disfonia infantil. Características vocais da criança ou são supervalorizadas e tomadas como anormais ou são negligenciadas, retardando o diagnóstico. ✂️ c) O diagnóstico de disfonia infantil é de exclusão e a maioria das crianças que abusam da voz possui indicativo de diagnóstico de TDAH. ✂️ d) A emissão vocal de crianças tem peculiaridades que não podem ser enquadradas como patológicas e, nesse sentido, não podemos falar em disfonia infantil. ✂️ e) Lesões laríngeas que caracterizam a disfonia não são visualizadas em laringes infantis devido a sua imaturidade neuromuscular, invalidando o diagnóstico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q803185 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Sobre a perda auditiva sensório-neural: ✂️ a) em função da possibilidade de perda de pistas auditivas, pode trazer consequências para o desenvolvimento oral, relacionadas ao grau da perda. ✂️ b) quando severa à profunda é necessária a utilização de aparelho de amplificação sonora individual para que possa ter audição binaural. ✂️ c) é irreversível, já que as alterações apresentadas na orelha externa e média, ainda que tratáveis, trazem prejuízos permanentes para a função auditiva. ✂️ d) é determinada quando há atenuação da energia sonora no caminho que passa pelas orelhas externa, média e interna. ✂️ e) afeta a orelha média bem como o nervo auditivo, trazendo prejuízos por afetar estruturas do sistema nervoso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q799855 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018A cronologia exata entre os movimentos da mão (preensão) e o objeto é essencial para o manuseio eficiente, e isso depende do controle visual. A faixa etária em que os componentes não visuais, ou seja, cinestésicos do controle do manuseio de objetos estão amplamente desenvolvidos, é ✂️ a) 5 a 6 anos. ✂️ b) 2 a 3 anos. ✂️ c) 3 a 4 anos. ✂️ d) 4 a 5 anos. ✂️ e) 1 a 2 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q802635 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Carlos é um menino de 8 anos que não fala nem apresenta escrita funcional desenvolvida. No processo de avaliação, o fonoaudiólogo identificou capacidade comunicativa por outros canais de comunicação como gestos, sons, expressões faciais e também significativa capacidade de observar e distinguir figuras. Com esses dados, o correto é o fonoaudiólogo fazer o seguinte encaminhamento: ✂️ a) Indicar o uso de AASI porque as características de sua comunicação são típicas de deficiência Auditiva que necessita de correção. ✂️ b) Persistir no trabalho exclusivo com a comunicação oral pois pelas capacidades apresentadas, Carlos está prestes a falar. ✂️ c) Sugerir um trabalho intensivo conjunto fonoaudiológico e psicopedagógico para tornar a escrita funcional pois este é o meio mais apropriado de comunicação. ✂️ d) Sugerir a introdução apenas da comunicação alternativa com auxílio externo para que não haja interferência de vocalizações ou expressões corporais que retardem ou prejudiquem o uso correto das pranchas de comunicação. ✂️ e) Sugerir a introdução de comunicação alternativa sem e com auxílio externo, visto que Carlos demonstrou capacidade de se comunicar por expressões faciais e corporais, além de usar cartões ou pranchas com um número mais variado de elementos do repertório comunicativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q738967 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018A União, em matéria de educação, tem responsabilidades partilhadas com Estados e Municípios. Além de organizar e manter o sistema federal de ensino, deve atuar na função redistributiva e supletiva. A função redistributiva está baseada no princípio da ✂️ a) equidade ✂️ b) acessibilidade. ✂️ c) legalidade. ✂️ d) simetria. ✂️ e) isonomia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q802620 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Emília Ferreiro, em seu estudo sobre a Psicogênese da escrita, descreveu alguns níveis pelos quais a criança passa até fazer uso efetivo da escrita. Na escola, este estudo é muito utilizado sobretudo em avaliações oficiais dos estudantes que buscam saber quantas crianças estão alfabéticas no decorrer do período de alfabetização. O termo “alfabética”, neste contexto, refere- se ✂️ a) à hipótese alfabética, termo cunhado por Ferreiro para se referir ao nível em que as crianças passam a escrever com a consciência de que a palavra é formada por sílabas que contém consoantes e vogais. ✂️ b) ao fato de a criança já estar plenamente alfabetizada com as capacidades de codificação e decodificação íntegras e dentro da ortografia do português. ✂️ c) à hipótese alfabética de Ferreiro que se refere ao nível em que a criança se preocupa com o aspecto qualitativo de suas produções e passa a eleger a consoante para marcar cada sílaba da palavra. ✂️ d) ao fato de a criança saber que podemos representar sons da fala por letras do alfabeto. ✂️ e) à hipótese alfabética de Ferreiro que se refere ao momento em que a criança tem consciência de que a palavra deve ter mais de três letras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q800719 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018O programa fisioterapêutico para crianças com distrofia muscular de Duchenne na idade de 6 a 8 anos preconiza: ✂️ a) monitorar as habilidades funcionais e de desenvolvimento; ensinar a família exercícios para os músculos tríceps sural e tensor da fáscia lata; posicionamento e programa de exercícios, tais como natação; monitorar a força muscular e amplitude de movimento. ✂️ b) manter o programa em posição ortostática pelo maior tempo possível; controlar a obesidade e as contraturas; usar cadeira de rodas monitorizada para locomoção independente; recomendar o uso de cadeira higiênica; trabalhar com o professor e outros profissionais da equipe da escola para melhorar a postura em sala de aula. ✂️ c) adequar e prescrever órtese joelho-tornozelo; prescrever e ensinar o uso de andador com rodas ou órtese para marcha recíproca; desenvolver programa para integrar a marcha às atividades na escola; recomendar exercícios respiratórios, uso de cadeira de rodas manual para longas distâncias com orientação quanto ao posicionamento; sugerir posicionamento para monitorar a escoliose e contraturas musculares. ✂️ d) adaptar equipamentos para auxiliar nas atividades de vida diária, incluindo pratos e talheres; desenvolver horários e métodos regulares para alivio de pressões e monitoramento da pele; adaptar dispositivos de assistência ventilatórias à cadeira de rodas manual ou monitorizada; ensinar a família a técnica de tosse assistida. ✂️ e) monitorar a força muscular e a amplitude de movimento (ADM); orientar a família e a equipe escolar sobre como modificar as atividades para não levar à fadiga; desenvolver programa para a postura de pé e a marcha; ensinar exercícios respiratórios, orientar o professor de educação física quanto aos exercícios para ADM; prescrever órteses noturnas para os tornozelos e monitorar o alinhamento da coluna vertebral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q800204 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Uma lesão muscular que provoca um dano maior ao músculo, com evidente perda de função (habilidade para contrair), onde é possível palpar-se um pequeno defeito muscular, ou gap, no sítio da lesão, e ocorre a formação de um discreto hematoma local, com eventual ecmose dentro de dois a três dias, é classificada como de grau ✂️ a) V. ✂️ b) II. ✂️ c) I. ✂️ d) IV. ✂️ e) III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q803701 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018No acompanhamento de estudantes com paralisia cerebral, o fonoaudiólogo deve considerar como importante para sua inclusão no contexto escolar: ✂️ a) A orientação aos pais de crianças com paralisia cerebral para que a entrada na instituição educacional se dê somente depois do trabalho terapêutico que lhe proporcione autonomia no uso da oralidade e escrita. ✂️ b) A imediata introdução do uso de pranchas de aprendizagem, já que a criança com paralisia cerebral tem sérias dificuldades de comunicação. ✂️ c) O encaminhamento do estudante para o Atendimento Educacional Especializado já que toda pessoa com paralisia cerebral tem dificuldades cognitivas significativas que precisam ser trabalhadas. ✂️ d) O espaço físico que a criança irá frequentar, o qual deve ser adaptado para o acesso à cadeira de rodas. Também o material como lápis e papel devem ser adaptados para o manuseio seguro do estudante. ✂️ e) A busca junto aos pais da criança com paralisia cerebral de escolas especializadas no atendimento de crianças com deficiência que tenham atendimento terapêutico integrado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q796746 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Foi solicitado á uma criança que se submetesse ao teste de Thomas para avaliação de encurtamento muscular. Esse teste avalia o encurtamento dos músculos ✂️ a) extensores de joelho. ✂️ b) flexores plantares. ✂️ c) flexores de quadril. ✂️ d) abdutores de ombro. ✂️ e) extensores de quadril. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro