Início Questões de Concursos Especialista na Educação Resolva questões de Especialista na Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Especialista na Educação Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q801632 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Sobre distúrbio articulatório em crianças na idade escolar, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) Distúrbios articulatórios persistentes podem confundir a criança na fase inicial da alfabetização, mas não são impeditivos da apropriação do código gráfico. ✂️ b) Hábitos orais como o uso de chupeta e/ou mamadeira por mais de três anos aumentam a probabilidade de distúrbios articulatórios por dificultar os ajustes finos necessários à articulação da fala. ✂️ c) Distúrbios articulatórios persistentes impedem a apropriação do código gráfico pela criança em fase de alfabetização. ✂️ d) Uma criança com distúrbio articulatório, em fase escolar, se não acolhida neste contexto, pode se isolar e apresentar dificuldades em seu processo de alfabetização. ✂️ e) É preciso que o fonoaudiólogo auxilie o professor na compreensão da natureza do distúrbio articulatório de seus alunos de modo a não patologizar seus processos de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q803404 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Os professores constituem uma das categorias que mais apresentam distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT), seja em função de abuso vocal, seja pela combinação de fatores ambientais, como os problemas de acústica e a competição sonora comum em escolas, principalmente aquelas localizadas em centros urbanos. A causa pelo mau uso vocal é denominada ✂️ a) disfonia orgâno-funcional. ✂️ b) disartrofonia. ✂️ c) disfonia mista. ✂️ d) disfonia neurogênica. ✂️ e) disfonia funcional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q798359 | Fisioterapia, Órtese e Prótese, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Os critérios para indicação do uso de órteses para os membros inferiores, um tipo de tecnologia assistiva, da criança com alterações neurológicas se baseiam em princípios biomecânicos e neurofisiológicos, que visam o controle postural e a marcha. Os principais fatores para a indicação desse tipo de tecnologia assistiva, são: ✂️ a) prevenir contraturas e deformidades, manter alinhamento biomecânico adequado, facilitar o posicionamento sentado e de pé, facilitar o treino de habilidade motoras. ✂️ b) indicar e disponibilizar sistemas de varredura para o uso e interação com tablets/computadores/celulares. ✂️ c) aumentar o peso, facilitar o uso de antiderrapantes em brinquedos para a criança que apresente tremores, ataxias, incoordenação. ✂️ d) manter alinhamento biomecânico adequado, facilitar o posicionamento sentado e de pé e aumentar o peso. ✂️ e) utilizar acionadores para facilitar o uso de brinquedos, prevenir contraturas e deformidades e aumentar o peso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q802101 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018De acordo com a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), o processamento auditivo central foi definido como mecanismos e processos do sistema nervoso auditivo que capacitam a decodificação e o entendimento da fala, especialmente em situações desfavoráveis, como na presença de ruído de fundo e fala competitiva. A partir dessa informação, infere-se que: ✂️ a) as dificuldades de compreensão daquilo que se escuta podem estar relacionadas a alterações do processamento auditivo central. ✂️ b) a dificuldade de compreensão daquilo que se escuta está relacionada à acuidade auditiva do sujeito que fica prejudicada pela presença de ruídos de fundo. ✂️ c) a avaliação do processamento auditivo central não sofre influência do nível de acuidade auditiva do sujeito avaliado, pois são dois processos fisiológicos distintos. ✂️ d) a decodificação dos sons da fala é o principal fator para a sua compreensão sendo este o aspecto analisado no teste de processamento auditivo central. ✂️ e) os mecanismos do processamento auditivo central são acionados especialmente quando há ruído de fundo ou fala competitiva na emissão de uma mensagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q801752 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Apresenta corretamente os cinco pares cranianos ligados ao controle da deglutição: ✂️ a) Olfativo (I), Troclear (II), Abducente (VI), Vago (X) e Hipoglosso (XII). ✂️ b) Trigêmeo (V), Abducente (VI), Facial (VII), Vestibulococlear (VIII) e Hipoglosso (XII). ✂️ c) Trigêmeo (V), Facial (VII), Glossofaríngeo (IX), Vago (X) e Hipoglosso (XII). ✂️ d) Olfativo (I), Facial (VII), Glossofaríngeo (IX), Espinhal Acessório (XI) e Hipoglosso (XII). ✂️ e) Olfativo (I), Trigêmeo (V), Glossofaríngeo (IX), Vago (X) e Hipoglosso (XII). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
41Q801632 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Sobre distúrbio articulatório em crianças na idade escolar, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) Distúrbios articulatórios persistentes podem confundir a criança na fase inicial da alfabetização, mas não são impeditivos da apropriação do código gráfico. ✂️ b) Hábitos orais como o uso de chupeta e/ou mamadeira por mais de três anos aumentam a probabilidade de distúrbios articulatórios por dificultar os ajustes finos necessários à articulação da fala. ✂️ c) Distúrbios articulatórios persistentes impedem a apropriação do código gráfico pela criança em fase de alfabetização. ✂️ d) Uma criança com distúrbio articulatório, em fase escolar, se não acolhida neste contexto, pode se isolar e apresentar dificuldades em seu processo de alfabetização. ✂️ e) É preciso que o fonoaudiólogo auxilie o professor na compreensão da natureza do distúrbio articulatório de seus alunos de modo a não patologizar seus processos de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q803404 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Os professores constituem uma das categorias que mais apresentam distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT), seja em função de abuso vocal, seja pela combinação de fatores ambientais, como os problemas de acústica e a competição sonora comum em escolas, principalmente aquelas localizadas em centros urbanos. A causa pelo mau uso vocal é denominada ✂️ a) disfonia orgâno-funcional. ✂️ b) disartrofonia. ✂️ c) disfonia mista. ✂️ d) disfonia neurogênica. ✂️ e) disfonia funcional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q798359 | Fisioterapia, Órtese e Prótese, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Os critérios para indicação do uso de órteses para os membros inferiores, um tipo de tecnologia assistiva, da criança com alterações neurológicas se baseiam em princípios biomecânicos e neurofisiológicos, que visam o controle postural e a marcha. Os principais fatores para a indicação desse tipo de tecnologia assistiva, são: ✂️ a) prevenir contraturas e deformidades, manter alinhamento biomecânico adequado, facilitar o posicionamento sentado e de pé, facilitar o treino de habilidade motoras. ✂️ b) indicar e disponibilizar sistemas de varredura para o uso e interação com tablets/computadores/celulares. ✂️ c) aumentar o peso, facilitar o uso de antiderrapantes em brinquedos para a criança que apresente tremores, ataxias, incoordenação. ✂️ d) manter alinhamento biomecânico adequado, facilitar o posicionamento sentado e de pé e aumentar o peso. ✂️ e) utilizar acionadores para facilitar o uso de brinquedos, prevenir contraturas e deformidades e aumentar o peso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q802101 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018De acordo com a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), o processamento auditivo central foi definido como mecanismos e processos do sistema nervoso auditivo que capacitam a decodificação e o entendimento da fala, especialmente em situações desfavoráveis, como na presença de ruído de fundo e fala competitiva. A partir dessa informação, infere-se que: ✂️ a) as dificuldades de compreensão daquilo que se escuta podem estar relacionadas a alterações do processamento auditivo central. ✂️ b) a dificuldade de compreensão daquilo que se escuta está relacionada à acuidade auditiva do sujeito que fica prejudicada pela presença de ruídos de fundo. ✂️ c) a avaliação do processamento auditivo central não sofre influência do nível de acuidade auditiva do sujeito avaliado, pois são dois processos fisiológicos distintos. ✂️ d) a decodificação dos sons da fala é o principal fator para a sua compreensão sendo este o aspecto analisado no teste de processamento auditivo central. ✂️ e) os mecanismos do processamento auditivo central são acionados especialmente quando há ruído de fundo ou fala competitiva na emissão de uma mensagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q801752 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Apresenta corretamente os cinco pares cranianos ligados ao controle da deglutição: ✂️ a) Olfativo (I), Troclear (II), Abducente (VI), Vago (X) e Hipoglosso (XII). ✂️ b) Trigêmeo (V), Abducente (VI), Facial (VII), Vestibulococlear (VIII) e Hipoglosso (XII). ✂️ c) Trigêmeo (V), Facial (VII), Glossofaríngeo (IX), Vago (X) e Hipoglosso (XII). ✂️ d) Olfativo (I), Facial (VII), Glossofaríngeo (IX), Espinhal Acessório (XI) e Hipoglosso (XII). ✂️ e) Olfativo (I), Trigêmeo (V), Glossofaríngeo (IX), Vago (X) e Hipoglosso (XII). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro