Questões de Concursos: Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q957486 | Enfermagem, Ergonomia no Trabalho, Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, EBSERH, FGV, 2025

Um dos problemas que acomete os trabalhadores decorre de utilização excessiva (sobrecarga) de determinados grupamentos osteomusculares. Para cuidar da saúde do trabalhador nos casos de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), há cuidados relacionados tanto à prevenção quanto ao tratamento.

Sobre a prevenção e o tratamento de LER e DORT, é correto afirmar que

12 Q957494 | Enfermagem, Política Nacional da Saúde do Trabalhador, Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, EBSERH, FGV, 2025

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi fundada em 1919 com o objetivo de promover a justiça social e melhorar as condições de trabalho em todo o mundo. A OIT tem como um de seus principais objetivos promover normas internacionais para a proteção dos direitos dos trabalhadores, através de Convenções. Por ocasião da reunião do G20, sediada na cidade do Rio de Janeiro em 2024, a OIT pediu ao G20 para reduzir as desigualdades, promover a igualdade de gênero e incentivar a diversidade no mundo do trabalho.

Sobre as Convenções da OIT, avalie as afirmativas a seguir.

I. As convenções são tratados internacionais sobre um tema determinado, que estabelecem princípios e diretrizes a serem observados pelos países que as assinam.
II. As Convenções da OIT são limitadas a condições de trabalho exclusivamente para trabalhadores formais com carteira assinada, não abrangendo trabalhadores informais ou autônomos.
III. Indenização por doenças profissionais (Convenção 42), trabalho noturno de mulheres na indústria (Convenção 89), proteção ao salário (Convenção 95), igualdade salarial entre homens e mulheres (Convenção 100), amparo à maternidade (Convenção 103), discriminação em matéria de emprego e profissão (Convenção 111), férias (Convenção 132), incentivo à negociação coletiva (Convenção 154) e piores formas de trabalho infantil e ação imediata para sua eliminação (Convenção 182) são algumas das Convenções ratificadas pelo Brasil.
IV. A OIT não possui influência sobre as questões de segurança e saúde no trabalho, sendo sua atuação restrita a questões trabalhistas relacionadas a salários e jornada de trabalho.

Estão corretas as afirmativas

13 Q957498 | Enfermagem, Política Nacional da Saúde do Trabalhador, Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, EBSERH, FGV, 2025

A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho-PNSST tem por objetivos a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos, relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.

Com base na Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, assinale a afirmativa correta.

14 Q957503 | Enfermagem, Pele e Anexos, Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, EBSERH, FGV, 2025

As dermatoses ocupacionais são alterações na pele, mucosa e anexos relacionadas ao ambiente e processos de trabalho. Sobre as características e a vigilância das dermatoses ocupacionais, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As dermatoses ocupacionais são exclusivamente causadas por agentes químicos presentes no ambiente de trabalho.
( ) A notificação de dermatoses ocupacionais no Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação) deve ser realizada somente em casos graves que causem incapacidade para o trabalho.
( ) As manifestações clínicas das dermatoses ocupacionais se limitam a eritema e edema, sem apresentar complicações secundárias.
( ) As dermatoses ocupacionais podem ocorrer quando as atividades profissionais desenvolvidas, as condições de trabalho, o uso inadequado ou a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) expõem o trabalhador a agentes químicos, físicos, biológicos ou psicossociais.

As afirmativas são, respectivamente,

15 Q957505 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis panorama geral e plano de enfrentamento, Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, EBSERH, FGV, 2025

Para um paciente com diabetes mellitus, a prescrição médica para a administração de insulina é de 14 unidades de insulina regular (R) e 18 unidades de insulina NPH, ambas a serem administradas na mesma seringa, antes do café da manhã.

Considerando as boas práticas de preparo e administração de insulina, as etapas que descrevem corretamente o procedimento para a aspiração das doses são:

16 Q957507 | Enfermagem, Anamnese Coleta de Dados, Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, EBSERH, FGV, 2025

Um técnico de enfermagem do trabalho está acompanhando um trabalhador que apresentou febre, cefaleia, mialgia e fadiga após retorno de uma viagem a uma região endêmica de febre amarela.

A ação correta a ser realizada pelo técnico de enfermagem nesse caso é

17 Q957479 | Enfermagem, Medicação Endovenosa, Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, EBSERH, FGV, 2025

Ao preparar a administração de medicamento endovenoso no posto de enfermagem, uma das apresentações de medicamentos é em forma de frasco-ampola. Ao final da aspiração, o frasco será descartado.

De acordo com a RDC nº 222, de 28 de março de 2018, sobre o descarte desse tipo de frasco de medicamentos, é correto afirmar que

18 Q957482 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, EBSERH, FGV, 2025

A Portaria GM/MS nº 502, de 1º de junho de 2023, institui o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Considerando os eixos estruturantes desse Programa, o técnico de enfermagem exerce um importante papel junto aos trabalhadores, de modo a ajudá-los nas medidas de promoção da saúde, prevenção e tratamento do tabagismo. Para uma atuação responsável e eficaz, o conhecimento sobre esse tema é primordial na elaboração de ações de educação em saúde.

Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O fumo passivo acomete especialmente as crianças, que correm o risco de desenvolver pneumonia, bronquite, agravamento de asma; com os adultos ocorrem incômodos, mas eles não correm risco de ter as mesmas doenças que o fumante.
( ) Deve-se informar ao tabagista que, entre os tratamentos disponíveis no SUS, há o medicamentoso por meio de adesivo, goma e pastilha, e que a duração do tratamento é de 12 meses e inclui a manutenção da abstinência.
( ) Se o trabalhador manifestar preocupação com o ganho de peso deve ser orientado para o fato de que isso é temporário, e que, na maioria dos casos, ocorre nos primeiros meses pós-cessação.
( ) A alternativa de uso de cigarros eletrônicos deve ser descartada, pois ele aumenta o risco para a síndrome respiratória aguda grave e, além disso, os cigarros eletrônicos podem causar danos ambientais tais como incêndios e explosões.

As afirmativas são, respectivamente,

19 Q957495 | Enfermagem, NR's do Ministério do Trabalho e Emprego, Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, EBSERH, FGV, 2025

As Normas de Higiene Ocupacional (NHOs) compõem uma série de normas técnicas resultantes dos trabalhos técnicos da Fundacentro. Elas abordam diferentes aspectos dos procedimentos e critérios de identificação, avaliação e controle dos riscos e perigos ambientais e profissionais.

As NHOs têm como objetivo principal

20 Q957504 | Enfermagem, Anatomia na Enfermagem, Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, EBSERH, FGV, 2025

A Pressão Arterial (PA) refere-se à pressão exercida pelo sangue contra as paredes das artérias. Em relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A pressão sistólica é a pressão mais alta gerada pelo coração, durante a contração do ventrículo esquerdo.
( ) A pressão diastólica é a pressão mais baixa gerada pelo coração, durante o relaxamento do ventrículo esquerdo.
( ) A pressão sistólica é a pressão mais baixa gerada pelo coração, durante a contração do ventrículo esquerdo.
( ) A pressão diastólica é a pressão mais alta gerada pelo coração, durante o relaxamento do ventrículo esquerdo.

As afirmativas são, respectivamente,
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.