Questões de Concursos: Especilista em Recursos Hídricos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Especilista em Recursos Hídricos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q985120 | Engenharia Ambiental e Sanitária, O Conceito de Recursos Hídricos, Especilista em Recursos Hídricos, AGEVAP RJ, OBJETIVA, 2025

Conforme o Plano Nacional de Segurança Hídrica, o Índice de Segurança Hídrica (ISH) foi desenvolvido com o objetivo de fornecer uma representação clara e simplificada dos diversos componentes da segurança hídrica, incorporando a análise dos riscos associados ao uso da água em suas diferentes dimensões. Com base nessas dimensões e suas características, assinalar a alternativa INCORRETA.

12 Q985123 | Direito Administrativo, Organização da Administração Pública, Especilista em Recursos Hídricos, AGEVAP RJ, OBJETIVA, 2025

A Lei Estadual nº 10.843/2001 define as entidades públicas e privadas que poderão receber recursos hídricos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Segundo essa lei, NÃO pode habilitar-se à obtenção de recursos, por intermédio de financiamento reembolsáveis ou não, os(as):

13 Q985126 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Tratamento de Efluentes Líquidos, Especilista em Recursos Hídricos, AGEVAP RJ, OBJETIVA, 2025

Em relação às características das lagoas de estabilização no processo de tratamento de água, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) São responsáveis pela estabilização da matéria orgânica por meio da oxidação bacteriológica (oxidação aeróbia ou fermentação anaeróbia) e/ou redução fotossintética das algas.

( ) Consistem em lagoas naturais ou artificiais, onde prevalecem condições físicas, químicas e biológicas que caracterizam a autodepuração.

( ) A incidência de raios solares é um fator que prejudica a estabilização da matéria orgânica. Por tal razão, as lagoas devem ser cobertas.

14 Q985130 | Agrimensura, Especilista em Recursos Hídricos, AGEVAP RJ, OBJETIVA, 2025

No caso do monitoramento de recursos hídricos, o nivelamento geométrico é uma atividade fundamental nas estações fluviométricas, pois verifica o posicionamento vertical das réguas linimétricas, de modo que as leituras nelas realizadas possam atender com exatidão às equações matemáticas utilizadas nas suas respectivas curvas-chave. A respeito do nivelamento geométrico, é CORRETO afirmar que:

15 Q985127 | Engenharia Cartográfica, Especilista em Recursos Hídricos, AGEVAP RJ, OBJETIVA, 2025

Os sensores remotos são equipamentos que captam e registram a energia refletida ou emitida pelos alvos na superfície da Terra. As imagens obtidas têm características muito importantes, conhecidas como resolução dos sensores, e podem ser classificadas em espacial, espectral, radiométrica e temporal. Quanto ao assunto, analisar os itens.

I. Resolução espacial: indica a capacidade que o sensor tem para registrar os detalhes do terreno na imagem. Essa resolução é expressa pelo elemento celular que compõe uma imagem de satélite, denominado pixel, que estabelece a unidade mínima de informação que estará representada em uma imagem.

II. Resolução espectral: indica qual faixa do espectro corresponde às medições efetuadas, assim como o número de medidas registradas referentes àquela área e àquele pixel. Essa resolução garante que as imagens de satélite tenham uma característica especial, ou seja, são multiespectrais.

III. Resolução radiométrica: indica a faixa de valores numéricos associados aos pixels, que representam a intensidade da radiância proveniente da área do terreno coberta pelo pixel (nível de cinza). Quanto menor for a capacidade do sensor para medir as diferenças de intensidade dos níveis de radiância, maior será a resolução radiométrica da imagem.

IV. Resolução temporal: indica a frequência com a qual uma determinada porção da superfície da Terra/cena/alvo será amostrada por um determinado sensor, ou seja, quantos dias o sensor levará para obter uma nova imagem da mesma área.

Está CORRETO o que se afirma:

16 Q985131 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Drenagem na Engenharia Ambiental e Sanitária, Especilista em Recursos Hídricos, AGEVAP RJ, OBJETIVA, 2025

A gestão da drenagem pode ser realizada dentro de uma política nacional e transmitida para as municipalidades que atuam diretamente nos serviços. Os impactos decorrentes da drenagem urbana se iniciam a partir da modificação do espaço natural de drenagem do terreno, a partir da urbanização. À medida que a área é ocupada e o ambiente é transformado, os efeitos das águas pluviais sobre a área urbana e a jusante podem causar diversos impactos, que são:

I. Redução da recarga subterrânea.

II. Redução da qualidade da água pluvial.

III. Erosão e sedimentação.

IV. Aumento das vazões e inundações.

Está CORRETO o que se afirma:

17 Q985132 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especilista em Recursos Hídricos, AGEVAP RJ, OBJETIVA, 2025

Em uma estimativa de disponibilidade hídrica, em uma bacia hidrográfica, tem-se a precipitação média de 2000mm e a vazão média no exutório de 900mm. Esses valores são médios de 20 anos. Em um estudo preliminar, pede-se uma estimativa da evapotranspiração média dessa bacia no período que está sendo analisado (20 anos), desconsiderando outros volumes de água de entrada ou saída na bacia hidrográfica, ou seja, considerando apenas no balanço a precipitação e a vazão no exutório. O valor dessa estimativa é de:

18 Q985133 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especilista em Recursos Hídricos, AGEVAP RJ, OBJETIVA, 2025

Na elaboração de um projeto de conservação de recursos hídricos para conter a inundação na região R, foi construída uma obra e foi solicitado que o tempo de retorno hidrológico de inundação (falha dessa obra) seja de 10 anos. Dado que o projeto dessa obra foi executado com a condicionante do tempo de retorno de 10 anos para inundação da região R, isso significa que:

19 Q985134 | Engenharia Hidráulica, Especilista em Recursos Hídricos, AGEVAP RJ, OBJETIVA, 2025

Eventos extremos, como inundações, têm ocorrido em diversas partes do Brasil e têm castigado a população brasileira, ocasionando grandes prejuízos. Sobre o tema, analisar as afirmativas abaixo e assinalar a alternativa CORRETA.

I. O aumento da impermeabilização das cidades provoca diversos efeitos sobre o hidrograma de saída da área drenada. Entre os efeitos pode-se citar: a diminuição do tempo para atingir o pico do hidrograma, o aumento do escoamento superficial e o aumento da vazão de pico, podendo inclusive ser superior a 300% da vazão de pico original da bacia hidrográfica.

II. Em uma bacia urbana, se dobrar a área impermeável, então a vazão de pico no exutório dessa bacia também dobra.

III. Diques e canalização de trechos de rios são exemplos de obras estruturais de controle de cheias, porém, os diques, quando falham, ocasionam efeitos de inundação mais devastadores do que se eles não existissem.


🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.