Início

Questões de Concursos Estatístico

Resolva questões de Estatístico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q542723 | Probabilidade e Estatística, Amostragem, Estatístico, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Considere que uma pequena população seja composta de 12 pessoas com os seguintes pesos:

75 80 65 90 70 72 60 70 85 65 80 76

Com base nesses dados, julgue os itens que se seguem.

Na amostragem sistemática, o peso médio esperado de uma amostra corresponde sempre ao peso médio da população.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q542639 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Estatístico, MJ, FUNRIO

Em um teste de hipótese, a probabilidade de não rejeitar a hipótese nula quando ela é falsa, e a probabilidade de rejeitar a hipótese nula quando ela é verdadeira, são denominados, respectivamente, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q543240 | Probabilidade e Estatística, Correlação, Estatístico, SEJUS DF, FUNIVERSA

Considere a variável X com média 5 e desvio padrão 2 e a variável Y com média 2 e desvio padrão 5. Se a variância de X + Y é igual a 8 e a variância de X - Y é igual a 4, assinale a alternativa que apresenta o coeficiente de correlação de X e Y.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q832042 | Probabilidade e Estatística, Conhecimentos de estatística, Estatístico, CRM MG, Gestão de Concursos, 2021

Considere que um estudo foi realizado com o objetivo de avaliar se a variável dependente (Y) está relacionada linearmente com a variável independente (X).A partir dos dados de uma amostra de 10 pares de medidas (xi, yi) com i = 1, 2, ..., 10, foi obtido o coeficiente de correlação de Pearson r = 0,9.
Levando em consideração o texto anterior e sabendo que V = 3X + 5 e W = cY + d, onde c e d são números reais positivos, analise as afirmativas a seguir.
I. O modelo de regressão ajustado Y = a.bX explica aproximadamente 90% da variação total em Y. II. O coeficiente de correlação de Pearson entre X e V é 1. III. O coeficiente de correlação de Pearson entre X e W é 0,9c + d. IV. O coeficiente de correlação de Pearson entre V e W é 0,9.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q542469 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Estatístico, FMS PI, NUCEPE

Considere o lançamento, de maneira independente, de dois dados honestos com 6 faces, numerados de 1 a 6, e considere A o evento cuja soma das duas faces seja par, e B, o evento cujo módulo da subtração das faces seja igual a 1. Dado que o evento B não ocorreu, qual a probabilidade de A ocorrer?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q543753 | Probabilidade e Estatística, Média, Estatístico, DPE PR, 2017

Sobre as propriedades da média, analise os conceitos abaixo, em seguida assinale a alternativa que aponta as afirmações corretas.

I - Multiplicando-se ou dividindo-se cada elemento de um conjunto de dados por um valor constante (C), a média fica multiplicada ou dividida por essa constante.

II - A soma dos quadrados dos desvios de um conjunto de números Xj, em relação a qualquer numero ?, é um máximo quando ?=média, e somente neste caso.

III - Somando-se ou subtraindo-se cada elemento de um conjunto de dados por um valor constante (C), a média fica somada ou subtraída por essa constante.

IV - A soma algébrica dos desvios de um conjunto de números em relação à média é 4.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q542033 | Probabilidade e Estatística, Definição e Conceito Sobre Estatística, Estatístico, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Para orientar os investimentos em educação em certo município, um analista foi contratado para criar um ranking das escolas públicas desse município. Para cada escola, as variáveis disponíveis são a quantidade de turmas, a quantidade de alunos, a quantidade de professores, a nota da Prova Brasil e a área do terreno.

A partir dessa situação, julgue os itens subsequentes.

A análise de componentes principais é uma técnica da análise multivariada que permite formar um ranking dessas escolas com base nesses dados.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q543504 | Probabilidade e Estatística, Variáveis Aleatórios, Estatístico, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Uma área de estacionamento rotativo oferece 50 vagas, das quais 1 vaga é exclusiva para veículos conduzidos por pessoas portadoras de necessidades especiais. A demanda por essa vaga reservada se comporta segundo um processo de Poisson, com uma taxa de 1,2 veículos por dia. Considerando essa situação hipotética, qual a probabilidade de um usuário com necessidade especial ficar sem poder estacionar em uma das vagas reservadas durante certo dia qualquer? Dado: e(-1,2) = 0,30119.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q543073 | Probabilidade e Estatística, Amostragem, Estatístico, FMS PI, NUCEPE

Com relação aos tipos de amostragem, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q209698 | Probabilidade e Estatística, Variância, Estatístico, Senado Federal, FGV

Janaína ganhou de seus pais uma caixa com 12 canetas coloridas, todas com cores diferentes. Ela destampou as canetas, fechou os olhos, embaralhou as tampas e tampou-as novamente de forma aleatória. A esperança e a variância, respectivamente, do número de canetas que foram tampadas com sua tampa original são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q835044 | Probabilidade e Estatística, Estatística descritiva, Estatístico, CRM MG, Gestão de Concursos, 2021

A seguir tem-se o tempo, em dias, de espera para uma amostra aleatória de sete pacientes que agendaram suas consultas em um posto de saúde local. O X representa o tempo de espera do último paciente.
12 8 25 15 2 3 X
Sabendo-se que a média aritmética do tempo de espera foi de 10 dias, pode-se concluir que a mediana do tempo de espera desses pacientes foi igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q831975 | Português, Pontuação, Estatístico, CRM MG, Gestão de Concursos, 2021

Leia o texto a seguir, para responder à questão. 

No fundo, todos estamos nos transformando um

pouco em gatos


“Você acredita que os patos sabem que é Natal?” Essa foi a pergunta que meu amigo Miguel me fez em uma véspera de Ano Novo, enquanto atravessávamos o Campo de São Francisco, em Oviedo. Nem as horas nem o frio convidavam a ficar lá filosofando sobre o assunto, mas o debate continuou ao longo do caminho. Demos como certo que os peixes nos tanques certamente não; os patos e perus, talvez um pouco (tampouco muito); mas os que certamente estavam a par eram os cães e os gatos (não entramos na fauna selvagem, já que o trajeto era curto. Era Oviedo, não Nova York).

Anos depois, nós dois adotamos uma gata. Na quarta-feira de manhã eu lhe mandei uma mensagem perguntando se Lola, a dele, sabia que algo estava acontecendo (obviamente, falando da crise do coronavírus). “Sim, sim, sim, mais carinhosa que nunca, se for possível. Alucinada porque estamos o dia todo em casa”, foi sua resposta.

Mía e Atún — meus gatos — também estão surpresos. Na verdade, fui pegar as roupas da máquina de lavar e, quando saí, encontrei os dois me esperando no corredor, sentados juntos, olhando para mim com cara de “ei, por que você está passando o dia inteiro em casa? Tem algo a nos contar?” Normalmente, quando chego em casa, os dois vêm me encontrar e me fazem um pouco de festa (se deitam de barriga, se esfregam em mim). Estes dias se dedicam a me seguir pelo apartamento, como se suspeitassem de meus atos. E me fazem festa quando saio de casa para levar o lixo ou ir às compras, é claro. Percebo uma certa cara de insatisfação quando veem que volto em cinco minutos.

Há quem diga que quem, como eu, convive com animais e esteja um pouco fraco da cabeça lhes atribui capacidades humanas que eles não têm. Pode ser. Mas o fato é que percebem alguma coisa. Vamos ver, você não precisa ser um gênio para se dar conta de que seu dono está há trocentos dias sem sair de casa, de que na rua só se vê gente com cachorros (falaremos sobre isso mais tarde) ou que se pode ouvir perfeitamente os pássaros ou os sinos das igrejas. Não sei como é com vocês, mas, comigo, quando choro, Mía se aproxima e coloca sua cara contra a minha. Não sei se percebe ou o quê, mas as mudanças de humor chamam sua atenção.

Esses dias também estão servindo para conhecer melhor nossos animais de estimação. Os donos de gatos muitas vezes se perguntam o que eles fazem quando não estamos em casa. Eu já te digo: dormem, basicamente. Dormem de 12 a 16 horas por dia. Ou seja, são seres quase perfeitos para o isolamento. O que não sei é se, quando estou em casa, param de fazer as coisas que normalmente fazem. Nos últimos dias não os vi arranhar o sofá em nenhum momento. Talvez não queiram nos deixar rastros.

Eles também estão se dando melhor. Mía tem quatro anos e Atún, dez meses. Passam o dia às turras. Quando não é um, é o outro. Atún tem a energia da infância e Mía é diligentemente sinuosa para criar problemas: sempre faz Atún parecer culpado. Ultimamente as brigas são mais esporádicas. Até dormem juntos e limpam um ao outro.

Mas, cuidado, isso não quer dizer que vão se adaptar às novas circunstâncias. Atún me acorda todos os dias às 7h25, ou seja, cinco minutos antes do que o despertador normalmente faz. Dizia Jim Davis: “Os gatos sabem instintivamente a hora exata em que seus donos vão acordar, e eles os acordam dez minutos antes”. Atún me deixa esses cinco minutos de cortesia, mas, mesmo em confinamento, ainda continua sendo escrotamente gato.

Porque não deixam de ser gatos, é claro. Nos últimos dias comecei um jogo de xadrez virtual, mas real, com meu amigo Jaime. Isto é: o tabuleiro é físico, e enviamos fotos um ao outro com os movimentos de ambos, de tal forma que é necessário mover as brancas e as pretas (já deixo claro). Bem, agora minha casa é um xadrez. Uma torre no quarto, um peão no banheiro, o rei forçosamente sob cobertura atrás de uma planta e Mía, é claro, sentada no centro do tabuleiro, entre as pretas e as brancas. Xeque-Mate.

Também há dias para aprofundar o debate sobre se é melhor ter como mascote um cão ou um gato. Não vamos nos deixar levar pela euforia do momento. Hoje, os cães são um bem valioso, porque te permitem sair a caminhar. Uma espécie de salvo-conduto. Tenho amigos que saem com ele cinco vezes por dia. Mas não são tempos de confronto, e sim para estar unidos. Os cães, pelo que me dizem, também surtam com o que está acontecendo. Eles só veem cães na rua e os parques estão fechados. Também não é preciso ser um lince (felino) para perceber que está acontecendo alguma coisa. Da altivez que provém da convivência com um gato, nós, que compartilhamos a vida com um, cumprimentamos os donos de cães e nos congratulamos que os ajudem nessa situação que, mesmo que seja pequena, compensa de alguma forma por todo esse cair da cama e essas noites de chuva em que também é preciso sair à rua.

São dias estranhos. De 24 horas em casa. Dos gatos aparecendo nas reuniões de teletrabalho (e arrancando um sorriso dos participantes), e já se sabe que não há nada que deva ser interposto entre a atenção de um e o felino. No fundo, todos estamos nos transformando um pouco em gatos. Agora sabemos como é difícil racionar as visitas à geladeira-comedor se você fica o dia inteiro em casa. E como é fácil cair no sono no sofá assim que o dia de trabalho termina. Mas são dias precisamente para isso: para ser gatos. Não é uma estratégia tão ruim: é o único animal que conseguiu dominar a internet sem precisar manejar a tecnologia. Por alguma razão estará dando tão certo para eles.

Disponível em: <https://bit.ly/2xwO2YZ>.

Acesso em: 27 mar. 2020 (Adaptado).

Releia este trecho.

“Não sei como é com vocês, mas, comigo, quando choro, Mía se aproxima e coloca sua cara contra a minha.”

Assinale a alternativa em que a reescrita desse trecho não está de acordo com a norma-padrão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q550500 | Informática, Segurança da Informação, Estatístico, TJ PR, TJ PR

Tipo de Programa malicioso que, uma vez instalado em um microcomputador, permite a abertura de portas, possibilitando a obtenção de informações não autorizadas, é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q210403 | Português, Gramatica normativa, Estatístico, TJ SP, VUNESP

Considere o texto a seguir. Em janeiro, pesquisadores consultaram famílias brasileiras acerca do endividamento, questionando famílias brasileiras sobre suas dívidas com cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal e prestação de carro e seguros. Segundo os resultados da pesquisa, 57,5% das famílias consultadas relataram ter algum tipo de dívida, de 57,5 % das famílias consultadas, 6,4% declararam não ter condições de pagar a dívida. Para evitar as viciosas repetições no texto, os trechos destacados devem ser respectivamente substituídos, em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q541723 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Estatístico, Secretaria de Estado de Administração PA, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa a cálculo de probabilidades, seguida de uma assertiva a ser julgada. Durante um feriado prolongado, foram registradas mortes em 75% dos acidentes nas rodovias brasileiras. Foi constatado que 80% dos acidentes ocorridos nesse período foram causados por imprudência do motorista, 10% foram causados por falta de manutenção das rodovias e os outros 10% foram causados por motivos diversos. Dos acidentes resultantes de imprudência dos motoristas, houve mortes em 90% dos casos; entre os acidentes causados por falta de manutenção das rodovias, o percentual de mortes foi de 30%. Nessa situação, é correto concluir que não houve registro de mortes em acidentes causados por motivos diversos.
  1. ✂️
  2. ✂️

78Q542784 | Probabilidade e Estatística, Gráficos, Estatístico, SEJUS DF, FUNIVERSA

Texto V, para responder às questões 53 e 54.

 O Teorema Central do Limite é a principal justificativa para o uso da amostragem em problemas que envolvam populações infinitas, ou mesmo em populações finitas, porém, muito grandes quando comparadas ao tamanho da amostra. O resultado de um censo apontou que, em uma cidade com 25.000 famílias, a renda média era de R$ 3.170,00 e o desvio-padrão, de R$ 2.000,00. Um pesquisador utilizou uma amostra aleatória simples de 400 famílias daquela população e obteve média de R$ 3.070,00 com desvio-padrão de R$ 1.920,00.

Ao fazer um histograma para a renda média das 400 famílias amostradas, +1 unidade-padrão (z) estará associado ao valor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q541557 | Probabilidade e Estatística, Conceitos e Dados Importantes, Estatístico, Secretaria de Estado de Administração PA, CESPE CEBRASPE

Uma pesquisa feita junto a clientes de um banco mostrou que 70% dos clientes aplicam em caderneta de poupança e 40% dos clientes desse banco investem em caderneta de poupança e também em aplicações mais arriscadas. De acordo com a pesquisa, 1/3 dos clientes que não aplicam em poupança investem em aplicações mais arriscadas. Nesse banco, 60% dos clientes são do sexo masculino e, entre os clientes que investem em aplicações mais arriscadas que a poupança, 70% são do sexo masculino.

Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

Mais de 70% dos clientes desse banco que aplicam em caderneta de poupança investem em aplicações mais arriscadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

80Q543524 | Probabilidade e Estatística, Distribuição Normal, Estatístico, MI, ESAF

Em determinadas situações uma variável aleatória binomial pode ser adequadamente aproximada por uma variável aleatória normal. Seja X uma variável aleatória binomial com parâmetros n=900 e p=1/2. Usando essa aproximação, calcule o valor mais próximo de P(868 ? X ? 932), considerando os seguintes valores para ?(z), onde ?(z) é a função de distribuição de uma variável aleatória normal padrão Z:

?(1,96) = 0,975, ?(2,17) = 0,985, ?(2,33) = 0,99 e ?(2,58) = 0,995.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.