Questões de Concursos Executivo Público

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161Q437540 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Executivo Público, SAP SP, VUNESP

São dois dos legitimados para propor arguição de descumprimento de preceito fundamental
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162Q399314 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Executivo Público, SEE SP, VUNESP

O contrato administrativo regido pela Lei n.º 8.666/93 pode ser alterado, com a devida justificativa, entre outras hipóteses, no seguinte caso:

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163Q433640 | Direito Constitucional, Poder Constituinte, Executivo Público, SAP SP, VUNESP

O poder que consiste na possibilidade de alterar-se o texto constitucional, respeitando-se a regulamentação especial prevista na própria Constituição da República, exercitado por determinados órgãos com caráter representativo, é denominado de Poder Constituinte
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164Q439332 | Direito Constitucional, Estados Federados, Executivo Público, SAP SP, VUNESP

Nos termos da Constituição da República, são bens dos estados federados:
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165Q376673 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP, Executivo Público, SEE SP, VUNESP

Leia os itens a seguir, relacionados aos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, pilares da Nova Gestão Pública.

I. Eficiência é a capacidade de utilizar os meios e os recursos de maneira racional, representada, principalmente, pela relação entre o custo e o benefício, de todos os fatores envolvidos na prestação de serviços ou na produção de bens.

II. Eficácia relaciona-se com o alcance dos objetivos pactuados, de forma implícita ou explícita, quanto à qualidade e à extensão do atendimento na prestação dos serviços ou na produção de bens.

III. Efetividade é a real contribuição em termos de resultados ao alcance da finalidade de uma intervenção ou do impacto de desenvolvimento esperado.

IV. A efetividade não apresenta relação, de alguma natureza, com a eficiência e a eficácia.

Estão corretas apenas as afirmativas

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166Q209319 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

Quanto à revogação ou invalidação dos atos administrativos, considere:

I. O ato nulo gera direitos ou obrigações às partes, criando situações ou gerando direitos e obrigações enquanto não anulado, motivo pelo qual pode ser convalidado.

II. A Administração pode desfazer seus próprios atos por considerações de mérito e de ilegalidade, ao passo que o Judiciário só os pode invalidar quando ilegais.

III. Um ato inoportuno ou inconveniente só pode ser revogado pela própria Administração, mas um ato ilegal pode ser anulado, tanto pela Administração como pelo Judiciário.

IV. Se a Administração praticou ato ilegal, não pode ela anular ou revogar o ato por seus próprios meios diante do litígio instaurado com o seu destinatário, devendo socorrer-se do Judiciário.

V. A anulação de um ato administrativo baseia-se em razões de conveniência ou de oportunidade, enquanto na revogação, em razões de legitimidade ou legalidade.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

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167Q433597 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Executivo Público, SEE SP, VUNESP

Assinale a alternativa que está de acordo com o texto expresso na Carta Magna brasileira.

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168Q650950 | Ciências Políticas, Executivo Público, SEE SP, VUNESP

Em resposta a um determinado problema público, há diferentes formas de encaminhar uma solução ou uma política pública. Considerando-se os três modelos principais de tomada de decisão em política pública, tem-se: modelo racional-compreensivo, modelo incremental e modelo mixed-scanning (análise misturada).

Assinale a alternativa relativa a um pressuposto do modelo incremental.

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169Q436982 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Executivo Público, SAP SP, VUNESP

Sobre a pena de morte no ordenamento jurídico brasileiro, é correto afirmar que
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170Q208598 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

É princípio ético da Administração Pública brasileira que

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171Q392583 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Executivo Público, SEE SP, VUNESP

O contrato de gestão entre o poder público e a organização social deve ser submetido, após aprovação pelo Conselho de Administração da entidade, ao

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172Q396246 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Executivo Público, SEE SP, VUNESP

A modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto denomina-se

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173Q207222 | Direito Constitucional, Forma Federativa de Competências, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

Promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e ação fiscalizadora federal e esta- dual, é competência constitucional

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174Q397084 | Direito Administrativo, Orgãos e Agentes Públicos, Executivo Público, SEE SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta sobre a estabilidade dos agentes públicos.

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175Q400769 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Executivo Público, SEE SP, VUNESP

É uma característica das autarquias:

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176Q207590 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

Além de outras, NÃO constitui característica das autarquias, a

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177Q400118 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Executivo Público, SEE SP, VUNESP

São elementos do ato administrativo:

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178Q434012 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Executivo Público, SEE SP, VUNESP

De acordo com a Constituição Federal, são a todos assegurados, ricos e pobres, independentemente do pagamento de taxas,

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179Q403216 | Direito Administrativo, Orgãos e Agentes Públicos, Executivo Público, SEE SP, VUNESP

Considerando as distinções entre cargos e empregos públicos, é correto afirmar que

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180Q1066550 | Administração Pública, Governabilidade, Executivo Público, Prefeitura de Estreito MA, IVIN, 2022

Quando se pensa em transparência administrativa, a ideia primeira que nos vêm é a de publicidade das ações dos governos, no entanto, são necessárias outras medidas que vão além da simples divulgação dos serviços públicos realizados ou prestados à sociedade. Transparência não é apenas disponibilizar dados, mas fazê-lo em linguagem clara e acessível a toda a sociedade interessada. Dessa forma, dar transparência é chamar a sociedade para participar dos rumos do Estado, é motivar a decisão tomada e também divulgar todos os atos, salvo as exceções normativas. Assinale a alternativa que apresenta o termo que surgiu com a democratização do acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC), onde tem ficado cada vez mais difícil esconder as ações dos agentes públicos ou atos da gestão pública, assim, o termo pode ser traduzido como controle, fiscalização, responsabilização, ou ainda prestação de contas:
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