Início

Questões de Concursos Física Espanhol e Literatura

Resolva questões de Física Espanhol e Literatura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q680971 | Literatura, Escolas Literárias, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Leia o poema abaixo, presente em Mensagem, de Fernando Pessoa.


Noite

A nau de um deles tinha-se perdido

No mar indefinido.

O segundo pediu licença ao Rei

De, na fé e na lei

Da descoberta, ir em procura

Do irmão no mar sem fim e a névoa escura.


Tempo foi. Nem primeiro nem segundo

Volveu do fim profundo

Do mar ignoto à pátria por quem dera

O enigma que fizera.

Então o terceiro a El-Rei rogou

Licença de os buscar, e El-Rei negou.


Como a um cativo, o ouvem a passar

Os servos do solar.

E, quando o veem, veem a figura

Da febre e da amargura,

Com fixos olhos rasos de ânsia

Fitando a proibida azul distância.


Senhor, os dois irmãos do nosso Nome

— O Poder e o Renome —

Ambos se foram pelo mar da idade

À tua eternidade;

E com eles de nós se foi

O que faz a alma poder ser de herói.


Queremos ir buscá-los, desta vil

Nossa prisão servil:

É a busca de quem somos, na distância

De nós; e, em febre de ânsia,

A Deus as mãos alçamos.


Mas Deus não dá licença que partamos.


Considere as seguintes afirmações sobre o poema e suas relações com o livro Mensagem.


I - As três primeiras estrofes estão relacionadas a um episódio real: a história dos irmãos Gaspar e Miguel Corte Real que desapareceram em expedições marítimas, no início do século XVI, para desespero do terceiro irmão, Vasco, que queria procurá-los, mas não obteve a autorização do rei.

II - O sujeito lírico, na quarta e na quinta estrofes, assume a primeira pessoa do plural, sugerindo que o drama individual dos irmãos pode representar um problema coletivo: a perda de poder e renome de Portugal, perda esta já associada à difícil situação do país no início do século XX, momento da escritura do poema.

III- O diagnóstico das perdas de Portugal está ausente em outros poemas de Mensagem, por exemplo, Mar português, Autopsicografia e Nevoeiro, que apresentam a visão eufórica e confiante do sujeito lírico em relação ao futuro de Portugal.


Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q680970 | Literatura, Escolas Literárias, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Assinale a alternativa correta a respeito da vida e da obra do poeta português Fernando Pessoa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q680966 | Literatura, Escolas Literárias, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Leia o seguinte trecho de O cortiço.


A criadagem da família do Miranda compunha-se de Isaura, mulata ainda moça, moleirona e tola, que gastava todo o vintenzinho que pilhava em comprar capilé na venda de João Romão; uma negrinha virgem, chamada Leonor, muito ligeira e viva, lisa e seca como um moleque, conhecendo de orelha, sem lhe faltar um termo, a vasta tecnologia da obscenidade, e dizendo, sempre que os caixeiros ou os fregueses da taverna, só para mexer com ela, lhe davam atracações: “Óia, que eu me queixo ao juiz de orfe!”; e finalmente o tal Valentim, filho de uma escrava que foi de Dona Estela e a quem esta havia alforriado.


Sobre o texto acima, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações.


( ) O fragmento reflete o tom geral do romance, no qual o narrador em terceira pessoa distancia-se das personagens populares – especialmente as negras –, pois está atrelado às reduções do cientificismo naturalista que antepõe raça superior a raça inferior.

( ) A linguagem do narrador é diferente da linguagem da personagem: a fala de Leonor não segue o registro linguístico adotado pelo narrador.

( ) As personagens femininas descritas no trecho – e no romance de maneira geral – são estereotipadas, respondem ao imaginário da mulata sensual e ociosa, especialmente Bertoleza e Rita Baiana.

( ) O narrador em terceira pessoa simpatiza com as personagens populares; tal simpatia está presente em todo o romance, nas inúmeras vezes em que a narração em terceira pessoa cede espaço para o diálogo entre escravos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q680968 | Literatura, Escolas Literárias, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Considerando os estudos sobre o romance Dom Casmurro, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações.
( ) No final do século XIX e início do XX, a interpretação do romance tende à aderência ao ponto de vista do narrador. Assim, em geral, os leitores aceitam os fatos narrados por Bentinho sem muita desconfiança da sua narração comprometida. ( ) Em torno de 1960, talvez por influência de leituras feministas, críticos problematizam a visão unilateral de Bentinho e passam a ponderar que o ponto de vista de Capitu não vinha sendo considerado e que a sua traição deveria ser ao menos discutida. ( ) Perto de 1980, são comuns as leituras que desviam o foco do debate sentimental para o social, e a diferença de classe entre o filho do deputado (Bentinho) e a filha do vizinho pobre (Capitu) passa a figurar como um dos tópicos do romance. ( ) Atualmente, e por obra das muitas adaptações do romance para o cinema e para a televisão, que revelaram conteúdos da narrativa antes ocultos, é consenso que a traição de Capitu é o centro do enredo e que esta pode ser comprovada pelas pistas deixadas no texto por Machado de Assis.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q680957 | Física, Calorimetria, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Considere dois motores, um refrigerado com água e outro com ar. No processo de resfriamento desses motores, os calores trocados com as respectivas substâncias refrigeradoras, Qag e Qar, são iguais. Considere ainda que os dois motores sofrem a mesma variação de temperatura no processo de resfriamento, e que o quociente entre os calores específicos da água, cag, e do ar, car, são tais que cag/car = 4.
Qual é o valor do quociente mar/mag entre as massas de ar, mar, e de água, mag, utilizadas no processo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q680977 | Literatura, Escolas Literárias, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Leia o segmento abaixo.

Há um fragmento do romance O amor de Pedro por João, de Tabajara Ruas, que se destacou do conjunto: o episódio em que Dorival encarou a guarda. Nesse trecho, Dorival, ........, enfrenta o soldado, o cabo, o sargento e o tenente. Fica visível ........ da guarda e ........ de Dorival.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na ordem em que aparecem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q680979 | Literatura, Escolas Literárias, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Assinale a alternativa correta sobre o conto Café Paris, do livro Dançar tango em Porto Alegre, de Sergio Faraco.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q680972 | Literatura, Escolas Literárias, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Leia o seguinte trecho adaptado de Terras do sem-fim, de Jorge Amado.

O jornal da oposição, ........, que saía aos sábados, ressumava naquele número uma violência inaudita. Era dirigido por Filemon Andreia, um ex-alfaiate que viera da Bahia para Ilhéus, onde abandonara a profissão. Constava na cidade que Filemon era incapaz de escrever uma linha, que mesmo os artigos que assinava eram escritos por outros, ele não passava de um testa de ferro. Por que ele terminara diretor do jornal da oposição ninguém sabia. Antes fazia trabalhos políticos para ........, e, quando este comprou a máquina impressora e as caixas de tipos para o semanário, toda a gente se surpreendeu com a escolha de Filemon Andreia para diretor. [...] Manuel de Oliveira era profissional de imprensa. Trabalhara em vários jornais da Bahia até que ........, que o conhecera nos cabarés da capital, o contratara para dirigir ........ Era mais ágil e mais direto, quase sempre fazia mais sucesso.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho acima, na ordem em que aparecem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q680981 | Literatura, Escolas Literárias, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Anelise, protagonista e narradora do romance As parceiras, de Lya Luft, conta a própria história, recuperando a memória de sua família.
No bloco superior, abaixo, estão listadas algumas personagens do romance; no inferior, a relação de parentesco que têm com a protagonista.
Associe adequadamente o bloco inferior ao bloco superior.
1 - Catarina 2 - Sibila 3 - Vânia 4 - Otávio 5 - Tiago
( ) Irmã de Anelise. ( ) Avó de Anelise. ( ) Tia anã de Anelise. ( ) Primo de Anelise.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q680974 | Literatura, Escolas Literárias, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Assinale a alternativa correta sobre a peça Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.