Início

Questões de Concursos Farmácia

Resolva questões de Farmácia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q956762 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2025

O produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1102Q1022892 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente recebeu alta hospitalar e compareceu à farmácia do hospital para receber a medicação. O médico prescreveu 500 mg de naproxeno sódico, diariamente, por 15 dias.

Ao ler a receita para fazer a dispensação, o farmacêutico notou que não havia nenhuma informação além do nome do fármaco, dose, frequência diária e tempo do tratamento. O farmacêutico conversou com o paciente e prestou informações adicionais.

Assinale a opção que apresenta a informação correta dada ao paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1103Q1002672 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Farmácia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

A Atenção Básica possui um espaço privilegiado de gestão do cuidado das pessoas e cumpre papel estratégico na rede de atenção, servindo como base para o seu ordenamento e para a efetivação da integralidade.
Fonte: Portaria 2.436/2017 − Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: 2017.
Diante do exposto, analise a afirmativa abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.
É necessário que a Atenção Básica tenha______, com capacidade clínica e de cuidado e incorporação de tecnologias leves, leve duras e duras (diagnósticas e terapêuticas), além da articulação da Atenção Básica com outros pontos da Rede de Atenção à Saúde - RAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1104Q1033402 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia, UFG, IV UFG, 2024

Texto associado.

Leia o Caso Clínico 1 para responder à questão.

Caso Clínico 1

Uma paciente de 55 anos, internada no CTI há 2 dias, começa a apresentar considerável agitação psicomotora e confusão mental. O médico plantonista prescreve um medicamento da classe das butirofenonas (5 mg/ml – 1 ml, por via endovenosa, 3 vezes ao dia). O farmacêutico plantonista informa ao clínico a disponibilidade do medicamento apenas em solução oral, (2 mg/ml, em frasco de 30 ml) e recebe autorização para realizar a substituição.

O mecanismo de ação de medicamentos da classe das butirofenonas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1105Q1034181 | Farmácia, Legislação em Farmácia, Farmácia, UFG, IV UFG, 2024

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) n° 711/2021, que dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares, o(a) farmacêutico(a) deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, formalmente, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro(a) farmacêutico(a) que, legalmente, o(a) substitua. Na hipótese de afastamento por motivo de doença, acidente pessoal, óbito de familiar ou por outro imprevisível, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer em até
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1106Q890061 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Farmácia, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

De acordo com a Constituição Federal de 1988, sobre as competências do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas a seguir.

I. Ao SUS compete fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos e hemoderivados.
II. Ao SUS compete fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.
III. Ao SUS compete participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1107Q997637 | Farmácia, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

A Resolução nº 724/2022 do Conselho Federal de Farmácia dispõe sobre o código de ética da profissão farmacêutica, que versa, entre outros temas, sobre os direitos e deveres do farmacêutico.

Sobre os direitos do farmacêutico, considere as seguintes afirmações.

I. É direito do farmacêutico negar-se a realizar atos contrários aos preceitos éticos e técnicos, comunicando o fato ao conselho.
II. É direito do farmacêutico recusar o fornecimento de medicamentos a estabelecimentos que não cumpram os requisitos legais para aquisição.
III. É direito do farmacêutico ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário por um profissional de saúde.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1108Q1067304 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto a seguir.

“Os estudos de utilização de antimicrobianos são importantes para as ações de controle de infecção hospitalar. A DDD (dose diária definida) é ________e representa a dose diária média de cada fármaco na sua indicação principal para adultos. Ela é expressa na forma de peso da substância ativa em gramas, miligramas, UI e outros. Sua grande vantagem é permitir estudos comparativos intra e interinstitucionais, em distintos períodos de tempo e no conteúdo ___________das especialidades farmacêuticas. A DUR (drug utilization review) é um método que fornece subsídios para melhorar a utilização de medicamentos na instituição. Ela contribui para diagnosticar a_________ da utilização de um fármaco.”

(Adaptado de GOMES, M.J.V.M e REIS, A.M.M. Ciências Farmacêuticas: Uma Abordagem em Farmácia Hospitalar. 1a ed.)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1109Q1022880 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

A Rede Sentinela tem como atribuição fortalecer o monitoramento pós-comercialização/uso de produtos e serviços sob vigilância sanitária.

Assinale a opção que corretamente lista um dos objetivos da rede sentinela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1110Q1053364 | Farmácia, Banco de Sangue e Imuno Hematologia, Farmácia, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Uma mulher sofreu um atropelamento e foi internada
necessitando de uma transfusão de sangue com urgência. De
imediato, foi realizada a sua tipagem sanguínea, constatando-se
pertencer aos tipos AB Rh negativo.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A mulher acidentada pode apresentar os genótipos I AI O ou I BI O.
  1. ✂️
  2. ✂️

1111Q1002676 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

A detecção precoce e o manejo adequado das interações medicamentosas são cruciais para garantir a segurança e eficácia do tratamento medicamentoso. Acerca do assunto, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(__) As interações medicamentosas não aumentam os custos assistenciais para os pacientes e para os sistemas de saúde.
(__) A interação medicamentosa pode resultar em efeitos positivos, como o aumento da eficácia do tratamento, ou negativos, como a diminuição da eficácia ou toxicidade.
(__) Interações medicamentosas benignas nunca causam danos ao paciente e sempre melhoram os resultados terapêuticos.
(__) Muitas interações medicamentosas são subnotificadas na prática clínica, sendo frequentemente atribuídas a respostas idiossincráticas ou à doença em questão.
A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1112Q1002678 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

Os medicamentos potencialmente inadequados para pacientes idosos representam um desafio importante para a segurança medicamentosa nessa faixa etária. Nessa direção, analise as afirmativas a seguir.
I. Medicamentos lipossolúveis têm sua meia-vida prolongada em idosos devido ao aumento do tecido adiposo e à redução da água corporal.
II. O uso de ácido acetilsalicílico em idosos com mais de 80 anos é considerado seguro e sem risco de efeitos adversos, independentemente das condições de saúde do paciente.
III. Benzodiazepínicos e medicamentos com atividade anticolinérgica acentuada, como amitriptilina, estão associados a maior risco de efeitos adversos em idosos.
Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1113Q1033401 | Farmácia, Cálculos Farmacêuticos, Farmácia, UFG, IV UFG, 2024

Texto associado.

Leia o Caso Clínico 1 para responder à questão.

Caso Clínico 1

Uma paciente de 55 anos, internada no CTI há 2 dias, começa a apresentar considerável agitação psicomotora e confusão mental. O médico plantonista prescreve um medicamento da classe das butirofenonas (5 mg/ml – 1 ml, por via endovenosa, 3 vezes ao dia). O farmacêutico plantonista informa ao clínico a disponibilidade do medicamento apenas em solução oral, (2 mg/ml, em frasco de 30 ml) e recebe autorização para realizar a substituição.

Considerando que a duração do tratamento é de 7 dias, quantos frascos do medicamento, em solução oral, são necessários para completar o tratamento proposto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1114Q997670 | Farmácia, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 8 anos, internado em unidade de terapia intensiva, está recebendo infusão contínua de uma solução padrão de Fentanila a 25mcg/mL, em uma velocidade de 2mL/hora.

A dose diária de Fentanila a ser administrada no paciente é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1115Q1067302 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Na filosofia administrativa conhecida como Administração Flexível, que pode ser implantada na gestão de uma Farmácia Hospitalar,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1116Q1033396 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, UFG, IV UFG, 2024

Veja o caso clínico a seguir.

Em situação hipotética, P.J, 42 anos, professor, procura a farmacêutica com queixa de tosse. Ao realizar a anamnese, a profissional constata que a tosse começou há quatro dias, apresentando catarro bem clarinho, levemente amarelado, sem sangue ou odor. P.J não relata febre nem dor, mas apresenta uma leve congestão nasal. Menciona que a tosse piora à noite, ao se deitar. Não tem outras disfunções de saúde, não utiliza outros medicamentos, não refere alergias e nunca fumou.

O fármaco a ser prescrito pela farmacêutica é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1117Q1034177 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmácia, UFG, IV UFG, 2024

Texto associado.
Leia o Caso Clínico 3 para responder à questão.


Caso Clínico 3
Uma paciente de 60 anos foi diagnosticada com câncer de mama em estágio avançado e está em tratamento quimioterápico. O médico solicitou a manipulação de uma solução intravenosa de doxorrubicina. A dose prescrita é de 60 mg/m2 de superfície corporal, e a área de superfície corporal da paciente foi calculada como 1,67 m2. A doxorrubicina está disponível na forma de pó liofilizado em frasco de 50 mg a ser diluído em 5ml de água para injetáveis. A farmacêutica responsável pela farmácia hospitalar deve assegurar que a manipulação e a dosagem do medicamento sejam feitas corretamente, considerando as boas práticas de farmacotécnica e a segurança da paciente.
Quais são as vias de administração recomendadas para a doxorrubicina?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1118Q1001670 | Farmácia, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 79 anos é admitida em unidade hospitalar com quadro de cefaleia há 3 dias e dores abdominais intensas que surgiram no dia anterior, bem como náuseas e confusão mental.
A paciente é hipertensa, fazendo uso de 50mg de Losartana pela manhã. Possui Diabetes Mellitus tipo 2, fazendo uso de 850 mg de Metformina, 3 vezes ao dia, e 5 mg de Glibenclamida, uma vez ao dia. Por conta de infarto agudo do miocárdio há 15 anos, faz uso de 100mg de ácido acetilsalicílico ao almoço.

Para amenizar a cefaleia, o acompanhante da paciente relata uso de Paracetamol 750mg, 6 vezes ao dia. Os exames laboratoriais indicam disfunção hepática.

Assinale a opção que indica o medicamento que pode ser relacionado ao quadro de disfunção hepática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1119Q1067300 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa que associa corretamente a(s) droga(s) e o tipo de prejuízo funcional que elas podem desencadear em idosos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1120Q1067303 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em relação às áreas de manipulação de medicamentos estéreis em uma Farmácia Hospitalar, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.