Início

Questões de Concursos Farmácia

Resolva questões de Farmácia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1181Q1001674 | Farmácia, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

Produtos para a saúde são definidos como qualquer instrumento, aparelho, material ou artigo usado para fins diagnósticos, terapêuticos, preventivos, de reabilitação ou apoio à saúde.

Com base nesta afirmativa, assinale a opção que não é considerado produto para a saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1182Q1089959 | Direito Sanitário, Lei N 5 991 de 1973, Farmácia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com base no disposto na Lei n°5.991/1973 e em suas atualizações, julgue o item subsequente.


No que se refere ao licenciamento de estabelecimentos que prestam assistência farmacêutica no perímetro suburbano e na zona rural, os estados e o Distrito Federal têm autonomia para reduzir as exigências referentes às instalações físicas e aos equipamentos que serão utilizados nessas localidades.


  1. ✂️
  2. ✂️

1183Q1033388 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Farmácia, UFG, IV UFG, 2024

Hipócrates (460 a 370 a.C.) cunhou o postulado Primum non nocere, que significa “primeiro não cause danos”. Ele tinha a noção, desde essa época, de que o cuidado poderia causar algum tipo de agravo. O Programa Nacional de Segurança do Paciente (Portaria MS/GM nº 529/2013) visa minimizar os riscos de danos desnecessários associados ao cuidado de saúde. É estratégia desse programa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1184Q1001683 | Farmácia, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta o termo que define o tempo de menor contagem de leucócitos após o regime quimioterápico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1185Q1089954 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Farmácia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ciclo da assistência farmacêutica e à atividade de gestão de estoque, julgue o item a seguir.


No modelo de estoque mínimo, o pedido de reposição de produtos é realizado em datas preestabelecidas.


  1. ✂️
  2. ✂️

1186Q1034180 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Farmácia, UFG, IV UFG, 2024

Leia o caso clínico a seguir.

Tem como principal objetivo a execução de ações que garantam e ampliem o acesso da população a medicamentos promovendo o seu uso racional, sob orientação técnica e em estreita consonância com a Política Nacional de Saúde e de Assistência Farmacêutica.

Trata-se de uma finalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1187Q1088254 | Sem disciplina, Controle de Qualidade Industrial, Farmácia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Os soros hiperimunes são preparações biológicas que contêm imunoglobulinas purificadas de origem animal, que neutralizam especificamente toxinas. Com relação ao controle de qualidade empregado nesses medicamentos, julgue os itens seguintes.
A umidade residual, que é um ensaio obrigatório para todas as preparações de soros hiperimunes de uso humano, deve ser determinada pelo método gravimétrico ou volumétrico.
  1. ✂️
  2. ✂️

1188Q1088255 | Sem disciplina, Controle de Qualidade Industrial, Farmácia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Os soros hiperimunes são preparações biológicas que contêm imunoglobulinas purificadas de origem animal, que neutralizam especificamente toxinas. Com relação ao controle de qualidade empregado nesses medicamentos, julgue os itens seguintes.
Para assegurar a qualidade dos soros hiperimunes nas diversas fases de processamento devem ser realizados os testes de segurança biológica — esterilidade e pirogênio.
  1. ✂️
  2. ✂️

1189Q1084724 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmácia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da sinergia de associação de antimicrobianos, julgue os itens seguintes.
A associação de primeira linha para tratamento de pacientes com HIV positivo corresponde a dois inibidores da transcriptase reversa análogos nucleosídios e um inibidor de fusão ou inibidor de protease.
  1. ✂️
  2. ✂️

1190Q956743 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir.

A estratégia da Saúde da Família se destina à população ___________com foco na atenção ___________(conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde) e no cuidado contínuo e integrado, abrangendo todas as categorias de saúde.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, a lacuna do excerto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1191Q1090124 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Farmácia, SEAP DF, IADES

Plínio desenhou muitas bandeiras do Brasil. Pintou a primeira com as quatro cores reais e, nas outras, foi trocando essas cores entre si de todos os modos possíveis, mantendo as letras sempre em preto. Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica quantas bandeiras distintas ele pintou.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1192Q1089952 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmácia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

A respeito da química e da farmacologia das vitaminas, julgue o item subsequente.


A vitamina E é um nutriente essencial cuja absorção é favorecida em indivíduos que se encontram em jejum.


  1. ✂️
  2. ✂️

1193Q1089955 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Farmácia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ciclo da assistência farmacêutica e à atividade de gestão de estoque, julgue o item a seguir.


A avaliação da distribuição de medicamentos, que pode ser realizada por meio da análise do tempo médio gasto para a reposição desses produtos, é uma etapa importante para o controle e para a manutenção do estoque de reposição.


  1. ✂️
  2. ✂️

1194Q1089956 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Farmácia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ciclo da assistência farmacêutica e à atividade de gestão de estoque, julgue o item a seguir.


O método do custo médio ponderado é utilizado para valorar produtos na entrada do estoque, considerando-se os valores das diferentes notas fiscais e os quantitativos de compra correspondentes a cada produto.


  1. ✂️
  2. ✂️

1195Q1022885 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

Segundo a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 388 de 2004, a Assistência Farmacêutica deve ser compreendida como política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, entre as quais destacam-se as políticas de medicamentos, de ciência e tecnologia, de desenvolvimento industrial e de formação de recursos humanos, entre outras, garantindo a intersetorialidade inerente ao SUS e cuja implantação envolve tanto o setor público como o privado de atenção à saúde.

Sobre os eixos estratégicos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, analise as afirmativas a seguir.

I. Centralização das ações e responsabilidades.
II. Pactuação de ações intersetoriais que visem à internalização e ao desenvolvimento de tecnologias que atendam ao SUS.
III. Modernização da capacidade instalada e de produção dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais, visando ao suprimento do SUS.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1196Q1089957 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue o seguinte item, relativo às etapas do planejamento estratégico como ferramenta de gestão.


Em um plano operativo, os indicadores de avaliação, que apresentam periodicidade curta, se referem a ações, ao passo que os indicadores de monitoramento, que exigem periodicidade longa para sua aplicação, medem os resultados das operações.

  1. ✂️
  2. ✂️

1197Q1089958 | Farmácia, Legislação em Farmácia, Farmácia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com base no disposto na Lei n°5.991/1973 e em suas atualizações, julgue o item subsequente.


Se, após dois anos do término do contrato de assistência técnica firmado entre um farmacêutico e um estabelecimento comercial, for constatado que o profissional cometeu um erro técnico durante o tempo em que esteve atuando no estabelecimento, ele estará isento de responder pelo referido erro em razão do tempo transcorrido.


  1. ✂️
  2. ✂️

1198Q1001666 | Farmácia, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 45 anos é internada em unidade hospitalar com diagnóstico de desnutrição severa, devido a um distúrbio alimentar, sendo considerada candidata para terapia de nutrição parenteral.

Devido à sua estabilidade clínica, a equipe multiprofissional decide iniciar a terapia de nutrição parenteral por meio de acesso periférico.

Para essa infusão, assinale a opção que indica a osmolaridade máxima recomendada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1199Q1034179 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, UFG, IV UFG, 2024

Analise o caso clínico a seguir.

Paciente do sexo feminino, prematuro, peso ao nascer 1,568 kg e idade gestacional de 31 semanas. Submetida a cirurgia cardíaca para arterioplastia pulmonar esquerda. Evoluiu com sepse tardia. Prescrição médica: fentanila 1 ml, SF 0,9% 10 ml EV em 24 horas, dipirona 0,1 ml EV de 8/8 horas. Ácido acetil salicílico 10 mg VS 1x ao dia, cefotaxima 65 mg EV de 8/8 horas, ranitidina 1 mg EV de 12/12 horas, midazolam 0,2 mg EV se necessário, fenobarbital 8 mg EV 1 x ao dia e vancomicina 30 mg EV de 8/8 horas.

Ao analisar essa prescrição, o farmacêutico deverá sugerir o aprazamento em horários distintos para o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1200Q1001673 | Farmácia, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente cardiopata de 12 anos e 45Kg está internado em unidade de terapia intensiva. Está com 2 acessos em veia periférica e 1 acesso profundo em jugular. Dada a gravidade da cardiopatia, também apresenta hipertensão pulmonar.

Nos acessos periféricos ele recebe infusão contínua de Milrinona, infusão contínua de Fentanila, infusão contínua de Midazolam e infusão contínua de Alprostadil. No acesso profundo o paciente recebe a nutrição parenteral. Devido a processo infeccioso precisa iniciar Vancomicina.

Assinale a opção que apresenta a orientação do farmacêutico, ao analisar a prescrição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.