Início

Questões de Concursos Farmácia

Resolva questões de Farmácia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q478007 | Farmácia, Controle de Qualidade, Farmácia, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

O planejamento da qualidade, o controle da qualidade e a melhoria da qualidade são as três atividades básicas empregadas pela administração da qualidade. Neste sentido, conforme descrito na obra organizada por Nelly Marin e colaboradores (2003), os atributos de qualidade em saúde e suas respectivas definições são:

1. Eficiência - melhor relação possível entre o impacto real e o custo dos cuidados.

2. Eqüidade - distribuição dos serviços de acordo com as necessidades de saúde objetivas e percebidas da população.

3. Segurança - grau com que o cuidado oferecido é livre de riscos.

4. Oportunidade - grau com que o cuidado é disponível quando o paciente necessita.

5. Desempenho - atuação compatível com os padrões aceitáveis para a profissão e com o estado da arte do conhecimento técnico-científico.

Está (ão)correto(s) as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q380672 | Biologia, Bioquímica, Farmácia, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 36 a 42 

De acordo com dados epidemiológicos recentes, cerca de 8% da população brasileira entre 30 e 69 anos de idade é portadora de diabetes. Esse índice aumenta para 17% para os brasileiros com mais de 60 anos de idade. Como uma significativa proporção de diabéticos do tipo 2 é formada por assintomáticos ou oligossintomáticos, o diagnóstico da doença é, em geral, feito tardiamente. Assim, complicações macro e microvasculares estão freqüentemente presentes quando se detecta a hiperglicemia. Entre as alterações microvasculares, a retinopatia e a nefropatia constituem as principais causas de perda visual e de diálise. A neuropatia periférica e o comprometimento vascular periférico causado pela macroangiopatia e o surgimento de infecções favorecem o aparecimento de úlceras do chamado pé diabético.

Ainda considerando o texto e também as possíveis infecções em indivíduos diabéticos e os diversos testes para identificação de microrganismos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q477048 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

São componentes principais da defesa imune mediados por linfócitos T, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q476933 | Farmácia, Analise Clínica, Farmácia, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Amostras de urina mantidas a temperatura ambiente por muitas horas podem apresentar as alterações seguintes, com exceção de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q478054 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

O empenho em suprimir a dor causada por procedimentos cirúrgicos através do uso de drogas remonta à Antigüidade, incluindo a administração oral de etanol e opiáceos. Os anestésicos, atualmente, são administrados por inalação ou por injeção intravenosa.
São anestésicos inalatórios, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q814530 | Legislação Federal, Lei 3820 1960, Farmácia, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Qual a instituição criada pela Lei n.º 3.820, de 11/11/1960?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q380800 | Biologia, Microbiologia, Farmácia, SES CE, UECE

Analise as afirmativas que se seguem sobre desinfecção e esterilização:

I - Desinfecção é o conjunto de operações que objetiva destruir todas as formas de vida, inclusive os esporos bacterianos

II - O calor, a filtração, a radiação, o óxido de etileno e o glutaraldeído são considerados agentes esterilizantes

III - A matéria orgânica não constitui uma barreira à ação dos desinfetantes

IV - Descontaminação é o conjunto de operações de limpeza, de desinfecção ou/e esterilização de superfícies contaminadas por agentes patogênicos

V - Os príons são pequenas partículas infecciosas protéicas resistentes aos procedimentos físicos e químicos de esterilização.

Das afirmativas abaixo, são verdadeiras somente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q477696 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Em relação à classificação dos tipos de fármacos para quimioterapia antineoplásica, marque a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q379399 | Biologia, Práticas Laborais, Farmácia, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

O fundamento do método de Baermann-Moraes consiste em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q475458 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

"Boas Práticas de Fabricação (BPF) é a parte da Garantia da Qualidade que assegura que os produtos são consistentemente produzidos e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro." De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q475944 | Farmácia, Farmacoepidemiologia, Farmácia, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição do termo Sistema de Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares (SVEIH):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q476832 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A principal função do sistema imunológico é prevenir ou limitar infecções causadas por microrganismos como bactérias, vírus, fungos e parasitas.

 Sobre esse assunto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q476110 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

É um conceito correto de Farmacoeconomia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q476319 | Farmácia, Farmacodinâmica, Farmácia, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, um representante de cada um dos grupos farmacológicos de drogas usadas no tratamento da depressão: antidepressivo tricíclico, inibidor específico de recaptação de serotonina, inibidor de monoaminoxidase (MAO).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q476160 | Farmácia, Reações Adversas, Farmácia, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

16. Em relação aos Programas de Farmacovigilância no Hospital, afirma-se:

 I. o Sistema de Âmbito Total envolve todos os pacientes assistidos e todos os medicamentos utilizados com coleta de dados prospectiva ou retrospectiva;

II. o Sistema de Âmbito Limitado é um sistema intensivo, aplicado a grupos selecionados de pacientes, mas não de medicamentos;

III. as Reações Adversas a Medicamentos (RAM) podem ser classificadas em dose-dependentes e dose-independentes. Está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q475589 | Farmácia, Farmacocinética, Farmácia, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A aplicação dos princípios da farmacocinética e da farmacodinâmica no atendimento ao paciente é fundamental para se obter aumento do benefício terapêutico e redução da toxicidade dos medicamentos. Julgue os itens que se seguem, acerca desses princípios.

O efeito do metabolismo de primeira passagem hepática é um dos responsáveis pela redução da biodisponibilidade de fármacos. Esse efeito pode ser evitado, em grande parte, pelo uso de comprimidos sublinguais

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q475828 | Farmácia, Patologia Clínica, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Sobre a Linfocitose Infecciosa e a Coqueluche, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q477977 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

Os fármacos antilipidêmicos, tais como a atorvastatina e sinvastatina, agentes usados no tratamento da aterosclerose, doença causada pela deposição de lipídios plasmáticos na íntima da parede arterial, apresentam como mecanismo de ação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q474919 | Farmácia, Farmácia, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

Em relação à interação fármaco-receptor, NÃO é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q477194 | Farmácia, Tecnologia Farmacêutica, Farmácia, SES CE, UECE

Marque a opção verdadeira com relação à detecção de impurezas em fármacos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.