Início

Questões de Concursos Farmácia

Resolva questões de Farmácia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q476135 | Farmácia, Farmácia, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

O diurético CONTRA-INDICADO em pacientes com hiperpotassemia é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q477329 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

O objetivo da auto-inspeção é avaliar o cumprimento das BPF pelo fabricante em todos os aspectos da produção e do Controle de Qualidade. Devem ser elaborados procedimentos escritos sobre a auto-inspeção, a fim de que haja uma padronização mínima e uniforme das exigências." Esses procedimentos devem englobar, pelo menos, os seguintes aspectos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q476864 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de São José SC, ESAG

 Analisando as proposições sobre o metabolismo do ferro:

• A hemoglobina contém cerca de 70% do ferro corporal, sendo a maior parte do restante representada pelo ferro de armazenamento.

•  A maior parte do ferro corporal origina-se do ferro dietético no estado férrico, que é convertido na forma ferrosa após ingestão e é absorvido predominantemente no duo-deno e no jejuno.

•  O ferro proveniente do processo contínuo de morte dos eritrócitos e degradação da hemoglobina constitui a principal fonte de armazenamento do metal.

•  O ferro oral, quando tomado dentro de 45-60 minutos antes da ingestão de alimentos, tem uma absorção cerca de 50% menor que a observada quando ingerido com alimentos.

•  A absorção do ferro é menos inibida pela carne que os lacticínios ou alimentos com alto teor de fibras.

•  O teor de ferro no plasma diminui em infecções agudas, porque diminui o nível de transferrina no sangue em virtude de maior captação pelos tecidos.

Chega-se à conclusão que o número de proposições corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q476656 | Farmácia, Patologia Clínica, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Sobre a Doença de Hodgkin, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q477377 | Farmácia, Farmácia, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

A conjugação de fármacos com o ácido glicurônico contribui para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q477457 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

Este tipo de anticorpo foi desenvolvido por infusão de células somáticas, seleção do hibridoma resultante e diluição limitada para a sua obtenção. As moléculas são definidas como anticorpos homogêneos uniformes dirigidos a epítopos e não a moléculas antigênicas totais. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q379022 | Biologia, Parasitologia, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

O método mais indicado para exame de Schistosoma e Fasciola nas fezes é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q477234 | Farmácia, Patologia Clínica, Farmácia, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Assinale a alternativa correta.

Das alternativas abaixo, qual melhor descreve as reações de aglutinação para a pesquisa do fator reumatóide?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q476538 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Os fármacos antagonistas do receptor da angiotensina II caracterizam-se pela alta afinidade ao receptor, bloqueando o efeito desta, sendo utilizados como anti-hipertensivos. Neste sentido, assinale a alternativa que indica o fármaco antagonista do receptor da angiotensina II que é utilizado no tratamento da hipertensão arterial sistêmica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q477220 | Farmácia, Farmacotécnica, Farmácia, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da produção de antissépticos e desinfetantes, julgue os próximos itens.

O farmacêutico é o responsável técnico pela qualidade dos produtos farmacêuticos adquiridos e manipulados na instituição.

  1. ✂️
  2. ✂️

171Q815189 | Legislação Federal, Lei 5991 1973, Farmácia, Prefeitura de Recife PE, COVEST

A respeito do licenciamento, a lei federal nº 5991, de 17 de dezembro de 1973, afirma que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q477430 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Em relação à penetração de princípios ativos nas células, podese afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q476001 | Farmácia, Analise Clínica, Farmácia, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 36 a 42 

De acordo com dados epidemiológicos recentes, cerca de 8% da população brasileira entre 30 e 69 anos de idade é portadora de diabetes. Esse índice aumenta para 17% para os brasileiros com mais de 60 anos de idade. Como uma significativa proporção de diabéticos do tipo 2 é formada por assintomáticos ou oligossintomáticos, o diagnóstico da doença é, em geral, feito tardiamente. Assim, complicações macro e microvasculares estão freqüentemente presentes quando se detecta a hiperglicemia. Entre as alterações microvasculares, a retinopatia e a nefropatia constituem as principais causas de perda visual e de diálise. A neuropatia periférica e o comprometimento vascular periférico causado pela macroangiopatia e o surgimento de infecções favorecem o aparecimento de úlceras do chamado pé diabético.

O teste oral de tolerância à glicose (TOTG) apresenta como vantagem a possibilidade de se realizar o diagnóstico de diabetes em suas fases mais precoces, quando o tratamento é mais eficaz. Ainda acerca do tema abordado no texto e acerca dos aspectos relacionados a esse teste, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q379827 | Biologia, Bioquímica, Farmácia, SES CE, UECE

Considere as seguintes afirmativas com relação aos marcadores enzimáticos:

I - Fosfatase ácida- marcador tumoral do carcinoma prostático.

II - Gama GT - marcador sensível de lesão do hepatócito.

III - Aspartatoaminotransferase (AST) - indicador de lesão hepatocelular e muscular.

IV - Troponina I - marcador de lesão cardíaca no infarto agudo do miocárdio.

V - Fosfatase alcalina - indicador de lesão celular na pancreatite aguda e osteopatias.

São corretas, apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q477708 | Farmácia, Nutrição Clínica, Farmácia, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da manipulação de nutrição parenteral, julgue os itens seguintes.

Uma amostra representativa das manipulações realizadas em uma seção de trabalho, onde sejam produzidas formulações de NPT, deve ser submetida a teste para confirmar sua condição estéril.

  1. ✂️
  2. ✂️

176Q474946 | Farmácia, Analise Clínica, Farmácia, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 40 a 45

Um paciente com suspeita de processo infeccioso que atinge a cavidade pleural teve uma amostra de líquido pleural colhida por punção e aspiração com seringa. A amostra foi armazenada em um tubo e enviada para análises laboratoriais, tendo sido submetida a métodos de coloração, bacterioscopia, cultura e análises bioquímicas.

Considere que, para a preparação do meio de cultura da amostra mencionada no texto, as instruções disponíveis no laboratório recomendem o preparo de uma solução que contenha 0,03 mol/L de asparagina (massa molar igual a 132 g/mol) e 0,6 g/L de alanina (massa molar igual a 89 g/mol). Considere, ainda, que seja necessário preparar 1 L da referida solução. Acerca dessa situação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q379237 | Biologia, Microbiologia, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

A coloração de Gram é uma das mais importantes e amplamente utilizadas técnicas de coloração diferencial para bactérias, no qual o esfregaço bacteriano é tratado com os reagentes na seguinte ordem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q478021 | Farmácia, Tecnologia Farmacêutica, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

Em relação à esterilização pelo calor úmido, assinale a alternativa incorreta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q475840 | Farmácia, Farmacodinâmica, Farmácia, SES CE, UECE

A respeito dos dados pesquisados no estudo de biodisponibilidade das drogas considere os seguintes itens:

I - Concentração plasmática máxima da droga.

II - Tempo de concentração máxima da droga.

III - Concentração plasmática mínima da droga.

IV - Tempo de concentração mínima da droga.

V - Área situada sob a curva de concentração sangüínea pelo tempo

. Em relação aos itens, são corretos apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q476130 | Farmácia, Toxicologia, Farmácia, SES CE, UECE

As alterações neurológica, gastrintestinal e cardiovascular provocadas pela dependência do álcool são respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.