Início

Questões de Concursos Farmácia

Resolva questões de Farmácia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q378741 | Biologia, Microbiologia, Farmácia, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sabe-se que algumas enterobactérias são responsáveis por infecções relacionadas ao trato gastrointestinal humano. Para o diagnóstico dessas bactérias, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q475109 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre as drogas adrenérgicas, é correto afirmar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q477077 | Farmácia, Analise Clínica, Farmácia, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

Controles de exatidão e precisão dos sistemas de testagem de um laboratório devem ser realizados a cada jornada de 24 horas de trabalho. Esse método se presta à documentação de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q475423 | Farmácia, Farmácia, FUB, CESPE CEBRASPE

Em relação a Centro de Informação de Medicamentos (CIM), julgue os seguintes itens.

Quando o farmacêutico do CIM atende à solicitação de um usuário em particular, a informação fornecida denomina-se passiva. Por outro lado, se ele detecta problemas relacionados a medicamentos e se propõe a saná-los por meio da elaboração de boletins, de atividades de educação, de pesquisa ou atuando em comissões, a informação é ativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q476478 | Farmácia, Analise Clínica, Farmácia, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 31 a 35

Dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução geralmente benigna na forma clássica e geralmente grave quando se apresenta na forma hemorrágica. A dengue é, hoje, a mais importante arbovirose (doença transmitida por artrópodes) que afeta o homem e é um sério problema de saúde pública no mundo, especialmente em países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal vetor do vírus causador da doença.

A circulação simultânea de diferentes sorotipos do vírus da dengue no Brasil favorece a ocorrência de vários casos da forma hemorrágica da doença, que pode ser fatal em algumas situações. A forma hemorrágica pode desenvolver-se com alteração de permeabilidade vascular e coagulação intravascular com formação de trombos, seguida por hemorragias.

Tendo o texto como referência, assinale a opção correta quanto às diversas análises laboratoriais relacionadas à coagulação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q814709 | Legislação Federal, Lei 5991 1973, Farmácia, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Assinale a opção que completa corretamente a frase proposta.__________________: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q211699 | Raciocínio Lógico, Farmácia, DEPEN, FUNRIO

Numa escola de línguas que possui 200 alunos, sabe–se que 120 estudam inglês, 90 estudam espanhol e 50 estudam francês.
Sabendo–se que nenhum aluno estuda simultaneamente as três línguas, a probabilidade de que um aluno da escola, escolhido ao acaso, estude duas línguas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q477201 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A identificação de cisticerco no sangue pode ser feita pelo método de fixação do complemento. No resultado do exame de um paciente, não houve lise de hemácias para detecção do referido patógeno. Esse resultado significa que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q806763 | Legislação Federal, Farmácia, SES CE, UECE

Segundo o Guia para validação de métodos analíticos e bioanalíticos, cuja publicação foi determinada pela Resolução RE n.º 899, de 29 de maio de 2003, a metodologia analítica não descrita em farmacopéias ou formulários oficiais, devidamente reconhecidos pela ANVISA, a metodologia será considerada validada, desde que sejam avaliados os parâmetros exigidos conforme a categoria em que se classifica o método analítico a ser validado. Os parâmetros a serem avaliados são: Especificidade e Seletividade, Linearidade, Intervalo, Precisão, Limite de detecção (sensibilidade), Limite de quantificação, Exatidão e Robustez. A esse respeito, considere as seguintes afirmativas:

I - Para os métodos analíticos cujo objetivo é a determinação do princípio ativo em produtos farmacêuticos ou matérias-primas, não são necessários os ensaios de Limite de detecção e Limite de quantificação para serem validados.

II - Para os testes quantitativos para a determinação de impurezas e produtos de degradação em produtos farmacêuticos e matérias-primas não é necessário o ensaio Limite de quantificação para serem validados

III - Para os testes ensaio limite para a determinação de impurezas e produtos de degradação em produtos farmacêuticos e matérias-primas não são necessários os ensaios de Linearidade, Precisão repetibilidade, Precisão intermediária, Limite de quantificação e Robustez para serem validados.

É (são) correta(s) apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q477967 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmácia, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Em um hospital com 1280 leitos e uma ocupação igual a 81% foram dispensados, em um ano, 35 163g de ampicilina, cuja Dose Diária Definida – DDD – estabelecida é 2 g. A DDD referente ao consumo de ampicilina dos pacientes hospitalizados nesse hospital, por ano, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q475103 | Farmácia, Farmácia, SES CE, UECE

Em relação à cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q475909 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Os PARABENOS ( Nipagin e Nipazol ) são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q476879 | Farmácia, Analise Clínica, Farmácia, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 31 a 35

Dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução geralmente benigna na forma clássica e geralmente grave quando se apresenta na forma hemorrágica. A dengue é, hoje, a mais importante arbovirose (doença transmitida por artrópodes) que afeta o homem e é um sério problema de saúde pública no mundo, especialmente em países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal vetor do vírus causador da doença.

A circulação simultânea de diferentes sorotipos do vírus da dengue no Brasil favorece a ocorrência de vários casos da forma hemorrágica da doença, que pode ser fatal em algumas situações. A forma hemorrágica pode desenvolver-se com alteração de permeabilidade vascular e coagulação intravascular com formação de trombos, seguida por hemorragias.

Considerando o texto e os diversos aspectos do diagnóstico laboratorial das infecções virais, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q476607 | Farmácia, Patologia Clínica, Farmácia, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Qual dos cálculos citados a seguir é predominante nos pacientes de litíase renal?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q477935 | Farmácia, Patologia Clínica, Farmácia, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Os cristais encontrados no líquido sinovial durante os acessos de gota são de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q475930 | Farmácia, Tecnologia Farmacêutica, Farmácia, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Almoxarifados dedicados exclusivamente à armazenagem de medicamentos têm sido denominados centrais de abastecimento farmacêutico (CAF). No armazenamento, a principal preocupação é garantir a qualidade dos medicamentos sob condições adequadas e o controle de estoque eficaz, bem como garantir a disponibilidade dos produtos em todos os locais de atendimento e assegurar sua qualidade desde o recebimento até a entrega ao usuário. No que se refere a armazenagem de medicamentos, julgue os itens seguintes.

O índice de umidade da área usada para armazenar medicamentos, medido por meio de aparelhos específicos como, por exemplo, higrômetros, não deve ultrapassar 70%.

  1. ✂️
  2. ✂️

217Q477989 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Com respeito à educação em saúde como forma de intervenção sobre os determinantes sociais do processo saúde-doença, é falso afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q477480 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Com relação a biodisponibilidade de um fármaco é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q380939 | Biologia, Parasitologia, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

O protozoário identificado pela técnica de coloração de Kinyoun, que ocorre como agente oportunista em pacientes imunodeprimidos, como os portadores de AIDS, é chamado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q477317 | Farmácia, Farmacocinética, Farmácia, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

O conhecimento de todas as etapas pelas quais passa um fármaco no organismo é fundamental para o sucesso terapêutico. A farmacocinética compreende as fases de absorção, distribuição, metabolismo e eliminação. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

A velocidade do trânsito intestinal não altera a farmacocinética dos fármacos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.