Questões de Concursos Farmacêutico

Resolva questões de Farmacêutico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q210516 | Português, Interpretação de Textos, Farmacêutico, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Texto associado.

Texto: Eu e a enxaqueca, uma história de amor


Eu sou meio figurinha carimbada no circuito de triagem clínica de enxaqueca. Os pesquisadores me adoram, principalmente pelo número prodigioso de crises que tenho: de dez a 12 por mês, em média. “Que coisa fantástica. Uma fonte excelente de dados”, comemorou o coordenador da minha última análise de fármaco quando lhe mostrei o diário exclusivo para as dores de cabeça que mantenho há anos.

“Excelente para você”, retruquei. Para mim, representa quase um terço da vida sendo refém do horror da enxaqueca, incluindo os três dias por mês, pelo menos, que passo de cama, consumida pela dor paralisante e a náusea intensa.

Experimentei mais de uma dúzia de remédios preventivos e participei de uma série de triagens para medicamentos em teste. Nenhum ajudou; alguns, inclusive provocaram dores horríveis. O fato é que todos foram criados para tratar outros males, e só depois investidos na enxaqueca, depois que pacientes hipertensos, convulsivos e bipolares relataram uma melhora coincidente nas dores de cabeça de que sofriam.

Atualmente, participo de uma triagem para um remédio específico. Seu alvo é o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina, substância neuroquímica que faz os vasos sanguíneos incharem – e que é o que as pessoas que sofrem desse mal aparentemente produzem em demasia.

Pela primeira vez na vida, pareço estar sentindo um certo alívio. E o pior efeito colateral até agora é um otimismo profundo, embora ele venha acompanhado de complicações inesperadas. Depois de anos experimentando todo tipo de medicamento, já não me p

reocupo mais com a ineficácia porque é o que sempre acontece. Percebi desta vez uma nova preocupação: e se desta vez funcionar?

Tive a primeira crise de enxaqueca aos 12 anos – e depois veio outra, e outra. A princípio, não sabia o que era. Meus pais achavam que eu era só hipersensível à gripe, problema que eles esperavam e eu dava como certo que ia superar. Adolescente motivada e dedicadíssima, acreditava que todas as portas estavam abertas para mim, em termos de carreira: astronauta, médica, a primeira presidente mulher.

Foi só no primeiro ano em Yale que tive minha enxaqueca diagnosticada, quando também me toquei de que não ia superá-la. As portas começaram a se fechar. O fato de ter que passar dias seguidos sem poder me levantar parecia eliminar a possibilidade de carreira em uma profissão da qual dependiam vidas – ou seja, a medicina cirúrgica estava fora de questão. Também desconfiei que as enxaquecas crônicas atrapalhariam uma candidata à presidência muito antes de as dores de cabeça de Michele Bachmann se tornarem manchete. Optei então pelo jornalismo.

8º Já faz mais de 20 anos que a enxaqueca ocupa um espaço central, ainda que indesejável, na minha vida, meio como a irmã detestável que eu nunca tive. Ela também ajudou a moldar a pessoa em que me tornei. E não só me ajudou a desenvolver uma tolerância bem alta à dor, como a aperfeiçoar a técnica do vômito em jato. E, agora que me deparo com a perspectiva quase inimaginável de me livrar da dor para sempre, começo a perceber que nem consigo imaginar a vida sem ela. 

9º A possibilidade do surgimento de um remédio “prodígio” gera emoções conflitantes por várias razões. Para começar que, se tivesse sido inventado antes, eu poderia ter me tornado astronauta. E se a solução é realmente tão simples – olha, seu organismo gera esse tal de peptídeo em demasia, está aqui o remédio para inibir a produção –, fica difícil entender por que demorou tanto para ser inventado.

10º A cura também representaria um novo fardo. Dizer que fiz o melhor que pude “apesar da enxaqueca” livra a minha cara por tudo aquilo que não fiz, tipo tornar-me a primeira mulher na presidência. Se esse medicamento funcionar, nada vai me impedir de fazer coisas excepcionais – e, ao mesmo tempo, acabará com a desculpa para não as realizar.

11º Por outro lado, e se foi a enxaqueca que me ajudou a conquistar tudo o que consegui até agora? Scott Sonenshein, professor da Faculdade de Administração Jones da Universidade Rice, afirma que conseguimos realizar mais quando nossos recursos (no meu caso, a saúde) são limitados do que quando são abundantes. “As restrições podem ser motivação para desenvoltura, para a criatividade, estímulo para uma solução melhor dos problemas”, escreve ele em seu livro, Stretch.

12º É fato que, graças à enxaqueca, aprendi muita coisa interessante e útil – como fazer todos os meus trabalhos antes do prazo, para o caso de a dor de cabeça atacar na última hora. Fazer as coisas apesar dela quando absolutamente necessário – e a pegar leve comigo mesma no resto do tempo. Aprendi a pedir ajuda quando precisava. Será que a ausência da enxaqueca me fará menos responsável, menos diligente? Ou fará com que eu me dedique em dobro, sabendo que não vou acabar tendo uma dor paralisante se me esforçar demais? Tenho muitas perguntas em relação a essa possível versão futura de mim mesma. (E uma para a Nasa: qual é o limite de idade para o treinamento dos astronautas?)

13º É claro que, se uma crise de identidade é o preço para acabar com a dor debilitante no meu cérebro, pagarei com muito prazer. Passei décadas sonhando com uma cura, geralmente deitada no quarto escuro, com um saco de ervilhas congeladas contra o rosto. A surpresa é eu sentir qualquer resquício de nostalgia em relação a esses tempos – mas percebo agora que uma parte de mim sentirá saudades.

                                                                                                                  LATSON, Jennifer

Texto adaptado. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saber-viver/eu-a-enxaqueca-uma-historia-deamor-23178050 Acessado em 16/03/2019.

Está empregada no sentido conotativo a palavra em destaque no seguinte trecho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q480559 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmacêutico, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

As formas farmacêuticas sólidas administradas pela via oral, cápsulas e comprimidos, são as mais utilizadas por apresentarem maior estabilidade que as formas líquidas, pela eficiência que apresentam e principalmente pela facilidade na administração pelo paciente. Sobre essas formas farmacêuticas, analise as afirmativas abaixo:

I. Grânulos são aglomerados de partículas menores. Como possuem área superficial menor que os pós, são mais estáveis quando expostos aos efeitos da atmosfera.

II. Cápsulas são formas farmacêuticas sólidas nas quais uma ou mais substâncias medicinais são acondicionadas em um invólucro, em geral de gelatina. A mistura desses pós deverá ser feita por uma técnica chamada diluição geométrica, na qual massas iguais de substância ativa e diluente são homogeneizadas sucessivamente.

III. Comprimidos são obtidos através de máquinas de compressão e com auxílio de excipientes farmacêuticos adequados.Podem variar em peso, tamanho, forma e dureza, de acordo com as necessidades do fármaco que está sendo veiculado.

IV. Comprimidos gastrorresistentes são obtidos pelo revestimento de comprimidos com camadas de sacarose, hidrossolúvel e de rápida dissolução após a deglutição.

V. A administração de comprimidos sublinguais, garante absorção rápida pela mucosa oral, e são indicados para fármacos que são destruídos pelo suco gástrico ou mal absorvidos pelo trato gastrintestinal.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q479584 | Farmácia, Farmacêutico, IAMSPE SP, VUNESP

Entre 2007 e 2009, foram realizadas 8 notificações de suspeitas de inefetividade terapêutica de bupivacaína pesada no Hospital de Clínicas da UFPR. A bupivacaína pesada é um anestésico local de longa duração utilizado em raquianestesias. Foi verificado que esse fármaco possui dois polimorfos, isto é, duas diferentes estruturas cristalinas que, devido às respectivas propriedades físico-químicas, podem diferir em sua ação terapêutica e estabilidade. É correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q677459 | Farmácia, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

A urinálise compreende a análise macroscópica e físico-química da urina e o exame microscópico do sedimento urinário. Analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A urina pode ser avaliada pelas características físicas de cor, turbidez, odor e volume. Sabe-se que determinados medicamentos podem alterar a coloração, bem como, os corantes naturais ou artificiais dos alimentos. 
( ) Na análise bioquímica identifica-se a presença ou ausência de determinadas substâncias, pH e também a densidade. A elevada densidade da urina pode indicar hidratação. 
( ) O exame miscroscópico do sedimento urinário pode revelar a presença de células, cristais minerais, bactérias e fungos. O número aumentado de cristais é indicativo de cálculos biliares.
 ( ) A presença de urobilinogênio na urina pode indicar danos hepáticos e distúrbios hemolíticos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q480417 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Farmacêutico, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

As emulsões constituem-se em dispersões de dois líquidos imiscíveis, obtidas pela ação de um tensoativo. Quanto aos tensoativos, pode-se afirmar que:

I. permitem a mistura relativamente estável de dois líquidos imiscíveis, devido a sua estrutura anfifílica, pois na mesma molécula uma porção é hidrofílica e outra e hidrofóbica.

II. em uma emulsão, o emulgente secundário é o responsável pela viscosidade do sistema.

III. atuam reduzindo a tensão interfacial de dois líquidos imiscíveis.

IV. aumentam a força de repulsão entre os líquidos imiscíveis.

V. podem atuar formando uma película protetora na interface da emulsão.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmação( ões) INCORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q383231 | Biologia, Parasitologia, Farmacêutico, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Giardia lamblia (1), Trichomonas vaginalis (2), Trypanosoma cruzi (3); Naegleria fowleri (4) são microrganismos patogênicos para o homem e que habitam diferentes partes do organismo humano, como o trato gastrointestinal, átrios, corrente sanguínea ou seus tecidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do material biológico mais favorável a ser examinado para um diagnóstico laboratorial positivo de um distúrbio causado por esses agentes, respectivamente, em cada caso:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q475843 | Farmácia, Tecnologia Farmacêutica, Farmacêutico, DEPEN, FUNRIO

No preparo de uma suspensão, é necessário que as partículas se encontrem homogeneamente dispersas no veículo por um período de tempo satisfatório. Para efeitos práticos, podemos aplicar a Equação de Stokes, segundo a qual a taxa de sedimentação das partículas aproxima-se de zero a medida que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q688588 | Farmácia, Farmacêutico, UFSC, UFSC, 2019

Assinale a alternativa correta a respeito da absorção segundo Rang e Dale (2011).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q206608 | Farmácia, Toxicologia, Farmacêutico, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os anticoagulantes têm sido indicados também para pacientes que
receberam próteses mecânicas de válvulas cardíacas, com o
objetivo de impedir a formação de coágulos após o contato do
sangue com esses materiais não biológicos. Um anticoagulante
importante é a heparina, administrada por via endovenosa em
hospitais, utilizada para diferentes tipos de patologias. A respeito
dos anticoagulantes, julgue os itens a seguir.

Para se avaliar o potencial de perigo do uso de um medicamento, devem ser consideradas a farmacodinâmica desse medicamento, a dose necessária para atingir esse efeito, as informações sobre o indivíduo que foi exposto e a farmacocinética do medicamento nesse organismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

110Q480611 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, IAMSPE SP, VUNESP

Como resultado das interações medicamentosas, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q478481 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Farmacêutico, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

Qual é a sigla da comissão hospitalar que atua estipulando critérios para obtenção de medicamentos que não constem na padronização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q475121 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Chapecó SC, Objetiva Concursos

Em relação aos tipos de excipientes utilizados na preparação da forma farmacêutica desejada, assinalar a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q681965 | Farmácia, Farmacêutico, UFF, COSEAC, 2019

Na profilaxia da êmese induzida pelo uso de antineoplásicos altamente emetogênicos, utiliza-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q478941 | Farmácia, Farmacotécnica, Farmacêutico, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

A água utilizada na manipulação de produtos é considerada matéria-prima de importância fundamental na obtenção de formas farmacêuticas líquidas e semissólidas. Para ser utilizada em preparações parenterais, podem ser adotados diversos mecanismos de purificação a partir do qual se obtém água com diferentes graus de pureza. Acerca do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q60571 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), uma ampla variedade de espécies bacterianas pode ser encontrada em amostras clínicas. Considerando seus conhecimentos sobre a bacteriologia clínica, marque abaixo a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q478954 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, IAMSPE SP, VUNESP

Dentre os antineoplásicos citotóxicos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q479231 | Farmácia, Assistência Farmacêutica, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em uma drogaria, um paciente informa ao farmacêutico que deseja uma caixa com 30 comprimidos revestidos, de liberação controlada, de oxicodona, e lhe pede informações quanto ao uso do medicamento.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O farmacêutico deve informar ao paciente que esse medicamento deverá ser consumido juntamente com a alimentação e, caso haja dificuldade na deglutição, o comprimido poderá ser triturado e misturado a um pouco de água.
  1. ✂️
  2. ✂️

118Q60582 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Leia as a afirmativas abaixo e marque a alternativa incorreta, segundo o que WILLIAMSON, M. A. et al., afirmam sobre os exames de Tempo de Protrombina (TP) e a Razão Normalizada Internacional (INR):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q479445 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura Municipal De Colônia Do Gurguéia PI, Instituto Machado de Assis

No sistema de gerenciamento da farmácia hospitalar, o envio de medicamento à enfermaria em embalagens originais com a identificação do paciente, leito, e demais dados necessários para o consumo em 24 horas é um procedimento de distribuição chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q480132 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Farmacêutico, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Abaixo são expostos diversos conceitos de Farmácia Hospitalar. Assinale a alternativa que corresponde ao adotado pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.