Início

Questões de Concursos Farmacêutico

Resolva questões de Farmacêutico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q60574 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), como o infarto agudo do miocárdio (IAM) exige um diagnóstico rápido e acurado, especialmente agora que existem novas opções terapêuticas com agentes trombolíticos, o laboratório clínico tem sido requisitado para fornecer exames séricos que possibilitem o diagnóstico em um estágio inicial. Sobre as provas de função cardíaca, marque abaixo a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q677002 | Farmácia, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

A validação analítica é a avaliação sistemática de um método por meio de ensaios experimentais de modo a confirmar e fornecer evidências objetivas de que os requisitos específicos para seu uso pretendido são atendidos. Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q60570 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), a avaliação da eficácia de antissépticos, desinfetantes e esterilizantes, embora aparentemente simples em princípio, é muito complexa. Em qualquer avaliação devem ser considerados diversos fatores como: resistência intrínseca do microrganismo, quantidade de microrganismos existentes, quantidade de material orgânico presente, dentre outros. Assim, com base em seus conhecimentos sobre antissépticos, desinfetantes e esterilizantes, avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:

I- O etanol e o álcool isopropílico não são utilizados como esterilizantes porque não são esporicidas, não penetram em material orgânico contendo proteína, podem não ser ativos contra vírus hidrofílicos e carecem de ação residual, pois evaporam por completo.
II- A clorexidina é ativa em pH 7,5 a 8,0 e não deve ser empregada durante cirurgia na orelha média porque provoca surdez neurossensorial.
III- Os desinfetantes fenólicos não são recomendados para uso em berçários, sobretudo na proximidade de lactentes, porque sua utilização foi associada à hiperbilirrubinemia.
IV- O formaldeído e glutaraldeído são usados para desinfecção ou esterilização de instrumentos, como endoscópios de fibra óptica, equipamentos de terapia respiratória, hemodialisadores e instrumentais dentários que não suportam exposição às temperaturas altas da esterilização por vapor.
V- Os compostos fenólicos rompem as membranas e paredes celulares, precipitam proteínas e inativam enzimas. São bactericidas, fungicidas e esporicidas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q677120 | Farmácia, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

Considerando os eventos adversos da lidocaína verificados com o aumento da dose, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q478650 | Farmácia, Farmacêutico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

A toxoplasmose é uma infecção parasitária causada pelo Toxoplasma gondii. Com relação à sorologia para a toxoplasmose adquirida, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q479714 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura Municipal De Colônia Do Gurguéia PI, Instituto Machado de Assis

Em relação às Boas Práticas de Fabricação de produtos farmacêuticos, todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q479088 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, IAMSPE SP, VUNESP

Com relação à eliminação dos fármacos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q60600 | Farmácia, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), o tratamento de pacientes com inflamação envolve dois objetivos primários: em primeiro lugar, aliviar os sintomas e preservar a função; em segundo lugar, retardar ou deter o processo responsável pela lesão tecidual. A redução da inflamação com AINEs frequentemente resulta em alívio da dor por um período significativo. Em relação aos AINEs, leia as as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta:

I- Todos os AINES, com exceção da nabumetona, são ácidos orgânicos fracos.
II- O celecoxibe é um inibidor não seletivo da COX, isto é, inibe a COX-1 e a COX-2.
III- O diclofenaco é um derivado do ácido fenilacético que é relativamente não seletivo como inibidor da COX.
IV- O ibuprofeno, um derivado simples do ácido fenilpropiônico, é um inibidor seletivo de COX-2, por essa razão é o mais utilizado na população.
V- Todos os AINEs podem ser encontrados no líquido sinovial após administração repetida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q478488 | Farmácia, Farmacêutico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Em relação à garantia de qualidade e às boas práticas de fabricação (BPF) aplicadas às indústrias farmacêuticas, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q60583 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

A Farmacopéia Brasileira, 5ª edição, apresenta diversos métodos de doseamento de proteínas totais. Com base em seus conhecimentos sobre estes métodos, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:

I- As proteínas em solução absorvem a luz ultravioleta no comprimento de onda de 280 nm, devido à presença na sua estrutura de aminoácidos aromáticos (especialmente tirosina e triptofano), propriedade que pode ser utilizada para o doseamento de proteínas.
II- As proteínas possuem a propriedade de reduzir ácidos fosfomolibdêniotungstênico contidos no reagente fosfomolibdênio e tungstênio; essa reação é cromogênica e traduz-se pela existência de um pico de absorção em 750 nm.
III- As proteínas possuem a propriedade de deslocar de 470 nm para 595 nm o máximo de absorção do azul ácido 90 quando se ligam ao corante. O corante azul ácido 90 apresenta uma afinidade marcada para os resíduos de arginina e de lisina na proteína o que pode provocar variações da resposta ao doseamento de diferentes proteínas.
IV– O método do biureto, foi elaborado com base na propriedade que as proteínas possuem de reduzir o íon cúprico (Cu2+) a íon cuproso (Cu+). O tratamento com ácido tricloroacético utilizado para reduzir as interferências pode igualmente permitir quantificar a proteína quando a sua concentração na amostra for inferior a 0,5 mg/mL.
V– O método do ácido bicinconínico (BCA) foi elaborado com base na propriedade que as proteínas possuem de interagir com o íon cúprico (Cu2+), em meio alcalino, dando um produto de reação que apresenta absorvância em 545 nm.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q480279 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmacêutico, IAMSPE SP, VUNESP

A Farmacoeconomia tem sido definida como “a descrição e análise dos custos dos tratamentos com fármacos para os sistemas de saúde e para a sociedade. Ela identifica, mede e compara os custos e as consequências dos produtos e serviços farmacêuticos. Clínicos e administradores podem usar esses métodos para avaliar e comparar custos de tratamentos optáveis e as consequências associadas a estas opções”(Rascati, 2009).

O método de avaliação que compara os efeitos de duas ou mais opções farmacológicas, expressando os custos em unidades monetárias e os benefícios em unidades físicas ou naturais de efetividade, por exemplo, número de mortes evitadas, número de dias livres de enfermidade, enfartos ou derrames cerebrais prevenido é a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q479323 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O sistema Renina – Angiotensina – Aldosterona (SRAA) desempenha papel crucial na regulação do volume corporal e de pressão arterial. Vários peptídeos, enzimas e receptores que compõem esse sistema são importantes alvos para terapia farmacológica cardiovascular. São medicamentos antihipertensivos que atuam no SRAA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q820253 | Legislação Federal, Lei 8142 1990, Farmacêutico, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

Uma importante marca do sistema de saúde brasileiro é a participação social garantida por lei, a Lei no 8.142, de 28 de dezembro de 1990. A mesma lei regulamenta as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde (atualizada pela Lei Complementar 141).

Para receberem os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para diversas ações, inclusive para a Assistência Farmacêutica, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q206272 | Farmácia, Farmacotécnica, Farmacêutico, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de fórmulas e formas farmacêuticas, julgue os itens a
seguir.

Os óvulos e supositórios, preparações farmacêuticas sólidas com formato adequado para aplicação segundo a via de administração adequada, devem dispersar-se ou fundir-se à temperatura do organismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

155Q476519 | Farmácia, Nutrição Clínica, Farmacêutico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Na manipulação de nutrição parenteral, fenômenos como a complexação, a floculação, a absorção/adsorção e a quebra da emulsão são incompatibilidades

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q60579 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), em relação à proteinúria de Bence Jones, marque a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q60589 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

De acordo com STORPIRTIS, S. et al., dissolução é o processo no qual uma substância sólida entra em solução, ou seja, se dissolve. A velocidade de dissolução é crítica para a absorção de fármacos administrados por meio de medicamentos, tanto de uso humano como veterinário. É uma propriedade importante que influencia a velocidade e a extensão da disponibilidade do fármaco in vivo. Em relação ao teste de dissolução, assinale a alternativa que cita a forma farmacêutica para a qual não é recomendado realizar o teste de dissolução:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q478667 | Farmácia, Farmacopeia, Farmacêutico, SES PR, IBFC

A Farmacopeia Brasileira 5a Ed. (2010) apresenta os métodos gerais de controle de qualidade que podem ser aplicados aos medicamentos. Sobre esses métodos, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q477900 | Farmácia, Farmacêutico, SEAD AM, CESGRANRIO

A CFT (Comissão de Farmácia e Terapêutica) é a junta deliberativa designada pela diretoria da Unidade Hospitalar que tem como finalidade padronizar o(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q479563 | Farmácia, Farmacêutico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da tuberculose e das micobactérias, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.