Início

Questões de Concursos Farmacêutico

Resolva questões de Farmacêutico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1821Q208678 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Farmacêutico, CRF SC, IESES

Considerando-se os termos da Lei 8.666/93, são consideradas modalidades de licitação:

I. Tomada de preços.

II. Concorrência.

III.Convite.

IV. Concurso.

Indique a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1822Q207935 | Português, Morfologia, Farmacêutico, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Texto associado.

Texto: Eu e a enxaqueca, uma história de amor


Eu sou meio figurinha carimbada no circuito de triagem clínica de enxaqueca. Os pesquisadores me adoram, principalmente pelo número prodigioso de crises que tenho: de dez a 12 por mês, em média. “Que coisa fantástica. Uma fonte excelente de dados”, comemorou o coordenador da minha última análise de fármaco quando lhe mostrei o diário exclusivo para as dores de cabeça que mantenho há anos.

“Excelente para você”, retruquei. Para mim, representa quase um terço da vida sendo refém do horror da enxaqueca, incluindo os três dias por mês, pelo menos, que passo de cama, consumida pela dor paralisante e a náusea intensa.

Experimentei mais de uma dúzia de remédios preventivos e participei de uma série de triagens para medicamentos em teste. Nenhum ajudou; alguns, inclusive provocaram dores horríveis. O fato é que todos foram criados para tratar outros males, e só depois investidos na enxaqueca, depois que pacientes hipertensos, convulsivos e bipolares relataram uma melhora coincidente nas dores de cabeça de que sofriam.

Atualmente, participo de uma triagem para um remédio específico. Seu alvo é o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina, substância neuroquímica que faz os vasos sanguíneos incharem – e que é o que as pessoas que sofrem desse mal aparentemente produzem em demasia.

Pela primeira vez na vida, pareço estar sentindo um certo alívio. E o pior efeito colateral até agora é um otimismo profundo, embora ele venha acompanhado de complicações inesperadas. Depois de anos experimentando todo tipo de medicamento, já não me p

reocupo mais com a ineficácia porque é o que sempre acontece. Percebi desta vez uma nova preocupação: e se desta vez funcionar?

Tive a primeira crise de enxaqueca aos 12 anos – e depois veio outra, e outra. A princípio, não sabia o que era. Meus pais achavam que eu era só hipersensível à gripe, problema que eles esperavam e eu dava como certo que ia superar. Adolescente motivada e dedicadíssima, acreditava que todas as portas estavam abertas para mim, em termos de carreira: astronauta, médica, a primeira presidente mulher.

Foi só no primeiro ano em Yale que tive minha enxaqueca diagnosticada, quando também me toquei de que não ia superá-la. As portas começaram a se fechar. O fato de ter que passar dias seguidos sem poder me levantar parecia eliminar a possibilidade de carreira em uma profissão da qual dependiam vidas – ou seja, a medicina cirúrgica estava fora de questão. Também desconfiei que as enxaquecas crônicas atrapalhariam uma candidata à presidência muito antes de as dores de cabeça de Michele Bachmann se tornarem manchete. Optei então pelo jornalismo.

8º Já faz mais de 20 anos que a enxaqueca ocupa um espaço central, ainda que indesejável, na minha vida, meio como a irmã detestável que eu nunca tive. Ela também ajudou a moldar a pessoa em que me tornei. E não só me ajudou a desenvolver uma tolerância bem alta à dor, como a aperfeiçoar a técnica do vômito em jato. E, agora que me deparo com a perspectiva quase inimaginável de me livrar da dor para sempre, começo a perceber que nem consigo imaginar a vida sem ela. 

9º A possibilidade do surgimento de um remédio “prodígio” gera emoções conflitantes por várias razões. Para começar que, se tivesse sido inventado antes, eu poderia ter me tornado astronauta. E se a solução é realmente tão simples – olha, seu organismo gera esse tal de peptídeo em demasia, está aqui o remédio para inibir a produção –, fica difícil entender por que demorou tanto para ser inventado.

10º A cura também representaria um novo fardo. Dizer que fiz o melhor que pude “apesar da enxaqueca” livra a minha cara por tudo aquilo que não fiz, tipo tornar-me a primeira mulher na presidência. Se esse medicamento funcionar, nada vai me impedir de fazer coisas excepcionais – e, ao mesmo tempo, acabará com a desculpa para não as realizar.

11º Por outro lado, e se foi a enxaqueca que me ajudou a conquistar tudo o que consegui até agora? Scott Sonenshein, professor da Faculdade de Administração Jones da Universidade Rice, afirma que conseguimos realizar mais quando nossos recursos (no meu caso, a saúde) são limitados do que quando são abundantes. “As restrições podem ser motivação para desenvoltura, para a criatividade, estímulo para uma solução melhor dos problemas”, escreve ele em seu livro, Stretch.

12º É fato que, graças à enxaqueca, aprendi muita coisa interessante e útil – como fazer todos os meus trabalhos antes do prazo, para o caso de a dor de cabeça atacar na última hora. Fazer as coisas apesar dela quando absolutamente necessário – e a pegar leve comigo mesma no resto do tempo. Aprendi a pedir ajuda quando precisava. Será que a ausência da enxaqueca me fará menos responsável, menos diligente? Ou fará com que eu me dedique em dobro, sabendo que não vou acabar tendo uma dor paralisante se me esforçar demais? Tenho muitas perguntas em relação a essa possível versão futura de mim mesma. (E uma para a Nasa: qual é o limite de idade para o treinamento dos astronautas?)

13º É claro que, se uma crise de identidade é o preço para acabar com a dor debilitante no meu cérebro, pagarei com muito prazer. Passei décadas sonhando com uma cura, geralmente deitada no quarto escuro, com um saco de ervilhas congeladas contra o rosto. A surpresa é eu sentir qualquer resquício de nostalgia em relação a esses tempos – mas percebo agora que uma parte de mim sentirá saudades.

                                                                                                                  LATSON, Jennifer

Texto adaptado. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saber-viver/eu-a-enxaqueca-uma-historia-deamor-23178050 Acessado em 16/03/2019.

No trecho “...e que é o que as pessoas que sofrem desse mal aparentemente produzem...” (4º parágrafo), a palavra mal tem a mesma classe gramatical que apresenta na seguinte frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1823Q478019 | Farmácia, Farmacêutico, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos medicamentos que têm sua aquisição, armazenamento e dispensação regulamentados pela Portaria do Ministério da Saúde n.º 344/1998, julgue os itens subseqüentes.

São exemplos de fármacos inibidores seletivos da recaptação da serotonina: fluoxetina, sertralina e buspirona.

  1. ✂️
  2. ✂️

1824Q476746 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

No código de ética da profissão farmacêutica, a guarda de sigilo de fatos dos quais se tenha conhecimento no exercício da profissão, excetuando-se os de dever legal, amparados pela legislação vigente, os quais exijam comunicação, denúncia ou relato a quem de direito, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1825Q477009 | Farmácia, Farmacêutico, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

O ácido acetilsalicílico e o ibuprofeno são classificados como medicamentos de venda livre. Com relação a estes dois medicamentos, julgue os itens a seguir.

O broncoespasmo causado ocasionalmente pelo uso do ácido acetilsalicílico pode ocorrer devido ao acúmulo de prostaglandinas produzidas pela ativação da via da lipooxigenase.

  1. ✂️
  2. ✂️

1826Q477286 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, que se referem aos métodos para estudo microbiológico e micológico.

Na esterilização em autoclave, utiliza-se o princípio da aplicação de calor seco, que exige tempo de esterilização muito menor que o de vapor saturado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1827Q386185 | Biologia, Bioquímica, Farmacêutico, FMS PI, NUCEPE

Algumas substâncias como a insulina necessariamente precisam ser administradas por via parenteral devido suas propriedades químicas. A administração da insulina por via oral é inviável e não apresenta efeito farmacológico. Isso acontece normalmente com a insulina que é de natureza protéica por que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1828Q843919 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Farmacêutico, SES DF, IADES, 2020

A Lei no 8.080/1990 dispõe a respeito das condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, além da organização e do funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências.

Com base nessa legislação e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência e a preservação da autonomia das pessoas na defesa da respectiva integridade física e moral são alguns dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
  1. ✂️
  2. ✂️

1829Q478395 | Farmácia, Farmacêutico, SES DF, CESPE CEBRASPE

Estudos demonstraram que a redução do tamanho de partícula da griseofulvina, de cerca de 10 ?m para 2,7 ?m, é capaz de duplicar, aproximadamente, a quantidade de fármaco absorvido por seres humanos. A partir dessa informação e com base nos diferentes aspectos por ela suscitados, julgue os itens que se seguem. Como a griseofulvina é um fármaco altamente hidrossolúvel, a sua absorção independe da sua velocidade de dissolução.
  1. ✂️
  2. ✂️

1830Q477160 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Um laboratório recebeu amostras de fezes e sangue de um paciente, acompanhadas dos seguintes dados: sexo masculino, com 5 anos de idade, apresenta anemia, edema, prurido e atraso no desenvolvimento físico e mental há 3 anos. Os exames solicitados foram: hemograma completo, dosagem de albumina sérica, exame parasitológico de fezes.

Considerando as informações da situação hipotética acima descrita, julgue os itens que se seguem.

A observação da coloração das fezes é suficiente para o diagnóstico de sangramento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1831Q207601 | Farmácia, Assistência Farmacêutica, Farmacêutico, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A seleção dos medicamentos que fazem parte das relações de
medicamentos essenciais é componente fundamental da Política
Nacional de Assistência Farmacêutica, que possui como eixos
norteadores a garantia de acesso e o uso racional de produtos
farmacêuticos. Quanto à padronização de medicamentos,
farmacopéias e formulários, julgue os itens que se seguem.

No âmbito nacional, a Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (COMARE) é responsável pela seleção dos medicamentos que norteiam a aquisição, prescrição e dispensação de produtos farmacêuticos nos serviços do Sistema Único de Saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

1832Q480500 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Barueri SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

No que se refere a aquisições de medicamentos, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1833Q479740 | Farmácia, Farmacêutico, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca dos aspectos farmacológicos relativos às drogas de abuso, julgue os itens a seguir. A dependência química e psicológica observada entre os usuários de maconha é superior à associada ao abuso de etanol, resultando na urgência compulsiva da ingestão da droga.
  1. ✂️
  2. ✂️

1834Q479758 | Farmácia, Farmacêutico, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação à ascaridíase, julgue os itens subsecutivos.

O diagnóstico da ascaridíase pode ser realizado pelo método direto com lugol e pelo método de sedimentação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1835Q480554 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Ituiutaba MG

As substâncias sujeitas à controle especial e os medicamentos que as contêm, devem ser guardados sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para este fim e sob a responsabilidade do farmacêutico. Indique, dentre as alternativas abaixo, quais os procedimentos que o farmacêutico deve tomar para entrega de medicamentos controlados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1836Q684075 | Farmácia, Farmacêutico, UFF, COSEAC, 2019

As reações de hipersensibilidade estão entre os efeitos adversos mais comuns durante o uso das penicilinas, mas pode ocorrer também com outros antibióticos do grupo dos ?-lactâmicos. Dos fármacos listados abaixo, o que poderia substituílos, por não apresentar o anel ?- lactâmico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1837Q479537 | Farmácia, Farmacêutico, SES DF, CESPE CEBRASPE

Acerca das formas farmacêuticas injetáveis, julgue os itens subsecutivos. Na preparação de formulação injetável com um fármaco insolúvel em água, pode-se utilizar um óleo vegetal como veículo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1838Q592695 | Química, Farmacêutico, FUSAR RJ, FEC UFF

A pesquisa bacteriológica do sangue deve ser feita pela técnica da hemocultura com utilização de meios ricos, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1839Q684099 | Farmácia, Farmacêutico, UFSC, UFSC, 2019

Assinale a alternativa correta em conformidade com a Resolução no 596, de 21 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1840Q480620 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Queimados RJ, CEPUERJ

Os medicamentos benzodiazepínicos apresentam diferentes comportamentos farmacocinéticos em relação à ação global de seus efeitos em seres humanos. As ações classificadas em ultra-curta, média e prolongada têm seus respectivos representantes nos seguintes fármacos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.