Início

Questões de Concursos Farmacêutico

Resolva questões de Farmacêutico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q841506 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, SES DF, IADES, 2020

O processo inflamatório é desencadeado nos tecidos vascularizados sempre que ocorre um dano celular, estando intimamente associado ao processo de cicatrização tecidual.

 Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir. 
Macrófagos, neutrófilos e mastócitos são algumas das células envolvidas no processo inflamatório, bem como as células dendríticas, também chamadas de células sentinelas, e células endoteliais, que irão contribuir na coagulação.
  1. ✂️
  2. ✂️

322Q477970 | Farmácia, Farmacologia Clínica, Farmacêutico, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de fármacos usados nos tratamentos de parasitoses, julgue os itens a seguir.

O mebendazol e o albendazol proporcionam terapia segura e eficaz contra infestações por nematódeos gastrintestinais.

  1. ✂️
  2. ✂️

323Q478232 | Farmácia, Gestão Farmacêutica, Farmacêutico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) recebeu uma solicitação para padronização de um novo anticoagulante oral como alternativa à Varfarina, medicamento já padronizado. Sendo assim, a CFT solicitou ao Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da unidade uma avaliação econômica completa para os medicamentos Dabigatrana, Rivaroxabana e Apixaban, em que foram avaliados aspectos de efetividade, segurança e custos. O relatório foi elaborado e encaminhado à CFT como ferramenta auxiliar na tomada de decisão, e a comissão optou pela incorporação de uma das alternativas. Diante da atual situação econômica do país, um dos componentes estratégicos deste relatório avaliou a consequência financeira da incorporação da nova tecnologia, sendo esta chamada de análise de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q18515 | Português, Farmacêutico, CIAAR, FAB

Texto associado.
O que diria e o que faria Mandela?

      O mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da África do Norte para a Europa. São desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa líbia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da África, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-íris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos.
      [...] A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estão roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violência (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-íris. O desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)
O desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris está ainda mais distante no horizonte.” Acerca do último período do texto, é correto afirmar que, em relação às ideias anteriores, o autor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

325Q479083 | Farmácia, Farmacotécnica, Farmacêutico, SES DF, FUNIVERSA

O farmacêutico recebeu a seguinte prescrição para ser manipulada:

cloreto de benzalcônio 0,02% (p/v)

 água purificada q.s.p. 250 mL

Qual é a quantidade de cloreto de benzalcônio que deve ser utilizada para preparar a prescrição?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q476785 | Farmácia, Farmacêutico, DEPEN, FUNRIO

Sobre a prescrição e dispensação de medicamentos genéricos, classifique as alternativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F) e, a seguir, marque a única alternativa correspondente à seqüência CORRETA:

1 - Para a prescrição de medicamentos no âmbito do SUS, o prescritor responsável adotará obrigatoriamente a DCB, DCI ou, na sua inexistência, o nome comercial. ( )

2 - Ao realizar a substituição do medicamento prescrito pelo medicamento genérico correspondente, o profissional farmacêutico deverá indicar a substituição realizada na prescrição, apondo seu carimbo com nome, seu número de inscrição no CRF, datar e assinar. ( )

3 - Caso o profissional prescritor decida pela não-intercambialidade de sua prescrição, deverá fazê-lo de forma escrita de próprio punho ou aposição de etiqueta impressa ou carimbo que tornem a sua manifestação legível, clara e inequívoca. ( )

4 - O profissional farmacêutico sempre poderá substituir o medicamento prescrito pelo medicamento genérico correspondente. ( )

5 - A prescrição de medicamentos nos serviços privados de saúde poderá ser realizada pelo nome genérico ou comercial, a critério do profissional responsável pela prescrição. ( )

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q478968 | Farmácia, Farmacêutico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Durante as inspeções sanitárias, a indústria farmacêutica é avaliada em diversos aspectos relacionados ao cumprimento das BPF. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q478787 | Farmácia, Fisiologia Humana, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das doenças eritrocitárias, julgue os itens subsequentes. Na anemia ferropriva inicial, o esfregaço mostra um grau variado de hipocromia com poiquilocitose.
  1. ✂️
  2. ✂️

329Q18511 | Português, Interpretação de Textos, Farmacêutico, CIAAR, FAB

Texto associado.
Democracia e autoritarismo

      O fato de que as pessoas que vivem em um regime democrático não saibam o que é democracia é uma questão por si só muito grave. O saber sobre o que seja qualquer coisa – e neste, caso, sobre o que seja a democracia – se dá em diversos níveis e interfere em nossas ações. Agimos em nome do que pensamos. Mas muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos.
      Creio que, neste momento brasileiro, poucas pessoas que agem em nome da democracia estejam se questionando sobre o que ela realmente seja. É provável que poucos pratiquem o ato de humildade do conhecimento que é o questionamento honesto. O questionamento é uma prática, mas é também qualidade do conhecimento. É a virtude do conhecimento. É essa virtude que nos faz perguntar sobre o que pensamos e assim nos permite sair de um nível dogmático para um nível reflexivo de pensamento. Essa passagem da ideia pronta que recebemos da religião, do senso comum, dos meios de comunicação para o questionamento é o segredo da inteligência humana seja ela cognitiva, moral ou política.
      [...] a democracia flerta facilmente com o autoritarismo quando não se pensa no que ela é e se age por impulso ou por leviandade. Eu não sou uma pessoa democrática quando vou à rua protestar em nome dos meus fins privados, dos meus interesses pessoais, quando protesto em nome de interesses que em nada contribuem para a construção da esfera pública. Eu sou autoritária quando, sem pensar, imponho violentamente os meus desejos e pensamentos sem me preocupar com o que os outros estão vivendo e pensando, quando penso que meu modo de ver o mundo está pronto e acabado, quando esqueço que a vida social é a vida da convivência e da proteção aos direitos de todos os que vivem no mesmo mundo que eu. Não sou democrática quando minhas ações não contribuem para a manutenção da democracia como forma de governo do povo para o povo, quando esqueço que o povo precisa ser capaz de respeitar as regras do próprio jogo ao qual ele aderiu e que é o único capaz de garantir seus direitos fundamentais: o jogo da democracia.

(Marcia Tiburi. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/03/democracia-e-autoritarismo/. 18/03/2015. Adaptado.) 
Os vocábulos e expressões apresentam significados específicos e diferentes de acordo com o cotexto e o contexto em que se inserem. Em “a democracia flerta facilmente com o autoritarismo” (3º§) foi utilizado o sentido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

330Q478615 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Farmacêutico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

O estoque anual de alfaepoetina 4.000 UI da farmácia de uma unidade hospitalar são sessenta frascos-ampola. Na unidade há dois pacientes em uso do medicamento, três vezes por semana. Um paciente portador de insuficiência renal crônica é internado com diagnóstico de anemia e o médico assistente prescreve alfaepoetina 4.000 UI, uma vez por dia. Visando a evitar desabastecimento, o farmacêutico que recebe esta prescrição deve disponibilizar ao prescritor procedimentos para atendimento da demanda:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q479224 | Farmácia, Fisiologia Humana, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à avaliação da função hepática, julgue os itens a seguir. Caso haja uma destruição hepática, haverá um aumento da síntese proteica, especialmente da albumina, o que dá origem à hiperproteinemia e à hiperalbuminemia.
  1. ✂️
  2. ✂️

332Q480003 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Paciente ambulatorial oncológica recebeu a indicação de uso oral de medicação citostática. Ao analisar a prescrição, o farmacêutico verificou que foram receitados dois comprimidos de 500 mg por administração. Sabendo que a dosagem recomendada para a superfície corpórea dessa paciente é a de quatro comprimidos por administração, o farmacêutico orientou a paciente quanto ao uso e às reações adversas mais comuns deste medicamento.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca das ações do farmacêutico.

Uma ação para aumentar a segurança na administração de medicamentos é o fracionamento e fornecimento destes por dose unitária.
  1. ✂️
  2. ✂️

333Q480777 | Farmácia, Farmacoepidemiologia, Farmacêutico, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Que tipo de estudo epidemiológico possui as seguintes características: observacional, longitudinal e com esquema de seleção populacional completo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q684043 | Português, Morfologia, Farmacêutico, UFSC, UFSC, 2019

Texto associado.
Texto 3
Papos

 1– Me disseram...
 2– Disseram-me.
 3– Hein?
 4– O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”.
 5– Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é “digo-te”?
 6– O quê?
 7– Digo-te que você...
 8– O “te” e o “você” não combinam.
 9– Lhe digo?
10– Também não. O que você ia me dizer?
11– Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a
12cara. Partir a sua cara. Como é que se diz?
13– Partir-te a cara.
14– Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me.
15– É para o seu bem.
16– Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma
17   correção e eu...
18– O quê?
19– O mato.
20– Que mato?
21– Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem?
22– Pois esqueça-o e para-te. Pronome no lugar certo é elitismo!
23– Se você prefere falar errado...
24– Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem-me?
25– No caso... não sei.
26– Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não?
27– Esquece.
28– Não. Como “esquece”? Você prefere falar errado? E o certo é “esquece” ou “esqueça”?
29   Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos.
30– Depende.
31– Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas não sabes-o.
32– Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser.
33– Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dás. Mas não posso mais dizer-lo-te
34   o que dizer-te-ia.
35– Por quê?
36– Porque, com todo este papo, esqueci-lo.
Verissimo, Luis Fernando. Novas comédias da vida pública, a versão dos afogados. Porto Alegre: L&PM, 1997. [Adaptado].
Com base no texto 3 e na norma padrão escrita, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. A sequência “Digo-te que você...” (linha 7) pode ser corrigida pela substituição do pronome ‘te’ pelo pronome ‘lhe’.
II. A sequência “Digo-te que você...” (linha 7) pode ser corrigida pela substituição do pronome ‘você’ pelo pronome ‘tu’.
III. Em “Me disseram” (linha 1), a forma pronominal deve ser marcada com caso reto, por corresponder ao sujeito da sentença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q476454 | Farmácia, Farmacologia Clínica, Farmacêutico, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação aos antimicrobianos, julgue os itens subsequentes.

Os abscessos e as infecções em tecidos desvitalizados, com má perfusão, em geral, exigem debridamento e(ou) drenagem, pois os fármacos muitas vezes não atingem concentrações adequadas no local ou, se atingem, muitas vezes não atuam adequadamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

336Q31826 | Farmácia, Farmacêutico, CRF SC, IESES

Qual das seguintes vitaminas é teratogênica em doses elevadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

337Q18527 | Farmácia, Farmacêutico, CIAAR, FAB

Na rotina diagnóstica de vários países, a determinação dos anticorpos ASLO ainda é tida como a principal ferramenta de investigação das infecções por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

338Q479494 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

A criação e utilização de listas ou relações padronizadas de medicamentos nos serviços de saúde é condição já bastante consolidada para a racionalização do uso dos medicamentos.

A composição de uma relação de medicamentos deve seguir as seguintes orientações:

1. utilizar a denominação genérica, de acordo com a Denominação Comum Brasileira (DCB) ou a Denominação Comum Internacional (DCI).

2. evitar a inclusão de um número excessivo de medicamentos.

3. revisar a relação a cada quatro anos.

4. evitar a inclusão de associações de duvidosa eficácia.

5. priorizar medicamentos sobre os quais se tenha mais dados, mais estudos, enfim, que tenham sido objeto de avaliação baseada em evidências por um maior período.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q474949 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Para exercer seu efeito farmacológico, um medicamento necessita chegar ao seu sítio de atuação. Para isso, ele precisa ser absorvido e, em seguida, distribuído no organismo. Nesse sentido, julgue os seguintes itens, referentes a alguns conceitos farmacocinéticos.

Os medicamentos que possuem partículas maiores que as dimensões coloidais e as suspensões oleosas não devem comumente ser administradas por via endovenosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

340Q478322 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Para o doseamento de acetato de dexametasona em um creme, a farmacopeia brasileira descreve os procedimentos para preparo de uma solução-padrão e da solução-amostra da seguinte maneira: Solução-padrão: pesar, exatamente, cerca de 20 mg de acetato de dexametasona SQR e transferir para balão volumétrico de 100 mL. Adicionar 50 mL de metanol e deixar em ultrassom para dissolver. Completar o volume com metanol e misturar. Transferir 5 mL dessa solução para balão volumétrico de 50 mL, completar o volume com fase móvel e homogeneizar. Solução-amostra: transferir quantidade da amostra, cuidadosamente pesada, equivalente a 2 mg de acetato de dexametasona. Adicionar 40 mL de metanol e deixar em ultrassom, agitando com bastão de vidro, até dissolver. Transferir quantitativamente para balão volumétrico de 100 mL, completar o volume com o mesmo solvente e homogeneizar.

Considerando uma amostra de creme de acetato de dexametasona a 0,1% e as informações precedentes, julgue os itens seguintes.

A solução-amostra para doseamento de ativos em formulações semissólidas é uma solução com concentração expressa em massa/volume; nesse caso, uma solução de acetato de dexametasona a 2%.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.