Início

Questões de Concursos Farmacêutico

Resolva questões de Farmacêutico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q209584 | Farmácia, Controle de Qualidade, Farmacêutico, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Medidas de absorção molecular estão entre as técnicas de análise
quantitativa em laboratórios químicos e clínicos. Acerca de
espectrometria de absorção no ultravioleta e no visível, julgue os
itens a seguir.

De acordo com a lei de Lambert-Beer, a absorbância é inversamente proporcional à concentração da substância, desde que o coeficiente de absorção seja constante e o comprimento do caminho ótico seja sempre o mesmo.

  1. ✂️
  2. ✂️

342Q476931 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os fármacos antineoplásicos são substâncias utilizadas no tratamento das mais diversas neoplasias. Com relação aos mecanismos de ação e à manipulação desses fármacos, julgue os itens subseqüentes. Os quimioterápicos podem causar náusea e vômito por ação estimulatória no centro do vômito.
  1. ✂️
  2. ✂️

343Q480079 | Farmácia, Fisiologia Humana, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à avaliação da função hepática, julgue os itens a seguir. Como na anemia megaloblástica, uma rápida e excessiva produção de bilirrubina resultará em um aumento da bilirrubina conjugada no soro.
  1. ✂️
  2. ✂️

344Q44367 | Farmácia, Farmacêutico, HUAP UFF, COSEAC

A sequência de medicamentos abaixo que necessariamente deve ser fracionada em fluxo laminar vertical Classe 2 BII é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q479080 | Farmácia, Farmacotécnica, Farmacêutico, SES PR, IBFC

Para garantir a qualidade de uma forma farmacêutica semi-sólida manipulada, o acondicionamento é um ponto essencial. A embalagem primária é o acondicionamento que está em contato direto com o produto e não deve haver qualquer interação entre o seu material e o conteúdo da forma farmacêutica semi-sólida, a fim de que não hajam alterações em sua concentração, qualidade ou pureza. Sendo assim, considere a definição: ?recipiente Impermeável ao ar ou qualquer outro gás, nas condições usuais de manipulação, armazenagem, distribuição e transporte?, e assinale a alternativa que apresenta a correta denominação para essa definição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

346Q478522 | Farmácia, Farmacêutico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

A respeito das alterações hematológicas encontradas no sangue periférico de pacientes anêmicos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q475263 | Farmácia, Toxicologia, Farmacêutico, Funasa, Dom Cintra Fundação

A tríade coma, pupilas puntiformes e depressão respiratória sugere intoxicação por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q44369 | Farmácia, Farmacêutico, HUAP UFF, COSEAC

Gerenciar correta e adequadamente os insumos da farmácia tem sido um dos grandes desafios dos profissionais nas últimas décadas. Com o ritmo acelerado das inovações tecnológicas, o número de produtos ofertados a cada dia vem se avolumando velozmente. 

As formas de controle e acompanhamento que o farmacêutico deve adotar para assegurar a qualidade e a efetividade desse processo são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q844913 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, SES DF, IADES, 2020

O processo inflamatório é desencadeado nos tecidos vascularizados sempre que ocorre um dano celular, estando intimamente associado ao processo de cicatrização tecidual.

 Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir. 
A via clássica do sistema complemento ocorre na superfície do patógeno, mediante a hidrólise de C3.
  1. ✂️
  2. ✂️

350Q479378 | Farmácia, Fisiologia Humana, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à leucemia, julgue os itens a seguir. Invariavelmente a leucocitose e as células circulantes anormais estão presentes na leucemia.
  1. ✂️
  2. ✂️

351Q207268 | Português, Morfologia Pronomes, Farmacêutico, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Texto associado.

Texto: Eu e a enxaqueca, uma história de amor


Eu sou meio figurinha carimbada no circuito de triagem clínica de enxaqueca. Os pesquisadores me adoram, principalmente pelo número prodigioso de crises que tenho: de dez a 12 por mês, em média. “Que coisa fantástica. Uma fonte excelente de dados”, comemorou o coordenador da minha última análise de fármaco quando lhe mostrei o diário exclusivo para as dores de cabeça que mantenho há anos.

“Excelente para você”, retruquei. Para mim, representa quase um terço da vida sendo refém do horror da enxaqueca, incluindo os três dias por mês, pelo menos, que passo de cama, consumida pela dor paralisante e a náusea intensa.

Experimentei mais de uma dúzia de remédios preventivos e participei de uma série de triagens para medicamentos em teste. Nenhum ajudou; alguns, inclusive provocaram dores horríveis. O fato é que todos foram criados para tratar outros males, e só depois investidos na enxaqueca, depois que pacientes hipertensos, convulsivos e bipolares relataram uma melhora coincidente nas dores de cabeça de que sofriam.

Atualmente, participo de uma triagem para um remédio específico. Seu alvo é o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina, substância neuroquímica que faz os vasos sanguíneos incharem – e que é o que as pessoas que sofrem desse mal aparentemente produzem em demasia.

Pela primeira vez na vida, pareço estar sentindo um certo alívio. E o pior efeito colateral até agora é um otimismo profundo, embora ele venha acompanhado de complicações inesperadas. Depois de anos experimentando todo tipo de medicamento, já não me p

reocupo mais com a ineficácia porque é o que sempre acontece. Percebi desta vez uma nova preocupação: e se desta vez funcionar?

Tive a primeira crise de enxaqueca aos 12 anos – e depois veio outra, e outra. A princípio, não sabia o que era. Meus pais achavam que eu era só hipersensível à gripe, problema que eles esperavam e eu dava como certo que ia superar. Adolescente motivada e dedicadíssima, acreditava que todas as portas estavam abertas para mim, em termos de carreira: astronauta, médica, a primeira presidente mulher.

Foi só no primeiro ano em Yale que tive minha enxaqueca diagnosticada, quando também me toquei de que não ia superá-la. As portas começaram a se fechar. O fato de ter que passar dias seguidos sem poder me levantar parecia eliminar a possibilidade de carreira em uma profissão da qual dependiam vidas – ou seja, a medicina cirúrgica estava fora de questão. Também desconfiei que as enxaquecas crônicas atrapalhariam uma candidata à presidência muito antes de as dores de cabeça de Michele Bachmann se tornarem manchete. Optei então pelo jornalismo.

8º Já faz mais de 20 anos que a enxaqueca ocupa um espaço central, ainda que indesejável, na minha vida, meio como a irmã detestável que eu nunca tive. Ela também ajudou a moldar a pessoa em que me tornei. E não só me ajudou a desenvolver uma tolerância bem alta à dor, como a aperfeiçoar a técnica do vômito em jato. E, agora que me deparo com a perspectiva quase inimaginável de me livrar da dor para sempre, começo a perceber que nem consigo imaginar a vida sem ela. 

9º A possibilidade do surgimento de um remédio “prodígio” gera emoções conflitantes por várias razões. Para começar que, se tivesse sido inventado antes, eu poderia ter me tornado astronauta. E se a solução é realmente tão simples – olha, seu organismo gera esse tal de peptídeo em demasia, está aqui o remédio para inibir a produção –, fica difícil entender por que demorou tanto para ser inventado.

10º A cura também representaria um novo fardo. Dizer que fiz o melhor que pude “apesar da enxaqueca” livra a minha cara por tudo aquilo que não fiz, tipo tornar-me a primeira mulher na presidência. Se esse medicamento funcionar, nada vai me impedir de fazer coisas excepcionais – e, ao mesmo tempo, acabará com a desculpa para não as realizar.

11º Por outro lado, e se foi a enxaqueca que me ajudou a conquistar tudo o que consegui até agora? Scott Sonenshein, professor da Faculdade de Administração Jones da Universidade Rice, afirma que conseguimos realizar mais quando nossos recursos (no meu caso, a saúde) são limitados do que quando são abundantes. “As restrições podem ser motivação para desenvoltura, para a criatividade, estímulo para uma solução melhor dos problemas”, escreve ele em seu livro, Stretch.

12º É fato que, graças à enxaqueca, aprendi muita coisa interessante e útil – como fazer todos os meus trabalhos antes do prazo, para o caso de a dor de cabeça atacar na última hora. Fazer as coisas apesar dela quando absolutamente necessário – e a pegar leve comigo mesma no resto do tempo. Aprendi a pedir ajuda quando precisava. Será que a ausência da enxaqueca me fará menos responsável, menos diligente? Ou fará com que eu me dedique em dobro, sabendo que não vou acabar tendo uma dor paralisante se me esforçar demais? Tenho muitas perguntas em relação a essa possível versão futura de mim mesma. (E uma para a Nasa: qual é o limite de idade para o treinamento dos astronautas?)

13º É claro que, se uma crise de identidade é o preço para acabar com a dor debilitante no meu cérebro, pagarei com muito prazer. Passei décadas sonhando com uma cura, geralmente deitada no quarto escuro, com um saco de ervilhas congeladas contra o rosto. A surpresa é eu sentir qualquer resquício de nostalgia em relação a esses tempos – mas percebo agora que uma parte de mim sentirá saudades.

                                                                                                                  LATSON, Jennifer

Texto adaptado. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saber-viver/eu-a-enxaqueca-uma-historia-deamor-23178050 Acessado em 16/03/2019.

Está destacado um pronome relativo no seguinte trecho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

352Q480107 | Farmácia, Farmacêutico, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação aos exames de diagnóstico em microbiologia, julgue os itens que se seguem.

Considere que, na análise de determinados microrganismos, sejam visualizadas, após coloração pelo método de gram, bactérias de morfologia esférica, agrupadas em forma de corrente, de cor roxa ao microscópio. Nesse caso, os microrganismos analisados são estafilococos gram-negativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

353Q210612 | Farmácia, Farmacotécnica, Farmacêutico, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, acerca de cálculos e unidades
relacionadas a procedimentos de manipulação em farmácia.

Ao se diluir 500 mL de uma solução 15% (v/v) para 1.500 mL, obtém-se uma solução de concentração final equivalente a 5%.

  1. ✂️
  2. ✂️

354Q479529 | Farmácia, Farmacêutico, UFES ES, DRH UFES

Antissépticos e desinfetantes são empregados em práticas de assistência à saúde em hospitais, clínicas, ambulatórios, e consultórios com fins à prevenção e ao controle de infecções. A esse respeito, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa VERDADEIRA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q475204 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmacêutico, Fundação de Saúde Parreiras Horta SE, CESPE CEBRASPE

A gestão de estoques se reveste de valor especial, pois é um elo importante para que o hospital alcance o seu propósito final, que é proporcionar ao seu cliente um atendimento com qualidade. Com relação ao abastecimento e gerenciamento de produtos para a saúde julgue os itens de 87 a 89.

O ponto de ressuprimento é a quantidade máxima do item que se pretende manter em estoque.

  1. ✂️
  2. ✂️

356Q18521 | Farmácia, Farmacêutico, CIAAR, FAB

Quando se estuda anemias, é importante o estudo do metabolismo do ferro pelo corpo humano. Nesse aspecto, existe um regulador hormonal muito importante da homeostasia do ferro que inibe a liberação deste íon dos macrófagos e das células epiteliais intestinais por sua interação com a ferroportina, exportadora de ferro transmembrana, que é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

357Q479939 | Farmácia, Assistência Farmacêutica, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação às reações adversas aos antineoplásicos e às orientações que devem ser dadas aos pacientes acerca desses efeitos adversos, julgue os itens subsecutivos. O farmacêutico deve orientar a pessoa com mucosite causada por quimioterápicos a tomar alguns cuidados como usar escova de dente macia e pasta de dente não abrasiva, evitar bebidas alcoólicas e cigarros.
  1. ✂️
  2. ✂️

358Q480259 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Ituiutaba MG

A biotransformação dos medicamentos ocorre para modificar as drogas para que elas fiquem compatíveis com o organismo. Assinale a alternativa que indique qual o principal local de biotransformação das drogas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

359Q474998 | Farmácia, Tecnologia Farmacêutica, Farmacêutico, DEPEN, FUNRIO

Dentre os fenômenos relacionados à instabilidade de emulsões, assinale a única alternativa em que ambos os fenômenos citados SÃO reversíveis por simples agitação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q651475 | Códigos de Ética, Código de Ética do Farmacêutico, Farmacêutico, Prefeitura de Chapecó SC, Objetiva Concursos

Em conformidade com o Código de Ética Profissional, responder às questões de nº 41 a nº 43.

Analisar os itens abaixo:

I - A profissão farmacêutica, em qualquer circunstância ou de qualquer forma, não pode ser exercida exclusivamente com objetivo comercial.

II - É facultativo ao farmacêutico exercer simultaneamente a Medicina em casos de calamidade pública.

III - É proibido aceitar remuneração abaixo do estabelecido como o piso salarial, mediante acordos ou dissídios da categoria.

Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.