Início

Questões de Concursos Farmacêutico

Resolva questões de Farmacêutico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q207882 | Farmácia, Farmacotécnica, Farmacêutico, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de fórmulas e formas farmacêuticas, julgue os itens a
seguir.

A fórmula oficinal caracteriza-se por ser preparada a partir de uma prescrição médica, destinada a um paciente individualizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

502Q31816 | Informática, Farmacêutico, CRF SC, IESES

Suponha que você tenha um relatório em Microsoft Excel 2007 que é atualizado constantemente e que, por isso, precisa ser impresso com freqüência. O documento deve conter a “data e a hora” em que houve a impressão. Para isso, você deve utilizar qual das funções abaixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

503Q478900 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Farmacêutico, HUJB UFCG PB, AOCP

Sobre os critérios de qualidade e ensaios de identificação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q210886 | Farmácia, Biossegurança, Farmacêutico, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em laboratórios de saúde pública, biossegurança pode ser
definida como a aplicação de boas práticas laboratoriais
conjugadas com a utilização de edificações, instalações e
equipamentos de segurança adequados, visando à prevenção, ao
controle ou à eliminação de riscos inerentes às atividades
laboratoriais. Com relação a esse assunto, julgue os próximos
itens.

O nível de segurança 1 (NB-1) é adequado para o trabalho que envolve agentes causadores de doença nos seres humanos. As exposições laboratoriais podem causar infecção, mas a existência de medidas eficazes de tratamento limitam o risco.

  1. ✂️
  2. ✂️

505Q479103 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmacêutico, IAMSPE SP, VUNESP

A administração parenteral se constitui em uma via rápida de administração de um fármaco a ser adotada quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q477940 | Farmácia, Farmacêutico, SEAD AM, CESGRANRIO

Dos antagonistas dos receptores H2, a substância que inibe o citocromo P450 em um grau mais intenso que os demais, apresentando interação medicamentosa com vários fármacos, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q479867 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Para o doseamento de acetato de dexametasona em um creme, a farmacopeia brasileira descreve os procedimentos para preparo de uma solução-padrão e da solução-amostra da seguinte maneira: Solução-padrão: pesar, exatamente, cerca de 20 mg de acetato de dexametasona SQR e transferir para balão volumétrico de 100 mL. Adicionar 50 mL de metanol e deixar em ultrassom para dissolver. Completar o volume com metanol e misturar. Transferir 5 mL dessa solução para balão volumétrico de 50 mL, completar o volume com fase móvel e homogeneizar. Solução-amostra: transferir quantidade da amostra, cuidadosamente pesada, equivalente a 2 mg de acetato de dexametasona. Adicionar 40 mL de metanol e deixar em ultrassom, agitando com bastão de vidro, até dissolver. Transferir quantitativamente para balão volumétrico de 100 mL, completar o volume com o mesmo solvente e homogeneizar.

Considerando uma amostra de creme de acetato de dexametasona a 0,1% e as informações precedentes, julgue os itens seguintes.

A solução-padrão descrita possui concentração final de 0,02 mg/mL.
  1. ✂️
  2. ✂️

508Q477356 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Funasa, Dom Cintra Fundação

No tratamento da hipertensão intracraniana, o diurético osmótico usado para redução da pressão e do volume do líquido cefalorraquidiano é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q479175 | Farmácia, Desenvolvimento de Fármacos, Farmacêutico, Prefeitura de Fraiburgo SC, FEPESE

Para a manipulação de medicamentos injetáveis antineoplásicos citotóxicos é importante infraestrutura adequada, incluindo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q820212 | Legislação Federal, Lei 5991 1973, Farmacêutico, MAPA, CONSULPLAN

Segundo a Lei nº 5.991/73, a dispensação de plantas medicinais é privativa a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

511Q480536 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Sobre fármacos antiácidos, julgue os itens a seguir em V ou F:

I. O hidróxido de alumínio é indicado na profilaxia de cálculos urinários.

II. O hidróxido de magnésio é contra-indicado para pacientes com insuficiência renal grave.

III. O hidróxido de alumínio tem seu inicio de ação bastante rápido quando comparado a outras drogas.

É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q562983 | Informática, Correio Eletronico E mail, Farmacêutico, Prefeitura de Chapecó SC, Objetiva Concursos

Atenção! Para responder às questões de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, menus, submenus, barras, ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão, conforme exposto anteriormente.

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

Os _______ são e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é denominado UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

513Q31814 | Informática, Farmacêutico, CRF SC, IESES

No Microsoft Word 2007, a função da tecla “HOME” no texto em edição é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

514Q31815 | Informática, Farmacêutico, CRF SC, IESES

No Microsoft Excel 2007, para achar o valor máximo contido num intervalo de células devemos utilizar a função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

515Q479839 | Farmácia, Farmacêutico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que um dos maiores problemas da indústria farmacêutica ainda está em fazer o controle de polimorfismo nos medicamentos, assinale a opção correta acerca desse tema.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q480377 | Farmácia, Assistência Farmacêutica, Farmacêutico, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Assinale a alternativa à qual corresponde o seguinte texto: procedimento de coleta de dados sobre o paciente, realizada pelo farmacêutico por entrevista, com a finalidade de conhecer sua história de saúde, elaborar o perfil farmacoterapêutico e identificar suas necessidades relacionadas à saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q677605 | Farmácia, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

O Teste de Coombs é um importante exame laboratorial para diagnóstico diferencial de determinadas doenças, analise as afirmativas abaixo.
I. O Teste de Coombs direto avalia as células vermelhas do sangue, verificando se há anticorpos ligados às hemácias e se esses anticorpos são derivados do próprio sistema imune da pessoa ou recebidos por transfusão. É habitualmente solicitado em situações de transfusão
II. O Teste de Coombs indireto é capaz de avaliar o plasma do sangue e identificar os anticorpos ali presentes. Assim, é capaz de detectar anemias hemolíticas autoimunes. 
III. Na realização do Teste de Coombs direto é importante lavar as hemácias, pois, outras globulinas presentes no plasma podem neutralizar o soro antiglobulina, provocando falsos resultados.
 IV. A geleia de Wharton presente no sangue coletado de cordão umbilical é responsável por interferências no Teste de Coombs direto. 
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q845303 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 50 anos de idade chega ao hospital pela manhã com dor no estômago, fadiga e dificuldade para respirar. O médico realiza a anamnese e solicita hemograma, exame de glicose e de urina. Os resultados apresentam alteração na glicemia (185 mg/dL; V. R. = 70 mg/dL a 99 mg/dL) e no exame de urina (cetonas: + ; glicose: +). Com base nesses resultados, o médico decide solicitar também o exame Hb1Ac, o qual apresenta o resultado de 6,8% (V. R. < 5,7%). O médico constata um quadro de diabetes, iniciando tratamento medicamentoso e recomendando exercícios físicos.

Considerando esse caso clínico, a doença diabetes e os exames que a constatam julgue os itens a seguir. 
O túbulo contorcido proximal (TCP) é o maior responsável pela reabsorção da glicose renal. Porém, com o resultado de um traço de glicose no exame de urina, é correto inferir que o limiar renal foi atingido.
  1. ✂️
  2. ✂️

519Q480547 | Farmácia, Patologia Clínica, Farmacêutico, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Considerando a necessidade de implantar medidas para a redução da morbi-mortalidade relacionadas às patologias congênitas no Brasil, o Ministério da Saúde instituiu pela portaria GM/MS nº 822, de 6 de junho de 2001, o Programa Nacional de Triagem Neonatal. O programa tem por objetivo o desenvolvimento de ações de triagem neonatal em fase pré-sintomática, acompanhamento e tratamento das doenças congênitas detectadas. As doenças congênitas fazem parte do programa, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

520Q477239 | Farmácia, Toxicologia, Farmacêutico, Funasa, Dom Cintra Fundação

A ingestão excessiva de acetoaminofen provoca, principalmente, a seguinte reação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.