Início

Questões de Concursos Farmacêutico

Resolva questões de Farmacêutico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


921Q684440 | Farmácia, Farmacêutico, IABAS RJ, IBADE, 2019

Instância colegiada, de caráter consultivo e deliberativo, que tem por finalidade assessorar ao gestor e à equipe de saúde em assuntos referentes a medicamentos. Essa definição refere-se à: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

922Q480702 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Farmacêutico, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O componente básico da assistência farmacêutica destina-se ao fornecimento dos medicamentos e insumos para o tratamento precoce e adequado dos problemas mais comuns na atenção básica, como, por exemplo, o acesso da população a anticoncepcionais e contraceptivos. Em relação aos processos de programação, armazenamento e dispensação dos medicamentos e insumos do Programa de saúde da mulher, considere as afirmações abaixo.

I A programação deve ser descentralizada e ascendente, a farmácia é responsável por fornecer dados reais de consumo ao serviço municipal de assistência farmacêutica, este, por sua vez, deve remeter as informações para o nível estadual.

II A conferência de todo o estoque físico deve ser realizada imediatamente após cada processo de dispensação.

III O programa deve contemplar o medicamento misoprostol, além dos anticoncepcionais orais e injetáveis.

IV A dispensação de contraceptivos (preservativo, diafragma e dispositivo intra-uterino) somente será autorizada na presença do farmacêutico e do paciente indicado na prescrição.

Dentre essas afirmações, as que expressam procedimentos adequados para programação, armazenamento e dispensação de medicamentos, são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

923Q476625 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, FMS PI, NUCEPE

Em 1928, Alexander Fleming detectou que o mofo que contaminara uma de suas culturas tinha atividade antibacteriana. Iniciava-se assim a descoberta de um dos mais importantes grupos de antimicrobianos: as penicilinas. O primeiro representante do grupo utilizado clinicamente foi a penicilina G, uma das penicilinas naturais. As penicilinas são ativas contra várias espécies bacterianas que apresentam parede celular. Sobre o mecanismo de ação dessas substâncias, assinale a sentença CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

924Q403483 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Farmacêutico, UFES ES, DRH UFES

Assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

925Q474927 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmacêutico, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere às vias de administração de formas farmacêuticas, julgue os itens que se seguem. Os fármacos administrados em solução aquosa são absorvidos mais rapidamente do que aqueles administrados em solução oleosa, suspensão ou forma sólida porque se misturam mais prontamente à fase aquosa no local da absorção.
  1. ✂️
  2. ✂️

926Q476781 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Para exercer seu efeito farmacológico, um medicamento necessita chegar ao seu sítio de atuação. Para isso, ele precisa ser absorvido e, em seguida, distribuído no organismo. Nesse sentido, julgue os seguintes itens, referentes a alguns conceitos farmacocinéticos.

Em geral, os supositórios, principal forma farmacêutica para administração retal, são formas sólidas à temperatura ambiente, mas à temperatura corporal, passam para a fase líquida.

  1. ✂️
  2. ✂️

927Q479355 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmacêutico, Prefeitura de Barueri SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Analise as alternativas abaixo a respeito da Farmacoeconomia, e assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

928Q478613 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de manipulação de quimioterápicos e segurança do paciente oncológico, julgue os itens seguintes. O processo de reconciliação medicamentosa deve ser evitado, sempre que possível, em pacientes oncológicos, a fim de prevenir problemas relacionados a medicamentos (PRM), com novas interações medicamentosas.
  1. ✂️
  2. ✂️

930Q677300 | Farmácia, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

Atualmente existem vários métodos contraceptivos disponíveis, dentre eles os métodos hormonais, sendo um deles o uso de contraceptivos orais combinados contendo um estrógeno sintético e um esteroide com atividade progestágena. Considerando as interações medicamentosas que podem ocorrer quando esses medicamentos são utilizados concomitantemente com outros medicamentos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

931Q478952 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Barbacena MG

De acordo com a definição de vigilância sanitária, estabelecida na Lei n. 8.080 de 19 de setembro de 1990, pode-se observar que está sob responsabilidade dessa área um amplo conjunto de atribuições. Acerca dos produtos que são alvo das ações desenvolvidas pela vigilância sanitária, assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares, limites de contaminantes orgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários.

( ) medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias.

( ) saneantes destinados à higienização, desinfecção ou desinfestação em ambientes domiciliares, hospitalares e coletivos.

( ) equipamentos e materiais médico-hospitalares, odontológicos, hemoterápicos e de diagnóstico laboratorial e por imagem.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

932Q476411 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, DEPEN, FUNRIO

Os inibidores da enzima conversora da angiotensina constituem um importante grupo de fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial sistêmica,entretanto podem promover alta incidência do seguinte efeito adverso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

933Q479228 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Conforme previsto na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 44, de 17 de agosto de 2009 - ANVISA, além da Licença ou Alvará Sanitário expedido pelo órgão Estadual ou Municipal de Vigilância Sanitária, segundo legislação vigente, as farmácias e drogarias devem possuir os seguintes documentos no estabelecimento, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

934Q476174 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Chapecó SC, Objetiva Concursos

Em relação à quimioterapia, assinalar a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

935Q677419 | Farmácia, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

_____ é o processo fisiológico que tem como objetivo manter o sangue em estado fluido dentro dos vasos sanguíneos, sem que haja hemorragia ou trombose. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

936Q479909 | Farmácia, Farmacêutico, UFES ES, DRH UFES

Analise as sentenças abaixo e aponte a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

937Q479180 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Farmacêutico, HUJB UFCG PB, AOCP

Em uma análise por espectrofotometria no UVVIS, o ideal é construir a curva de calibração com valores de absorbância maior que 1.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

938Q479478 | Farmácia, Farmacocinética, Farmacêutico, SES DF, FUNIVERSA

A dexametasona é um fármaco anti-inflamatório esteroidal amplamente utilizado no tratamento de diversas doenças inflamatórias e autoimunes. Entretanto, em oncologia, é comum o uso de dexametasona em pacientes que são submetidos ao tratamento antineoplásico com cisplatina. Com base nas características farmacológicas de ambos os medicamentos, assinale a alternativa correta acerca dessa interação medicamentosa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

939Q207931 | Português, Interpretação de Textos, Farmacêutico, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Texto associado.

Texto: Eu e a enxaqueca, uma história de amor


Eu sou meio figurinha carimbada no circuito de triagem clínica de enxaqueca. Os pesquisadores me adoram, principalmente pelo número prodigioso de crises que tenho: de dez a 12 por mês, em média. “Que coisa fantástica. Uma fonte excelente de dados”, comemorou o coordenador da minha última análise de fármaco quando lhe mostrei o diário exclusivo para as dores de cabeça que mantenho há anos.

“Excelente para você”, retruquei. Para mim, representa quase um terço da vida sendo refém do horror da enxaqueca, incluindo os três dias por mês, pelo menos, que passo de cama, consumida pela dor paralisante e a náusea intensa.

Experimentei mais de uma dúzia de remédios preventivos e participei de uma série de triagens para medicamentos em teste. Nenhum ajudou; alguns, inclusive provocaram dores horríveis. O fato é que todos foram criados para tratar outros males, e só depois investidos na enxaqueca, depois que pacientes hipertensos, convulsivos e bipolares relataram uma melhora coincidente nas dores de cabeça de que sofriam.

Atualmente, participo de uma triagem para um remédio específico. Seu alvo é o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina, substância neuroquímica que faz os vasos sanguíneos incharem – e que é o que as pessoas que sofrem desse mal aparentemente produzem em demasia.

Pela primeira vez na vida, pareço estar sentindo um certo alívio. E o pior efeito colateral até agora é um otimismo profundo, embora ele venha acompanhado de complicações inesperadas. Depois de anos experimentando todo tipo de medicamento, já não me p

reocupo mais com a ineficácia porque é o que sempre acontece. Percebi desta vez uma nova preocupação: e se desta vez funcionar?

Tive a primeira crise de enxaqueca aos 12 anos – e depois veio outra, e outra. A princípio, não sabia o que era. Meus pais achavam que eu era só hipersensível à gripe, problema que eles esperavam e eu dava como certo que ia superar. Adolescente motivada e dedicadíssima, acreditava que todas as portas estavam abertas para mim, em termos de carreira: astronauta, médica, a primeira presidente mulher.

Foi só no primeiro ano em Yale que tive minha enxaqueca diagnosticada, quando também me toquei de que não ia superá-la. As portas começaram a se fechar. O fato de ter que passar dias seguidos sem poder me levantar parecia eliminar a possibilidade de carreira em uma profissão da qual dependiam vidas – ou seja, a medicina cirúrgica estava fora de questão. Também desconfiei que as enxaquecas crônicas atrapalhariam uma candidata à presidência muito antes de as dores de cabeça de Michele Bachmann se tornarem manchete. Optei então pelo jornalismo.

8º Já faz mais de 20 anos que a enxaqueca ocupa um espaço central, ainda que indesejável, na minha vida, meio como a irmã detestável que eu nunca tive. Ela também ajudou a moldar a pessoa em que me tornei. E não só me ajudou a desenvolver uma tolerância bem alta à dor, como a aperfeiçoar a técnica do vômito em jato. E, agora que me deparo com a perspectiva quase inimaginável de me livrar da dor para sempre, começo a perceber que nem consigo imaginar a vida sem ela. 

9º A possibilidade do surgimento de um remédio “prodígio” gera emoções conflitantes por várias razões. Para começar que, se tivesse sido inventado antes, eu poderia ter me tornado astronauta. E se a solução é realmente tão simples – olha, seu organismo gera esse tal de peptídeo em demasia, está aqui o remédio para inibir a produção –, fica difícil entender por que demorou tanto para ser inventado.

10º A cura também representaria um novo fardo. Dizer que fiz o melhor que pude “apesar da enxaqueca” livra a minha cara por tudo aquilo que não fiz, tipo tornar-me a primeira mulher na presidência. Se esse medicamento funcionar, nada vai me impedir de fazer coisas excepcionais – e, ao mesmo tempo, acabará com a desculpa para não as realizar.

11º Por outro lado, e se foi a enxaqueca que me ajudou a conquistar tudo o que consegui até agora? Scott Sonenshein, professor da Faculdade de Administração Jones da Universidade Rice, afirma que conseguimos realizar mais quando nossos recursos (no meu caso, a saúde) são limitados do que quando são abundantes. “As restrições podem ser motivação para desenvoltura, para a criatividade, estímulo para uma solução melhor dos problemas”, escreve ele em seu livro, Stretch.

12º É fato que, graças à enxaqueca, aprendi muita coisa interessante e útil – como fazer todos os meus trabalhos antes do prazo, para o caso de a dor de cabeça atacar na última hora. Fazer as coisas apesar dela quando absolutamente necessário – e a pegar leve comigo mesma no resto do tempo. Aprendi a pedir ajuda quando precisava. Será que a ausência da enxaqueca me fará menos responsável, menos diligente? Ou fará com que eu me dedique em dobro, sabendo que não vou acabar tendo uma dor paralisante se me esforçar demais? Tenho muitas perguntas em relação a essa possível versão futura de mim mesma. (E uma para a Nasa: qual é o limite de idade para o treinamento dos astronautas?)

13º É claro que, se uma crise de identidade é o preço para acabar com a dor debilitante no meu cérebro, pagarei com muito prazer. Passei décadas sonhando com uma cura, geralmente deitada no quarto escuro, com um saco de ervilhas congeladas contra o rosto. A surpresa é eu sentir qualquer resquício de nostalgia em relação a esses tempos – mas percebo agora que uma parte de mim sentirá saudades.

                                                                                                                  LATSON, Jennifer

Texto adaptado. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saber-viver/eu-a-enxaqueca-uma-historia-deamor-23178050 Acessado em 16/03/2019.

Há dois termos que se contrapõem pelo sentido, formando uma antítese, no seguinte trecho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

940Q805693 | Legislação e Decretos, Decreto n 8077 2013, Farmacêutico, CRF DF, IADES

O Decreto n o 8.077/2013 regulamenta a Lei n o 6.360/1976 e explicita que, para o funcionamento de empresa sujeita ao licenciamento sanitário pelas autoridades dos estados, do Distrito Federal ou dos municípios, o estabelecimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.