Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1121Q1073622 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

"Toda a nossa ideia de causa e efeito deriva da experiência. Quando vemos um evento de um certo tipo seguido repetidamente por outro, formamos a ideia de que o primeiro é a causa do segundo. No entanto, essa ideia é apenas uma convenção mental, não uma verdade necessária. Não há nada na experiência que nos obrigue a acreditar que o mesmo evento sempre seguirá o primeiro evento. É perfeitamente possível que, em algum momento, o evento seguinte não ocorra."

A teoria do conhecimento de David Hume é conhecida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1122Q1070047 | Filosofia, A Política, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

De acordo com a teoria da luta de classes de Karl Marx, indique qual das seguintes afirmações está INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1123Q1070050 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

Tomando como base o texto que segue, assinale a opção correta no que tange ao pensamento filosófico de René Descartes:

Se, como diz Descartes no início do Discurso do método, o bom-senso, i.e., a racionalidade é natural ao homem, sendo compartilhada por todos, o que explica a possibilidade e a ocorrência do erro, do engano, da falsidade?


(MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia. p. 181, Rio de Janeiro: Zahar, 2015, 13a. ed.)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1124Q1070052 | Filosofia, A Política, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

No contexto do Liberalismo Clássico, que se consolidou no século XVIII, os princípios fundamentais defendidos por pensadores como John Locke e Adam Smith eram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1125Q1075173 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

Compreender a sociedade como uma obra cultural, como uma obra de arte, como expressão do espírito absoluto hegeliano é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1126Q1072102 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O livro Boas-vindas à Filosofia, de autoria de Marilena Chauí, começa com a seguinte indagação: Para que serve a filosofia? Depois de ressaltar a peculiaridade da questão, que não é dirigida a outras áreas da ciência e da cultura, Marilena Chauí argumenta que, em se tratando da filosofia, a indagação até pode fazer sentido a partir de certa perspectiva contemporânea.

Qual perspectiva seria essa, segundo Marilena Chauí?

A perspectiva a que Marilena Chauí se refere em seu livro é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1127Q1075174 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

Relacione corretamente as frases apresentadas a seguir com os respectivos autores, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Tudo é fluxo.

2. Conhece-te a ti mesmo.

3. Tudo é uno.

4. O homem é a medida de todas as coisas.

Coluna II

( ) Protágoras

( ) Sócrates

( ) Heráclito

( ) Parmênides

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1128Q1070313 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

O método cartesiano propõe uma estratégia rigorosa para alcançar certezas absolutas e construir o conhecimento de forma segura. Considerando as características desse método, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1129Q1070325 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

No existencialismo de Jean-Paul Sartre, o conceito de liberdade ocupa uma posição central na interpretação da condição humana. Assinale a alternativa correta sobre a concepção de liberdade em sua filosofia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1130Q1069309 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Incapaz de contentar-se com as coisas transitórias desta vida, o ser humano se torna totalmente cético em relação a valores habituais que até então aceitara sem hesitação. No momento desse desespero divino, toma a decisão importante de descobrir e compreender o propósito da vida. É então que principia a verdadeira busca dos valores duradouros.

Maria L. S. Teles. Filosofia para o ensino médio.
Petrópolis – RJ: Vozes, 2010, p 17 (com adaptações).
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.
O ceticismo é interpretado popularmente como descrença e, quando relacionado à postura do jovem estudante do ensino médio, como descrédito quanto ao que está sendo partilhado ou vivido; contudo, o ceticismo é uma corrente filosófica que questiona ocorrências, pensamentos e ideias.
  1. ✂️
  2. ✂️

1131Q1071358 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Aqui age um tipo humano que, em face de sua existência, não pode experimentar senão uma mistura de fastio, decepção e compaixão, pois o homem moderno é a representação acabada do rebanho anônimo e uniforme. Nossa sociedade de massas é a comunidade universal dos “últimos homens”: os satisfeitos filisteus utilitaristas, para quem a vida se limita à repetição incessante da monótona rotina dos deveres, a felicidade se identifica com o bem-estar, segurança e conforto; eficácia, conformismo, obediência e adestramento valem como virtudes capitais.

Oswaldo Giacóia Júnior. Para a genealogia da moral / Nietzsche.

Tendo como referência o fragmento de texto precedente, julgue o item subsecutivo.

Para a filosofia nietzschiana, a tarefa de uma transvaloração de todos os valores depende de eficácia, obediência e disciplina no extermínio da vontade de poder.

  1. ✂️
  2. ✂️

1132Q1070100 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

"A arte imita a natureza, mas não de forma servil, pois ela acrescenta ou retira elementos da realidade para criar uma obra que seja mais bela e significativa. A arte também tem um papel educativo, pois ela pode nos ensinar sobre o mundo e sobre nós mesmos. A beleza é uma qualidade objetiva que está presente nas coisas naturais e nas obras de arte. Ela é uma fonte de prazer e de harmonia."


Aristóteles (384-322 a.C.)

A obra de Aristóteles que trata da estética é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1133Q1072159 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

A partir do excerto do texto que se segue, assinale a opção correta.

“O termo grego logos (λoγos) significa literalmente discurso, e é com tal acepção que o encontramos por exemplo em Heráclito de Éfeso. O logos enquanto discurso, entretanto, difere fundamentalmente do mythos, a narrativa de caráter poético que recorre aos deuses e ao mistério na descrição do real. O logos é fundamentalmente uma explicação, em que razões são dadas.”

MARCONDES, D., Iniciação à história da Filosofia: dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro, 2015: Jorge Zanar, 13.a. Ed., p. 26.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1134Q1069344 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Houve no século XVII uma influente concepção sobre o mundo, a qual foi compartilhado por muitos filósofos do período, por exemplo, Locke. Trata-se da filosofia corpuscular mecanicista. Para Locke, essa teoria é a única que se deu a tarefa de explicar, de um modo inteligível, as qualidades dos corpos. Duas características da paisagem intelectual de Locke são salientes para a compreensão de sua filosofia da ciência, uma relativa à metodologia da nova ciência e a outra relativa ao seu conteúdo. A primeira é a nova abordagem metodológica para entender o mundo natural, acompanhada por profundas mudanças nas concepções de indução e conhecimento científico e nas fronteiras disciplinares. A segunda característica saliente é a teoria científica dominante de sua época, a hipótese corpuscular da nova ciência. Com base na reflexão sobre a filosofia corpuscular mecanicista do século XVII e da visão científica de Locke em particular, analise as afirmativas abaixo.
I. A filosofia corpuscular mecanicista considera os corpos observáveis como essencialmente compostos de partículas materiais ou corpúsculos. II. A filosofia corpuscular mecanicista considera o impulso (ação por impacto de superfície) como o principal, senão o único, meio de comunicar o movimento entre os corpos físicos. III. As principais teses de Locke, tais como ele as desenvolveu no Ensaio acerca do entendimento humano, são elaboradas em estreita conjunção com a hipótese corpuscular; notavelmente a noção de união entre essências reais e nominais cuja consequência é a união entre qualidades primárias e secundárias. IV. Locke, no oitavo capítulo do segundo livro do Ensaio acerca do entendimento humano, realiza uma distinção entre qualidades primárias e secundárias. Essa hipótese lhe permite explicar a natureza da sensação; a qual constitui uma das fontes do conhecimento.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1135Q1069372 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

Aristóteles agrupava pensadores como Heráclito e Empédocles não por terem pensado antes de Sócrates, mas por terem pensado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1136Q1070912 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

No Discurso do Método e nos Princípios de Filosofia, Descartes elabora o célebre argumento do cogito, cuja proposição fundamental é “Penso, logo existo”. Para que tal formulação fosse um silogismo, seria preciso acrescentar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1137Q1071430 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

O estudo racional do belo, quer quanto à possibilidade da sua conceituação, quer quanto à diversidade de emoções ou sentimentos que ele suscita no ser humano, é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1138Q1075016 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDF, Quadrix

Descartes e Kant podem ser acomodados sob uma mesma tradição racionalista. Entre Descartes e Kant, porém, houve a interposição de vários importantes filósofos empiristas. O aparecimento desses filósofos empiristas implicou em inúmeras alterações, por Kant, da filosofia cartesiana. Com relação às alterações feitas ou não por Kant com respeito à filosofia cartesiana, julgue o item subsequente.

Em Descartes há a noção de “Eu”, central para a ideia de cogito, enquanto em Kant não há um “Eu”.

  1. ✂️
  2. ✂️

1139Q1075017 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix

Descartes e Kant podem ser acomodados sob uma mesma tradição racionalista. Entre Descartes e Kant, porém, houve a interposição de vários importantes filósofos empiristas. O aparecimento desses filósofos empiristas implicou em inúmeras alterações, por Kant, da filosofia cartesiana. Com relação às alterações feitas ou não por Kant com respeito à filosofia cartesiana, julgue o item subsequente.

Hume, com sua abordagem empirista, levanta o problema das garantias de verdade de um juízo universal sobre questões de fato. Juízos universais não podem ter seu valor de verdade garantido na filosofia cartesiana, mas o podem na filosofia kantiana.

  1. ✂️
  2. ✂️

1140Q1075027 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na Grécia antiga, em meio à intensa vida cultural, política e comercial das poleis, nasce a filosofia, uma forma de pensar conceitualmente o mundo e responder a problemas diversos de modo racional. Uma vez que a religião, o mito e o senso comum não mais forneciam respostas satisfatórias, os primeiros filósofos buscaram uma explicação, pautada em critérios claros, demonstrativos e não dogmáticos, para as curiosidades cosmológicas, físicas e antropológicas do seu tempo. A relação da filosofia com outros saberes é um dos traços mais fortes de sua história. Na Idade Média, por exemplo, Agostinho e Tomás de Aquino aproximaram a teologia cristã da filosofia; na modernidade, Galileu, Bacon e Newton investigaram na filosofia, na física e na ciência nascente o método perfeito. As artes também constituem outro ponto de convergência para os interesses filosóficos. Com os pensadores da teoria crítica, como Benjamin e Adorno, vê-se como a produção e a fruição da arte, sob o ponto de vista filosófico e histórico, foram modificadas pelo desenvolvimento de meios técnicos e tecnológicos em um contexto capitalista, a que se denomina indústria cultural.

Silvio Galo. Filosofia: experiência de pensamento.

São Paulo: Scipione, 2013, p. 9 (com adaptações).

A partir da leitura do texto precedente, julgue o item a seguir.
Na Grécia Antiga, a filosofia confundia-se com a ciência, de modo que o pensamento de Sócrates enquanto filósofo é indissociável de sua atuação como cientista social intérprete da sociedade ateniense.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.