Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1141Q1074263 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Oswaldo Giacoia Filho, no texto “Hans Jonas: Porque a técnica moderna é um objeto para a ética”, defende que: “O direito exclusivo do homem à humana consideração e à observância ética foi rompido precisamente com a conquista de um poder quase monopolístico sobre toda outra vida. Com um poder planetário de primeiro nível, não lhe é mais lícito pensar apenas em si mesmo”.

O rompimento retratado por Oswaldo Giacoia Filho no excerto, é também um rompimento ético com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1142Q1074266 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Paulo Henrique de Oliveira e Roberio Nunes dos Anjos Filho, no texto “Bioética e Pesquisas em Seres Humanos”, apresentam os princípios fundamentais da Bioética: “Os três princípios impressos pelo Relatório [Belmont] e referendados pela Bioética são os da autonomia, da beneficência e da justiça. Todavia, a incidência de um quarto princípio, o da não-maleficência, é reconhecida por muitos pesquisadores”.
De acordo com Paulo Oliveira e Roberio Filho, o princípio da não-maleficência corresponde ao dever de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1143Q1070432 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

"A modernidade não separa razão e economia, mas as entrelaça de modo a legitimar o controle técnico sobre a natureza e sobre os próprios sujeitos, fazendo da dominação um projeto racionalizado" (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, p. 342).

Com base nessa perspectiva e nas articulações entre razão instrumental, racionalidade econômica e crítica filosófica da modernidade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1144Q1075043 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em muitas aldeias por esse mundo afora, em sociedades tradicionais ou industrializadas, as pessoas se reúnem de noite para conversar. Em pubs e bares, ao ar livre, sob a copa das árvores, ao redor de fogueiras, elas intercambiam histórias, contam piadas, discutem questões daquele dia, debatem sobre assuntos importantes ou triviais. Ouvindo essas conversas em culturas diferentes da nossa, aprendemos muita coisa sobre os conceitos e teorias que as pessoas usam para explicar suas experiências e que valores elas consideram mais importantes.

Kwame Anthony Appiah. Introdução à filosofia contemporânea.

Petrópolis: Vozes, 2006, p. 297 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue o seguinte item, acerca da filosofia contemporânea em diversos contextos culturais.
Conforme o materialismo dialético, a cultura é o elemento fundamental para a compreensão da realidade, o que resulta em um diálogo cultural permanente.
  1. ✂️
  2. ✂️

1145Q1075057 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IFB, IFB

Conhecer as principais correntes da Filosofia da Ciência é algo essencial para quem pretende se especializar em uma forma de conhecimento. Assim sendo, numere as frases abaixo relacionando o número com os pensadores obedecendo a seguinte critério: I) Lakatos II) Popper III) Feyerabend IV) Kuhn V) Ravetz ( ) A ideia de que a ciência pode e deve ser governada de acordo com regras fixas e universais é simultaneamente não-realista e perniciosa. ( ) Eu posso [...] admitir alegremente que falsificacionistas como eu preferem uma tentativa de resolver um problema interessante por uma conjectura audaciosa. ( ) O núcleo irredutível de um programa é tornado infalsificável pela “decisão metodológica de seus protagonistas”. ( ) O conhecimento científico é realizado por um esforço social complexo, e é obtido do trabalho de muitos artífices em sua interação muito especial com o mundo da natureza. ( ) Substituiu o termo chave de sua teoria pelo termo “Matriz disciplinar” em sentido mais geral, e “exemplar” para tratá-lo em sentido mais restrito. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1146Q1071220 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

A respeito da lógica formal e da lógica dialética (suas origens, características e diferenças), julgue o item.

Assim como na lógica formal, na lógica dialética, as contradições são sempre de caráter formal, não implicando os conteúdos envolvidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1147Q1071221 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

A respeito da lógica formal e da lógica dialética (suas origens, características e diferenças), julgue o item.

O tempo cumpre, na lógica formal, papel semelhante àquele que cumpre na lógica dialética.

  1. ✂️
  2. ✂️

1148Q1071733 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

A filosofia grega tipifica a racionalidade humana e o conhecimento a partir de elementos naturais que representam a luz; conhecer envolve um discernimento relacionado à visão e nitidez, como podemos perceber nas citações abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1149Q1071225 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

A filosofia ocidental se desenvolveu, em grande medida, no interior das tensões entre a perspectiva racionalista e a perspectiva empirista. Com relação ao racionalismo e ao empirismo, julgue o item.

Immanuel Kant foge às tensões entre racionalismo e empirismo, uma vez que sua Crítica da Razão Pura se refere às duas perspectivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1150Q1069948 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Locke critica a doutrina das ideias inatas de Descartes, afirmando que a alma é como uma tabula rasa – tábua sem inscrições –, como um pedaço de cera em que não há qualquer impressão, um papel em branco. Por isso o conhecimento começa apenas a partir da experiência sensível. Se houvesse ideias inatas, as crianças já as teriam, além de que a ideia de Deus não se encontra em toda parte, pois há povos sem essa representação ou, pelo menos, sem a representação de Deus como ser perfeito.

(Aranha e Martins, 2009)

Segundo as autoras, ao investigar a origem das ideias, ao contrário dos filósofos racionalistas, Locke preferiu priorizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1151Q1069949 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A própria noção de Iluminismo indica, através da metáfora da luz e da claridade, uma oposição às trevas, ao obscurantismo, à ignorância, à superstição, ou seja, à existência de algo oculto. O Iluminismo enfatiza, ao contrário, a necessidade de o real, em todos os seus aspectos, tornar-se transparente à razão. O pressuposto básico do Iluminismo afirma, portanto, que todos os seres humanos são dotados de uma espécie de luz natural.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Como aponta Danilo Marcondes, o Iluminismo pressupõe que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1152Q1071233 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir: “Wittgenstein nas Investigações Filosóficas diz que a significação de uma palavra é o seu uso na linguagem” (WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 28. Adaptado). Assim, por exemplo, na frase “o Sr. Branco é branco”, a palavra “branco” tem dois significados diferentes, pois ela é usada como nome próprio no início da frase e como designação de uma cor no final da frase.
A consequência disso é que as palavras, conceitos e nomes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1153Q1071236 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir: “Kant recusa tanto o empirismo como o racionalismo; existem ideias puras da razão – mas meramente como princípios regulativos a serviço da experiência. Demonstrando a existência de certas condições da experiência não empíricas e, portanto, universalmente válidas. Kant mostra que a metafísica é possível, mas em contraposição ao racionalismo, somente como teoria da experiência, e não como uma ciência que transcende o âmbito da experiência; e, à diferença do empirismo, não como teoria empírica, senão como teoria transcendental da experiência” (HÖFFE, Otfried. Immanuel Kant. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 39-40. Adaptado).
Otfried Höffe afirma que Kant elabora, com a sua teoria do conhecimento, uma nova metafísica fundada em uma “teoria transcendental da experiência”, capaz de superar o racionalismo e o empirismo porque mantém
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1154Q1070748 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC MT, IBFC

Leia o excerto e as proposições a seguir: “Há uma infinidade de sombras do mesmo cubo, todas verdadeiras. Mas quem, submetido, limitado à sombra, poderá compreender que tais aparências são aparências do mesmo ser? [...] Retenhamos o exemplo fácil do cubo, desse cubo que nenhum olho viu e jamais verá como ele é, mas que apenas por ele o olho pode ver um cubo, isto é, reconhecê-lo sob suas diversas aparências. E digamos ainda que, se vejo um cubo, e se compreendo o que vejo, não há aqui dois mundos, nem duas vidas; mas trata-se de um único mundo e uma única vida. O verdadeiro cubo não está distante, nem próximo, nem alhures; mas é ele que sempre fez que esse mundo visível seja e tenha sido sempre verdadeiro.” (Alain, “A Caverna”) Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) As percepções que se possa ter do cubo são sempre parciais, particulares e pessoais, enquanto a ideia de cubo é completa, universal e impessoal. ( ) As percepções variam e são tão diversas que o mundo visível não pode ser verdadeiro, sendo assim apenas uma ilusão. ( ) As percepções que se possa ter do cubo são menos reais do que o discurso que enuncia a definição de cubo. ( ) Todas as percepções que se possa ter do cubo são verdadeiras porque a ideia de cubo é a reunião de todas as percepções do cubo. ( ) Tudo aquilo que pode ser percebido diretamente pelos sentidos constitui a própria realidade das coisas. ( ) Tudo aquilo que pode ser percebido diretamente pelos sentidos é fidedigno enquanto aparência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1155Q1071776 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF PI, IF PI

Maquiavel analisa o descompasso entre os pressupostos éticos e políticos e seculariza a política. Sua perspectiva teórica rejeita todo idealismo referente ao homem e à política, e se fixa ao real. Governar é um ato prático que deverá ser eficiente, não idealizado, como ocorre em Platão. Para tanto, é importante a Virtù. Esse conceito em Maquiavel significa:

1 - A virtù maquiavélica é a arte de agir (politicamente) segundo as exigências (temporalmente concretas) do objeto (entendido como obstáculo, desafio).

2 - Maquiavel ainda segue os conceitos clássicos e cristãos de virtude: phronesis e temperança.

3 - A qualidade do grande líder político que implica em uma ação eficaz. A virtù expressa uma práxis vitoriosa; armar-se com a virtù é saber agir de acordo as circunstâncias.

4 - Virtù é sinônimo de fortuna, e, assim sendo, somente a fortuna guia o grande líder.

Assinale a assertiva VERDADEIRA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1156Q1072035 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

As questões da filosofia contemporânea se apresentam já na segunda parte do século XIX, em decorrência de um pensamento que se caracteriza pela rejeição de explicações totalizantes. A ideia de diferença é fundamental a uma filosofia contemporânea, dado o pressuposto da impossibilidade de conhecermos tudo. Em todos os aspectos somos seres limitados, tema concernente à filosofia contemporânea. (Fatimarlei Lunardelli, https://escrita.art.br/fundamentos-da-filosofiacontemporanea/).

Sobre Filosofia contemporânea, segundo o contexto acima, assinale a alternativa correta:

I. O pensamento moderno inaugurado por René Descartes (1596-1650), no contexto da revolução científica do final do Renascimento, do Iluminismo e do desenvolvimento material daí decorrentes, encontra seu limite em Georg Hegel (1770-1831), último autor a formular um sistema filosófico.
II. Depois dele, tanto Karl Marx (1818-1883) quanto Friedrich Nietzsche (1844-1900) abordam as transformações da sociedade.
III. Marx critica em Hegel o modelo idealista e artificial da história; já Nietzsche, que foi um historiador das ideias, dá ênfase aos sistemas morais – do paganismo da antiguidade grega ao catolicismo cristão.
IV. Na revisão da história instala-se o pensamento contemporâneo da diferença. Já não importam apenas os fatos, mas a interpretação que deles é feita. Nietzsche fez a genealogia da moral, Michel Foucault (1926-1984) fez uma arqueologia das ideias, buscou a história daqueles que não tinham história – os excluídos designados loucos; Sigmund Freud (1856-1939) buscou pelo método psicanalítico os fatos esquecidos no inconsciente que, sem temporalidade, pressionam o presente do sujeito na forma de sintoma.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1157Q1071286 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

Para Martin Heidegger (1889-1976), filósofo alemão autor de Ser e Tempo, qual dos termos abaixo diz respeito à possibilidade de o homem poder ser reconduzido ao encontro de sua totalidade, de elevarse da traição contra si mesmo por estar imerso na vida cotidiana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1158Q1075126 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

O que intriga os primeiros filósofos é principalmente o movimento, conceito que em grego tem um sentido bem amplo, podendo significar “mudança de lugar”, “aumento e diminuição”, “qualquer alteração ou um movimento substancial”, quando alguma coisa é gerada ou se deteriora. Diante disso, eles se perguntam: o que faz com que, apesar de toda a mudança, haja algo na realidade que sempre permanece o mesmo? Assim, sob a multiplicidade das coisas, eles buscam a identidade. Ou seja, procuram um princípio original e racional (em grego arkhé). O termo princípio pode ser entendido como “origem”, mas também como “fundamento”.

Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofar com textos: temas e história da filosofia. São Paulo: Moderna, 2012. p. 285.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que os filósofos pré-socráticos, com seus conceitos, buscavam o entendimento do mundo e da natureza, julgue o item subsequente.

O surgimento da filosofia, e com ela o desenvolvimento do pensamento crítico e racional, é denominado milagre grego devido ao caráter único desse evento para a sociedade ocidental.

  1. ✂️
  2. ✂️

1159Q1069239 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, IBFC, 2023

Já nas diretrizes para o ensino da Filosofia do Parecer de nº 277/62, realizada em 1962, procurava-se um princípio para nortear o curso de graduação no sentido de formar professores de filosofia altamente qualificados para introduzir os alunos do 2º grau na atividade crítico-reflexiva (licenciatura) e o de formar profissionais capazes de levar adiante, em outras áreas de atividade, a pesquisa filosófica e a reflexão crítica. Estava em questão o problema da flexibilidade e da diversificação aliado, em geral, à intenção de reforço de um ensino voltado mais para o rigor da formação que para o volume da informação. Mas é essa a dificuldade para o professor de Filosofia. Ensinar Filosofia: mas qual Filosofia. E se não há conteúdos, procedimentos e estratégias e o que deve ser ensinado: o que pode ser ensinado; como ensinar? Diante dessa questão, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1160Q1071296 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

É bastante conhecida a frase de Jean-Paul Sartre de que “o homem está condenado a ser livre.” O filósofo francês chega a essa conclusão a partir de algumas reflexões sobre a existência. De acordo com essas reflexões é incorreto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.