Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1201Q1069345 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

As teses de Kant acerca da estética e da teleologia são apresentadas em sua “Crítica da faculdade do juízo” (Kritik der Urteilskraft). Na primeira parte dessa obra, Kant discute a experiência do juízo estético, em particular do belo e do sublime, e também a criação artística. O próprio Kant considera claramente que sua teoria estética é de importância central para a compreensão da chamada “faculdade de julgamento” em geral. Alguns comentaristas também se valeram da teoria estética de Kant para iluminar aspectos específicos das visões de Kant sobre a cognição. Refletindo sobre estas questões, podemos afirmar que, para Kant, o julgamento estético é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1202Q1069375 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC MT, SELECON, 2023

O filósofos pré-socráticos eram também conhecidos como filósofos da Physis ou da natureza. Seu objetivo era construir uma explicação racional e sistemática sobre o universo que substituísse a antiga cosmologia baseada nos mitos. Parmênides de Eleia foi um filósofo pré-socrático que concluiu que o ser é eterno, único, imóvel e ilimitado. Esse pensamento estava em oposição à ideia de que “tudo flui”, defendida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1203Q1069887 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

A concepção filosófica de Santo Agostinho caracteriza dentro da história da Filosofia, o pensamento medieval. Sua visão filosófica expressa uma articulação entre a racionalidade e a fé cristã. Sua filosofia teve influência do pensamento platônico e do cristianismo, enquanto seu conceito de experiência foi baseado na teoria de Aristóteles. (https://www.nucleodoconhecimento.com.br/teologia/ santo-agostinho,Luiz Goulart).

Com base na premissa acima, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1204Q1069385 | Filosofia, A Política, Filosofia, Prefeitura de Abelardo Luz SC, Instituto Fênix, 2024

Qual foi a contribuição principal da Escola Jônica para o desenvolvimento da filosofia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1205Q1075023 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDF, Quadrix

Friedrich Nietzsche dedicou boa parte de sua obra ao tema da moral. Seu trabalho terminou por constituir-se, em grande medida, em uma contraposição às perspectivas kantianas acerca do tema. A respeito do pensamento moral desses dois grandes filósofos, julgue o item a seguir.

Em Kant encontra-se a razão como fundamento da moral, mas Nietzsche desconfia explicitamente da possibilidade de a razão iluminista cumprir tal papel.

  1. ✂️
  2. ✂️

1206Q1069429 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Em relação à diferença entre ciência e senso comum, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1207Q1069950 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No tempo de Kant (séc. XVIII), a ciência newtoniana já estava plenamente constituída e as questões relativas ao conhecimento ainda giravam em torno da controvérsia entre racionalistas e empiristas. Sua filosofia é chamada criticismo porque, diante da pergunta “Qual é o verdadeiro valor dos nossos conhecimentos e o que é conhecimento?”. Em sua obra Crítica da razão pura, Kant coloca a razão em um tribunal para julgar o que pode ser conhecido legitimamente e que tipo de conhecimento não teria fundamento.

(Aranha e Martins, 2009. Adaptado)

Ressaltam Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins que, para Kant,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1208Q1071243 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Sobre os filósofos pré-socráticos, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Anaximandro considerou o apeiron o arché, ou seja, a substância primordial, origem de todas as coisas. ( ) Anaxímenes considerou o fogo como seu arché, substância primordial, princípio de todas as coisas. ( ) Empédocles propôs o ar como princípio de todas as coisas, o ar é o elemento mais sutil existente. ( ) Parmênides dizia que o ser é, e não pode deixar de ser, e o não ser não é, e não pode vir a ser.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1209Q1071253 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Para Francis Bacon os ídolos são falsas noções que invadem o intelecto humano e dificultam seu acesso à verdade. Conforme ele, os gêneros de ídolos que dificultam o acesso à verdade são os seguintes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1210Q1071258 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Pode-se compreender a violência como um ato ético? Para avaliar o problema ético da revolução, será necessário compreender a relação entre meios e fins; será necessário compreender a relação de reciprocidade entre o imperativo categórico e o hipotético. A máxima “Os fins justificam os meios” pode ser considerada coerentemente ética se
I. os meios repressivos determinarem por si, a qualidade dos fins. II. os fins estiverem operando nos meios repressivos para atingi-los. III. a qualidade dos fins for negligenciada pela lógica dos meios. IV. os meios repressivos não traírem a qualidade dos fins.
Estão corretas somente as complementações contidas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1211Q1071261 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

A dimensão metafísica, formalmente um campo genuíno do pensamento racional, se torna irracional e não científica. O esforço contemporâneo em reduzir o escopo e a verdade da filosofia é percebido devido
I. Ao fato de os próprios filósofos proclamarem a modéstia e a ineficácia da filosofia. II. a linguagens que revelam a mutilação do homem e da natureza. III. a posições que contrariam o espírito de satisfação de Hume quanto às limitações da razão. IV. a posições que deixam intacto o status quo e abominam a transgressão.
Estão corretas somente as complementações contidas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1212Q1073579 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Karl Popper (1902-1994) é um dos principais filosófos da ciência do século XX. Em seus estudos, discutiu sobre a lógica e a metodologia da ciência, o princípio de indução e os critérios para a caracterização das teorias científicas. Considerando a concepção de Karl Popper sobre a pesquisa científica, analise as afirmativas.

I - O conhecimento científico é produzido por meio do método indutivo.

II - As hipóteses científicas derivam de fatos observáveis.

III - Enunciados científicos são sempre provisórios.

IV - A ciência é o domínio de conhecimentos falseáveis.

Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1213Q1071284 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

Para explicar a produção de determinados tipos de saberes, notadamente as ciências humanas dos séculos XVIII e XIX, com que hipótese de poder Michel Foucault (1926-1984) pretende romper em Vigiar e Punir e História da sexualidade (Vol. I)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1214Q1075131 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Sendo então a alma imortal e tendo nascido muitas vezes, e tendo visto tanto as coisas (que estão) aqui quanto as (que estão) no Hades, enfim, todas, as coisas, não o que não tenha aprendido; de modo que não é nada de admirar, tanto com respeito à virtude quanto ao demais, ser possível a ela rememorar aquelas coisas justamente que já antes conhecia. Pois, sendo a natureza toda congênere e tendo a alma aprendido todas as coisas, nada impede que, tendo (alguém) rememorando alguma só coisa — fato esse precisamente que os homens chamam aprendizado —, essa pessoa descubra todas as outras coisas, se for corajosa e não se cansar de procurar. Pois, pelo visto, o procurar e o aprender são, no seu total, uma rememoração.

Platão.Mênon. Rio de Janeiro: São Paulo, 2001. p. 51-2.

Tendo o fragmento do texto de Platão como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da teoria da reminiscência platônica.

Na teoria platônica, exposta no Mito de Er ou Mito da Reminiscência, a alma e o corpo, sendo congêneres, detêm os mesmos aspectos reminiscentes quanto ao conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1215Q1071069 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEED RR, IBFC, 2021

Texto associado.

Leia o texto abaixo para responder à pergunta seguinte.



Teses sobre o conceito da história (§ 9)

Walter Benjamin



"Minhas asas estão prontas para o voo,

Se pudesse, eu retrocederia

Pois eu seria menos feliz

Se permanecesse imerso no tempo vivo."

(Gerhard Scholem, Saudação do anjo).



“Há um quadro de Klee que se chama Angelus Novus. Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que ele encara fixamente. Seus olhos estão escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas. O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés. Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso.”


(BENJAMIN, W. As Teses sobre o Conceito de História. In: Obras Escolhidas, Vol. 1, p. 222-232. São Paulo, Brasiliense, 1985).

A tempestade que impulsiona o anjo para trás, que o impede de salvar os homens, e que vem do paraíso, é o progresso. Contra esta ideia, entendida como historicismo.
(CANTINHO, M. J. Walter Benjamin e a história messiânica: contra a visão histórica do Progresso. Universidade Nova de Lisboa. In: Cadernos Benjaminianos. Disponível em: < http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cadernosbenja minianos/article/view/5309/4717 >. Acesso em: 08/08/2021.)

Benjamin recorre a conceitos importantes da tradição judaica. Assinale a alternativa que lista estes conceitos de forma correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1216Q1075169 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC PA, CONSULPLAN, 2018

“A preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo (a physis) era comum. Queria entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o princípio delas.” (Disponível em: mundoeducacao.bol.uol.com.br.)
Essa afirmação se refere estritamente à filosofia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1217Q1075021 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDF, Quadrix

Descartes e Kant podem ser acomodados sob uma mesma tradição racionalista. Entre Descartes e Kant, porém, houve a interposição de vários importantes filósofos empiristas. O aparecimento desses filósofos empiristas implicou em inúmeras alterações, por Kant, da filosofia cartesiana. Com relação às alterações feitas ou não por Kant com respeito à filosofia cartesiana, julgue o item subsequente.

Assim como Descartes, Kant usa o método dedutivo para chegar às suas conclusões acerca do entendimento humano, de suas capacidades e alcances.

  1. ✂️
  2. ✂️

1218Q1071711 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF PR, FAU, 2019

A obra de Kant é considerada um marco, ou divisor de águas, para a filosofia moderna. No prefácio da segunda edição da Crítica da Razão Pura, Kant busca, nos moldes da revolução proposta por Copérnico na astronomia, estabelecer uma revolução completa no pensamento filosófico de modo a encontrar um, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1219Q1071737 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

Sobre a filosofia medieval, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1220Q1071299 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

Vamos encontrar entre os pré-socráticos a origem dos sistemas idealistas, materialistas, dualistas e pluralistas, a fonte da metafísica mais elevada e as formas rudimentares do pensamento científico ocidental. Os pré-socráticos foram os iniciadores de uma ontologia e de uma teoria do conhecimento, lançaram as bases da concepção mecânica do real e prepararam o terreno para a dialética idealista, o eudemonismo ético e a interpretação teleológica do universo.
Cannabrava, Euryalo. Nietzsche - "La Naissance de la Philosophie" - 1938* * Publicado no Diário de Pernambuco. Pernambuco,Domingo, 14 de Maio de 1939, p. 8. (Arquivo DP/D.A. Press, em 28/07/2016). Cadernos Nietzsche [online].2016, v. 37, n. 2 [Acessado 27 Setembro 2021], pp. 159-165. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/2316-82422015v3702eca>.

Das alternativas a seguir, somente uma não caracteriza sem equívocos as ideias de Tales de Mileto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.