Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q902551 | Filosofia, Provas da Existência Divina Ontologia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“Tomemos um exemplo. Alguém diz que em alguma parte do oceano há uma ilha que, por causa da finalidade, ou melhor, da impossibilidade de encontrar aquilo que não existe, alguns chamam ‘Perdida’. Eles fabulam que, muito mais do que se diz das ilhas afortunadas, esta ilha é opulenta pela sua inestimável abundância de todo tipo de riqueza e de toda delícia; e eu, sem possuidor ou habitante qualquer, seja superior pela superabundância de bens a todas as outras terras habitadas em todo lugar pelos homens. Que alguém me diga tudo isso, e eu compreenderei facilmente este dizer, no qual não há nenhuma dificuldade”
Fonte: Anselmo. Proslogion. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Patrística e Escolástica. Volume 2. São Paulo: Paulus, 2023.

A Ilha Perdida é uma metáfora que antepôs o Liber pro Insipiente de Gaunilon (e retomado por Tomás) e o Liber Apologeticus de Anselmo (e retomado por Descartes). Sobre a prova a priori da existência de Deus, como defendida por Anselmo no argumento ontológico, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q902040 | Filosofia, A Política, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“O término do Antigo Regime (ou das monarquias absolutistas) se consuma quando a teoria política consagra a propriedade privada como direito natural dos indivíduos, desfazendo a imagem do rei como marido da terra, senhor dos bens e das riquezas do reino, decidindo segundo sua vontade e seu capricho quanto a impostos, tributos e taxas” (CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2014).


O trecho acima refere-se a um momento crucial do desenvolvimento histórico europeu, que teve repercussões no mundo inteiro. Considerando o fragmento, esse momento marca também o fortalecimento de uma corrente de pensamento ou escola filosófica que terá enorme impacto social ao longo de todo o século XIX. Essa corrente de pensamento é o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q902560 | Filosofia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“O ser-para-o-fim não é o resultado de uma deliberação repentina e irregular, mas faz parte essencial do ser-jogado do ser-aí, tal como se revela, em um ou outro modo, na situação emotiva [...]”
Fonte: Heidegger. Ser e Tempo. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – De Nietzsche à Escola de Frankfurt. Volume 6. São Paulo: Paulus, 2023.

Assinale a única alternativa que NÃO apresenta incorreções, dentro da filosofia existencialista de Heidegger:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q908000 | Filosofia, A Razão e seus Sentidos, Filosofia, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

O ensino da filosofia, enquanto força de interrogação e de reflexão (e não como uma disciplina fechada sobre ela mesma) poderia funcionar como o suporte dessa racionalidade crítica e autocrítica, fermento da lucidez com vistas a promover a compreensão humana. É preciso ajudar as mentes a conviver com as ideias que devem funcionar como mediadoras com o real, e não ser confundidas com o real ou servir de meio a sua ocultação.

(MORIN, 2003, p. 54.)


Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. No que tange à filosofia, ela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q1071365 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Julgue o item a seguir, a respeito da razão inata e da razão adquirida.

Segundo os empiristas, a razão é uma maneira de conhecer, adquirida no decorrer da vida.

  1. ✂️
  2. ✂️

166Q1069874 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Considere o seguinte caso: João olha para um relógio na parede que marca exatamente meio-dia. Ele acredita que é meio-dia com base nisso. No entanto, o relógio está parado, e a coincidência entre o horário mostrado e o horário correto compromete a justificativa. Sobre esse caso e o conceito de conhecimento como crença verdadeira justificada, analise as assertivas a seguir:

I. O caso apresentado mostra uma crença verdadeira e justificada que não pode ser considerada conhecimento, pois depende de uma circunstância aleatória que compromete a justificativa.

II. A definição tradicional de conhecimento como crença verdadeira justificada é insuficiente para lidar com casos em que a justificativa é comprometida por coincidências.

III. Para que uma crença possa ser considerada conhecimento, é necessário, além de uma justificação, que exista uma ligação confiável entre a crença e a verdade, o que não ocorre no caso apresentado.

IV. Mesmo que João esteja correto sobre o horário, a justificativa apresentada não é suficientemente robusta para caracterizar conhecimento, pois não envolve um processo confiável de avaliação ou verificação por parte do sujeito.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q942903 | Filosofia, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
Estes problemas inevitáveis da própria razão pura são Deus, a liberdade e a imortalidade, e a ciência que, com todos os seus requisitos, tem por verdadeira finalidade a resolução destes problemas chama-se metafísica. O seu proceder é, de início, dogmático, isto é, aborda confiadamente a realização de tão magna empresa, sem previamente examinar a sua capacidade ou incapacidade.
(KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad. de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 3.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994. p.40.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a concepção de filosofia no pensamento de Kant, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q902034 | Filosofia, A Origem da Filosofia, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“A filosofia surgiu quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer a si mesma” (CHAUÍ, Marilena.Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2014).


Nesse sentido, embora a origem da filosofia na Grécia seja objeto de problematizações, ora sendo apontadas influências orientais, ora influências africanas, é praticamente unânime o reconhecimento de que seu surgimento e desenvolvimentos iniciais ocorreram na Europa mediterrânea. Um fato que corrobora essa tese é que o próprio nome desse saber é de origem grega, de modo que a tradição atribui a invenção da palavra “filosofia” a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q902558 | Filosofia, A Política, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“O operário torna-se tanto mais pobre quanto mais produz riqueza, quanto mais sua produção cresce em potência e extensão. O operário torna-se uma mercadoria tanto mais barata quanto mais cria mercadorias. Com a valoração do mundo das coisas cresce em relação direta a desvalorização do mundo dos homens. O trabalho não produz apenas mercadorias; ele produz a si próprio e ao trabalhador como uma mercadoria, precisamente na proporção em que produz mercadorias em geral” (Marx. Obras filosóficas da juventude. In: Reali, G. & Antiseri,D. História da Filosofia – Do Romantismo ao Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus,
2023).


Sobre a Filosofia do Materialismo Histórico e Dialético, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q679628 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A numeração das artes refere-se ao hábito de estabelecer números para designar determinadas manifestações artísticas. O termo "sétima arte", por exemplo, usado para designar o cinema, foi estabelecido por Ricciotto Canudo no "Manifesto das Sete Artes", em 1911. Posteriormente, foram propostas outras formas de arte, umas mais ou menos consensuais, outras que foram prontamente aceitas como o caso da 9ª Arte, que hoje em dia é uma expressão. Entre os mitos do mundo contemporâneo, o que é reconhecido como arte autônoma, a nona das artes, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q907996 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Nós começamos pelo belo como tal. E esta ideia que é una, ir-se-á diferenciando, particularizando, a partir de si própria irá originando a variedade, a multiplicidade, as diferenças, as múltiplas e diversas formas e figuras da arte que, então, se vêm a apresentar como produções necessárias.

(HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis: Vozes, 1992.)


Principal representante do idealismo alemão, Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em 27 de agosto de 1770. É autor de uma obra rica e profunda que aborda dentro de si uma gama enorme de assuntos, tais como a consciência, a ética, a política, a estética, a religião e a história. Sobre a arte, especificamente, ele afirma que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q1070318 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

Karl Popper, em sua crítica à metodologia científica tradicional, problematiza a utilização do método indutivo no contexto da ciência. Assinale a alternativa que melhor reflete a posição de Popper.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1069312 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Incapaz de contentar-se com as coisas transitórias desta vida, o ser humano se torna totalmente cético em relação a valores habituais que até então aceitara sem hesitação. No momento desse desespero divino, toma a decisão importante de descobrir e compreender o propósito da vida. É então que principia a verdadeira busca dos valores duradouros.

Maria L. S. Teles. Filosofia para o ensino médio.
Petrópolis – RJ: Vozes, 2010, p 17 (com adaptações).
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.
Filosofar é um ato natural do ser humano, e a adolescência é um período propício para o exercício do conhecimento filosófico, dado que normalmente os adolescentes têm uma postura cética perante a vida e reproduzem os valores instituídos pela sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

174Q1071635 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.


“O problema epistemológico da objetividade científica coloca, quer queira quer não, a questão da neutralidade dos cientistas relativamente a todo e qualquer tipo de valoração e de engajamentos pessoais.”

JAPIASSU, Hilton. O Mito da Neutralidade Científica. Rio de Janeiro: Imago, 1975, p. 29.


O problema da objetividade e da neutralidade é um dos mais discutidos na epistemologia em sua história e ganha novos contornos na contemporaneidade. As posições epistemológicas são variadas e até antagônicas. Entre essas posições, existem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q1070377 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

Com base no pensamento de São Tomás de Aquino, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q906299 | Filosofia, Lógica Nascimento e seus Elementos, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

A tarefa da lógica sempre foi a de classificar e organizar as inferências válidas, separando-as daquelas que não são. A importância dessa organização não deve ser subestimada, pois usam-se inferências (de preferência válidas) tanto na vida comum como nas ciências formais, sendo um exemplo a matemática. (ASSIS, 1990, p. 12.)
A lógica trabalha com meios que permitem que o pensamento proceda de forma correta, e faz parte de uma gama de contextos, tanto na ciência quanto em outras áreas e situações. A lógica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q1069376 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Filosofia, SEDUC MT, SELECON, 2023

Religião e espiritualidade não se confundem. Não existe religião sem espiritualidade, mas existe espiritualidade sem religião. Isso acontece porque espiritualidade é uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q1070713 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.
Na experiência religiosa, o espaço e o tempo são essencialmente homogêneos.
  1. ✂️
  2. ✂️

179Q1071748 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AM, FGV

O ato de fala total na situação de fala total é o único fenômeno real que, em última análise, pretendemos elucidar”.

(AUSTIN, J. L. How to do things with words. Oxford: Clarendon Press, 1962, p. 147.)

J. L. Austin é um dos representantes da renovação em Filosofia da linguagem no século XX, ao propor um método de análise de questões filosóficas por meio do uso da linguagem entendida como modo de ação por meio das palavras.

Assinale a opção que identifica corretamente essa corrente contemporânea da Filosofia da linguagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q949380 | Filosofia, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Sobre as principais características dos relatos mitológicos, é INcorreto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.