Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q949641 | Filosofia, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Princípio por meio do qual o indivíduo moderno coloca a si mesmo no centro dos interesses e decisões. Às certezas da fé contrapõe-se a capacidade de livre exame. Até na religião, os adeptos da Reforma defendem o acesso direto ao texto bíblico, dando a cada um o direito de interpretá-lo. Essas características sintetizam valores expressos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q902552 | Filosofia, Provas da Existência Divina Ontologia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“Portanto, diga que esta proposição ‘Deus existe’ em si mesma é por si evidente, porque o predicado se identifica com o sujeito; Deus, com efeito, como veremos a seguir, é seu próprio ser: porém, como ignoramos a essência de Deus, para nós não é evidente, mas necessita ser demonstrada por meio das coisas que nos são mais conhecidas, apesar de que por si sejam menos evidentes, isto é, por meio de efeitos”.
Fonte: São Tomás. A Suma Teológica, volume I. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Patrística e Escolástica. Volume 2. São Paulo: Paulus, 2023.

Tomás de Aquino apresenta cinco vias a posteriori para demonstrar a existência de Deus. O tomismo, por “repousar” no aristotelismo, parte dos entes do mundo para remontar o Princípio que é Deus. Sobre as Cinco Vias de Tomás de Aquino, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q902041 | Filosofia, Pensamentos Políticos, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“A ideia do socialismo é uma filha espiritual da industrialização capitalista. Ela nasceu quando ficou demonstrado que as suas exigências de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa não passavam de promessas vazias para uma grande parte da população, estando, portanto, muito longe de se concretizar na sociedade”(WOODCOCK, George. Os grandes escritos anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 2019).

O anarquismo é uma das correntes socialistas surgidas após os eventos históricos que o historiador britânico Eric Hobsbawn definiu como a dupla revolução: de um lado, a Revolução Industrial, que se origina na Inglaterra ao fim do século XVIII; de outro, a Revolução Francesa, que irrompe no ano de 1789. Assinale a alternativa que apresenta apenas pensadores anarquistas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q902045 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Em “Crítica da razão pura”, Immanuel Kant propõe uma reformulação da maneira como se concebeu, ao longo da história da filosofia, a construção do conhecimento, o que se dá por meio de uma nova compreensão da relação entre sujeito e objeto. Na parte da obra denominada “Estética Transcendental”, Kant reflete sobre dois conceitos fundamentais em sua epistemologia, tempo e espaço, que define como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q902046 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

George Berkeley desenvolveu uma compreensão epistêmica que é definida, geralmente, como solipsista. Sob essa perspectiva, sua teoria do conhecimento assenta-se no seguinte princípio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q679636 | Filosofia, Pensamentos Políticos, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

As leis para regular a vida em sociedade surgiram com as primeiras sociedades humanas, como o objetivo de estabelecer uma coesão social.
Em relação a esse aparato jurídico, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q1072128 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

Sobre a filosofia antiga, analise as proposições abaixo.

I. Desde seu nascimento, apresentou três conotações, referentes ao seu conteúdo, ao seu método e ao seu objetivo.
II. É o argumento da razão, a motivação lógica, o logos.
III. Limita-se a explicar partes ou setores da realidade, grupos de coisas ou de fenômenos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q1070849 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2018

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) acerca dos significados de “dialética”.
( ) Platão a considerava o processo pelo qual a alma se eleva por degraus das aparências sensíveis às realidades inteligíveis ou ideias. ( ) No método socrático, é a busca da verdade por meio de perguntas com a finalidade de explicitar aquilo que já é sabido ou para as contradições e as dificuldades do interlocutor. ( ) Hegel considerava um raciocínio que permite ultrapassar a contradição entre tese e antítese por meio da síntese. ( ) Em Kant, uso indevido da lógica para induzir os indivíduos à ilusão de uma crença. ( ) Em Marx, uma forma eficiente de conseguir harmonizar os conflitos que surgem na relação entre as formas de trabalho e o capital.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q1072131 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

Aristóteles distinguiu as ciências em três grandes ramos. Sobre eles, correlacione as colunas da tabela abaixo.

Coluna 1
1. Ciências Teoréticas 2. Ciências Práticas 3. Ciências Poiéticas

Coluna 2

( ) Ciências que buscam o saber em função do fazer, isto é, com o objetivo de produzir determinados objetos.
( ) Ciências que buscam o saber em si mesmo.
( ) Ciências que buscam o saber para, através dele, alcançar a perfeição moral.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q1071371 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

A arte é uma das expressões mais sublimes do ser humano. Na filosofia, a estética estuda as diferentes formas de manifestações e interpretações artísticas. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.
De acordo com Nietzsche, a imitação na obra de arte dispensa os estados de sonho e embriaguez.
  1. ✂️
  2. ✂️

191Q1070096 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

René Descartes (1596-1650) é considerado o “pai da filosofia moderna” por estabelecer as bases da discussão filosófica posterior e colocar em xeque os pressupostos do conhecimento filosófico produzido até então. Considerando a Filosofia de Descartes, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q902037 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Os primeiros filósofos buscavam, por meio de um princípio racional (em grego, arkhé), encontrar uma explicação para a origem de todas as coisas; contudo, os Pré-Socráticos divergiam acerca de que elemento era esse, bem como se era apenas um ou múltiplos elementos. Assim, aqueles que identificavam apenas um elemento constitutivo para todas as coisas são designados “monistas”; os que afirmam não haver apenas um princípio, mas vários, são categorizados como “pluralistas”. Tendo essa divisão em mente, assinale a alternativa que apresenta apenas nomes de Pré-Socráticos pluralistas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q902038 | Filosofia, Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“A concepção científica de Platão (c. 428-347 a.C.) baseia-se na ‘teoria das ideias’. Para ele, a razão tem dificuldade em atingir o verdadeiro conhecimento por causa da deformação que os sentidos inevitavelmente provocam; porém, cabe a ela depurar os enganos, para que se possa ter a verdadeira contemplação das ideias. O propósito de Platão é elevar o conhecimento de simples opinião até a ciência, o conhecimento do ser verdadeiro” (ARANHA, M. L. A. MARTINS, M. H. P. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2016).


No que se refere às relações entre pensamento empírico e pensamento filosófico em Platão, é correto afirmar que o filósofo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q902044 | Filosofia, Linguagem e Pensamento, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

A partir do século XX, a filosofia da linguagem ganha protagonismo nas problematizações filosóficas, e a ontologia não escapa a essa abordagem, efeito da chamada “virada linguística”. No que se refere às relações entre linguagem e realidade, assinale a alternativa que indica o autor que afirmou que “os limites da minha linguagem significam os limites de meu mundo”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q1070851 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2018

Leia com atenção o texto a seguir.
A maior parte dos textos que tratam da divisão cronológica da história da filosofia registram que, entre os século I e VII, no Ocidente, houve o predomínio da filosofia ............................, que resultou dos esforços feitos pelos apóstolos Paulo e João e pelos primeiros padres da Igreja para conciliar a nova religião, o cristianismo, com o pensamento dos filósofos gregos e romanos, como forma de converter os pagãos. Portanto, a essa filosofia ligava-se a missão ............................, bem como a tarefa de defender a religião cristã dos ataques teóricos e morais que recebia.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q1069316 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

A respeito do debate entre Filosofia e Teologia proposto por São Tomás de Aquino, pode-se afirmar que:
I. Ele acreditava na Filosofia como uma demonstração racional vinda de princípios existentes com conclusões inteligíveis II. O conhecimento na interpretação teológica fundamenta-se na relação com o divino, portanto essa relação é um dos critérios para o conhecimento da verdade. III. O conhecimento teológico é a identificação de um “primeiro motor imóvel” que movimenta alguma coisa, mas não é movimentado por nenhuma força, portanto, essa força que move sem ser movida é o próprio Deus ou o próprio conhecimento.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q1070102 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

A filosofia é importante para a formação do cidadão porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q906315 | Filosofia, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Considere ser um escultor na Grécia Antiga, trabalhando em uma estátua de um herói mitológico. Durante o processo de criação, torna-se necessário decidir entre representar o herói com traços realistas, incluindo imperfeições físicas, ou idealizá-lo, criando uma figura perfeita e sem falhas. De acordo com os princípios estéticos gregos, qual abordagem você provavelmente escolheria?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q1070418 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

A filosofia, portanto, é uma luta constante contra nossa ignorância e ocorre quando chegamos a perceber que algo contradiz nossas certezas, nossas convicções, algo que levanta problemas que abalam nossa confiança no que tranquilamente acreditávamos saber.

Armijos Palácios, G. (2013). O ensino de filosofia e a "situação problema". In M. Carvalho & G. Cornelli (Orgs.). Ensinar Filosofia. v.1 (pp. 195-203). Cuiabá: Central de Texto.

Com base nessa perspectiva e acerca do ensino filosófico e de suas implicações no processo de formação crítica dos estudantes, assinale a alternativacorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q1075045 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.

Em muitas aldeias por esse mundo afora, em sociedades tradicionais ou industrializadas, as pessoas se reúnem de noite para conversar. Em pubs e bares, ao ar livre, sob a copa das árvores, ao redor de fogueiras, elas intercambiam histórias, contam piadas, discutem questões daquele dia, debatem sobre assuntos importantes ou triviais. Ouvindo essas conversas em culturas diferentes da nossa, aprendemos muita coisa sobre os conceitos e teorias que as pessoas usam para explicar suas experiências e que valores elas consideram mais importantes.

Kwame Anthony Appiah. Introdução à filosofia contemporânea.

Petrópolis: Vozes, 2006, p. 297 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue o seguinte item, acerca da filosofia contemporânea em diversos contextos culturais.
Para o existencialismo, o fato de a existência, primordial para o pensamento filosófico, preceder a essência resulta na negação da liberdade como fundamento da ação humana e da capacidade de compreensão dos indivíduos no mundo.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.