Questões de Concursos Filosofia

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201Q1075045 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.

Em muitas aldeias por esse mundo afora, em sociedades tradicionais ou industrializadas, as pessoas se reúnem de noite para conversar. Em pubs e bares, ao ar livre, sob a copa das árvores, ao redor de fogueiras, elas intercambiam histórias, contam piadas, discutem questões daquele dia, debatem sobre assuntos importantes ou triviais. Ouvindo essas conversas em culturas diferentes da nossa, aprendemos muita coisa sobre os conceitos e teorias que as pessoas usam para explicar suas experiências e que valores elas consideram mais importantes.

Kwame Anthony Appiah. Introdução à filosofia contemporânea.

Petrópolis: Vozes, 2006, p. 297 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue o seguinte item, acerca da filosofia contemporânea em diversos contextos culturais.
Para o existencialismo, o fato de a existência, primordial para o pensamento filosófico, preceder a essência resulta na negação da liberdade como fundamento da ação humana e da capacidade de compreensão dos indivíduos no mundo.
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202Q1075049 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Filosofia, IFB, IFB, 2017

As regras não deixam de ser uma forma de controle de toda sociedade. No texto “A punição generalizada” (Vigiar e punir) Foucault afirma: “[...] os reformadores pensam dar ao poder de punir um instrumento econômico, eficaz, generalizável por todo o corpo social, que possa codificar todos os comportamentos e consequentemente reduzir todo o domínio difuso das ilegalidades”. Segundo ainda o autor ‘“a semiótica com que se procura armar o poder de punir repousa sobre regras importantes. Uma delas é que “se à ideia do crime fosse ligada a ideia de uma desvantagem um pouco maior, ele deixaria de ser desejável.‘Para que o castigo produza o efeito que se deve esperar dele, basta que o mal que causa ultrapasse o bem que o culpado retirou do crime’” (Beccaria, apud Foucault, 1987). O presente argumento refere-se a seguinte regra:
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203Q1069315 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Os gregos deixaram grande contribuição para a teoria do conhecimento, exercendo grande influência para o pensamento ocidental. Considerando as teorias sobre o conhecimento, assinale a alternativa que NÃO se caracteriza como uma evidência expressiva no contexto grego.
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204Q1072133 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

Segundo Kant, as “intuições puras” ou “formas” da sensibilidade são somente duas:
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205Q1071367 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Em relação à crítica da técnica em Heidegger, julgue o item subsequente.

A técnica é um modo de descobrimento humano.

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206Q1071373 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

A arte é uma das expressões mais sublimes do ser humano. Na filosofia, a estética estuda as diferentes formas de manifestações e interpretações artísticas. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.


Para Hegel, o belo artístico é diferente do objeto de uma ciência do belo.

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207Q1071375 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Com base nas teorias de Heidegger e de Gadamer acerca da relação entre espaço e tempo nas diferentes manifestações artísticas, julgue o item seguinte.
Gadamer reconheceu uma primazia da arquitetura sobre todas as demais formas de arte.
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208Q1070101 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Considerando a contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do senso crítico, analise as seguintes afirmações:

I. As aulas de Filosofia contribuem para o desenvolvimento da capacidade de pensar por si mesmo.

II. As aulas de Filosofia contribuem para o desenvolvimento da capacidade de analisar criticamente as informações que se recebe.

III. As aulas de Filosofia contribuem para o desenvolvimento da capacidade de formar suas próprias opiniões.

IV. As aulas de Filosofia contribuem para o desenvolvimento do pensamento dogmático.

É correto o que se afirma em:

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209Q906310 | Filosofia, Aspectos da Filosofia Contemporânea, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Todo o conhecimento humano tem início na experiência, mas não se origina exclusivamente dela. (KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Tradução de Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1980, p. 15.)

Com base na citação e nas discussões da Teoria do Conhecimento, assinale, a seguir, a perspectiva de Kant sobre a origem e a natureza do conhecimento.
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210Q1070412 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Com base nos fundamentos clássicos da origem da filosofia, analise as assertivas a seguir:

I.A filosofia nasce como ruptura frente ao saber mítico, caracterizando-se por um discurso racional que busca os fundamentos do real, ainda que mantenha com o mito um vínculo de forma e conteúdo em sua gênese.
II.O surgimento da filosofia coincide com o advento daescrita e com a ampliação do espaço público de deliberação, de modo que sua estrutura argumentativa reflete a ascensão da polis como lócus do logos.
III.Ao se institucionalizar nas escolas pré-socráticas, a filosofia abdica da experiência sensível como critério de verdade, voltando-se integralmente à racionalidade metafísica, em clara oposição ao método socrático-dialético.

Está correto o que se afirma em:
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211Q902563 | Filosofia, Aspectos da Filosofia Contemporânea, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“A descoberta da resistência é o primeiro passo para sua superação. Desenvolve-se, assim, no quadro do trabalho analítico, uma arte da interpretação, cujo frutuoso emprego, para ter sucesso, requer tato e experiência, mas que não é difícil de ser aprendida. O método da livre associação, além do fato de ser menos cansativo, apresenta vantagens muito grandes em relação ao precedentemente usado”.


Fonte: Freud. Minha vida e a psicanálise. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – De Freud à atualidade. Volume 7. São Paulo: Paulus, 2023.



São muitas as correntes filosóficas contemporâneas que têm recorrido a uma aproximação com a Psicanálise, seja de orientação freudiana ou não. Assinale a alternativa CORRETA sobre os conceitos psicanalíticos presentes na obra de Freud:

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212Q902055 | Filosofia, A Política, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Em seu livro “Racismo estrutural” (2021), Silvio Almeida procura elucidar as múltiplas formas pelas quais as práticas discriminatórias baseadas na noção de raça ocorrem em uma sociedade. O autor define o conceito de racismo como:
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213Q902567 | Filosofia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Leia o excerto a seguir e responda à questão:
“A sociedade moderna está baseada na ideia de que as inteligências são desiguais e que a construção de uma sociedade democrática, republicana, precisa proceder a uma ‘redução’ dessa desigualdade. Daí a construção dos sistemas de instrução pública, como forma de levar a emancipação intelectual a todos e a cada um.”
Fonte: Gallo, 2020, p. 87.

De acordo com o excerto e com a reflexão realizada pelo autor, qual é a crítica principal que ele desenvolve?
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214Q902571 | Pedagogia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Com base em Kuhn (2017), como o conceito de mudança de paradigma pode ser aplicado ao ensino de filosofia?
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215Q902060 | Pedagogia, Concepções de mundo, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“No processo de trabalhar com textos especificamente filosóficos, com outras estruturas e outros registros e no esforço de articular os conhecimentos filosóficos e outras expressões culturais, assim como de debater e de elaborar dissertações, o aluno aprende a examinar o texto como algo que não se encontra fechado em si mesmo, mas aberto a interpretações e a problematizações diversas. De fato, a habilidade hermenêutica supõe a contextualização dos conhecimentos filosóficos sob diversos aspectos” (BRASIL. Ministério da Educação. Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais: Filosofia. Brasília: MEC/SEF, 2000).


Considerando o trecho acima, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os aspectos de contextualização do conhecimento filosófico descritos no documento.

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216Q902061 | Pedagogia, Concepções de mundo, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio voltadas ao conhecimento filosófico, quando consideradas as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes, a contribuição mais importante da filosofia é:
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217Q1070848 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2018

A corrente filosófica segundo a qual todo conhecimento que vai além da experiência sensível é incognoscível ao entendimento humano é denominada:
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218Q1071370 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Em relação à crítica da técnica em Heidegger, julgue o item subsequente.

A téchne dos gregos é diferente da técnica moderna.

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219Q1070378 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

Sobre a articulação entre ética, física e epistemologia no pensamento de Epicuro, filósofo helenístico, analise as assertivas abaixo:

I. A ética do “filósofo dos jardins” propõe a busca da eliminação do medo como condição para a felicidade. O medo deve ser dissolvido pelo conhecimento racional das causas naturais e pelo esclarecimento quanto à natureza da alma e da morte.
II. A Física de Epicuro não tem apenas função teórica. Ela também é, de certo modo, terapêutica: conhecer que tudo se reduz a átomos e ao vazio ajuda o indivíduo a se libertar dos temores em relação às divindades religiosas ou em relação àqueles de fundo metafísico.
III. A teoria do conhecimento epicurista sustenta que os sentidos são enganosos, e, por isso, a razão pura deve ser o único critério válido de verdade e ação.
IV. O ideal ético epicurista do prazer, compreendido como aponia e ataraxia, não é incompatível com a prudência e a virtude, que são instrumentos para o cálculo racional da melhor forma de vida.

Quais estão INCORRETAS?
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220Q906297 | Filosofia, Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

O êthos, grafado com eta, remonta a Homero, e o éthos, com epsílon, a Ésquilo, o fundador da tragédia grega. O êthos, na grafia de Homero, remonta ao século VII a.C., e comparece com uma significação um tanto abstrata, na medida em que designa os usos e os costumes enquanto relativos a modos (genéricos) de viver, ou seja, a uma sabedoria. Éthos, em Ésquilo (525- 456 a.C.), designa mais ou menos a mesma coisa, mas, fundamentalmente, a tradição, no sentido de o que é habitual, corriqueiro, usual, etc., e que vem a se impor como uma sabedoria.
(Spinelli, 2009, p. 9.)

Vários foram os filósofos a se debruçarem nas questões relacionadas a Ética. Para Platão, por exemplo, a ética:
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