Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q902061 | Pedagogia, Concepções de mundo, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio voltadas ao conhecimento filosófico, quando consideradas as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes, a contribuição mais importante da filosofia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q1072103 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Nossa vida cotidiana é um tecido de opiniões e de crenças que recebemos de nossa família, da escola, no trabalho, no lazer, dos meios de comunicação. Raramente procuramos comprovar a veracidade ou correção dessas crenças e opiniões: nós as aceitamos como naturais, válidas em toda parte e para toda gente. Vivemos no senso comum de nossa sociedade. Ainda que tenhamos opiniões diferentes, não duvidamos de que o mundo existe tal como o percebemos e de que é o mesmo para todos.

(Chauí, 2010. Adaptado)

No excerto, Marilena Chauí argumenta que o senso comum
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q1070830 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEECT PB, INSTITUTO AOCP, 2019

O filósofo alemão Jürgen Habermas (1929-), inicialmente, recebeu influências da Escola de Frankfurt, no entanto, gradativamente, foi trilhando o seu próprio caminho filosófico e sociológico até os dias atuais. Esse filósofo estuda uma série de relações entre ciência, técnica e economia política, sendo que, entre os seus conceitos principais, encontra-se a razão comunicativa. Sobre esse conceito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q1072121 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

No que se refere à filosofia moral de Kant, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q1071360 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
“Descuidados, zombeteiros, violentos ----- assim nos quer a sabedoria: ela é uma mulher, ela ama somente um guerreiro.”----- Assim falou Zaratustra.
1. O que significam ideais ascéticos? ---- para os artistas, nada, ou coisas demais; para os filósofos e eruditos, algo como instinto e faro para as condições propícias a uma elevada espiritualidade...

Friedrich Nietzsche. Genealogia da moral. (com adaptações)

A partir dos fragmentos de texto precedentes, julgue o item seguinte.

De acordo com o perspectivismo presente na crítica nietzschiana, a vontade de verdade não é veraz.

  1. ✂️
  2. ✂️

266Q1070089 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Os filósofos da Phisis são considerados os primeiros filósofos ocidentais, vivendo na Grécia Antiga por volta do século VI a.C. até por volta do século IV a.C. Realizando suas investigações no campo da natureza, são conhecidos também como naturalistas. Por meio da discussão da arkhé, buscam estabelecer a origem de todas as coisas. Um dos principais filósofos desse período é Heráclito de Éfeso (544-484 a. C), que defendia a realidade enquanto mudança. Considerando o pensamento de Heráclito de Éfeso, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q1074201 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

Analise o trecho a seguir, da apresentação da obra “A Ideologia Alemã, de Marx e Engels”:

“Ao construir sua teoria – na luta constante para marcar uma clara delimitação em relação à presença monstruosa de um sistema de pensamento tão tentador como o hegeliano –, Marx e Engels concentraram o combate teórico inicial em uma diferenciação em relação aos pressupostos idealistasde Hegel. Na diferenciação com o ‘saber absoluto’, os dois filósofos revelam a natureza do seumaterialismo, que remete para a produção e a reprodução das condições de existência dos homens. Dela decorrem as relações dos homens com a natureza e com suas formas de organização social, isto é, dos sujeitos com o que lhes aparece como a objetividade do mundo. Uma forma específica de apropriação da natureza determina as formas de organização social e a consciência. A apreensão do significado que as formas de reprodução da vida têm para a existência humana representa a primeira grande formulação do materialismo dialético para a compreensão da história e da consciência humana. A cada estado de desenvolvimento das formas de produção material da sua existência correspondem formas específicas de estruturação social, além de valores e formas de apreensão da realidade. Destacar esse papel de pressuposto incontornável da produção da vida material significa, ao mesmo tempo, colocar o trabalho no centro das condições de vida e consciência humana” (Sader, 2007).

Com base no trecho acima e nos fundamentos do materialismo histórico-dialético, analise as assertivas a seguir:

I. A crítica marxista ao idealismo hegeliano se dá principalmente por meio da negação da dialética como método especulativo e da sua substituição por uma metodologia empírica baseada na observação das leis naturais.

II. A categoria “trabalho” aparece como a mediação fundamental entre o ser humano e a realidade objetiva, sendo o elemento que possibilita compreender tanto a estrutura social quanto as formas de consciência.

III. A concepção marxista rompe com a perspectiva hegeliana ao afirmar que a consciência dos indivíduos determina sua existência, o que fundamenta a centralidade do sujeito na história.

IV. A historicidade do ser humano está enraizada na capacidade de transformar a natureza por meio do trabalho, e de transmitir material e simbolicamente essas transformações às gerações futuras.

V. A crítica marxista à alienação assume que o trabalho, ao invés de ser a expressão da humanidade do sujeito, torna-se uma atividade estranhada, pois o homem não se reconhece naquilo que produz.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q1074209 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

Com base nas proposições desenvolvidas por Judith Butler em “Problemas de Gênero” (2018) e “Desfazendo Gênero” (2022), assinale a alternativa que melhor expressa a articulação entre performatividade, crítica ontológica e política do reconhecimento na constituição do sujeito de gênero no interior da teoria queer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q1071177 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Epicuro elabora um quádruplo remédio, conhecido como quadrifármaco. Aquele que souber aplicar esse remédio poderá adquirir a paz de espírito e a felicidade, não sendo atingido por nada e ninguém.
Tornar-se-á, portanto, senhor de si. Sobre o quadrifármaco é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q687961 | Filosofia, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Em Atenas, a forma de poder político que antecedeu a democracia foi a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q1070427 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os contextos históricos da Filosofia com suas respectivas transformações epistemológicas:

Primeira coluna: contexto histórico
1.Antiguidade Clássica.
2.Idade Média.
3.Renascimento.
4.Iluminismo.
5.Contemporaneidade.

Segunda coluna: transformação epistemológica
(__)Rearticulação do pensamento racional sob a égide da fé, com centralidade das doutrinas reveladas e da autoridade teológica.
(__)Fragmentação das grandes narrativas, pluralização dos discursos e problematização do sujeito enquanto categoria epistemológica estável.
(__)Busca por princípios cosmológicos universais e origens ontológicas a partir da natureza e da razão discursiva.
(__)Revalorização da autonomia do sujeito, ruptura com a autoridade da tradição e ênfase na razão crítica comocritério de legitimidade do saber.
(__)A ciência torna-se modelo de conhecimento válido, e o saber humanista se emancipa da tutela religiosa.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q1074835 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF RS, IF RS

São obras de Nicolau Maquiavel:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q1074841 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF RS, IF RS

São obras que pertencem aos escritos críticos de Immanuel Kant, respectivamente relacionados à teoria do conhecimento, à filosofia moral e à estética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q902556 | Filosofia, Razão Inata ou Adquirida?, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

É fácil julgar – com base no resultado – se a elaboração dos conhecimentos que são próprios da razão esteja ou não no caminho seguro da ciência. Se ela, depois de muitos aviamentos e muitos preparativos, tão logo está para alcançar seu fim, se encalha ou então, para alcançá-lo, deve de novo voltar mais vezes para trás e tomar outro caminho, como também, se não é possível fazer com que os diversos colaboradores estejam de acordo sobre o modo com que se deve perseguir o escopo comum, então poderemos seguramente nos convencer de que tal estudo ainda se encontra bem longe de ter tomado o caminho seguro de uma ciência”
Fonte: Kant. Crítica da Razão Pura. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – De Spinoza a Kant. Volume 4. São Paulo: Paulus, 2023.

O “caminho seguro da ciência” é o anúncio kantiano, no Prefácio da “Crítica da Razão Pura”, do problema e do caminho que o filósofo alemão deseja percorrer. Assinale a alternativa que melhor discorre sobre a filosofia kantiana presente nessa obra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q902050 | Filosofia, A Política, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“Com a expressão vita activa, pretendo designar três atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação. Trata-se de atividades fundamentais porque a cada uma delas corresponde uma das condições básicas mediante as quais a vida foi dada ao homem na Terra” (ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007).


Considerando o trecho apresentado, são atividades humanas fundamentais que correspondem à condição humana da pluralidade e que, por conseguinte, constituem-se como a condição de toda vida política:


I. Labor.


II. Trabalho.


III. Ação.


Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q902052 | Filosofia, Ética e Liberdade, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

David Hume elaborou uma ética baseada na observação dos fenômenos sociais e do comportamento humano. Assim, sua ética das virtudes tem uma forte base empírica e apresenta a compreensão de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q908003 | Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

O interdisciplinar é epistemológico, está presente e é mais compatível com o extracurricular, aí na resolução de problemas práticos como o planejamento, que exige soluções de ordens diversas. Os currículos escolares devem se adaptar naturalmente a esta visão epistemológica da interdisciplinaridade, mas é nos Institutos de Pesquisas ou nos problemas do dia a dia de um povo que as soluções interdisciplinares podem ser buscadas e viabilizadas. Hoje, o interdisciplinar carrega ainda alta dose ideológica como modismo educacional de uma época. Precisamos desmistificar e é preciso, portanto, respeitar, em muitos casos, o unidisciplinar para não descaracterizar o conteúdo que é próprio de uma ciência.

(CHAUÍ, Marilena Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1994.)


Acerca da interdisciplinaridade, especificamente no ensino da filosofia, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q1070314 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

Na análise da ética política de Nicolau Maquiavel, ele propõe uma visão pragmática a respeito das virtudes e dos comportamentos necessários para o exercício do poder. Dentro desse contexto, a concepção maquiavélica sobre a moralidade da ação política rompe com a tradição ética cristã e aristotélica. Com base no exposto, assinale a alternativa que melhor reflete a posição ética de Maquiavel.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q1072120 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

No que se refere às causas primeiras, analise as proposições abaixo.

I. São ontológicas porque definem as condições sem as quais um ser não pode existir nem ser pensado; as causas primeiras garantem, simultaneamente, a realidade e a racionalidade das coisas.
II. São aquelas que explicam o que a essência é e também a origem e o motivo da sua existência.
III. Nos dizem o que é, como é, por que é e para que é uma coisa. São quatro as causas primeiras.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q1071361 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
“Descuidados, zombeteiros, violentos ----- assim nos quer a sabedoria: ela é uma mulher, ela ama somente um guerreiro.”----- Assim falou Zaratustra.
1. O que significam ideais ascéticos? ---- para os artistas, nada, ou coisas demais; para os filósofos e eruditos, algo como instinto e faro para as condições propícias a uma elevada espiritualidade...

Friedrich Nietzsche. Genealogia da moral. (com adaptações)

A partir dos fragmentos de texto precedentes, julgue o item seguinte.

Nietzsche compõe sua Genealogia da moral em três dissertações, cuja terceira consiste na crítica aos ideais ascéticos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.