Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q1074828 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF RS, IF RS

Relacione as figuras dos filósofos pré- socráticos Parmênides de Eleia e Heráclito de Éfeso com os elementos de suas respectivas teorias.


I. Parmênides de Eleia.

II. Heráclito de Éfeso.


( ) Indivisível, é, pois, todo idêntico; nem algo em uma parte mais, que o impedisse de conter-se, nem também algo menos, mas é todo cheio do que é, por isso é todo contínuo.

( ) A guerra é mãe de todas as coisas e de todas, rainha. Das coisas contrárias nasce a harmonia mais bela, e tudo se gera por via de contraste.

( ) Quem desce ao mesmo rio vem ao encontro de águas sempre novas. Descemos e não descemos ao mesmo rio, nós mesmos somos e não somos.

( ) O mesmo é o pensar e aquilo em função do que é o pensamento porque sem o ser, no qual é expresso, não encontrarás o pensar: de fato é ou será nada fora do ser.

( ) Todas as coisas se trocam por fogo e o fogo por todas as coisas, como mercadorias se trocam por ouro e o ouro por mercadorias.


A sequência correta de cima para baixo encontra-se na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q1074833 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF RS, IF RS

Considere as seguintes afirmativas relacionadas à política de Aristóteles.


I. O homem é um animal político por natureza (zóon politikon), ou seja, é da natureza humana buscar a vida em comunidade e, portanto, a política não é por convenção (nómos), mas por natureza (phýsei).

II. A justiça política consiste em duas ações principais: igualar os desiguais, isto é, criar os iguais; e determinar que o tratamento desigual dos desiguais seja justo.

III. Os cidadãos existem para o bem da pólis, motivo pelo qual Aristóteles delimita com precisão a esfera pública de atuação do Estado, autorizando-o a regular e dirigir a esfera privada.

IV. Existem três formas básicas de governo correto: o governo de um só – Monarquia; o governo de um pequeno grupo – Aristocracia; e o governo da maioria – Politía.

V. A ciência política deve pautar-se, essencialmente, por perspectivas ideais, deixando de lado as perspectivas de natureza pragmática e empírica.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q1074837 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF RS, IF RS

Os ídolos e noções falsas que ora ocupam o intelecto humano e nele se acham implantados não somente o obstruem a ponto de ser difícil o acesso da verdade, como, mesmo depois de seu pórtico logrado e descerrado, poderão ressurgir como obstáculo à própria instauração das ciências, a não ser que os homens, já precavidos contra eles, se cuidem o mais que possam."

(BACON, F. Novum organum. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 20-21.)


Na sequência desse texto, o filósofo apresenta os “gêneros" dos ídolos “que bloqueiam a mente humana" (BACON, 1979, p. 21). Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde aos ídolos expostos por Francis Bacon nesse referido texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q1074840 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF RS, IF RS

Ao distinguir as diversas formas de governo, Rousseau (2012, p. 79) afirma que o “[...] Soberano pode, em primeiro lugar, confiar o Governo a todo o povo ou à maior parte do povo,de modo que haja mais cidadãos magistrados do que simples cidadãos individuais”.

Dessa citação de O Contrato Social, é correto afirmar que ela se refere à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q902559 | Filosofia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“‘O mundo é minha representação’: esta é uma verdade que vale em relação a cada ser vivo e que conhece, embora apenas o homem seja capaz de acolhê-la na consciência reflexa e abstrata: e se ele verdadeiramente faz isto, deste modo penetrou nele a meditação filosófica. Para ele torna-se então claro e bem certo que não conhece nem o sol nem a terra, mas apenas um olho, o qual vê um sol, uma mão, a qual sente uma terra; que o mundo pelo qual é circundado não existe a não ser como representação, ou seja, sempre e em todo lugar em relação a outro, àquele que representa, o qual é ele próprio”
Fonte: Schopenhauer. O mundo como vontade e representação. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Do Romantismo ao Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus, 2023.

Sobre a Filosofia de Arthur Schopenhauer, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q902569 | Pedagogia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Segundo Lorieri (2002), o ensino de filosofia deve nortear-se, no mínimo, por questões que abordem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q902574 | Filosofia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Severino (2016), ao refletir sobre “Novos habitantes ocupam o planeta” desenvolve o capítulo, conforme o próprio autor, com uma perspectiva, RESPECTIVAMENTE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q902579 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Segundo Russel (2015, p. 17) “As concepções de vida e mundo que denominamos ‘filosóficas’ são fruto de dois fatores: primeiro, das concepções religiosas e éticas herdadas; depois, do tipo de investigação que pode ser chamada ‘científica’, palavra que usamos aqui em seu sentido mais vasto. Cada filósofo diferiu amplamente no que diz respeito às proporções em que esses dois fatores influíram em seus sistemas, mas é a presença de ambos, em algum grau, o que caracteriza a filosofia.”

A partir dessa reflexão, assinale a afirmativa que explica adequadamente o argumento do autor sobre essa afirmação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q679637 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

''A questão da Filosofia é o ponto singular em que o conceito e a criação se remetem um ao outro.” (Gilles Deleuze)
Analisando o a afirmação de Gilles Deleuze e com base nos conhecimentos sobre Filosofia, pode-se afirmar que a essa ciência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q1070832 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEECT PB, INSTITUTO AOCP, 2019

“A cultura aponta para o mundo como ele é, com hábito, costumes, valores que nos aproximam dos outros indivíduos do grupo. A arte aponta para possibilidades do mundo, tira-nos do habitual, rompe os costumes, propõe outros valores. Já a cultura de massa e a indústria cultural estão ligadas à cultura e não à arte, pois reiteram o que já sabemos, têm efeito tranquilizante sobre seu público, oferecendo entretenimento e passamento que não propiciam a compreensão mais profunda do mundo” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 359).
A partir da leitura do fragmento, bem como de seus conhecimentos sobre indústria cultural e cultura de massa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

331Q1072122 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

Sobre o poder, abordado por Foucault, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q1070846 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2018

A invenção da palavra “filosofia”, que também significa amizade pela sabedoria, é atribuída ao pensador grego chamado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q1074200 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

Analise o trecho abaixo, retirado de “História da Filosofia”, sobre a dialética hegeliana:

“Dialética: O único método em grau de garantir o conhecimento científico do absoluto e de elevar assim a filosofia à ciência, é, segundo Hegel, o método dialético, por meio do qual a verdade pode finalmente receber a forma rigorosa do sistema da cientificidade. A dialética nascera no ambiente da Escola de Eléia, principalmente com Zenão, e na grecidade havia alcançado seus vértices com Platão; na era moderna, fora retomada por Kant, que, porém, a privara de verdadeiro valor cognoscitivo. Hegel se remete à dialética clássica, mas conferindo movimento e dinamicidade às essências e aos conceitos universais que, já descobertos pelos antigos, haviam, porém, permanecido com eles em uma espécie de repouso rígido, quase solidificados. O coração da dialética se torna, assim, o movimento, e precisamente o movimento circular ou em espiral, com ritmo triádico. Os três momentos do movimento dialético são: 1) a tese, que é o momento abstrato ou intelectivo; 2) a antítese, que é o momento dialético (em sentido estrito) ou negativamente racional; 3) a síntese, que é o momento especulativo ou positivamente racional” (Reale; Antiseri, 2005, v. 5).

Com base no trecho da obra de Reale e Antiseri e na compreensão sobre a filosofia hegeliana e a dialética, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q1069363 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

As observações e os cálculos dos astrônomos ensinaram-nos muitas coisas admiráveis, mas o mais importante é, certamente, terem-nos descoberto o abismo da ignorância, que a razão humana, sem estes conhecimentos, nunca poderia imaginar tão profundo; a reflexão sobre esta ignorância deve produzir uma grande mudança na determinação das intenções finais do uso da nossa razão.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

No trecho acima, o filósofo Immanuel Kant reflete sobre os efeitos da moderna atividade científica na atividade filosófica. Para esse autor, a filosofia deveria ser revolucionada no sentido de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

335Q1070908 | Filosofia, Os Contratualistas Hobbes, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

O conceito de estado de natureza tem a função de explicar a situação pré-social na qual os indivíduos existem isoladamente. Para Hobbes, ele é um estado de guerra permanente dos indivíduos entre si, no qual reina o medo da morte violenta. Nele, a única lei que existe é a da força do mais forte. Para Rousseau, ao contrário, o estado de natureza não é de guerra e medo, mas de felicidade e inocência. Nele, as pessoas se comunicam por gritos, gestos e música, e vivem do que a natureza fornece. Esse estado, entretanto, chega ao fim quando surge a primeira cerca, ou seja, quando surge a propriedade privada. A partir de então, nesse estado de sociedade, passa a prevalecer a guerra de todos contra todos.
Marilena Chauí. Iniciação à Filosofia [Manual do Professor]. p. 504 (com adaptações).
Considerando-se as informações do texto precedente e aspectos a ele relacionados, é correto concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q1070410 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Ao longo da história da filosofia, o campo epistemológico evoluiu da concepção da ciência como saber certo e fundado para abordagens críticas e históricas da produção do conhecimento. Com base nessas transformações, identifique a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q1070414 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Considere a seguinte proposição: "A história da filosofia pode ser compreendida como uma reconfiguração contínua das formas de pensar a realidade, o conhecimento e o próprio sujeito". Com base nessa afirmação e na tradição filosófica, identifique a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q1070415 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Considere as afirmativas apresentadas a seguir relacionadas à origem e ao papel da filosofia no mundo grego e suas transformações posteriores. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A filosofia surge como um saber contemplativo e desinteressado, voltado à busca de causas primeiras e universais, distinguindo-se do conhecimento técnico por sua pretensão de necessidade lógica e não de utilidade.
(__)O pensamento filosófico conserva sua função crítica à medida que se organiza como metadiscurso capaz de questionar os próprios critérios de validação dos saberes sociais instituídos.
(__)A universalização do discurso filosófico, no mundo antigo, exclui a noção de conflito e historicidade, mantendo-se sempre alinhado a pressupostos eternos e imutáveis da razão.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q1069399 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

O conceito de capital é complexo, mas a compreensão marxiana do termo pode partir de uma definição bastante simples. Nesse sentido, Karl Marx e Friedrich Engels, no Manifesto comunista, afirmam que o capital é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q1069415 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

A razão não possui nenhum patrimônio apriorístico. A consciência não retira seus conteúdos da razão, mas exclusivamente da experiência. Por ocasião do nascimento, o espírito humano está vazio de conteúdos, é uma tabula rasa, uma folha em branco sobre a qual a experiência irá escrever.

-

HESSEN, Joannes. Teoria do conhecimento. 3. ed.

São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012, p. 54-55.

-

A respeito da teoria do conhecimento, assinale a alternativa que apresenta a corrente filosófica descrita no texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.