Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q1069877 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Analise os textos abaixo, inspirados nas concepções sobre direitos humanos de trêspensadores:

Texto I:

“Os direitos humanos só têm força quando garantidos por uma comunidade política. A experiência dos apátridas demonstra que, sem pertencimento a um Estado, esses direitos tornam-se abstrações frágeis, embora continuem sendo válidos para todas as pessoas como ideais universais” (Arendt, 1998).

Texto II:

“Os direitos humanos devem ser vistos como condições reais que garantem às pessoas a capacidade de viverem vidas dignas, como acesso à educação, saúde e oportunidades econômicas. Essas condições, chamadas de liberdades substanciais, são indispensáveis para superar desigualdades sociais e culturais” (Sen, 2000).

Texto III:

“Os direitos humanos formam um núcleo básico de princípios universais, que devem ser respeitados por todas as sociedades. Eles não exigem uniformidade cultural, mas garantem uma base comum indispensável para estabelecer uma convivência justa entre os povos” (Rawes, 2008).

Com base nas ideias e informações apresentadas nos textos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q1069629 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

“A modernidade é um mundo completo, fechado, endógeno, autorreferencial, autossuficiente e autossubsistente, que não precisa de colaboração e crítica de fora para dentro, e nem abre espaço para a participação por parte do outro da modernidade”.

DANNER, F.; DORRICO, J.; DANNER, L. F. Pensamento indígena brasileiro como crítica da modernidade: sobre uma expressão de Ailton Krenak. Griot: Revista de Filosofia. Amargosa – BA, v. 19, n. 3, p. 76, outubro, 2019.


O excerto acima, com base no pensamento de Ailton Krenak, leva à afirmação de que o Ocidente é uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q1069630 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Para Henrique Dussel importa a tomada de consciência no processo de libertação, uma vez que as éticas da libertação estabelecem críticas radicais contra as éticas europeias e estadunidense, a práxis da libertação tem por sujeito histórico específico a comunidade crítica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q1069642 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

Friedrich Nietzsche afirmava que o cristianismo se fundamentava numa “moral de escravos” e atribuía a ele uma expressão sentimental básica. Qual é o sentimento que estava na base da moral cristã para esse filósofo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

405Q1069390 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

A origem da filosofia remonta à Grécia Antiga. De maneira mais precisa, o momento de surgimento do conhecimento filosófico encontra-se na transição entre dois períodos que, tradicionalmente, constam da classificação historiográfica grega. Esses períodos são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q1069647 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SED SC, FURB, 2024

O Empirismo enfatiza o papel da experiência sensível no processo de conhecimento. No que se refere a tal corrente de pensamento, analise as afirmações a seguir. Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:

( ) O empirismo afirma que o conhecimento deriva da experiência sensorial e enfatiza a observação como uma das fontes principais de conhecimento.
( ) O empirismo nega a existência de ideias inatas, em contraste com o modelo cartesiano, que as aceita.
( ) Francis Bacon (1561-1626) e David Hume (1711-1776) foram importantes representantes do Empirismo.
( ) Por meio das impressões diretas dos sentidos (ou pela reflexão sobre essas impressões), surgem as ideias.
( ) No empirismo, há a negação de toda e qualquer possibilidade de conhecimento a qual sustenta um ceticismo absoluto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q1071186 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Um dos conceitos mais caros à filosofia de Friedrich Hegel diz respeito ao significado do termo alemão Aufheben. Por meio desse conceito, Hegel pôde elaborar o momento especulativo de seu método dialético.
O significado de Aufheben é o de, ao mesmo tempo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

408Q1070723 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
A epistemologia é o ramo da filosofia que se ocupa do estudo da natureza do conhecimento, da justificação e da racionalidade da crença e dos sistemas de crenças, em outras palavras, de toda a teoria do conhecimento.

Internet:http://www.infoescola.com/.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item subsequente.
Kant, na esteira do racionalismo, mantém uma postura inatista, mas agora de caráter estrutural, e não mais substantivo, como em Descartes.
  1. ✂️
  2. ✂️

409Q1069968 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O fazer (ou melhor, o saber fazer) difere de outras capacidades humanas como a de contemplar a realidade (literal ou mentalmente), agir (no sentido de adotar decisões responsáveis), experimentar sentimentos (que chegam a ser muito sofisticados, como o fascínio por uma obra de arte) e expressar-se (sobretudo, manifestar a própria identidade, as próprias ideias, os próprios anseios) mediante uma linguagem articulada, particularmente a enunciativa.

(Cupani, 2004. Adaptado)

Segundo Alberto Cupani, a compreensão da dimensão técnica da vida humana
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q1074834 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF RS, IF RS

São Tomás de Aquino, principal representante da __________, desenvolve um pensamento profundamente ligado ao de __________. Seu papel principal foi o de organizar as verdades da religião e de harmonizá- las com a filosofia. Para ele, então, a __________,criada por Deus, e a __________, revelação de Deus, não podem entrar em __________, porque procedem do mesmo Princípio.


Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas do texto apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q1069206 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEAD AP, FGV, 2022

O filósofo Martin Heidegger leu de maneira crítica a modernidade como era da técnica. Em contraste com a ideologia iluminista do progresso, via de outro modo o avanço da ciência e o sucesso de suas aplicações no domínio sobre a natureza. Por este caminho, o homem estaria se afastando de uma dimensão fundamental da própria existência. Assinale a opção que identifica corretamente a crítica formulada por Heidegger à técnica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q902047 | Filosofia, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Em “Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita”, Immanuel Kant apresenta uma visão teleológica da história e defende que a natureza se serve de um meio específico para atingir o seu propósito com relação aos seres humanos. A esse recurso da natureza Kant denomina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q902056 | Pedagogia, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Idealizada por Dermeval Saviani, a Pedagogia Histórico-Crítica pode ser considerada, a um só tempo, um instrumento para analisar a educação brasileira e uma abordagem metodológica para o ensino de filosofia. De toda forma, independentemente do seu modo de utilização, é correto afirmar que a Pedagogia Histórico-Crítica fundamenta-se no(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q1070016 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

Sobre a filosofia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q1070017 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

No que se refere à fenomenologia, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

416Q1075162 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.

“Para os filósofos ditos ‘contratualistas’, a origem da sociedade e do Estado baseia-se num contrato firmado entre os homens. Em decorrência, descarta-se a hipótese de que o homem é um ser social por natureza e aproxima-se do fato de que a vida em sociedade aparece como uma decorrência do desejo humano de autopreservação, algo, portanto, artificial” [...].

OLIVEIRA, Flávio; BORGES, Thiago. Unidos venceremos: Mas acabaremos com o medo? Ciência e vida – Filosofia. São Paulo. Lafonte Editora, 2013. N. 89. p. 22. Fragmento.

Esse texto evidencia que o contrato social firma um acordo entre os seres humanos, a fim de que eles vivam em sociedade. Compartilham dessa concepção, os seguintes filósofos “contratualistas”:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q1075164 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o fragmento abaixo.
“O verdadeiro é o vir-a-ser de si mesmo, o círculo que pressupõe seu fim como sua meta, que o tem como princípio, e que só é efetivo mediante sua atualização e seu fim”. Hegel, A Fenomenologia do Espírito.
Sabendo que o pensamento hegeliano está no topo do idealismo alemão, e apoiado no fragmento acima, podemos afirmar que Hegel compreende a verdade como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q1075165 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o fragmento abaixo.

“[…] as condições da possibilidade da experiência em geral são, ao mesmo tempo, condições da possibilidade dos objetos da experiência e têm, por isso, validade objetiva num juízo sintético, a priori”.

Kant, Crítica da Razão Pura.

Essa afirmação implica em uma grande reviravolta na teoria do conhecimento moderno, impulsionada pelo modo como Kant defendeu

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q907999 | Filosofia, Ética e Liberdade, Filosofia, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Nietzsche argumentou que haviam dois tipos fundamentais de moralidade: moral do senhor (moralidade mestre ou moral nobre) e moral de escravos (moral de rebanho). A moralidade do senhor valoriza o orgulho, força e nobreza, enquanto a moral dos escravos valoriza coisas como a bondade, humildade e simpatia. Moralidade mestre pesa ações em uma escala de consequências boas ou más (ou seja, virtudes clássicas e vícios, o consequencialismo), ao contrário da moral de escravos que pesa ações em uma escala de boas ou más intenções (por exemplo, virtudes e vícios cristãos).

(NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 75.)


No excerto anterior, da obra de Nietzsche “Genealogia da moral”, são descritos alguns ícones sobre a moral dos senhores e dos escravos. Para o autor, de acordo com o excerto e suas teorias:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

420Q1071340 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

Analise as afirmativas abaixo sobre a Filosofia Escolástica.
1. Inicialmente, chamavam-se escolásticos os mestres das escolas monacais da Idade Média.
2. Na história da filosofia, é o pensamento desenvolvido no Ocidente, entre os séculos IV e o século IX.
3. Uma das principais preocupações dos pensadores dessa corrente era a elaboração de uma filosofia cristã.
4. Santo Ambrósio é reconhecido como o principal filósofo escolástico do período medieval, pelos seus estudos sobre a demonologia.
5. Santo Tomás de Aquino considera que o conhecimento sensível é o ponto de partida para a reflexão filosófica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.