Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q1070094 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Agostinho de Hipona (354-430) é o principal nome da Filosofia Patrística. Bispo da Igreja Católica, viveu numa época em que o Império Romano estava em decadência e os valores sociais e morais se modificavam, sendo essencial para justificar os valores e as ideias que norteariam a nova sociedade que surgia. Considerando a Filosofia de Agostinho de Hipona, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q1069867 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

O surgimento do logos na filosofia grega antiga marca uma nova abordagem racional frente às explicações míticas tradicionais. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q1069369 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

Indagamos como a alma possa sempre se encaminhar num curso equilibrado, seja propícia para si, olhe alegre para sua condição e não interrompa esse contentamento, mas permaneça num estado plácido, sem jamais exaltar-se ou deprimir-se: isso será a tranquilidade [euthymía].
Adaptado de SÊNECA. Sobre a ira. Sobre a tranquilidade da alma. São Paulo: Penguin Classics Cia. das Letras, 2014.

A preocupação exposta no trecho acima é característica da reflexão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

445Q1070396 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em “Do que se tem pensado sobre o trabalho”, Suzana Albornoz argumenta que: “Para Marx, o trabalho é pressuposto em uma forma que o caracteriza como exclusivamente humano. O trabalho do homem tem uma qualidade específica, distinta de um mero labor animal. [...] ‘O que distingue o pior arquiteto da melhor das abelhas é que o arquiteto ergue a construção em sua mente antes de a erguer na realidade.’ [...] No entanto, isso que torna o trabalho do homem propriamente humano, o projeto e a visão antecipada do produto, não está sendo possível na produção industrial mecanizada e em série”.

De acordo com Suzana Albornoz, a perda da capacidade de antecipação mental do produto pelo trabalhador conduz à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q1069632 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

“O sonho moderno da razão legisladora da felicidade tem trazido frutos amargos. Os maiores crimes contra a humanidade têm sido cometidos em nome da regrada razão, da melhor ordem e da maior felicidade”.

ZIGMUNT, B. Ética pós-moderna. São Paulo: Editora Paulus, 2006, p. 271.

Crítico da modernidade, Zigmunt Bauman admite que uma ética pós-moderna se vincula à admissão do outro como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q1071945 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Assim como o mito e a ciência são modos de organização da experiência humana – o primeiro baseado na emoção e o segundo na razão, também a arte vai aparecer no mundo humano como forma de organização, como modo de transformar a experiência vivida em objeto de conhecimento, desta vez através do sentimento. Osborne distingue seis princípios fundamentais que dominaram o ponto de vista renascentista no terreno da estética:


I- A arte é um ramo do conhecimento e, portanto, criação da inteligência.

II- A arte imita a natureza com a ajuda das ciências.

III- As artes plásticas e a literatura têm propósito de melhoria social e moral, aspirando ao ideal.

IV- A beleza é uma propriedade objetiva das coisas e consiste em ordem, harmonia, proporção, adequação. A harmonia expressa-se matematicamente.

V- As artes alcançaram a perfeição na Idade Média.

VI- As artes estão sujeitas a regras de perfeição racionalmente apreensíveis, que podem ser formuladas e ensinadas com precisão. Aprendemo-las pelo estudo das obras da Idade Moderna.

Pode-se afirmar que não são verdadeiras as proposições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

448Q906316 | Filosofia, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

No período medieval, a estética foi fortemente influenciada pela religião, especialmente pelo cristianismo. Qual das alternativas a seguir melhor descreve a concepção medieval de arte e beleza?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

449Q1070927 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, CONSESP, 2018

Desde a antiguidade, até aos nossos dias, um camponês, mesmo iletrado e/ou desprovido de outros conhecimentos, sabe o momento certo da semeadura, a época da colheita, a necessidade da utilização de adubos, as providências a serem tomadas para defesa das plantações contra ervas daminhas e pragas e o tipo de solo adequado para as diferentes culturas. Tem também conhecimento de que o cultivo do mesmo tipo, todos os anos, no mesmo local, exaure o solo. (MARCONI; LAKATOS, 2011). O conhecimento, típico do camponês iletrado, que passa de geração para geração, por meio da educação informal, empírico, portanto, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

450Q1069392 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

Os socráticos menores são definidos assim por oposição à Platão, indiscutivelmente o maior e mais brilhante discípulo de Sócrates. Foram três as mais importantes escolas socráticas menores, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q1070420 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

O pragmatismo, partindo da verdade de que o conhecimento deva servir à vida e favorecer asfinalidades práticas, inverte a relação, e faz com que a verdade deva ser reduzida a promover a prática da vida. Ora a própria condução da vida e de suas finalidades depende fundamentalmente da verdade que o homem tenha de si mesmo.

A verdade e a evidência − estudo introdutório. In: TOMÁS DE AQUINO, Verdade e conhecimento, p. 93.

Com base na concepção filosófica de verdade como problema gnosiológico e existencial, é correto e coerente afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q1069658 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Em uma discussão sobre a relação entre fé e razão, o professor de filosofia propõe aos alunos uma situação hipotética: um filósofo cristão do século IV argumenta que a fé é necessária para se alcançar a verdade divina, mas que a razão, por si só, não pode compreendê-la completamente. Séculos depois, outro filósofo cristão afirma que a razão pode ser uma ferramenta para entender os mistérios da fé e que ambas, fé e razão, não são excludentes, mas complementares. Com base nessa situação hipotética, qual das afirmativas relaciona corretamente esses pensamentos filosóficos com seus respectivos autores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

453Q1069423 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Deus é inteligível, e inteligíveis são também os princípios das ciências; todavia, há notável diferença entre as duas coisas. Com efeito, tanto a terra como a luz são visíveis, mas a terra não pode ser vista se a luz não brilhar. Deve-se, portanto, crer que também os conhecimentos que são transmitidos nas ciências, e que todo aquele que é capaz de entender admite sem nenhuma dúvida serem verossímeis, não podem ser compreendidos se não forem iluminados por outra coisa, como por um sol deles. Portanto, como no sol natural, podemos observar três coisas: que existe, que resplandece e que ilumina, assim, naquele Deus escondido que queres conhecer, existem três outras coisas: que existe, que é inteligível e que torna inteligíveis todas as outras coisas.

-

Agostinho, Solilóquios, 1, 8, 15. In: REALE, G.; ANTISIERI, D. História

da filosofia: patrística e escolástica. Volume 2. Tradução de Ivo Storniolo.

São Paulo: Paulus, 2003, p. 107, com adaptações.

-

Com base em seus conhecimentos a respeito de Santo Agostinho e no excerto apresentado, no que se refere ao pensamento agostiniano, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q1071983 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Sobre a teoria do conhecimento, observa-se que ela incorpora outras vertentes do conhecimento, destacadas abaixo. Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q1075055 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IFB, IFB

Discutir as concepções diversas de Ciência é uma das atribuições do professor de filosofia. Entre estas concepções encontramos a de Imre Lakatos, que “desenvolveu sua descrição da ciência como uma tentativa de melhorar o falsificacionismo popperiano e superar as objeções a ele” (CHALMES, p. 113). Todas as proposições abaixo correspondem ao pensamento de Lakatos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q1070715 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.
Uma das grandes dificuldades dos filósofos pré‐socráticos era explicar a diversidade do mundo, sendo assim, afirmavam que este derivava de um princípio único.
  1. ✂️
  2. ✂️

457Q1071003 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

A BNCC apresenta a disciplina de língua portuguesa no ensino médio como encarregada de, entre outras coisas:


“promover o desenvolvimento de habilidades relativas ao trato com a informação e a opinião, no que diz respeito à veracidade e à confiabilidade de informações, à adequação, validade e força dos argumentos”. (BNCC. 2018, p. 498).

Considerando a BNCC e sua organização, bem como as relações de interdisciplinaridade possíveis entre a filosofia e a língua portuguesa, julgue o item a seguir.

A citação apresentada e habilidades e competências da área de ciências humanas apontam para a possibilidade do uso da filosofia para identificar fontes usadas em uma narrativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

458Q1071015 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando a relação entre as críticas realizadas pelo teórico Walter Benjamin, da Escola de Teoria Crítica, mais conhecida como Escola de Frankfurt, e a produção artística em tempos de avanço tecnológico, julgue o item a seguir.

Para Benjamin, toda obra de arte está rodeada por uma aura e a reprodução técnica, própria da sociedade industrial, sendo o aumento da produtividade a força motriz que sustenta o alcance dotado de sentido da obra de arte.

  1. ✂️
  2. ✂️

459Q1071276 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

“Como não haveria de ser evidente mesmo para um cego, como se diz? Enquanto não houvermos feito esta contestação, nem essa demonstração, não poderemos, de forma alguma, falar nem de discursos falsos, nem de opiniões falsas, nem de imagens, de cópias, de imitações ou de simulacros, e muito menos de qualquer das artes que deles se ocupam, sem cair, inevitavelmente, em contradições ridículas.”
O trecho acima do diálogo O Sofista se refere a discussão central do diálogo que pretende afirmar qual é a arte do sofista. Esta discussão se pretende a distinção e definição dos conceitos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q1069233 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEC BA, IBFC, 2023

Jean Paul Sartre é considerado um dos maiores filósofos e escritores do século passado. Criou uma interessante relação entre suas filosofias e seus romances, peças teatrais e ensaios filosóficos. Ele foi escritor porque filósofo, ei-lo filósofo porque escritor. Tirava da filosofia o melhor das invenções formais de seus romances, mas também tirou de seu talento de romancista as hipóteses mais audaciosas de sua ontologia e moral. Foi um filósofo famoso nos meios de comunicação da indústria cultural e como figura pública. Provocou um abalo e uma revolução da filosofia acadêmica, embora nunca tivesse ministrado aula na Universidade. Criou frases sintéticas e paradoxais que sempre provocavam controvérsias e discussões apaixonadas. Leia as frases abaixo de Sartre.
1) A ______ precede a ______. 2) No mundo estamos condenados a ser ______.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.