Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q1070387 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Danilo Marcondes, na obra Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein afirma: “o uso do termo ‘moderno’ antecede bastante o período que começa no séc. XVII. Duas noções fundamentais estão diretamente relacionadas ao moderno: a ideia de progresso e a valorização da subjetividade, como lugar da certeza”.
Segundo Danilo Marcondes, a mudança no ponto de partida da reflexão filosófica na modernidade é caracterizada pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q1069628 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Tales de Mileto acreditava que a água é o "deus inteligente" que faz todas as coisas, assim como ela é a matéria e a alma de tudo, aquilo da qual se deve a origem das coisas. Considerando que para Tales há um princípio vital, este é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q1069633 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

As especificidades que envolvem a razão, o pensamento e o intelecto humano sempre foram temas de primeira hora no campo da filosofia. Um autor, no entanto, abordou outros assuntos denunciando o aparecimento da sexualidade e o medo da degeneração ao abordar a conjuntura do século XIX. Esse autor foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q1071938 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

No estudo sobre a razão, Kant distingue a realidade em si, da realidade para nós, ou conhecida por nós. Para fazer isso, Kant faz uso de duas palavras gregas, sendo elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

485Q1069382 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de Abelardo Luz SC, Instituto Fênix, 2024

Qual é o papel da Filosofia na promoção da interdisciplinaridade no Ensino Médio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

486Q1069643 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

Álvaro Valls, filósofo brasileiro que se dedicou a pesquisar e a escrever sobre a Bioética, definiu alguns princípios que norteiam a atuação de quem lida com seres humanos em seu campo de atuação. Para ele, quem atua em profissões, ou faz pesquisa, que envolvam seres humanos deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

487Q1069649 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SED SC, FURB, 2024

Os pensamentos de Friedrich Nietzsche (1844-1900) e de Michel Foucault (1926-1984) possuem pontos de aproximação, sobretudo suas críticas à modernidade e ao poder. Sobre as ideias desses dois pensadores, analise as afirmações a seguir:

I. Nietzsche afirma que a vontade de potência abrange a busca do poder e afirmação da vida, negando o sofrimento. Foucault, por sua vez, defende a noção de poder como uma força estática e centralizada.
II. Tanto Nietzsche quanto Foucault rejeitam a noção de verdade absoluta e objetiva, defendendo que o conhecimento é construído por meio de relações de poder.
III. Foucault, inspirado no método genealógico de Nietzsche, tem como objetivo colocar à mostra as estruturas veladas de poder, por meio da desconstrução histórica das ideias.
IV. Nietzsche vê a moralidade cristã como uma moralidade de rebanho, imposta pelos fracos aos que valorizam a vida terrena, enquanto Foucault considera as instituições religiosas como importantes mecanismos de poder e controle social ao longo da história.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q1071187 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Jeremiah Bentham é o fundador da filosofia utilitarista e, decorrente disso, o pai da ética utilitarista.
A ética utilitarista pode ser definida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

489Q1069654 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF ES, IF ES, 2024

Avalie o(s) enunciado(s) a seguir, de acordo com a obra de Engelmann; Engelmann e Corrêa (2023):


I. “A filosofia no Brasil começou a se desenvolver significativamente a partir do século XIX, com a influência do positivismo e do marxismo.”

II. “A escolástica teve pouca ou nenhuma influência no pensamento filosófico brasileiro.”


III. “A filosofia brasileira contemporânea busca integrar saberes locais e tradicionais com teorias filosóficas globais.”


IV. “O pensamento filosófico brasileiro foi fortemente influenciado pelas ideias europeias, especialmente durante o período colonial.”


V. “A filosofia no Brasil sempre foi independente das correntes filosóficas internacionais.”


VI. “A obra aborda a evolução do pensamento filosófico no Brasil desde as primeiras ideias que chegaram ao país.”


VII. “A filosofia como instrumento de crítica social e política no Brasil é destacada na obra.”


Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q1075031 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na Grécia antiga, em meio à intensa vida cultural, política e comercial das poleis, nasce a filosofia, uma forma de pensar conceitualmente o mundo e responder a problemas diversos de modo racional. Uma vez que a religião, o mito e o senso comum não mais forneciam respostas satisfatórias, os primeiros filósofos buscaram uma explicação, pautada em critérios claros, demonstrativos e não dogmáticos, para as curiosidades cosmológicas, físicas e antropológicas do seu tempo. A relação da filosofia com outros saberes é um dos traços mais fortes de sua história. Na Idade Média, por exemplo, Agostinho e Tomás de Aquino aproximaram a teologia cristã da filosofia; na modernidade, Galileu, Bacon e Newton investigaram na filosofia, na física e na ciência nascente o método perfeito. As artes também constituem outro ponto de convergência para os interesses filosóficos. Com os pensadores da teoria crítica, como Benjamin e Adorno, vê-se como a produção e a fruição da arte, sob o ponto de vista filosófico e histórico, foram modificadas pelo desenvolvimento de meios técnicos e tecnológicos em um contexto capitalista, a que se denomina indústria cultural.

Silvio Galo. Filosofia: experiência de pensamento.

São Paulo: Scipione, 2013, p. 9 (com adaptações).

A partir da leitura do texto precedente, julgue o item a seguir.
A insuficiência dos mitos como elemento de explicação da realidade fez que os pensadores da Grécia Antiga adotassem a racionalidade como caminho explicativo, abandonando-os por completo. Desse processo surgiu a filosofia.
  1. ✂️
  2. ✂️

491Q1071193 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Leia o excerto abaixo.
“[...] Em vez de definir o homem como um animal rationale dever-se-ia, portanto, defini-lo como um animal symbolicum. Para tal objetivo indicar-se-á aquilo que verdadeiramente o caracteriza e que o diferencia em relação a todas as outras espécies, e se poderá compreender o caminho especial que o homem tomou: o caminho para a civilização.”
(apud REALE, G., ANTISERI, D. História da Filosofia, 6: de Nietzsche à Escola de Frankfurt. São Paulo: Paulus, 2006, p. 31).
Que filósofo é autor dessa concepção acerca do homem como um animal symbolicum?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

492Q1071961 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Biguaçu SC, IESES, 2024

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação INCORRETA:

Diferentemente dos Sofistas, Sócrates não se apresenta como um Mestre de sabedoria. Ele pergunta, mas não responde; indaga, mas não ensina, não dá aulas, apenas introduz o diálogo como forma da busca pela verdade.
(A Histtória da Filofia Antiga, Barbara Botter, p.43/44)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

493Q1071212 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

O surgimento da filosofia na Grécia Antiga consistiu em um momento único na civilização ocidental. Com ele, novos temas passaram a ser considerados explicitamente e outros tantos, antigos, foram retomados sob novas percepções e teorizações. Acerca do surgimento da filosofia e de seus desdobramentos na Grécia Antiga, julgue o item.

O método da maiêutica (socrático e platônico) se fundava na ideia de que conhecimentos podem ser explicitados, mas não adquiridos.

  1. ✂️
  2. ✂️

494Q1071982 | Filosofia, A Política, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

A maioria das obras de Voltaire aborda questões sociais e políticas da filosofia, tanto que os textos de Voltaire influenciaram os pensadores da Revolução Francesa, de 1789, e da Independência dos Estados Unidos, em 1783. Algumas características das obras de Voltaire foram descritas abaixo, porém apenas uma está correta, assinale-a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q1071732 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

“Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século VI (ou VII) a.C. Por meio de longo processo histórico, surge promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional, sem, entretanto, romper bruscamente com todos os conhecimentos do passado. Durante muito tempo, os primeiros filósofos gregos compartilharam de diversas crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracteriza a filosofia. Essa passagem do mito à razão significa precisamente que já havia, de um lado, uma lógica do mito e que, de outro lado, na realidade filosófica ainda está incluído o poder do lendário.” (Gilberto Cotrim)

Sobre o surgimento da Filosofia e a passagem da explicação mítica da realidade para uma explicação filosófica, pode‐se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q1071227 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

No que se refere ao existencialismo em geral e, em particular, ao existencialismo de Sartre, julgue o item.

Um dos precursores do existencialismo foi o filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard.

  1. ✂️
  2. ✂️

497Q1070716 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.
A recusa do mito, iniciada pelos pré‐socráticos, teve sua consecução com Platão, que finalmente colocou a filosofia em bases exclusivamente naturais.
  1. ✂️
  2. ✂️

498Q1069958 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

John Locke tornou-se célebre principalmente como autor do Segundo tratado, que, no plano teórico, constitui um importante marco da história do pensamento político e, a nível histórico concreto, exerceu enorme influência sobre as revoluções liberais da época moderna. O Segundo tratado é um ensaio sobre a origem, extensão e objetivo do governo civil. Nele, Locke sustenta a tese de que nem a tradição nem a força seriam fontes legítimas do poder político.

(Leonel I. Almeida Mello. In: Weffort, 2006)

Para Leonel I. Almeida Mello, a única fonte legítima de poder político segundo John Locke é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q1069203 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEAD AP, FGV, 2022

O homem, após ter uma variedade de experiências, compara e estabelece relações entre os dados apreendidos. Desta forma, reconhece regularidades na natureza das coisas particulares e pode formular leis superiores por meio da generalização.
Este trecho descreve o método
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q1069209 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEAD AP, FGV, 2022

A água, o fogo, o ar, o indeterminado, o átomo: estes são alguns dos elementos considerados pelos pensadores pré-socráticos como o princípio original de todas as coisas. Nesse contexto, a ideia de princípio original era expressa, em vocabulário filosófico, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.