Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q1071259 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

“É claramente perceptível o período de uma civilização exclusivamente técnica, que perde a conexão entre a teoria e a práxis; está ameaçada pela cisão da consciência e pela divisão dos homens em duas categorias: engenheiros sociais e hóspedes de instituições totais”.
As consequências apresentadas por Habermas quanto à persistência e à extensão do controle tecnoburocrático evidenciam que suas observações estão fundamentadas numa lógica
I. concentrada na operacionalização das políticas públicas. II. de purificação da contradição entre aparência e essência. III. dependente da contraposição sujeito e objeto. IV. do ser das coisas a partir do que elas não são.
Estão corretas somente as complementações contidas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

502Q1071012 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando a relação entre as críticas realizadas pelo teórico Walter Benjamin, da Escola de Teoria Crítica, mais conhecida como Escola de Frankfurt, e a produção artística em tempos de avanço tecnológico, julgue o item a seguir.

Para Walter Benjamin, a grande questão a ser pensada e analisada na era da indústria cultural, quanto ao conceito de reprodutibilidade técnica da obra de arte é o valor da quintessência de tudo que foi transmitido pela tradição a partir de sua origem, duração e conteúdo histórico.

  1. ✂️
  2. ✂️

503Q1071271 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

“Quando dizemos que o pensamento filosóficocientífico surge na Grécia no século VI a.C., caracterizando-o como uma forma específica de o homem tentar entender o mundo que o cerca, isto não quer dizer que anteriormente não houvesse também outras formas de se entender essa realidade. É precisamente a especificidade do pensamento filosófico-científico que tentaremos explicitar aqui, contrastando-o com o pensamento mítico que lhe antecede na cultura grega.”
(MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos présocráticos à Wittgenstein. Rio de Janeiro, Zahar, 2007 )
Sobre as diferenças entre o pensamento mítico e o pensamento filosófico-científico, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q1073575 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

TEXTO I
“Nosso ensino de filosofia ignora, por exemplo, cosmovisões como o conceito de ‘Bem-Viver’ - sumak kawsay, que compreende uma concepção de vida de povos andinos e a sua relação com o meio ambiente como um todo. A cosmovisão desses povos originários tem sido usada para se contrapor ao modelo de desenvolvimento da sociedade ocidental, na qual o Brasil está inserido. Teríamos a possibilidade de praticar efetivamente a filosofia entendida como modo de vida e não apenas como acúmulo de repertório teórico, ainda que tal repertório seja importante”.
(GONTIJO, P. Posfácio: O ensino de filosofia no Brasil e alguns de seus desafios. Kalagatos Fortaleza, v. 18, n. 2, 2021, p. 247)

TEXTO II
“Nossa proposta é simples, incluir o pensamento indígena no roteiro curricular de filosofia no ensino médio. E, sobretudo, considerando a filosoficidade desse pensamento. Em outro registro, consideramos indispensável que, para cumprir as exigências legais de implementação de conteúdos obrigatórios de história e culturas indígenas, possamos trazer à baila a interrogação: existe uma produção filosófica indígena?”
(NOGUERA, R. Introdução à filosofia a partir da história e culturas dos povos indígenas. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, out 2015 - jan 2016, p. 400)

Considerando os textos acima e as implicações da Lei Nº 11.645/2008 para o ensino de filosofia, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A não presença dos pensamentos indígenas no currículo é uma expressão da colonialidade do saber filosófico.
( ) Incluir as cosmovisões indígenas no ensino de filosofia é uma forma de combater o racismo epistêmico.
( ) A filosoficidade dos pensamentos indígenas é atestada pela sua aderência à cultura ocidental.
( ) A incorporação das produções filosóficas indígenas ao ensino contribui para conceber a filosofia para além da produção de um discurso teórico sobre as coisas.
Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q902570 | Filosofia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Leia o excerto a seguir e responda à questão:

“Tanto no desenvolvimento político como no científico, o sentimento de funcionamento defeituoso, que pode levar à crise, é um pré-requisito para a revolução.”
Fonte: Kuhn, 2017, p. 126.

Com base no excerto e na obra de Thomas Kuhn, qual das seguintes afirmações melhor descreve o papel das crises no desenvolvimento científico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q1071275 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

“Se, com efeito, mesmo o forte quisesse ser forte, continuou Sócrates, e o rápido ser rápido, e o sadio ser sadio – pois talvez alguém pensasse que nesses e em todos os casos semelhantes os que são tais e têm essas qualidades desejam o que justamente têm, e é para não nos enganarmos que estou dizendo isso – ora, para estes, Agatão, se atinas bem, é forçoso que tenham no momento tudo aquilo que têm, quer queiram, quer não, e isso mesmo, sim, quem é que poderia desejá-lo?”
No contexto do diálogo platônico em questão, a discussão sobre o Eros é em, parte, uma discussão sobre o que se deseja, sobre as condições pelas quais desejamos algo. Após o discurso socrático, o quinto entre os convivas do sympósium fica estabelecido que o desejo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q1071279 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

Aristóteles, em sua obra A Poética, define e diferencia a tragédia da comédia a partir do objeto de sua imitação. Qual é, segundo Aristóteles, a principal diferença entre a comédia e a tragédia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q1070018 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

Com relação às principais características da lógica, é correto afirmar que a característica formal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q1075161 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.

[...] Reza a lenda que, ao avaliar a sua carreira científica, Isaac Newton teria dito certa vez: "Tenho a impressão de ter sido uma criança a brincar à beira-mar, divertindo-me a descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continuou misterioso diante dos meus olhos” [...].

Disponível em: <http://www.ccvalg.pt/astronomia/historia/isaac_newton.htm>. Acesso em: 10 fev. 2016. Fragmento.

Com base nesse texto, infere-se, da fala de Isaac Newton, que suas teorias científicas tiveram início com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q1070044 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

Para Sócrates, dois pressupostos são fundamentais para sua perspectiva: existem ideias inatas e é possível que o homem (re)conheça essas ideias, a partir de um método baseado em perguntas dirigidas a um interlocutor, de modo a fazer com que este se “lembre” de tais ideias. Em relação a essa afirmação, é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

511Q1070302 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

Theodor Adorno e Max Horkheimer, em sua teoria acerca da indústria cultural, examinam os impactos da produção em massa de cultura na sociedade contemporânea. Com base no exposto, assinale a alternativa que melhor reflete a concepção de Adorno e Horkheimer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q1070308 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

Kant propôs uma “Revolução Copernicana” na filosofia, mudando a maneira como entendemos a relação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Considerando o problema do conhecimento em Kant, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q1075176 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

Ao afirmar que “o mundo da experiência imediata precisa ser transformado para tornar-se o que ele é realmente”, essa linguagem filosófica pressupõe que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

514Q1071343 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

A correspondência entre a subjetividade cognitiva do intelecto humano e os fatos, eventos e seres da realidade objetiva é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q1070834 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEECT PB, INSTITUTO AOCP, 2019

“A palavra democracia é de origem grega e significa ‘governo do povo’, ‘governo de todos os cidadãos’. A democracia foi uma invenção dos gregos da Antiguidade, que elaboraram teoricamente esse conceito e implantaram o regime democrático na pólis. Em Atenas, no século VI a.C., a ágora – praça pública – era o local de encontro dos cidadãos, onde se discutiam os problemas da cidade” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 229). Tendo em vista o trecho apresentado, assim como os seus conhecimentos sobre a democracia tanto na Grécia Antiga quanto na contemporaneidade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

516Q1075188 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

A contemplação, como apreciação estética de uma obra de arte, tem como objetivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

517Q1070099 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

"Para Platão, o mundo que conhecemos através dos sentidos é imperfeito e mutável, enquanto o mundo das ideias é perfeito e imutável. As ideias são as formas eternas e incorruptíveis de todas as coisas, e elas existem independentemente do mundo sensível. A alma humana, por sua vez, é imortal e pertence ao mundo das ideias. Ela foi banida do mundo das ideias e aprisionada no corpo, mas seu objetivo é retornar ao mundo das ideias. A educação é o processo de ajudar a alma a se libertar do corpo e retornar ao seu verdadeiro lar."

De acordo com Platão, qual é a relação entre o mundo das ideias e o mundo sensível?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q1072157 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

Aristóteles (Metafísica I, 2) chama os primeiros filósofos de physiólogos, ou seja, estudiosos ou teóricos da natureza (physis). Assim, a forma como era explicada a physis para os filósofos gregos antigos (pré-socráticos) corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

519Q906291 | Filosofia, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Para a compreensão do alcance da filosofia no mundo ocidental, imprescindível se faz voltarmos nossas atenções à antiguidade grega, responsável pelo surgimento das primeiras especulações a respeito do homem, daquilo que lhe é tangível e daquilo que transcende a sua capacidade sensorial. A análise histórica permitir-nos entender a gradativa construção dessa civilização e do incomensurável edifício cultural erigido em seu seio. (BITTAR, 1994.)

Já é um consenso que o surgimento da filosofia está intrinsecamente ligado à histórica da Grécia, onde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

520Q1070392 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua obra Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, Danilo Marcondes argumenta que: “A filosofia analítica considera que o tratamento e a solução de problemas filosóficos devem se dar por meio da análise lógica da linguagem. Não se trata evidentemente do português, mas da linguagem como estrutura lógica subjacente a todas as formas de representação, linguísticas e mentais. A questão fundamental é como um juízo, algo que afirmo ou nego sobre a realidade, pode ter significado e como podemos estabelecer critérios de verdade e falsidade desses juízos”.
De acordo com Danilo Marcondes, a filosofia analítica atribui papel central à linguagem ordinária porque ela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.