Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q1070428 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Sobre a organização do saber filosófico na Antiguidade, Idade Média e Modernidade, analise as proposições:

I.A Antiguidade clássica estabelece o logos como método de investigação racional do cosmos, buscando princípios imanentes à physis, ao passo que a Idade Média reinscreve a razão na economia da fé, subordinando o saber filosófico à teologia.
II.A Filosofia moderna retoma os pressupostos da razão como autonomia e reconstrói o sujeito cognoscente como fundamento do saber, suprimindo qualquer tensão entre o conhecimento empírico e o transcendental.
III.A ruptura entre Filosofia e Teologia, característica da Modernidade, é tão absoluta que elimina qualquer vestígio de tradição metafísica nas correntes racionalistas e empiristas.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

722Q1070434 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Considerando a leitura filosófica da passagem do mito ao logos, bem como as formas inaugurais do pensamento filosófico grego, assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta e mais consistente com os fundamentos teóricos da tradição filosófica ocidental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

723Q1075044 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em muitas aldeias por esse mundo afora, em sociedades tradicionais ou industrializadas, as pessoas se reúnem de noite para conversar. Em pubs e bares, ao ar livre, sob a copa das árvores, ao redor de fogueiras, elas intercambiam histórias, contam piadas, discutem questões daquele dia, debatem sobre assuntos importantes ou triviais. Ouvindo essas conversas em culturas diferentes da nossa, aprendemos muita coisa sobre os conceitos e teorias que as pessoas usam para explicar suas experiências e que valores elas consideram mais importantes.

Kwame Anthony Appiah. Introdução à filosofia contemporânea.

Petrópolis: Vozes, 2006, p. 297 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue o seguinte item, acerca da filosofia contemporânea em diversos contextos culturais.
O positivismo é uma perspectiva filosófica que pretende organizar as sociedades com o mesmo rigor das ciências da natureza.
  1. ✂️
  2. ✂️

724Q1075058 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IFB, IFB

Sartre no texto “O existencialismo é um humanismo” deixa claro que o primeiro princípio do existencialismo é que o homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo. Ao mesmo tempo ele responde a algumas das críticas feitas ao existencialismo. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo, marcando (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. ( ) O existencialismo não pode ser considerado como uma filosofia do quietismo, já que define o homem pela ação; ( ) O existencialismo não é uma descrição pessimista do homem: não existe doutrina mais otimista, visto que o destino do homem está em suas próprias mãos; ( ) O existencialismo não é uma tentativa para desencorajar o homem de agir: o existencialismo diz-lhe que a única esperança está em sua ação e que só o ato permite ao homem viver. ( ) O existencialismo não aprisiona o homem em sua subjetividade individual. [...] Como ponto de partida, não pode existir outra verdade senão esta: penso, logo existo; é a verdade absoluta de consciência que apreende a si mesma. ( ) Que cada homem é responsável – responde por – seus atos, Portanto, cada um responde por seus atos em sua subjetividade, não é possível envolver em seu ato a humanidade inteira. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

725Q1069940 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A escola estoica foi fundada em Atenas em 300 a.C. por Zenão de Cítio (344-262 a.C.). A doutrina estoica antiga foi desenvolvida e elaborada pelos discípulos e sucessores de Zenão, Cleantes (330-232 a.C.) e Crisipo (280-206 a.C.). O estoicismo concebe a filosofia de forma sistemática e composta de três partes fundamentais: a física, a lógica e a ética, cuja relação é explicada através da metáfora da árvore. A física corresponderia à raiz, a lógica ao tronco e a ética aos frutos.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Segundo Danilo Marcondes (2010), a metáfora da árvore na filosofia estoica ilustra a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

726Q1071222 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

A respeito da lógica formal e da lógica dialética (suas origens, características e diferenças), julgue o item.


A lógica formal remonta aos trabalhos de Aristóteles, em seus Analíticos Primeiros e Analíticos Segundos, tendo sido retomada por Frege, entre outros.
  1. ✂️
  2. ✂️

727Q1075062 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IFB, IFB

Chalmers (1993) ao discutir a filosofia da Ciência em seu livro “O que é a Ciência afinal?” procurou familiarizar-se com as teorias sobre a Ciência. Logo no primeiro capítulo ele discute o Indutivismo e a Ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência. O autor trata neste capítulo dos seguintes assuntos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

728Q1071223 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

A filosofia ocidental se desenvolveu, em grande medida, no interior das tensões entre a perspectiva racionalista e a perspectiva empirista. Com relação ao racionalismo e ao empirismo, julgue o item.
Na filosofia moderna, René Descartes foi um dos representantes máximos do racionalismo.
  1. ✂️
  2. ✂️

729Q1069945 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No livro A utopia, uma das obras mais célebres e influentes do renascimento, Thomas Morus usa de ironia para formular a imagem de um Estado ideal, em que não há propriedade privada, defende a tolerância religiosa, critica o autoritarismo dos reis e da Igreja e favorece a razão e a virtude.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Segundo Danilo Marcondes (2010), Thomas Morus defende
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

730Q1069947 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A ciência moderna surge quando se torna mais importante salvar os fenômenos e quando a observação, a experimentação e a verificação de hipóteses tornam-se critérios decisivos, suplantando os argumentos metafísicos. Trata-se, no entanto, como quase sempre na história das ideias, de um longo processo de transição, muito mais do que de uma ruptura radical.


(Marcondes, 2010)



Segundo Danilo Marcondes (2010), um exemplo do poder da observação na modernidade é dado pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

731Q1071740 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

O que pode ser observado sobre a diferença entre a física de Aristóteles e a física moderna:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

732Q1069951 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

John Locke contrapõe-se tanto à concepção de Thomas Hobbes de um soberano absoluto quanto à dos defensores dos direitos divinos dos reis. Segundo a concepção de Locke, a sociedade resulta de uma reunião de indivíduos, visando garantir suas vidas, sua liberdade e sua propriedade, ou seja, aquilo que pertence a cada um. É em nome dos direitos naturais do ser humano que é realizado o contrato social entre os indivíduos que instaura a sociedade, e o governo deve, portanto, comprometer-se com a preservação destes direitos.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Danilo Marcondes (2010) ressalta que, para John Locke, o princípio fundamental da sociedade é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

733Q1070719 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.
O pensamento filosófico se diferencia do pensamento mítico por ter como fundamento a racionalidade humana.
  1. ✂️
  2. ✂️

734Q1071743 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de Lages SC, FEPESE

Analise o texto abaixo:

A _______ surgiu quando pensadores gregos descobriram que a verdade do mundo e dos indivíduos não é algo secreto e misterioso, que precisa ser revelado por divindades a alguns escolhidos, mas pode ser conhecida por todos através de operações mentais de raciocínio. Assim, demostraram que o mundo, os seres humanos e os acontecimentos naturais podem ser conhecidos pela ________ humana.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

735Q1071744 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Lages SC, FEPESE

Assinale a alternativa correta sobre uma acusação de Sócrates aos sofistas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

736Q1070722 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
A epistemologia é o ramo da filosofia que se ocupa do estudo da natureza do conhecimento, da justificação e da racionalidade da crença e dos sistemas de crenças, em outras palavras, de toda a teoria do conhecimento.

Internet:http://www.infoescola.com/.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item subsequente.
Em sua teoria do conhecimento, David Hume adota uma posição cética quanto à possibilidade de afirmações causais universais nas questões de fato.
  1. ✂️
  2. ✂️

737Q1070724 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
A epistemologia é o ramo da filosofia que se ocupa do estudo da natureza do conhecimento, da justificação e da racionalidade da crença e dos sistemas de crenças, em outras palavras, de toda a teoria do conhecimento.

Internet:http://www.infoescola.com/.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item subsequente.
Em suas análises sobre a lógica da pesquisa científica, Popper subsidia o princípio da indução em ciência ao defender que as afirmações desta baseiam seu conteúdo de verdade na verificação.
  1. ✂️
  2. ✂️

738Q1070981 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

O conhecimento do universal in abstracto é conhecimento especulativo; o conhecimento do universal in concreto é conhecimento comum. O conhecimento filosófico é conhecimento especulativo da razão e começa, portanto, onde o uso comum da razão começa a tentar o conhecimento do universal in abstracto.

Immanuel Kant. Manual dos cursos de lógica geral.


Considerando o texto precedente e aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


O intelecto especulativo constitui-se numa condição para que seja possível o conhecimento filosófico.

  1. ✂️
  2. ✂️

739Q1071238 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEE MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir: “O reconhecimento dessa dimensão propriamente filosófica da história da filosofia deve incidir diretamente sobre a prática historiográfica, tornando-a constitutiva do ato de filosofar. Desta sorte, a filosofia encontra na "rememoração" do seu passado, uma forma de legitimação teórica do seu presente. A historiografia filosófica deixa de ser tarefa puramente arqueológica ou apenas reconstituição de sistemas de ideias. Ela se torna um ato de filosofar” (VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia III. São Paulo: Loyola, 1997, p. 286. adaptado).
No trecho acima, Vaz se refere à filosofia, seu passado e seu presente, afirmando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

740Q1071750 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AM, FGV

A busca da felicidade é um tema recorrente nas tradições filosóficas bem como objeto de reflexão crítica em outros campos de conhecimento, como a ciência e a psicanálise.

Relacione os pensadores a seguir às respectivas concepções sobre a felicidade.

1. Sócrates

2. Espinosa

3. John Stuart Mill

4. Sigmund Freud

( ) Na vida é útil aperfeiçoarmos, tanto quanto pudermos, o intelecto ou a razão, e nisso consiste a suprema felicidade ou beatitude do homem.

( ) A busca da felicidade em suas mais variadas formas é explicável pelo princípio do prazer, mas a impossibilidade de sua conquista definitiva é igualmente justificável, dado o princípio de realidade.

( ) Não se pode fornecer nenhuma razão por que a felicidade geral é desejável, exceto a de que cada pessoa deseja sua própria felicidade, na medida em que crê poder alcançá-la.

( ) A presença, na alma, do bem que lhe é próprio, ou seja, a justiça ou ordem da alma, é causa imediata da felicidade.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.