Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q1069322 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Na discussão de sua “metafísica”, Aristóteles afirma que existem características que são opostas às substâncias. Na visão do pensador, essas características não alteram a essência do ser ou do objeto. Que nome o pensador deu a essas características?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q1070859 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2018

O método socrático de induzir as pessoas a descobrirem as suas próprias verdades, que deu origem ao método pedagógico que permite ao professor dirigir as pesquisas do aluno, deixando que ele descubra a verdade por seus próprios meios, também é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

783Q1071632 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

Quais são os quatro pilares da metafísica aristotélica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

784Q1071633 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

Leia o trecho a seguir.

“Todos os conhecimentos, quer dizer, todas as representações relacionadas a um objeto são ou intuições ou conceitos”

KANT, Imannuel. Lógica. 2ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999, p. 109.


O trecho acima citado mostra uma diferenciação kantiana entre conceitos e intuições. Segundo Kant
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

785Q1072147 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

Aristóteles gostava de dar suas aulas em caminhadas com seus discípulos, de onde surgiu o nome:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

786Q1071384 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Considerando a possiblidade de aprender a Filosofia, pode-se afirmar que:
I. Toda aprendizagem pressupõem uma relação com o desconhecido. II. Como qualquer outra disciplina, a Filosofia utiliza um repertório conceitual. III. A análise e a interpretação de texto, o debate e a produção textual são caminhos explícitos de construção de conhecimento filosófico. IV. O conhecimento filosófico é diferente do senso comum, portanto, só é possível aprender Filosofia decorando os conceitos de formas sistemáticas etimológicas, obtendo e apreciando a história da Filosofia.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

787Q1071641 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

A Declaração dos Direitos Humanos, de 1948, foi uma importante conquista para a sociedade contemporânea, ao nos oferecer alguns parâmetros civilizatórios na construção de um mundo de respeito à diversidade e à inclusão. No entanto, os Direitos Humanos sempre foram alvo de preconceitos e de desinformação. Ao ser criada, a Declaração dos Direitos Humanos visava
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

788Q1071645 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

Uma das fontes filosóficas da Bioética é o filósofo alemão Hans Jonas. Para este filósofo, a ética trata do respeito à vida não só no plano individual, mas se refere à toda espécie humana. Para Jonas agir com ética é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

789Q1069342 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

John Locke (1632-1704), foi um dos fundadores do chamado “empirismo britânico”, importante linha filosófica dos séculos XVII e XVIII. Ficou famoso por defender a tese de que todas as nossas ideias vêm da experiência e por enfatizar a necessidade de evidências empíricas para a formulação das leis científicas. Ele desenvolveu uma epistemologia empirista e reflexões sobre a compreensão humana, criando teses que influenciaram os empiristas posteriores, como David Hume. Considerando-se a relação entre a Filosofia de Locke e o Empirismo Britânico dos séculos XVII e XVIII, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) De acordo com Locke, as qualidades primárias dos corpos não são, de forma alguma, semelhantes a esses corpos.

( ) A evidência empírica pode mostrar que o princípio da indução é verdadeiro.

( ) Locke aceita a visão de que temos ideias inatas sobre verdades metafísicas.

( ) Locke argumenta que mesmo que existissem verdades particulares com as quais todos os homens concordassem, esse fato não provaria a existência de ideias inatas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

790Q1071393 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF TO, IF TO

Argumentação Dedutiva: é a operação própria da inteligência que consiste em inferir uma consequência a partir de ponderações anteriores, que se chamam antecedentes. Diferentemente da Indução, ela tem a pretensão de não ficar na probabilidade porque parte de princípios gerais evidentes por si. A partir desse ponto de vista a lógica visa as regras que possibilitam o pensamento de forma correta.
KELLER, C. L. B. V.. Aprendendo Lógica. Petrópolis RJ: Vozes, 1991, p.41.

Assinale a alternativa abaixo que não contem princípios algum que fundamenta a lógica formal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

791Q1071394 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TO, IF TO

Leia e observe abaixo as assertivas da Filosofia Clássica retiradas de Aristóteles (Metafísica) e Platão (A República).
I. Foi pela admiração que os homens começaram a filosofar.
II. Chamamos de substância os corpos simples, isto é, a terra, o fogo a água e tudo mais dessa espécie, bem como em geral, os corpos e as coisas que deles são compostas, tanto os animais e os seres divinos como as suas partes.
III. “Causa” significa aquilo de que, como material imanente, provém o ser de uma coisa.
IV. Suponhamos uns homens numa habitação em forma de caverna com uma entrada aberta para a luz [...] pessoas nessas condições não pensam que a realidade fosse senão a sombra dos objetos.

Quanto às assertivas acima, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

792Q1069348 | Filosofia, O Sujeito Moderno, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Segundo Marcuse, a estética é uma experiência fundamental para o processo de libertar a consciência e o comportamento dos indivíduos. A arte torna-se uma “fantasia”, na qual o “aparente” desvela a verdade das coisas. Para Marcuse, a arte se manifesta diante das contradições internas e externas, buscando a contraposição com a representação da forma estética. Na expressão do próprio Marcuse:
“A separação da arte do processo da produção material deu-lhe a possibilidade de desmistificar a realidade reproduzida neste processo. A arte desafia o monopólio da realidade estabelecida em determinar o que é ‘real’ e fá-lo criando um mundo fictício que, no entanto, é ‘mais real que a própria realidade’.”
(Fonte: MARCUSE, H. A dimensão estética. Trad. Maria Elisabete Costa. Lisboa: Edições 70, 1999; p. 33).
Refletindo sobre o texto acima e a Teoria Estética de Marcuse em geral, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

793Q1069355 | Filosofia, A Política, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre a invenção da política na antiguidade greco-romana.

( ) Forma encontrada pelos gregos e romanos para exercer controle ideológico da população, isto é, o uso da força e da violência serviam para silenciar as novas lideranças que colocavam em risco os governantes que ocupavam o poder. ( ) Para responder às diferentes formas assumidas pelas lutas de classe, a política foi inventada de um modo que, a cada solução encontrada, um novo conflito ou uma nova luta podem surgir, exigindo novas soluções. ( ) Em lugar de reprimir os conflitos pelo uso da força ou da violência das armas, a política aparece como trabalho legítimo de solucionar os conflitos, de tal modo que o fracasso nesse trabalho representa a causa do uso da força e violência. ( ) A democracia ateniense e as oligarquias de Esparta e da República Romana gestaram as ideias e as práticas da política na cultura ocidental.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

794Q1070380 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

Analise o trecho a seguir, retirado da nona proposição do texto “Ideia de uma História Universal Com um Propósito Cosmopolita”, de Immanuel Kant:

“Um ensaio filosófico que procure elaborar toda a história mundial segundo um plano da Natureza, em vista da perfeita associação civil no gênero humano, deve considerar-se não só como possível, mas também como fomentando esse propósito da Natureza. É decerto um anúncio estranho e, quanto à aparência, incongruente querer conceber a história segundo uma ideia de como deveria ser o curso do mundo, se houvesse de se ajustar a certos fins racionais; parece que, num tal intento, apenas poderia vir à luz uma novela. Mas se a Natureza, por suposição, mesmo no jogo da liberdade humana, não procede sem plano e meta final, semelhante ideia poderia ser muito útil; e embora sejamos míopes para divisarmos o mecanismo secreto do seu dispositivo, essa ideia poderia, contudo, servirnos de fio condutor para representar como sistema pelo menos em conjunto, um acervo, aliás sem plano, das acções humanas. Com efeito, se partirmos da história grega – como aquela pela qual se nos conservou ou, pelo menos, se deve autenticar toda a outra história mais antiga ou coetânea; se seguirmos a sua influência na formação e na desintegração do corpo político do povo romano, que absorveu o Estado grego, e a influência daquele sobre os bárbaros que, por seu turno, destruíram o Estado romano, e assim sucessivamente até aos nossos dias; se, além disso, acrescentarmos episodicamente a história política dos outros povos, cujo conhecimento chegou gradualmente até nós por intermédio dessas nações ilustradas: descobrir-se-á um curso regular da melhoria da constituiçãoestatal na nossa parte do mundo (que, provavelmente, algum dia dará leis a todas as outras)”.

Com base no trecho acima e no sistema filosófico kantiano, analise as assertivas a seguir:

I. A liberdade humana não impede Kant de admitir a possibilidade de um desenvolvimento histórico guiado por um propósito natural implícito.
II. O progresso histórico é garantido pelas revoluções políticas, que representam, segundo Kant, rupturas inconciliáveis com qualquer plano racional da Natureza.
III. A história humana, mesmo em sua aparência caótica e acidental, pode ser interpretada racionalmente a partir da hipótese de um plano teleológico da Natureza.
IV. Kant rejeita por completo a ideia de que o curso da história possa estar vinculado a uma finalidade racional, considerando essa hipótese fictícia e inútil.
V. A razão humana, embora limitada, pode supor a presença na história de progresso gradual rumo à realização das potencialidades morais do gênero humano.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

795Q1070901 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Os silogismos categóricos são argumentos formados com enunciados categóricos. Todos os silogismos têm duas premissas e uma conclusão. Um silogismo só possui três termos distintos; sendo um termo médio e dois termos extremos. Nesse sentido, é correto afirmar que o termo médio ocorre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q1074997 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

“Se, por outro lado, Deus não existe, não encontramos, já prontos, valores ou ordens que possam legitimar a nossa conduta. Assim, não teremos nem atrás de nós, nem na nossa frente, no reino luminoso dos valores, nenhuma justificativa e nenhuma desculpa. Estamos só, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo o que faz.”

(SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. In: MARÇAL, Jairo (org.). Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009. p.624)

Identifica-se, no texto acima, o pensamento existencialista de Sartre, segundo o qual o ser humano

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

797Q1070395 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na obra O existencialismo é um humanismo, Jean-Paul Sartre afirma: “O homem, tal como o existencialista o concebe, só não é passível de uma definição porque, de início, não é nada: só posteriormente será alguma coisa e será aquilo que ele fizer de si mesmo”.
No existencialismo sartreano, a afirmação de que “não existe natureza humana” decorre do reconhecimento de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

798Q1069374 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

O gênero não é um substantivo, mas tampouco é um conjunto de atributos flutuantes. O gênero é sempre um feito, ainda que não seja obra de um sujeito tido como preexistente à obra.
Adaptado de BUTLER, Judith. Problema de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

Segundo a filósofa, o gênero é um produto da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

799Q1071423 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

Aparentemente, o campo de investigação da Filosofia diminuiu quando ciências particulares, que dela faziam parte, foram-se desligando para construir suas próprias esferas de investigação.
É o que ocorre durante o século XVIII, quando se desligam da filosofia a .................... , a física e a química, entre outras e, no século XX, as chamadas ciências ..................... , como a história e a psicologia.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q1070913 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Para Marx, a alienação não é puramente teórica, porque se manifesta na vida real quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem produziu. Isso ocorre porque, na economia capitalista, prevalece a lógica de mercado, em que tudo tem um preço, ou seja, adquire um valor de troca, diferentemente de quando fabricamos o que é necessário para a existência (casas, roupas, livros), produtos que têm utilidade vital, valor de uso.
Maria Lúcia de Aranha. Filosofia: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, p. 70 (com adaptações).
Com relação ao assunto do texto precedente, é correto afirmar que, no novo contexto capitalista, de acordo com a perspectiva marxista, também pensada pelos frankfurtianos, quando o operário vende a sua força de trabalho mediante salário, esta se transforma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.