Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q1069378 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC MT, SELECON, 2023

Conhecimento é a relação que se estabelece entre um sujeito cognoscente e um objeto. Todo conhecimento manifesta-se por meio do pensamento. Pensar é articular signos, ou seja, é ligar as representações em cadeias (ARANHA, 1992, pág. 49). Assim, durante muito tempo, considerou-se que o pensamento só poderia ser efetivado por meio da linguagem verbal, justamente porque a linguagem verbal é um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

802Q1069634 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

A perspectiva metodológica consta como referência para uma conjuntura argumentativa, dialeticamente empregada para justificar o saber, sua avaliação e produção discursiva, influenciando a concepção de linguagem na contemporaneidade desde
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q1071939 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Etimologicamente lógica vem do grego logos, que significa ‘palavra’, ‘expressão’, ‘pensamento’, ‘conceito’, ‘discurso’, ‘razão’. Ela se ocupa com a razão e o pensamento. É uma disciplina propedêutica, é o vestíbulo da filosofia, ou seja, a antessala, o instrumento que vai permitir o caminhar rigoroso do filósofo ou do cientista. Portanto, o objeto da lógica é o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

804Q1071428 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

A parte da filosofia que trata e reflete sobre o comportamento humano à luz dos valores e normas que regulam a vida em sociedade é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

805Q1071941 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Na Grécia, a passagem do mundo tribal à pólis, determina a mudança da maneira de pensar, que antes era predominantemente mítica e depois, com o aparecimento das cidades, faz surgir a racionalidade crítica, típica do pensar filosófico. O advento da pólis grega é concomitante a outras transformações também marcantes, como o aparecimento da escrita, da moeda, dos legisladores. Essas transformações culminam com a figura do cidadão e do filósofo, em um mundo antes marcado pelo desígnio divino. A aventura filosófica dos gregos tem a sua influência até os dias atuais e a filosofia grega costuma ser dividida em três períodos, sendo:

I- Período pré-socrático, (séculos VII e VI a.C).

II- Período socrático ou clássico, (séculos V e IV a.C).

III- Período pós-socrático, (séculos III e II a.C).

Cada período da filosofia grega tem suas marcas ou abrangências.

A- Caracteriza-se pela expansão macedônica sobre os territórios gregos e a formação do império de Alexandre Mágno.

B- Desse período fazem parte o próprio Sócrates e seu discípulo Platão.

C- Abrange os filósofos das colônias gregas que iniciaram o processo de desligamento entre filosofia e o pensamento mítico.

D- Os sofistas são desse período e foram duramente criticados por seus contemporâneos. Sobre os períodos da filosofia grega, podemos afirmar que a relação correta está presente na alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

806Q1075019 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix

Descartes e Kant podem ser acomodados sob uma mesma tradição racionalista. Entre Descartes e Kant, porém, houve a interposição de vários importantes filósofos empiristas. O aparecimento desses filósofos empiristas implicou em inúmeras alterações, por Kant, da filosofia cartesiana. Com relação às alterações feitas ou não por Kant com respeito à filosofia cartesiana, julgue o item subsequente.

Kant conclui que há certas proposições cujo valor de verdade não pode mais ser estabelecido de maneira justificada no âmbito do entendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

807Q1069644 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

[...] nunca se realizou uma obra filosófica que fosse duradoura em todas as suas partes. Por isso não se pode aprender filosofia em absoluto, porque ela ainda não existe.

(Kant, 1983, p. 407.)

É clássico citar Kant quando se pretende defender que não é possível ensinar a filosofia, mas sim a filosofar. Para Kant, a filosofia é um saber que está sempre incompleto, pois está sempre em movimento, sempre aberto, sempre sendo feito e se revendo e, por isso, não pode ser capturado e ensinado. Ainda, segundo Kant:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

808Q1071181 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Luís da Baviera deu proteção aos freis franciscanos que fugiram de Avinhão. Dentre estes se encontrava o filósofo e frei franciscano Guilherme de Ockham. Graças a essa proteção, ele pôde se dedicar com maior liberdade aos seus escritos religiosos e políticos.
Desses estudos, surgiu, dentre outras, a obra Brevilóquio sobre o Principado Tirânico. Nessa obra, Guilherme de Ockham
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

809Q1071185 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

A ideia de causa e efeito foi, e ainda é, muito usada pelas ciências em geral. Quando se observa uma regularidade entre os fenômenos, precisamente a regularidade de sua contiguidade e sucessão, logo inferimos a necessidade da conexão entre os dois fenômenos, considerando-os um como causa e o outro como efeito.
Que filósofo faz a crítica da ideia de causa e efeito no século XVIII, defendendo que causa e efeito são duas ideias bem distintas entre si, pois nenhuma análise, por mais precisa que seja, pode fazer saber, antecipadamente, o efeito que deriva de determinada causa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

810Q1069394 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

Retomando pensadores medievais, René Descartes lança mão de um argumento para provar a existência de Deus na quinta de suas Meditações. O argumento e o primeiro filósofo a forjá-lo são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

811Q1069650 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SED SC, FURB, 2024

Leia o seguinte trecho sobre a filosofia nascente:

Um dos aspectos fundamentais da mentalidade científico-filosófica inaugurada por Tales consistia na possibilidade de reformulação e correção das teses propostas. A estabilidade dos mitos arcaicos e à estagnação das esparsas e assistemáticas conquistas da ciência oriental, os gregos, a partir de Tales, propõem uma nova visão-de-mundo cuja base racional fica evidenciada na medida mesma em que ela é capaz de progredir, ser repensada e substituída.

(SOUZA, Os Pré-Socráticos, in Os Pensadores, 1978, p. XXII)

I. A partir da perspectiva do logos, Anaximandro afirmou que o universo teria sido resultante de modificações ocorridas no princípio originário por ele denominado de ápeiron (infinito e/ou ilimitado).
II. Segundo Anaximandro, o ápeiron estaria animado por um movimento eterno, que ocasionaria a separação dos pares de opostos.
III. Anaximenes, por sua vez, defende que o universo resultou das transformações do pneuma ápeiron (ar infinito).
IV. O pensamento da escola de Mileto, além de identificar qual a physis, mostrava-se um processo que tornava compreensível a passagem da unidade primordial das coisas à sua multiplicidade e diferenciação.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q1069651 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SED SC, FURB, 2024

Segundo Aristóteles:

"O silogismo é uma locução em que uma vez certas suposições sejam feitas, alguma coisa distinta delas se segue necessariamente devido à mera presença de suposições como tais. Por ‘devido à mera presença de suposições como tais’ entendo que é por causa delas que resulta a conclusão, e por isso quero dizer que não há necessidade de qualquer termo adicional para tornar a conclusão necessária.”

Em outras palavras, os silogismos são formas lógicas compostas por duas premissas e uma conclusão que se segue das premissas. Um exemplo de silogismo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

813Q1069396 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

“O gosto é a faculdade de julgar um objeto ou um modo de representação por uma satisfação ou insatisfação inteiramente independentes do interesse. O objeto dessa satisfação chama-se belo”. O trecho acima sintetiza o conceito de beleza para um grande autor da história da filosofia. O filósofo responsável por essas linhas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

814Q1069652 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF SC, FUNDATEC, 2024

“O filósofo alemão Edmund Husserl diz saber o que é filosofia, ao mesmo tempo que assume desconhecê-la. E completa afirmando que apenas os pensadores secundários estão contentes com suas definições” (ARANHA, M. L. A. MARTINS, M. H. P. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2016).

O trecho acima pode ser interpretado de que forma?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

815Q1071188 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Augusto Comte, o pai do positivismo, na obra Discurso sobre o espírito positivo, 1ª parte, VII, debate o termo positivo, apresentando cinco sentidos para o mesmo. Na sequência do texto, Comte elabora um significado próprio, específico de sua filosofia, ou seja, um sentido que não está diretamente ligado ao termo positivo.
O significado de positivo elaborado por Comte, e que marca o espírito filosófico positivista, versa em sua tendência necessária a substituir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

816Q1071962 | Filosofia, A Política, Filosofia, Prefeitura de Biguaçu SC, IESES, 2024

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação INCORRETA:

John Locke (1632 - 1704) foi um médico, filósofo e político inglês considerado um dos pais do empirismo inglês junto com Hume (1711 – 1776) e Berkeley (1685 – 1753) e um dos primeiros teóricos do liberalismo (VÁRNAGY, 2006).
(Ensino e conhecimento: relações a partir da teoria de conhecimento de John Locke; Eliseu Roque do Espírito Santo - Filos. e Educ., Campinas, SP, v.12, n.3, p. 1663-1682, set./dez. 2020 – ISSN 1984-9605).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

817Q1075042 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em muitas aldeias por esse mundo afora, em sociedades tradicionais ou industrializadas, as pessoas se reúnem de noite para conversar. Em pubs e bares, ao ar livre, sob a copa das árvores, ao redor de fogueiras, elas intercambiam histórias, contam piadas, discutem questões daquele dia, debatem sobre assuntos importantes ou triviais. Ouvindo essas conversas em culturas diferentes da nossa, aprendemos muita coisa sobre os conceitos e teorias que as pessoas usam para explicar suas experiências e que valores elas consideram mais importantes.

Kwame Anthony Appiah. Introdução à filosofia contemporânea.

Petrópolis: Vozes, 2006, p. 297 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue o seguinte item, acerca da filosofia contemporânea em diversos contextos culturais.
O materialismo dialético é uma teoria do conhecimento dos processos científicos fundamentada na história e que busca desvendar as ideologias e desalienar os indivíduos em uma sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

818Q1069418 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

No que se refere ao racionalismo de Descartes, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

819Q1071211 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

O surgimento da filosofia na Grécia Antiga consistiu em um momento único na civilização ocidental. Com ele, novos temas passaram a ser considerados explicitamente e outros tantos, antigos, foram retomados sob novas percepções e teorizações. Acerca do surgimento da filosofia e de seus desdobramentos na Grécia Antiga, julgue o item.

A filosofia socrática impõe uma mudança de perspectiva no pensamento ocidental, mais voltada agora para a ciência.

  1. ✂️
  2. ✂️

820Q1075054 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IFB, IFB

A Filosofia da Ciência ajuda a discutir os fundamentos epistemológicos da educação. Um tema que não pode ficar fora desta discussão é o falsificacionismo. Popper afirma: “Eu posso, [...], admitir alegremente que falsicacionistas como eu preferem uma tentativa de resolver um problema interessante por uma conjectura audaciosa, mesmo (e especialmente) se ela logo se revela falsa, a alguma récita da sequência de truísmos irrelevantes” (POPPER apud CHALMERS, 1993, p 20). Para os falsificacionistas: I) O empreendimento da ciência consiste na proposição de hipóteses falsificáveis. II) As teorias que foram falsificadas devem ser inexoravelmente rejeitadas. III) Apenas aquelas teorias que podem se revelar verdadeiras ou provavelmente verdadeiras devem ser admitidas na ciência. IV) Aprendemos de nossos erros. A ciência progride por tentativa e erro. V) Especulações precipitadas devem ser encorajadas, desde que sejam falsificáveis e desde que sejam rejeitadas quando falsificadas. Estão CORRETAS apenas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.