Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q1075130 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Sendo então a alma imortal e tendo nascido muitas vezes, e tendo visto tanto as coisas (que estão) aqui quanto as (que estão) no Hades, enfim, todas, as coisas, não o que não tenha aprendido; de modo que não é nada de admirar, tanto com respeito à virtude quanto ao demais, ser possível a ela rememorar aquelas coisas justamente que já antes conhecia. Pois, sendo a natureza toda congênere e tendo a alma aprendido todas as coisas, nada impede que, tendo (alguém) rememorando alguma só coisa — fato esse precisamente que os homens chamam aprendizado —, essa pessoa descubra todas as outras coisas, se for corajosa e não se cansar de procurar. Pois, pelo visto, o procurar e o aprender são, no seu total, uma rememoração.

Platão.Mênon. Rio de Janeiro: São Paulo, 2001. p. 51-2.

Tendo o fragmento do texto de Platão como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da teoria da reminiscência platônica.


Conforme a teoria da reminiscência platônica, os sentidos são as ferramentas que despertam na alma as lembranças latentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

862Q1071294 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

“Chamo transcendental a todo o conhecimento que em geral se ocupa menos dos objetos, que do nosso modo de os conhecer, na medida em que este deve ser possível a priori.” In: KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 5.ed. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. § B25

No trecho acima, Kant define o sentido do termo transcendental. Nesse sentido, é correto afirmar que o transcendental é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

863Q1075136 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Todas as pessoas precisam ser educadas para a convivência. O processo de aprendizagem supõe descentramento, um sair de si mesmo, tanto do ponto de vista da inteligência como da afetividade ou da moral. A descoberta de que o outro é um “outro eu” é fundamental para superar o egocentrismo. No entanto, o desenvolvimento desses três níveis mentais — inteligência, afetividade e moralidade — não é automático, porque exige a intermediação de agentes culturais — pais, professores, adultos em geral.

Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2009, p. 222.

A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.


A ética e a moral são conceitos correlacionados, complementares e dependentes, restringindo-se a moral à questão ética em um ambiente de ação democrática.

  1. ✂️
  2. ✂️

864Q1069506 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Caçador SC, FEPESE, 2024

Costuma-se afirmar que Sócrates não escreveu suas obras.

.................................. foi o pensador que mais se dedicou a registrar seu pensamento. Entre as obras em que o pensamento de Sócrates surge com força, destacam-se ....................................... e ...................................... .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

865Q1075138 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Ainda não foi criada uma filosofia natural pura. As existentes acham-se infectadas e corrompidas: na escola de Aristóteles, pela lógica; na escola de Platão, pela teologia natural; na segunda escola de Platão, a de Proclo e outros, pela matemática, a quem cabe rematar a filosofia e não engendrar ou produzir a filosofia natural.

Francis Bacon. Novum Organum.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.

Para Francis Bacon, o conhecimento científico não admite a noção de forma, tendo daí surgido sua crítica incisiva a Aristóteles, que propôs a noção de causa formal.

  1. ✂️
  2. ✂️

866Q1071301 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

Escutando não a mim, mas ao Logos, é sábio entrar em acordo para dizer a mesma coisa: tudo é um.) Heráclito de Eféso (Frag. 50)

Com relação ao logos em Heráclito de Éfeso, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas a seguir:

Referindo-se ao estilo ________________, Heidegger opina que, em vez de ser denominado de “____________”, Heráclito poderia e deveria ter sido chamado de “_______________”, pois o que ele escreve no seu estilo _______________, “clarifica e faz brilhar a linguagem do pensar”. Esta claridade, porém, é uma claridade sui generis, pois tem o fascínio e o enigma dos relâmpagos. De um modo fugaz e efêmero, os relâmpagos, com seus repetidos clarões, iluminam a escuridão da noite, mas não conseguem transformá-la na claridade do dia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

867Q1069255 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SME SP, FGV, 2023

“Pois de nenhum modo submeto Deus ao fado, mas concebo que todas as coisas se seguem da natureza de Deus por uma necessidade inevitável, do mesmo modo que todos concebem que, da própria natureza de Deus, segue-se que Deus entende a si mesmo; certamente, ninguém nega que isso se segue necessariamente da natureza divina, e, todavia, ninguém concebe Deus coagido por algum fado, mas sim que ele, ainda que necessariamente, entende a si mesmo com total liberdade.”
ESPINOSA, Bento de. Correspondência entre Espinosa e Oldenburg. Belo Horizonte: Autêntica, 2021, Carta LXXV.

Assinale a opção que identifica corretamente a concepção espinosana de Deus.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

868Q1071303 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

“O verdadeiro problema da razão pura contém-se nesta pergunta: como são possíveis os juízos sintéticos “a priori"?
KANT. Emanuel. Crítica da razão pura. p.10. Disponível em <https://www.dca.fee.unicamp.br/~gudwin/ftp/ia005/critica_da_razao_pura.pdf> acesso 29 de set. 21.
.
Sob inspiração do fragmento acima e no conjunto da filosofia Kantiana, diz-se que Kant não se perguntava apenas pela possibilidade da ciência, mas também como é possível
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

869Q1069512 | Filosofia, A Política, Filosofia, Prefeitura de Caçador SC, FEPESE, 2024

Diversas correntes de pensamento influenciaram significativamente a concepção de mundo no período contemporâneo.
A esse respeito, numere a coluna 2, identificando corretamente o movimento filosófico apresentado nacoluna 1.

Coluna 1 Correntes Filosóficas

1. Existencialismo 2. Pós-modernismo 3. Estruturalismo 4. Fenomenologia

Coluna 2 Definições

( ) A liberdade e a responsabilidade individual têm papel fundamental na estruturação da própria vida.
( ) Investiga os arcabouços que constituem a cultura e a sociedade.
( ) Entender a experiência subjetiva dos sujeitos e sua relação com o mundo externo estão entre seus objetivos.
( ) Há uma necessidade premente de contestação às estruturas sociais e culturais, além de questionar a relevância das relações de poder.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

870Q1069259 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SME SP, FGV, 2023

“Por fim, de maneira infeliz, inferiu-se que a doutrina das Ideias de Platão e a crítica da razão de Kant não teriam concordância alguma. Exatamente porque se permaneceu preso às palavras, não se penetrou no conteúdo dos dois grandes mestres, não se entregou a eles de maneira fiel e séria, seguindo sua cadeia de pensamentos. Caso se tivesse feito isso, então se teria de perceber, sem sombra de dúvida, como os dois grandes sábios concordam e como o espírito, o alvo de ambas as doutrinas, é o mesmo.”
Adaptado de SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do Belo. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
Schopenhauer busca conciliar, em sua doutrina, os pensamentos de Platão e Kant. Assinale a opção que identifica um aspecto do pensamento de Schopenhauer inspirado por um desses filósofos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

871Q1070028 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

“A origem da tragédia”, “Humano, demasiado humano”, “Além do bem e do mal” e “O crepúsculo dos ídolos” são algumas das obras escritas por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

872Q1071308 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

Em sua famosa obra Sein und Zeit (1927), Heidegger definia a filosofia “como ε҆πιστήμη τιϛ τῆϛ ἀληϑείαϛ, ciência da verdade [...] caracterizada como uma ὲπιστήμη, ἢ ϑεωρεῖ τὸ ὂν ᾖ ὂν, como ciência que considera o ente como ente, isto é, com respeito a seu ser” (HEIDEGGER, 1967, p. 213). A acusação feita pelo filósofo alemão é a de que a filosofia ocidental esqueceu (ou se apartou) da questão fundamental, qual seja, a questão do Ser. No entanto, depois de perceber que a tarefa fundamental da filosofia é a questão do significado do Ser, filosofia é, para ele, o pronunciamento “da coisa mais original que existe” ele percebe que o homem é o único que pode fazer a si mesmo essa pergunta. Portanto, perguntar-nos sobre o Ser implica indagar sobre quem faz essa pergunta. Assim, passamos da dúvida sobre o Ser à questão do que é o homem. Do exposto, segue-se que a reflexão de Heidegger em Sein und Zeit se desenvolve nos campos da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

873Q1070029 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

Com a Revolução Industrial, a racionalidade técnica e instrumental passou a dominar a modernidade. Contra isso, os pensadores da Escola de Frankfurt formularam a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

874Q1070032 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

Com base no excerto que se segue, marque a opção INCORRETA.
O pensamento moderno talvez seja mais fácil de ser compreendido por nós, pelo fato de estarmos mais próximos dele do que do antigo e do medieval, e por sermos, ainda hoje, de certo modo, herdeiros dessa tradição. Por outro lado, às vezes, é mais difícil tomarmos consciência e explicitarmos as características mais fundamentais daquilo que nos é mais familiar, exatamente porque nos acostumamos a aceitá-lo como tal.

MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia. p. 151. Jorge Zahar, Rio de Janeiro: 13a. ed.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

875Q1071059 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEED RR, IBFC, 2021

A pergunta fundamental da Crítica da Razão Pura (1781), de Immanuel Kant, pode ser sintetizada na forma: “Como são possíveis os ________?”. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

876Q1071062 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEED RR, IBFC, 2021

Considere os argumentos abaixo, para os quais “P1” e “P2” são premissas e “C” é a conclusão:
Argumento 1.
P1. Todos os pinguins são aves. P2. Picolino é uma ave. C. Logo, Picolino é um pinguim.

Argumento 2. P1. Todo homem é mortal. P2. Sócrates é homem. C. Logo, Sócrates é mortal.

Sobre estes argumentos, analise as seguintes afirmativas.

I. São ambos argumentos válidos, pois tanto suas conclusões quanto suas premissas são verdadeiras. II. Apenas o Argumento 2 é válido, pois sua conclusão se segue, necessariamente, das premissas. III. O Argumento 1 é válido, pois é de conhecimento de todos que Picolino, personagem icônico do seriado “Pica-Pau”, é um pinguim. IV. O Argumento 1 é inválido, pois sua forma lógica é inválida. Ainda que premissas e conclusão sejam verdadeiras, não se pode dizer que a verdade da conclusão, necessariamente, se infira da verdade das premissas.

Assinale a alternativa que apresente apenas afirmativas incorretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

877Q1071067 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEED RR, IBFC, 2021

Texto associado.

Leia o trecho abaixo para responder à questão seguinte.



“Com a promulgação da Lei 11.684, de 2 de junho de 2008, a Filosofia volta a ser uma disciplina obrigatória nas escolas brasileiras, função que ela não desempenhava desde 1961 (Lei nº 4.020/61). Segundo a nova lei, o ensino de Filosofia (assim como o de Sociologia) assume um caráter de obrigatoriedade em todas as séries do ensino médio, a última etapa da educação básica no país. Diante desse cenário, profissionais envolvidos com o ensino, principalmente com o ensino de Filosofia – sejam eles professores universitários, de ensino médio ou mesmo estudantes – são novamente convocados a pensar questões fundamentais sobre a disciplina: é preciso saber por que, afinal de contas, deve-se ensinar Filosofia para os jovens do ensino médio, e quais conteúdos e metodologias devem ser empregados para atingir esses objetivos.”



(DA SILVA, T. C.. A Filosofia no Ensino Médio: Por que, o que e como ensiná-la? In: Humanidades em diálogo. Vol. IV, N. I, Jun. 2011. p. 201).

Quando se lê nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Secretaria da Educação Básica) para o ensino de Filosofia que “(..) Cabe insistir na centralidade da História da Filosofia para o tratamento adequado de questões filosóficas” e que “é recomendável que a História da Filosofia e o texto filosófico tenham papel central no ensino de Filosofia”, sobre a metodologia do ensino de Filosofia na Educação Básica, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

878Q1070046 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

No contexto da "Dialética do Esclarecimento," coescrita com Max Horkheimer, Theodor Adorno explora a relação entre racionalidade e dominação na sociedade moderna.

Indique qual dos seguintes conceitos destaca a crítica adorniana à instrumentalização da razão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

879Q1075175 | Filosofia, A Política, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

“Ser tolerante com o intolerável eticamente” é uma máxima própria do cidadão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

880Q1071336 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

A corrente filosófica criada em meados do século IVa.C., que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.