Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q1070900 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Primeiro, então, se algo foi dito com acerto e detalhadamente pelos pensadores anteriores, passemos em revista a sua contribuição; depois, à luz das constituições que colecionamos, examinemos as instituições que preservam ou destroem as cidades, e as que preservam ou destroem as várias espécies de constituições, e as razões pelas quais umas cidades são bem administradas e outras, ao contrário, são mal administradas. Quando tivermos estudado convenientemente estes assuntos é mais provável que possamos ver de maneira mais abrangente qual das várias espécies de constituição é a melhor, e como cada constituição deve ser estruturada, e quais as leis e costumes que uma constituição deve incorporar para ser a melhor.

Aristóteles. Ética a Nicômaco.

Do conjunto da obra de Aristóteles, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

902Q1070389 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu texto “Hans Jonas: Porque a técnica moderna é um objeto para a ética”, Oswaldo Giacoia Filho explica que: “O ponto relevante aqui é que a ingerência de dimensões remotas, futuras e globais em nossas decisões cotidianas, prático-mundanas é uma novidade ética; e a categoria ética que é principalmente chamada ao primeiro plano por esse novo fato se chama responsabilidade. Inaugura um novo capítulo na história da ética” (Adaptado).
Diante do cenário descrito no excerto, Hans Jonas propõe o “princípio responsabilidade”, que consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

903Q1069366 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

Pode-se representar facilmente uma linguagem que consiste apenas de comandos e informações durante uma batalha. – Ou uma linguagem que consiste apenas de perguntas e de uma expressão de afirmação e de negação. E muitas outras.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (Os pensadores).

Para o Wittgenstein dessa fase de sua obra, a linguagem tem como característica fundamental o fato de estar associada a alguma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

904Q1069367 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

É aqui então que vem dar todo o discurso sobre o tipo de delírio em que alguém, vendo a beleza por aqui e lembrando-se da verdadeira, cria asa e de novo deseja alçar voo. E porque deste delírio participa o que ama os belos, amante se chama.
Adaptado de PLATÃO. Fedro. São Paulo: Editora 34, 2016.

No trecho acima, Platão trata do amor. Segundo essa obra do filósofo, o amor é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

905Q1069371 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

Em sua imediatez, a consciência de si é mero ser-para-si. Para obter a certeza de si mesmo, é preciso a integração do conceito de reconhecimento. O outro, de modo similar, espera por nosso reconhecimento para expandir-se na consciência de si universal. Cada consciência de si busca a absolutez. Ela quer ser reconhecida enquanto valor primordial desinserido da vida, como transformação da certeza subjetiva (Gewißheit) em verdade objetiva (Wahrheit).
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2020

O autor reivindica que o humano só é de fato reconhecido quando considerado a partir de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

906Q1070907 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Segundo algumas das principais teorias políticas dos séculos XVII e XVIII, contrato social consiste em uma concepção que busca explicar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

907Q1070911 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Muitos imaginaram repúblicas e principados que jamais foram vistos e que nem se soube se existiram na verdade, porque há tamanha distância entre como se vive e como se deveria viver que aquele que abandona o que se faz por aquilo que se deveria fazer aprende antes a arruinar-se que a preservar-se. Eis por que é necessário a um príncipe que quiser manter-se, aprender a poder não ser bom e a valer-se ou não disso segundo a necessidade.
Nicolau Maquiavel. O Príncipe. Ed. Martins Fontes (com adaptações).
Considerando-se o texto precedente, é correto afirmar que Maquiavel recomenda ao príncipe, isto é, ao governante, que este
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

908Q1071424 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

À medida que a filosofia sofreu processos de evolução, também assumiu diferentes características que permitiram a identificação de períodos distintos.
O período no qual houve influências significativas das ideias dos Apóstolos Paulo e João e dos primeiros Padres da Igreja, esforços para conciliar os princípios do cristianismo com o pensamento filosófico dos gregos e romanos, é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

909Q1071426 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre a lógica aristotélica.
( ) É instrumental, ou seja, o instrumento do pensamento e da linguagem para pensar e dizer corretamente a fim de verificar a correção do que está sendo pensado e dito. ( ) É formal, isto é, não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento, mas apenas com a forma pura e geral dos pensamentos, expressos por meio de hipóteses. ( ) É normativa, pois fornece princípios, lei, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro. ( ) É parcial, pois a experimentação necessita da complementariedade da racionalização, instrumento indispensável para alcançar a verdade e o conhecimento científico. ( ) É geral e temporal, ou seja, as formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem do tempo e do lugar, nem das pessoas e circunstâncias, mas são universais, necessárias e imutáveis.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

910Q1070916 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

O belo é sempre extravagante. Não estou querendo insinuar que seja voluntária e friamente extravagante, pois nesse caso seria um monstro descarrilado dos trilhos da vida. Quero dizer que o belo sempre contém um pouco de extravagância ingênua não deliberada e inconsciente e que essa extravagância é o que o leva particularmente a ser belo.
Charles Baudelaire. A exposição universal de 1855. In: Cassiano Cordi e outros. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007, p. 298 (com adaptações).
Considerando-se as informações do texto precedente, é correto afirmar que, de acordo com Charles Baudelaire, a extravagância é uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

911Q1071942 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Na cosmologia, as explicações rompem com a religiosidade, ou seja, com a cosmogonia, típica do pensamento mítico. A ____________ não se encontra mais na ordem do tempo mítico, mas significa princípio teórico, enquanto fundamento de todas as coisas. A lacuna é preenchida, corretamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

913Q1071946 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

A filosofia grega, desde o momento em que se destaca do pensamento mítico, elabora conceitos para instrumentalizar a razão no esforço de compreensão do real. Entre as diversas e importantes contribuições do pensamento grego, destaca-se o caminho percorrido por Parmênides, Platão e Aristóteles, na busca dos conceitos que explicassem o ser em geral e que hoje reconhecemos como sendo o assunto tratado pela parte da filosofia denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

914Q1069397 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

Entre os textos políticos de Immanuel Kant, merece destaque a obra À paz perpétua. Na obra, o autor apresenta uma proposta jurídico-política para que a paz entre os povos seja alcançada. Esta proposta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

915Q1075030 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na Grécia antiga, em meio à intensa vida cultural, política e comercial das poleis, nasce a filosofia, uma forma de pensar conceitualmente o mundo e responder a problemas diversos de modo racional. Uma vez que a religião, o mito e o senso comum não mais forneciam respostas satisfatórias, os primeiros filósofos buscaram uma explicação, pautada em critérios claros, demonstrativos e não dogmáticos, para as curiosidades cosmológicas, físicas e antropológicas do seu tempo. A relação da filosofia com outros saberes é um dos traços mais fortes de sua história. Na Idade Média, por exemplo, Agostinho e Tomás de Aquino aproximaram a teologia cristã da filosofia; na modernidade, Galileu, Bacon e Newton investigaram na filosofia, na física e na ciência nascente o método perfeito. As artes também constituem outro ponto de convergência para os interesses filosóficos. Com os pensadores da teoria crítica, como Benjamin e Adorno, vê-se como a produção e a fruição da arte, sob o ponto de vista filosófico e histórico, foram modificadas pelo desenvolvimento de meios técnicos e tecnológicos em um contexto capitalista, a que se denomina indústria cultural.

Silvio Galo. Filosofia: experiência de pensamento.

São Paulo: Scipione, 2013, p. 9 (com adaptações).

A partir da leitura do texto precedente, julgue o item a seguir.
O estabelecimento de conceitos para a resolução de problemas e para a compreensão do mundo determina o pensamento filosófico. A dimensão conceitual está presente na filosofia ao longo de sua história, sendo um de seus aspectos característicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

916Q1069661 | Filosofia, A Política, Filosofia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Durante uma aula sobre teorias filosóficas, o professor apresenta a seguinte situação para discussão: em uma sociedade fictícia, as classes trabalhadoras lutam contra as elites dominantes para conquistar melhores condições de vida. No entanto, essa luta não é apenas econômica, mas também envolve questões culturais, sociais e políticas, que são influenciadas pelos modos de produção dessa sociedade. Em outro momento da discussão, o professor propõe uma reflexão sobre a experiência subjetiva dos indivíduos e como o mundo se apresenta a eles, sugerindo que a consciência do ser humano é formada a partir da sua relação direta com o mundo, sem mediações externas. Com base na situação apresentada, qual das afirmativas a seguir associa corretamente as correntes filosóficas com os exemplos fornecidos pelo professor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

917Q1075037 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE

Lógica é a ciência que estuda princípios e métodos de inferência, tendo como objetivo principal determinar em que condições certas coisas se seguem (são consequência), ou não, de outras. César Mortari. Introdução à lógica. São Paulo: EdUNESP, 2001, p. 2. (com adaptações). A partir da definição da lógica filosófica apresentada anteriormente, julgue o item que se segue. O interesse da lógica formal consiste nas relações de verdade e falsidade presentes nos enunciados analisados, o que demanda comprovar se seu conteúdo é verdadeiro ou falso.
  1. ✂️
  2. ✂️

918Q1070430 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Com base nas concepções filosóficas da ética e da liberdade, analise as alternativas a seguir e indique a sequência correta de autores que correspondem às concepções apresentadas nos trechos.

________ enfatiza a esfera pública como o locus da ação política e da manifestação da liberdade. A justiça e a própria liberdade só se realizam plenamente no engajamento plural, no diálogo e na deliberação entre cidadãos no espaço público, onde cada um pode aparecer e iniciar algo novo.

Para________, a liberdade é a condição de possibilidade da moralidade. A vontade é autônoma quando legisla para si mesma, agindo por dever e não por inclinações ou interesses externos (heteronomia). O agir moral é um ato de liberdade racional.

________ faz uma crítica feroz da moral tradicional (especialmente a moral cristã e platônica), vê como um "moralismo" que reprime os instintos vitais, a vontade de potência e a capacidade humana de criar seus próprios valores, negando a vida ativa e afirmativa.

Assinale a alternativa com a sequência correta de pensadores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

919Q1075050 | Filosofia, A Política, Filosofia, IFB, IFB

Não se pode conceber um educador que não discuta os fundamentos antropológicos da educação. O que é o homem? Esta é para Gramsci, a primeira e principal pergunta da filosofia (Concepção Dialética da História). Indique qual das afirmações abaixo mais se aproxima da antropologia de Gramsci: I) O homem é um ser histórico e o Espírito é a matéria da história. O homem é a criatura na qual o Espírito trabalha. II) O homem é vontade concreta: isto é, aplicação efetiva do querer abstrato ou do impulso vital aos meios concretos que realizam esta vontade. III) O homem é uma série de relações ativas (um processo). Uma individualidade composta de: indivíduo, os outros homens e a natureza. IV) O homem deve ser concebido como um bloco histórico de elementos puramente subjetivos e individuais e de elementos de massa – objetivos ou materiais – com os quais o indivíduo está em relação ativa. V) O homem é um ser dominado pelo desejo de absoluto. Seu destino supremo é cumprir-se como ser racional livre. As afirmações que estão de acordo com a antropologia de Gramsci são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

920Q1071723 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2018

Sobre a Metaética, como uma das áreas da Ética Filosófica, podemos afirmar que:

I. É a parte da Ética que trata dos conteúdos morais substantivos para o agir moral, ou seja, aquela que indica o que devemos fazer, estabelecendo normas de ação para os agentes morais.

II. É a parte da Ética que se ocupa essencialmente de problemas metafísicos, epistemológicos e semânticos, presentes na linguagem moral e seus diferentes usos.

III. É a parte da Ética que se situa para além de toda e qualquer moralidade, colocando-se fora de toda e qualquer discussão sobre a moralidade, daí o uso do prefixo ''meta''.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.