Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


921Q1071979 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Ao analisar a sistematização do conhecimento filosófico, observa-se que os primeiros filósofos são considerados os primeiros mestres, que visavam reformular os valores da sociedade e, na realidade, reformar a educação corrente. Eram, pois, filósofos e reformadores. Quem foram os primeiros educadores profissionais da civilização ocidental?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

922Q1069424 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

[...] sempre que a repetição de algum ato ou operação particular produz uma propensão de renovar o mesmo ato ou

operação sem que sejamos impelidos por qualquer raciocínio ou processo do entendimento, dizemos que essa propensão é efeito de um hábito.

-

HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano.

São Paulo: Abril Cultural, 1984.

-

Assinale a alternativa correspondente ao que Hume entende por hábito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

923Q1069425 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Na obra Lógica da investigação científica, Karl Popper afirma que o problema da demarcação é o “de encontrar um critério que nos permitiria distinguir entre as ciências empíricas de um lado, e a matemática e a lógica assim como os sistemas ‘metafísicos’, de outro lado”.

-

À luz do problema apontado por Popper, ele rejeita a lógica indutiva justamente porque ela não proporciona um marco discriminador apropriado. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta o critério demarcatório defendido por Popper.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

924Q1069938 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A originalidade da pólis grega é que ela estava centralizada na ágora (praça pública), espaço onde se debatiam os problemas de interesse comum. Separavam-se na pólis o domínio público e o privado: isso significava que ao ideal de valor de sangue, restrito a grupos privilegiados em função do nascimento ou fortuna, se sobrepunha a justa distribuição dos direitos dos cidadãos como representantes dos interesses da cidade. Desse modo era elaborado o novo ideal de justiça, pelo qual todo cidadão tinha direito ao poder. A noção de justiça assumia caráter político, e não apenas moral, ou seja, não dizia respeito apenas ao indivíduo e aos interesses da tradição familiar, mas à sua atuação na comunidade.

(Aranha e Martins, 2009)

Segundo Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, o surgimento da pólis grega foi resultado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

925Q1071218 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

A respeito da lógica formal e da lógica dialética (suas origens, características e diferenças), julgue o item.

No contexto da lógica formal, o que se busca é a veracidade das conclusões.

  1. ✂️
  2. ✂️

926Q1071731 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

“[...] Nas aulas de filosofia onde se promove experiência filosófica o professor não professa. Ele não apregoa, não é depositário de verdades. O professor de filosofia é um super-herói às avessas: ele cria problemas. Mas também é ele quem vai orientar sua solução. Seus poderes mágicos são sua convicção filosófica e educacional. Esse professor tem a chave de um espaço singular onde os alunos poderão entrar para ter ali sua experiência filosófica. O modo de relacionar-se consigo mesmo, com os outros, com texto, dentro desse espaço, será um modo diferente, será um modo filosófico”. (ASPIS, Renata Pereira Lima. O professor de Filosofia: O Ensino de Filosofia no Ensino Médio como experiência filosófica.

Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 02 de setembro de 2018. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 305-320, set/dez. 2004, p. 310).

Partindo do entendimento do texto, citado anteriormente, e do papel da Filosofia no Ensino Médio, considere as afirmações abaixo.

I - A experiência filosófica é o momento no qual os alunos não somente conhecem a história da filosofia, mas colocam em dúvida seus pensamentos e ações.

II - O Ensino de Filosofia que contribuí para a autonomia dos sujeitos é aquele em que o professor ensina o aluno a memorizar as frases filosóficas.

III - O professor que busca a emancipação de seus alunos sempre apresenta a verdade de forma provisória, enquanto uma construção histórica.

IV - O espaço singular, que se refere Aspis, é aquele onde o aluno se apresenta como o sujeito que não tem conhecimento para contribuir no processo de construção do saber.

V - A relação que se constrói no espaço da sala de aula é mediada por uma verticalidade em que os alunos estão apenas para aprender.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

927Q1069431 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Na Summa contra gentiles, falando a propósito das verdades relativas a Deus, Tomás escreve: “há algumas verdades que superam todo poder da razão humana, como, por exemplo, a verdade de que Deus é uno e trino. Outras verdades podem ser pensadas pela razão natural, como, por exemplo, as verdades de que Deus existe, de que Deus é uno, e outras mais”.

-

REALE, G.; ANTISIERI, D. História da filosofia: patrística e escolástica.

Volume 2. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003.

-

Com base no texto e em seus conhecimentos a respeito de Tomás de Aquino, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

928Q1070718 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.
Aristóteles abraçava o atomismo, em sua filosofia natural, para, com isso, abandonar de vez as explicações de caráter religioso acerca da existência das coisas.
  1. ✂️
  2. ✂️

929Q1071230 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

No que se refere ao existencialismo em geral e, em particular, ao existencialismo de Sartre, julgue o item.

A noção de “consciência posicional”, na filosofia de Sartre, opera como constitutiva do Ser-para-si.

  1. ✂️
  2. ✂️

930Q1071486 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC MT, SELECON, 2021

O chamado ceticismo em relação ao mundo exterior, tal como se manifesta na filosofia moderna, problematiza a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

931Q1070721 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
A epistemologia é o ramo da filosofia que se ocupa do estudo da natureza do conhecimento, da justificação e da racionalidade da crença e dos sistemas de crenças, em outras palavras, de toda a teoria do conhecimento.

Internet:http://www.infoescola.com/.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item subsequente.
Ao elencar e explicar as diversas formas de se dizer o Ser, Aristóteles faz imbricar, em parte, sua teoria do conhecimento com sua metafísica.
  1. ✂️
  2. ✂️

932Q1071234 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEE MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir: “A ética é a reflexão filosófica que visa fazer com que, diante da necessidade de decidir sobre como proceder em determinadas circunstâncias, a pessoa aja de modo correto; bem como servir de parâmetro para avaliar um determinado ato realizado por outro indivíduo como sendo ou não eticamente correto. Porém, a ética não pode ser vista dissociada da realidade sociocultural concreta. Os valores éticos de uma comunidade variam de acordo com o ponto de vista histórico e dependem de circunstâncias determinadas” (MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 9-10. Adaptado).
No texto acima, Marcondes afirma que a ética é a reflexão filosófica que avalia as regras de comportamento humano. Isto significa que o comportamento humano NÃO é determinado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

933Q1070982 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

O conhecimento do universalin abstractoé conhecimento especulativo; o conhecimento do universalin concretoé conhecimento comum. O conhecimento filosófico é conhecimento especulativo da razão e começa, portanto, onde o uso comum da razão começa a tentar o conhecimento do universalin abstracto.

Immanuel Kant.Manual dos cursos de lógica geral.


Considerando o texto precedente e aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


Não há diferença entre o uso comum da razão e seu uso especulativo, porque o conhecimento humano deve ser universal.

  1. ✂️
  2. ✂️

934Q1069963 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Peter Singer aponta que: “John Rawls defendeu, na sua influente obra Uma Teoria da Justiça, que a igualdade pode ser fundamentada nas características naturais dos seres humanos, desde que escolhamos aquilo que ele chama uma propriedade de base geral. Suponhamos que desenhamos um círculo numa folha de papel. Todos os pontos contidos nesse círculo têm a propriedade de estar contidos nesse círculo e têm essa propriedade por igual – é essa a “base geral”. Alguns pontos podem estar mais perto do centro e outros mais próximos da periferia, mas todos eles são igualmente pontos no interior do círculo”.

(Singer, 2018. Adaptado)

Para Peter Singer, a propriedade geral comum aos seres humanos apontada por John Rawls é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

935Q1071757 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AM, FGV

Todos os objetos da razão ou investigação humana podem ser divididos naturalmente em duas espécies, a saber: relações de ideias e questões de fato”.

(HUME, David. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 143 (Col. Os Pensadores).)

A Filosofia humeana é conhecida pelo princípio segundo o qual todo conhecimento da natureza assenta na descoberta de algum tipo de relação causal. Para Hume, relações causais são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

936Q1071502 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de Caçador SC, FEPESE, 2024

Sobre a filosofia da linguagem, numere a coluna2, identificando corretamente o filósofo defensor da ideia apresentada na coluna 1.

Coluna 1 Ideias

1. As palavras tratam de coisas do mundo exterior, porém a sentença em si possui mais significados para além da referência aos objetos.
2. As palavras significam impressões oriundas dos sentidos.
3. As palavras simbolizam ideias internas na mente dos indivíduos.


Coluna 2 Filósofos

( ) John Stuart Mill ( ) John Locke ( ) Gottlob Frege


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

937Q1070998 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Immanuel Kant rejeitava as concepções morais da filosofia grega e cristã pelo fato de elas afirmarem que a ação moral se funda em condicionantes como felicidade ou interesse. Tendo esse assunto como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com as ideias de Kant.

A ação de cada indivíduo deve valer como principio universal de conduta.

  1. ✂️
  2. ✂️

938Q1070999 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Immanuel Kant rejeitava as concepções morais da filosofia grega e cristã pelo fato de elas afirmarem que a ação moral se funda em condicionantes como felicidade ou interesse. Tendo esse assunto como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com as ideias de Kant.

As consequências de uma ação são o que a tornam certa ou errada.

  1. ✂️
  2. ✂️

939Q1071002 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

A BNCC apresenta a disciplina de língua portuguesa no ensino médio como encarregada de, entre outras coisas:


“promover o desenvolvimento de habilidades relativas ao trato com a informação e a opinião, no que diz respeito à veracidade e à confiabilidade de informações, à adequação, validade e força dos argumentos”. (BNCC. 2018, p. 498).

Considerando a BNCC e sua organização, bem como as relações de interdisciplinaridade possíveis entre a filosofia e a língua portuguesa, julgue o item a seguir.

A citação apresentada e habilidades e competências da área de ciências humanas abrem a possibilidade do uso da filosofia, por meio da lógica, no sentido de desenvolver a capacidade de identificar premissas e garantir a verdade de suas conclusões.

  1. ✂️
  2. ✂️

940Q1074842 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF RS, IF RS

Para Kant (2001, p. 54), “a filosofia transcendental é a ideia de uma ciência para a qual a crítica da razão pura deverá esboçar arquitetonicamente o plano total, isto é, a partir de princípios, com plena garantia da perfeição e solidez de todas as partes que constituem esse edifício”. Como Immanuel Kant expõe em sua primeira obra crítica, é correto afirmar que a filosofia transcendental refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.