Questões de Concursos Filosofia e Sociologia 2 Dia

Resolva questões de Filosofia e Sociologia 2 Dia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q679575 | Sociologia, As cidades e os espaços urbanos, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

O inchaço das grandes cidades brasileiras, em decorrência da migração da população campesina, fez surgir realidades caóticas nas metrópoles. Em razão disso, importantes movimentos sociais urbanos surgem contestando a lógica político territorial brasileira, responsável por deixar milhões de pessoas em condições precárias, ou, até mesmo, sem moradia.

DIAS, Luan Guilherme; SILVA, Juvêncio Borges. Pensar, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 1-13, abr./jun. 2018, p. 5. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/rpen/article/download/6450/pdf

Sobre movimentos sociais urbanos, é correto dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q679584 | Sociologia, Mundo do trabalho, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Numere, corretamente, os conceitos, abaixo apresentados, de acordo com a seguinte indicação:

1. ideologia;

2. modernidade;

3. movimento social;

4. globalização.

( ) Expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas, onde os indivíduos têm como objetivo alcançar mudanças sociais mediante ações e debates políticos em um determinado contexto na sociedade.

( ) Conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.

( ) Processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. Remete à atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.

( ) Período influenciado pelo Iluminismo, em que o homem passa a se reconhecer como um ser autônomo, autossuficiente e universal, e a se mover pela crença de que, por meio da razão, se pode atuar sobre a natureza e a sociedade.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q679585 | Sociologia, Desigualdades de raça, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Chama-se “Diversidade Sexual” as infinitas formas de vivência e expressão da sexualidade humana.

Disponível em:

https://lgbtseniores.wordpress.com/2017/08/29/afi

nal-o-que-e-diversidade-sexual/.

Acesso em 07.07.2019.


Considerando o enunciado acima, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q679563 | Filosofia, A Origem da Filosofia, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“A solidariedade que constatamos entre o nascimento do filósofo e o aparecimento do cidadão não é para nos surpreender. Na verdade, a cidade realiza no plano das formas sociais esta separação da natureza e da sociedade que pressupõe, no plano das formas mentais, o exercício de um pensamento racional. Com a Cidade, a ordem política destacou da organização cósmica; aparece como uma instituição humana que é o objeto de uma indagação inquieta, de uma discussão apaixonada. Nesse debate, que não é somente teórico, mas no qual se afronta a violência de grupos inimigos, a filosofia nascente intervém com plena competência.”
VERNANT, Jean-Pierre. As origens da filosofia. In: Mito e pensamento entre os gregos. Tradução de Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 365.


Segundo essa célebre passagem, Jean-Pierre Vernant considera que o surgimento da Filosofia se deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q679568 | Sociologia, A questão ambiental, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“A destruição do meio ambiente, causada pelo homem, pode ser impedida pelo próprio homem, desde que se modifique radicalmente o modelo econômico que vem sendo imposto à sociedade nestes últimos dois séculos. A lógica que está presente na destruição da natureza é a mesma lógica baseada na acumulação sem freios do capital. São irmãos siameses.”

Fonte: OLIVEIRA, L. F. de.; COSTA, R. C. R. da. Sociologia para jovens no século XXI. 3.ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013, p. 187.

No que diz respeito à destruição do meio ambiente e sua relação com o aquecimento global, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q679576 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“‘Ser ou não índio’ não diz respeito à identificação biológica e muito menos jurídica, mas a um autorreconhecimento da identidade étnica, que não é natural, e sim construída nos processos de sociabilidades ligados tanto às culturas indígenas como às estratégias sociais e políticas em contextos urbanos.”

BARROSO, Milena Fernandes. Rotas críticas das mulheres Sateré-Mawé no enfrentamento à violência doméstica: novos marcadores de gênero no contexto indígena. Manaus: EDUA, 2015, p.31.

Considerando o enunciado acima, assinale a opção que corresponde à correta definição da identidade étnica e social dos índios no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q679561 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“Como a composição das tragédias mais belas não é simples, mas complexa, e, além disso, deve imitar casos que suscitam o terror e a piedade (porque tal é o próprio fim desta imitação), evidentemente se segue que [nelas] não devem ser representados nem homens muito bons que passem da boa para a má fortuna – caso que não suscita terror nem piedade, mas repugnância – nem homens muito maus, que passem da má para a boa fortuna, pois não há coisa menos trágica, faltando-lhe todos os requisitos para tal efeito; não é conforme aos sentimentos humanos, nem desperta terror ou piedade.”

ARISTÓTELES. Poética, XIII, 1452b 31. Trad. de Eudoro de

Souza. São Paulo: Ars Poética, 1993.


Considerando a concepção de poética de Aristóteles, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:


( ) Aristóteles concebe que toda poesia trágica é uma imitação (mimese ou mímesis).

( ) A imitação trágica deve ser tal que provoque nos espectadores terror e piedade.

( ) Para atingir seus fins, a tragédia deve ser conforme aos sentimentos humanos.

( ) A tragédia representa homens muito bons que passaram da boa para a má fortuna.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q679565 | Filosofia, Provas da Existência Divina Ontologia, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“De fato, a corrupção é nociva, e, se não diminuísse o bem, não seria nociva. Portanto, ou a corrupção nada prejudica – o que não é aceitável – ou todas as coisas que se corrompem são privadas de algum bem. Isto não admite dúvida. Se, porém, fossem privadas de todo o bem, deixariam inteiramente de existir. [...]. Logo, enquanto existem, são boas. Portanto, todas as coisas que existem são boas, e aquele mal que eu procurava não é uma substância, pois, se fosse substância, seria um bem”.

HIPPONA, Agostinho. Confissões. Coleção “Os Pensadores”. Livro VII, cap. XII, 1983. – Texto adaptado.

Sobre a questão do mal em Santo Agostinho, considere as seguintes afirmações:

I. O mal não existe sem o bem. II. O mal diminui o bem, e vice-versa. III. O mal absoluto pode existir.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q679557 | Filosofia, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente, como fim e nunca como meio.”
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Lisboa: Edições 70, 1992, p. 69.

O imperativo moral acima citado, que, nos termos da filosofia moral kantiana, deve servir “de lei prática universal”, nos indica que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q679550 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Numa postagem do Facebook, um usuário afirma:

Alguém apagou o vídeo em que mostra imagens de mulher nua
Arregou
Uma amiga comenta:
Todo covarde é arregão... Todo estuprador é covarde... logo, todo estuprador é arregão...

Observe que esse comentário constitui um argumento, com premissas e conclusão. Supondo que a palavra “covarde” tenha o mesmo significado nas duas premissas, a forma do argumento é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q679567 | Filosofia, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada [...] o poder de bem julgar e distinguir o verdadeiro do falso, que é propriamente o que se denomina o bom senso ou a razão, é naturalmente igual em todos os homens; e, destarte, [...] a diversidade de nossas opiniões não provém do fato de serem uns mais racionais do que outros, mas somente de conduzirmos nossos pensamentos por vias diversas e não considerarmos as mesmas coisas.”
DESCARTES, René. Discurso do método, I. Tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultural, 1979. Coleção Os Pensadores.

Tomando-se por base o que diz Descartes na citação acima, explica-se a diversidade de opiniões em que
I. alguns são mais racionais do que os outros.
II. usamos de modos distintos nossa razão.
III. as emitimos sobre coisas diferentes.

Estão corretas as complementações contidas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q679548 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“Toda polis é uma forma de comunidade. [...] O homem é, por natureza, um ser vivo político (zoon politikon). [...] Além disso, a polis é anterior à família e a cada um de nós, individualmente considerado; é que o todo é, necessariamente, anterior à parte. [...] É evidente que a polis é, por natureza, anterior ao indivíduo; como um indivíduo separado não é autossuficiente, ele permanece em relação à cidade como uma parte em relação ao todo. Quem for incapaz de ser em comunidade ou que não sente essa necessidade por causa de sua autossuficiência será um bicho ou um deus; e não faz parte de qualquer polis”.
ARISTÓTELES. Política, 1252a1; 1253a5-30 – Texto adaptado.
Com base na citação acima, é correto afirmar que, para Aristóteles,


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q679554 | Filosofia, A Política, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“O massacre físico do povo palestino se sustenta na sua eliminação simbólica. Armas, imagens e palavras são dispositivos bélicos, cada um com sua especificidade, mas todos articulados em torno de um objetivo estratégico: o povo palestino deve desaparecer. É da imaterialidade das palavras e imagens que Israel estrutura a legitimação da violência. Em que consiste esta violência simbólica? Há dois eixos discursivos conectados: o não reconhecimento da existência de um povo que habitava as terras que serviriam para o território-cemitério de Israel (‘cemitério’ porque em cada pedaço de metro quadrado construído por Israel há uma história assassinada, memórias negadas, corpos palestinos enterrados). Por outro, a ressignificação do ‘árabe’ como ser genérico, sem rosto, sem singularidade.”
BENTO, Berenice. Os muros que separam os palestinos do mundo. In: Outras palavras. Publicado em 28/05/2019. Disponível em: https://outraspalavras.net/geopoliticaeguerra/cartilhapara-riscar-os-palestinos-do-mapa/

Na passagem acima, as expressões “imagens e palavras são dispositivos bélicos” e “eixos discursivos conectados” correspondem à concepção de poder
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q679581 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Para Karl Marx, na relação capitalista, “O trabalho produz maravilhas para os ricos, mas produz a desnudez para o trabalhador [...] quanto mais poderoso o trabalho, mais impotente fica o trabalhador”.

MARX, Karl; ENGELS, Frederic. História (Coleção Grandes Cientistas Sociais). São Paulo: Ática, 2003, p. 152.

De acordo com a informação no texto, é correto afirmar que ele diz respeito

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q679556 | Filosofia, Os Contratualistas Hobbes, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“Em situações de crise econômica, social, institucional, moral, aquilo que era aceito porque não havia outra possibilidade deixa de sê-lo. E aquilo que era um modelo de representação desmorona na subjetividade das pessoas. Só resta o poder descarnado de que as coisas são assim, e aqueles que não aceitarem que saiam às ruas, onde a polícia os espera. Essa é a crise de legitimidade.”
CASTELLS, Manuel. Ruptura: a crise da democracia liberal. Trad. Joana Angélica d’Avila Melo. Rio de Janeiro: Zahar, 2018, p.14.

O texto acima adverte para a crise do modelo político representativo pensado e legitimado por pensadores como Thomas Hobbes, Locke e outros. Trata-se da crise da república representativa, na qual o poder é exercido por representantes eleitos.
Considerando o texto de Castells, é correto dizer que o modelo representativo está em crise de legitimidade, o que quer dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q679559 | Filosofia, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Leia com atenção a seguinte passagem:

“Diz-se livre a coisa que existe exclusivamente pela necessidade de sua natureza e que por si só é determinada a agir. E diz-se necessária, ou melhor, coagida, aquela coisa que é determinada por outra a existir e a operar de maneira definida e determinada”.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução e Notas de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, parte I, definição 7, p. 13. – Texto adaptado.

Sobre a questão da liberdade divina e humana em Spinoza, considere as seguintes afirmações:

I. Somente Deus é livre.
II. A liberdade de Deus consiste em determinar-se por si só a operar.
III. O homem é coagido, pois é determinado por outra coisa a operar de maneira definida e determinada.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q679566 | Filosofia, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“No interior dos grandes períodos históricos, transforma-se com a totalidade do modo de existência das coletividades humanas também o modo de percepção. O modo como a percepção humana se organiza [...] não é apenas condicionado naturalmente, mas historicamente. A época das migrações dos povos [...] possuía não só uma outra arte que a da Antiguidade, como também outra percepção.”

BENJAMIN, Walter. A obra de arte de sua reprodutibilidade técnica. Tradução de Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre: Zouk Editora, 2012, p. 25-27.

Segundo essa tese de Walter Benjamin, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q679555 | Filosofia, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

A filósofa brasileira Rosa Dias diz o seguinte sobre a filosofia da arte de Nietzsche:

“[O] ponto mais importante da estética nietzschiana do seu primeiro livro [O nascimento da tragédia] é o desenvolvimento dos aspectos apolíneo e dionisíaco na arte grega, considerados como impulsos antagônicos, como duas faculdades fundamentais do homem: a imaginação figurativa, que produz as artes da imagem (a escultura, a pintura e parte da poesia), e a potência emocional, que encontra sua voz na linguagem musical. Cada um desses impulsos manifesta-se na vida humana por meio de dois estados fisiológicos, o sonho e a embriaguez, que se opõem como o apolíneo e o dionisíaco. O sonho e a embriaguez são condições necessárias para que a arte se produza; por isso, o artista, sem entrar em um desses estados, não pode criar”.
DIAS, Rosa Maria. Arte e vida no pensamento de Nietzsche. In: Cadernos Nietzsche, São Paulo, v. 36 nº 1, p. 228, 2015.

Com base na citação acima, é correto afirmar que


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q679573 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Para Karl Marx, há um caráter misterioso que o produto do trabalho apresenta ao assumir a forma de mercadoria.

MARX, K. O capital. Crítica da economia política. Vol. I, 11ª ed., São Paulo: Editora Bertrand Brasil – DIFEL, 1987.

Karl Marx atribui essa propriedade misteriosa assumida pela mercadoria ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.