Início

Questões de Concursos Fiscal Sanitário

Resolva questões de Fiscal Sanitário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q894941 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Fiscal Sanitário, Prefeitura de União de Minas MG, HL, 2024

São muitos os riscos que devem ser controlados pela Vigilância Sanitária.
Analise e relacione a Coluna A e a Coluna B:

Coluna A
( ) RISCOS IATROGÊNICOS.
( ) RISCOS SOCIAIS.
( ) RISCOS AMBIENTAIS.
( ) RISCOS OCUPACIONAIS.

Coluna B
I – Água (consumo e mananciais hídricos), esgoto, lixo (doméstico, industrial, hospitalar), vetores e transmissores de doenças (mosquitos, barbeiro, animais), poluição do ar, do solo e de recursos hídricos, transporte de produtos perigosos etc.
II – Processo de produção, substâncias, intensidades, carga horária, ritmo e ambiente de trabalho
III – Decorrentes de tratamento médico e uso de serviços de saúde; Medicamentos, infecção hospitalar, sangue e hemoderivados, radiações, tecnologias médicosanitárias, procedimentos e serviços de saúde
IV – Transporte, alimentos, substâncias psicoativas, violências, grupos vulneráveis, necessidades básicas insatisfeitas

Assinale a alternativa que corretamente relacione as duas colunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q954594 | Legislação dos Municípios do Estado do Mato Grosso, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

De acordo com a Lei nº 1.112/2020 do Município de Cotriguaçu, assinale a alternativa que contém o órgão superior de assessoramento e consulta da administração municipal, com funções fiscalizadoras e deliberativas no âmbito de sua competência, em relação ao saneamento municipal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q991258 | Direito Ambiental, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Barra de São Francisco ES, IBADE, 2022

Em conformidade com o disposto pela Lei nº 6.938 de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, o instrumento ou termo de instituição da servidão ambiental deve incluir, no mínimo, determinados itens expressos pela Lei. É INCORRETO afirmar ser um dos mencionados itens.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q991262 | Direito Constitucional, Princípios da Administração Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Barra de São Francisco ES, IBADE, 2022

A Constituição Federal de 1988 define que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a determinados princípios expressos por ela. Nesse sentido, é CORRETO afirmar ser um dos princípios da administração pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q917812 | Saúde Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Considerando a Evolução da Vigilância Sanitária no Brasil, assinale a alternativa que apresenta um marco histórico com sua respectiva data:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q954587 | Legislação dos Municípios do Estado do Mato Grosso, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

De acordo com a Lei nº 1.160/2021 do Município de Cotriguaçu, julgue as assertivas abaixo:

I- Para o cumprimento das atribuições dos cargos de Agentes de Fiscalização Municipal, os Fiscais ou os servidores públicos designados para os atos de fiscalização, mediante justificação prévia, poderão requerer o auxílio da força policial, civil, militar e rodoviária federal;
II- O Auto de Infração e Imposição de Multa deverá ser lavrado em três vias;
III- A penalidade, de acordo com a referida lei, será agravada se o infrator for servidor público municipal.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q918564 | Saúde Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

O Regulamento Sanitário Internacional define as doenças que devem ser compulsoriamente informadas ao sistema de saúde, sendo incluídas nas listas de todos os países membros da OPAS/OMS, atualmente estando restritas a algumas, entre elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q918574 | Saúde Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Uma doença infecciosa, causada por uma bactéria do tipo Salmonella, com período de incubação, dependendo da dose infectante, comumente de 1 a 3 semanas, cujos sintomas comuns consistem em febre alta, dores de cabeça, mal-estar geral, falta de apetite, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q917810 | Saúde Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Leia o enunciado abaixo e assinale a alternativa que apresenta corretamente o termo responsável para completar a lacuna:
_____________ é a possibilidade que tem uma atividade, serviço ou substância, de produzir efeitos nocivos ou danos prejudiciais à saúde humana, animal ou ao meio ambiente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q954591 | Legislação dos Municípios do Estado do Mato Grosso, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

Quanto ao Conselho Municipal de Saúde, o estabelecimento de intercâmbio com outros Conselhos de Saúde, é competência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

81Q991257 | Direito Ambiental, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Barra de São Francisco ES, IBADE, 2022

Em conformidade com a Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei nº 6.938 de 81, é CORRETO afirmar ser um de seus objetivos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1081897 | Direito Sanitário, Regulamentos dos Medicamentos, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Tarauacá AC, DECORP, 2025

O registro sanitário é etapa central do controle pré-mercado. Segundo a Lei nº 6.360/1976 e o Decreto nº 8.077/2013, qual definição descreve anatureza jurídica do registro de medicamentos, cosméticos e produtos para saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q918577 | Saúde Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Diversas doenças são relacionadas com a presença de esgotos sanitários com tratamento inadequado no meio ambiente. Entre elas, uma provocada por bactérias, conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q917813 | Saúde Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Na avaliação de substâncias químicas e intervenções terapêuticas, o conceito de efeito dose-resposta é fundamental para compreender como diferentes doses podem influenciar a magnitude da resposta observada. Considerando os diferentes tipos de efeito dose-resposta que podem ser identificados, quais das seguintes opções apresenta corretamente esses tipos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q917814 | Saúde Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

No contexto da toxicologia por agrotóxicos, elas podem ser classificadas em diferentes tipos, de acordo com a duração e a natureza da exposição. Considerando essas definições, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta considerando V (Verdadeiro) ou F (Falso):
( ) A intoxicação aguda resulta de um único contato ou múltiplos contatos com uma substância tóxica em um curto período, podendo manifestar efeitos imediatamente ou dentro de duas semanas, dependendo do princípio ativo;
( ) A intoxicação subaguda é caracterizada por sintomas objetivos que surgem horas após a exposição, mas não é acompanhada de efeitos imediatos;
( ) A intoxicação crônica é marcada pelo surgimento tardio de sintomas após meses ou anos de exposição a uma substância, frequentemente levando a danos irreversíveis e dificultando o diagnóstico e a determinação do nexo causal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q919419 | Saúde Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Pedras de Fogo PB, EDUCA, 2025

A respeito das competências da vigilância sanitária, analise os itens abaixo:

I. A vigilância sanitária abrange ações que visam controlar e prevenir riscos à saúde, como a fiscalização de alimentos, medicamentos, produtos cosméticos, serviços de saúde e a qualidade do ambiente.

II. Tem como função exclusiva a fiscalização de produtos alimentícios, não se envolvendo com questões relacionadas à saúde ambiental e serviços de saúde.

III. A vigilância sanitária tem sua área de abrangência limitada apenas no controle de qualidade dos serviços de saúde.

IV. A vigilância sanitária atua apenas no controle de doenças transmissíveis, sendo responsável apenas pela fiscalização de hospitais e clínicas.


Está(ão) CORRET0(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q919422 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Pedras de Fogo PB, EDUCA, 2025

Manter os alimentos em condições ideais para consumo é vital para a promoção da saúde e deve ser assegurado por um controle de qualidade em cada etapa da manipulação e produção dos alimentos. As doenças causadas por alimentos são originadas por manuseio inadequado, o que pode acarretar malefícios à saúde, tornando-os veículos de transmissão de microrganismos nocivos ou substâncias tóxicas, comprometendo, assim, a saúde do indivíduo.
Analise os itens abaixo e assinale a alternativa que representa APENAS doenças causadas por contaminação de alimentos:

I. Influenza e artrite reumatóide. II. Infecção por escherichia coli e malária. III. Toxoplasmose e hepatite A. IV. Listeriose e intoxicação por salmonella.

Está(ão) CORRET0(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q894604 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTA’s, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

A qualidade dos alimentos é uma das condições essenciais para a promoção e manutenção da saúde e deve ser assegurada pelo controle eficiente da manipulação em todas as etapas da cadeia alimentar. Procedimentos incorretos na manipulação de alimentos podem causar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Considerando que em uma creche aconteceu um surto de DTA em crianças que consumiram a refeição, analise as informações obtidas a partir do caso.
1. As crianças apresentaram dores abdominais, diarreia, vômitos, náuseas, dor de cabeça.
2. Após análise microbiana de amostras da refeição, detectou-se a presença do micro-organismo Escherichia Coli.
3. Supõe-se que houve contaminação por manipuladores.
4. O cardápio continha salada de alface e tomate, arroz, feijão e carne de porco assada.
Considerando a situação hipotética, assinale a preparação presente no cardápio mais provável de estar envolvida com o surto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q894605 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTA’s, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

As Boas Práticas são procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos, evitando surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). Existem diversas formas de prevenção da Salmonelose, doença ocasionada pelo micro-organismo Salmonella sp. NÃO corresponde à forma de prevenção dessa DTA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q985246 | Direito Penal, Prevaricação, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

J., fiscal sanitário da Prefeitura R, sabendo que sua namorada M., dona de uma farmácia, está sem alvará da vigilância sanitária do município, deixa de realizar a fiscalização. Conforme o Decreto-Lei nº 2.848/1940 — Código Penal, a atitude de J. em relação à M. é enquadrada no crime de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.